segunda-feira, 29 de agosto de 2011

É já a Hora de Despertamos do Sono


Texto: Rm 13:11-14 

É já a Hora de Despertamos do Sono

Paulo é bem claro quanto à necessidade de um despertamento.                                        
 O despertamento é necessário para que haja uma vigilância por parte daqueles que estão aguardando a volta de Cristo.
Nesta última hora há um sono, não um sono natural, mas, um sono maligno que tenta travar a vida espiritual e o sucesso daqueles que serve a Deus.
Há a necessidade de um despertamento URGENTE.                                             A pergunta que se faz é “porque precisamos de um despertamento?”.             Vou destacar cinco tópicos para responder essa pergunta.

1. Precisamos despertar para um maior conhecimento e obediência à palavra de Deus.
João 5.39

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”

Neemias 8: 5-6

“Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.”
Precisamos de um despertamento que nos leve a ler a palavra.                                      
Ouvir a palavra, pregar a palavra, crer na palavra e obedecer à palavra.
Se preenchermos estes requisitos básicos para um despertamento.
Toda negligência será dissipada e estaremos despertados para a glória de Deus e para o nosso próprio bem.

1.Precisamos de um despertamento para a realidade dos acontecimentos a nossa volta e do mundo inteiro.

I Pedro 5.8

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”
II Timóteo 3.1

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis.”

Mateus 24.12

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.”
As pessoas precisam ser despertadas ou se despertarem, pois tudo esta caminhando para o cumprimento da palavra de Deus.
No que diz respeito à escatologia é a última hora da Igreja sobre a face da terra. Tudo caminha para o arrebatamento da Igreja, a grande tribulação e o juízo final etc.
3-Precisamos de um despertamento para cumprir nossa tarefa missionária. 

At. 1:8

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Marcos 16.15

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
A Igreja não tem outra tarefa a não ser adorar a Deus.
 Prestando assim culto a Ele, e evangelizar as pessoas tirando-as das garras do inimigo.
Missão está no coração de Deus.                                                                                         
 É preciso para executar esse trabalho utilizar-se de algumas armas poderosas que são:
Oração, vigilância, consagração e jejum.

4-Precisamos de um despertamento para tomar posse de todas as bênçãos oferecidas por Deus.

Rm 8:32

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”
Deus tem para nós em JESUS CRISTO, toda sorte de benção que precisamos.

5-Precisamos estar despertados para a realidade da eminente volta de Jesus Cristo.

Amós 4.12

“Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.”

I Tessalonicenses 4: 16-17

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

Conclusão:

É já a hora de despertamos do sono. 

D E S P E R T A - T E!
Amém!


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

IGREJA – AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE 


Introdução


A implantação do reino de Deus na terra por Jesus Cristo proporcionou ao homem a oportunidade de desfrutar riquezas indizíveis, ainda nesta vida.    
O reino Divino é organizado, e infalível. Tudo o que nele está, existe pelo propósito e vontade de Deus; para ser observado na prática com temor.
A união de todos os membros que integram o corpo de Cristo forma ou estão constituídos como uma agência, de um reino que não é de origem natural, mas da onisciência de Deus, propositadamente instituída para beneficio do ser humano, independente da sua origem, classe, etnia, sexo. Pois todas as pessoas que arrependidas dos seus pecados, passam a servir a Cristo, reconhecendo o como seu salvador, são pertencentes à grande agência que é a igreja. Se isto é assim, então todos os pertencentes à igreja viva de Cristo, são cada um, uma partícula do grande agente transformador da sociedade.


O exercício prático contínuo e aplicado do agente, à forma a ele requisitada pelo Senhor da agência, eleva a conquista da transformação em meio à sociedade.        Esta função de agência deve ser considerada funcional, quanto, há crença incondicional aos valores dos elementos divinos na vida do ser humano.
Temos por dever crer e entender, que a forma de processo divino; no estabelecimento das regras para a vida humana, são gradativas; e tais passos são dados unicamente por causa do homem, devido suas limitações; pois Deus pode, se estiver em seu querer, fazer tudo em um piscar de olhos. Mas Ele nos fez assim, e não ultrapassa os limites que estabeleceu para nós.


Quando o nosso Deus fez o ser humano, não o fez para ser sua peça de manobra, ou um boneco, mas para ter liberdade, e fazer aquilo que escolher, no entanto a vontade Divina, é que todas as pessoas o sirvam com alegria em seus corações. E este desejo deve ser ardente na igreja, utilizando se das formas divinas habitadas em si, para provocar na sociedade, o desejo de serem transformados e levados para o seio do reino de Deus.
Veja o seu caminhar, é como o revoar das pombas nos penhascos, é uma caminhar cuidadoso, está sempre em lugar seguro, é como a gazela que pisa suavemente, é como a rosa que se abre sem ser necessário mudar de qualquer pétala o aspecto, ela é a mais bela entre as denominadas serem noivas do grande Rei, é a única, incomparável. A sua doçura é mais doce do que o mel, ela é graciosa, provocante. Ela é atraente, deslumbrante, desperta a atenção até de quem não a vê, é sempre brilhante, é reluzente, é uma luz que não pode se esconder, é o espelho de Deus no universo, é a eleita de Deus. De fato ela é o agente transformador da sociedade.


Os elementos qualitativos da igreja como agente transformador não deve ser visto como uma mera coincidência, paralela aos aspectos naturais influenciadores da sinceridade, para o bem. Mas sim como um canal Divino, um espelho do reino de Deus, uma luz que brilha do interior, uma fonte que jorra águas que saciam a sede, uma ima que atrai. Assim como Jesus fazia, o papel funcional da igreja é provocar em todas as pessoas uma visão de si mesmas, da sua real situação em relação a Deus, levando os, ao convencimento de suas práticas pecaminosas, e ao arrependimento.


A igreja e a sociedade
Definição De Sociedade


Sociedade é um termo que define o agrupamento de todas as pessoas que partilham as mesmas ideais, objetivos, enfim tudo o que é pertinente ao bem estar delas.
Do ponto de vista teológico, e para o entendimento do assunto em pauta, damos a seguinte definição: O ser humano forma uma só sociedade, que partilham as mesmas situações. E condições em relação a Deus. Não importando suas características do todo do ser, e enquadrando os em um só limiar: Possuem as mesmas necessidades.
Embora todos os ajuntamentos de pessoas formem a diversidade da sociedade, a universalidade da existência leva os aos mais diversos rumos para suas vidas, que as consideram essenciais em sua forma de viver.


A primeira família (sociedade) foi declinante ao pecado, fazendo com que todas as pessoas estejam na mesma condição. Porém veio Jesus nascer em meio a uma família, uma pequena sociedade instituída, e viveu em meio à grande sociedade com todos os atos inerentes à condição de pecado. Veio e esteve entre os pecadores, a fim de transforma los pela pregação das boas novas de salvação.


A igreja é perfume que atrai a atenção (2Co 2.15,16). A igreja é o perfume de Cristo e o perfume tem o poder de atrair. O perfume é sempre notado. Jamais passa despercebido. Assim é a igreja. Ela é o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para aqueles que perecem, a igreja é cheiro de morte para a morte; para aqueles que são salvos, aroma de vida para a vida. A igreja nunca é neutra. A Palavra de Deus que sai da sua boca é uma espada de dois gumes, que anuncia salvação aos arrependidos e morte aos impenitentes. Ela tem voz profética no mundo. Ela denuncia o pecado desde o palácio até a choupana. Como embaixadora ou agente de Deus, chama os pecadores ao arrependimento com senso de urgência. Aqueles que ouvem o sonido da trombeta e buscam o refúgio da graça salvadora, celebrarão a festa da vida; e para esses, a igreja é aroma de vida para a vida. Mas, aqueles que se mantêm rebeldes ao Filho de Deus e escarnecem do evangelho da salvação, chorarão o drama irremediável da condenação eterna; e para esses, a igreja é cheiro de morte para a morte.” (Estudos ipb)


Mudanças


A raça humana desde o inicio de sua queda passou a ter mudanças continuas, pois perdeu a originalidade com o pecado.   Encontramos uma diversidade de pecados comum aos seres humanos. Novas decisões que levam a um comportamento que distancia de Deus; afugenta o ser de suas responsabilidades para com as sagradas. Sendo, portanto, necessário uma nova mudança, e esta para com Deus, com o propósito de ser em si estabelecida à graça Divina.


Jesus e a Sociedade


Todas as pessoas têm sua convivência, primeiramente entre seus familiares e depois com a sociedade externa. Jesus viveu aqui na terra as mesmas situações.
Estava Ele, convivendo entre todos os tipos de pessoas, com os mais diversos comportamentos, as mais diversas necessidades, com as diversidades de classes, pensamentos, filosofias, doutrinas e etc. Mesmo não sendo participante das negruras da sociedade, ele estava entre exercendo seu papel de salvador e fundador do grande agente transformador da sociedade, a sua igreja.     Jesus exerceu de forma a dar exemplo, não fazia acepção de pessoas.
Quando Jesus designou os discípulos ao dizer: “fazei discípulos de todas as nações” Ele estava referindo se, também, ao lugar, ao meio em que eles deveriam se fazer presentes para propagação do evangelho. Preservando a sua doutrina em meio a uma sociedade corrompida pelo pecado da desobediência. voltasse a ter um relacionamento  com o seu criador
O mestre tinha um relacionamento abrangente, a sua visão era alcançar todas as pessoas, o seu método era de ajuntar um rebanho que possa ser chamado rebanho do Senhor.   É importante ressalvar que o relacionamento de Jesus com todos os diversos tipos de pessoas, não se prendia à condição pela qual a pessoa se encontrava associando se Às suas práticas. Mas para que ele olhava para a necessidade de salvação de cada individuo. Foi com esta visão que aquele que nunca teve pecados, habitou na forma com todas as qualidades de homem do pecado, afim de que assim pudesse condenar o pecado Jesus se relacionava com todas as qualidade de pessoas, isto para que Ele pudesse amorosamente provocar pela sua pregação a transformação na sociedade a que fazia parte como ser humano. Jesus foi exemplo para o seu agente transformador, a igreja, que quando, sem praticar o pecado, assentou se entre publicanos e pecadores. Jesus estava entre uma sociedade corrompida, e nem por isso deixou de relacionar se com ela.   Este exemplo nos mostra com clareza que Jesus buscava para o bem do pecador, o restabelecimento de sua comunhão com Deus.


As atitudes de Jesus, contra ditava na prática, o legalismo dos escribas e fariseus, a falsificação da religião verdadeira
Este agente Divino é praticante ao exemplo deixado pelo seu Senhor que veio estar entre as pessoas. Assim a igreja está no mundo; salvos entre perdidos, saudáveis entre enfermos, orientados entre os sem rumo certo, entre os que descem ao abismo eterno, saciados de pão divino entre e famintos de salvação.


A Igreja na Sociedade


A igreja é a única instituição divina que se apresenta de forma literal no mundo visível, portando se à maneira propositada pelo criador para que ela se apresente.  Justa, Bela, Pura E Imaculada, regenerada da culpa da separação Divina.
O papel exercido pela igreja deve ser a continuidade do papel social praticado por Cristo Jesus.
O Aspecto que deve prevalecer na visão cristã apostólica, á exemplo do Apóstolo Pedro, quando na sua pregação testemunho com ousadia a palavra viva nele habitada. O testemunho deste apóstolo visava não só mostrar aquilo que tinha em seu interior, mas, também partilhar no aspecto social, mostrando a necessidade nos outros existentes, isto é, levando-os ao arrependimento através da pregação e exortação dizendo: - Salvai-vos desta geração perversa!Esta função da igreja transmite aos integrantes da sociedade em um todo a visão social refletindo o aspecto espiritual individualizado em cada pessoa.


Embora a igreja convivendo em uma sociedade organizada e culturalmente formada jamais deverá se deixar ser influenciada pelas normas sociais quem tem padrão contraditório ao comportamento cristão, no entanto, a exemplo dos ensinos do mestre Jesus a igreja pode contribuir, como único agente transformador da sociedade, para com as realizações legais e humanitárias que trazem o bem comum á todos. Vale lembrar que os papéis da igreja na prática aos atos originados do cristianismo genuíno trazem mudanças relevantes mesmo àqueles que não vieram à conversão em Cristo, pois, o testemunho atuante de cada cristão serve de exemplo para a mudança das pessoas.


A igreja e a proteção social
Através da oração


O exercício devocional proposto pela fé cristã pelo princípio da oração mostra a necessidade contínua da interseção pelos órgãos governamentais e as suas lideranças. Orando por todos os homens, sem distinção alguma. Este papel fundamental mostrará a toda sociedade o desejo de bem que a igreja tem em sua prática para com todos. Este propósito ensinado nas Escrituras Sagradas traz ao cristão uma vida quieta e sossegada; como igreja do Senhor, e agente transformador da sociedade nós não podemos esquivar-nos deste papel responsável, que é a oração, pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Faz-nos lembrar das palavras de Jesus as expressões anteriores, quando deixou sair de sua boca no sermão da montanha: “- Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça!”. Por este ângulo de visão é perceptível no interior dos componentes do Corpo de Cristo (a igreja) a sede da justiça e logo a ação intercessora, que é um dos fatores dos atos de justiça praticados na proteção em relação à sociedade.


Por intermédio dos conselhos divinos


É da responsabilidade da igreja a propagação da Palavra de Deus a todos os elementos da sociedade; nesta verbalização da vontade divina para com o homem, jamais deve ser negado aos necessitados desta audição de qualquer um dos pontos ou pormenores existentes no texto sagrado, antes, devemos com toda a ousadia e confiança. sem duvidar proclamar a salvação e os pecados existentes e cometidos por todos os elementos, inclusive de autoridades e governantes.
Temos visto que no decorrer das décadas recentes, principalmente na nação brasileira, as autoridades constituídas têm tido certo e devido temor para com as coisas relacionadas ao povo de Deus; até mesmo quanto à suas decisões de âmbito políticos e governistas, contudo, mesmo que como igreja tenhamos este respeito e consideração, não podemos pelo reconhecimento nos considerarmos e nem nos deixarmos como comprados ou bajulados, ficando reféns de homens pecadores que são irrepreensíveis e indomáveis quanto á justiça de Deus apresentada aos homens.


Por meio dos valores cristãos


É inevitável a queda e a contínua degradação moral dos homens. Uma sociedade corrompida, desequilibrada, incerta das práticas de valores, porém em meio os milhões existem pecadores que ainda se preocupam com os princípios exemplificados num padrão moral agradável á Deus. Havemos de concordar que a igreja é a única detentora da plenitude dos requisitos divinos, quanto a forma prática para a vida do ser humano. Isto é, permanecer pautada nos ensinamentos doutrinários cristão.


Na atual condição e era que vivemos, mesmo estando nós no tempo da Graça, não veremos todos os seres humanos conversos á Deus; mas, poderemos ver um número cada vez maior, se não deixarmos descair de nós o reflexo da glória de Deus, pois, os valores cristãos devem estar em nós como espelho de Deus, a fim de que cada pessoa olhe para o “espelho Divino” e veja a necessidade de mudar a sua aparência em relação a imagem do Seu Criador.


A igreja e a assistência à sociedade

A evangelização


O pecado é o único elemento que está no homem e pode levá-lo ao distanciamento gradativo do Seu Criador. Isto faz com que as desgraçadas, miseráveis, conseqüências do pecado levem as pessoas a um sofrimento de alma e espírito longe de Deus (isto por que quando sofremos e estamos na Presença de Cristo, mesmo em meio aos sofrimentos, á um desfrutar da Paz eterna que reina em nossos corações), estas conseqüências pecaminosas são devastadoras do ser humano por um todo.
Então como agente transformador da sociedade, cabe aos justificados por Deus e herdeiros da salvação e co-herdeiros com Cristo, levar aos perdidos a salvação gratuitamente dada por Jesus a todos os que crêem pelo ouvir pela Palavra anunciada. É dever de cada cristão buscar a visão da necessidade dos homens sem se importar quem seja. Assim agia o Senhor por excelência, imitemo-lo com um coração amável.


A ação social


É necessário que entendamos o papel literal quanto ao serviço social da igreja no que concerne ao auxílio da dádiva do elemento concreto, palpável e visível. Pois assim praticava a igreja primitiva juntamente aos apóstolos através dos ensinamentos.


Restaurando a sociedade


Tendo o homem perdido a legitimidade divina em si, não há nele a fidelidade quanto a sua origem. Se isto assim o é, todos os enquadrados nesta frase terminológica necessitam de uma restauração em relação à divindade Eterna. Pecadores, iníquos, desobedientes, fraudulentos, prostitutos, adúlteros, feiticeiros, mentirosos, zombadores de Deus, desafeiçoados da natureza original proposta por Deus, dados aos vícios (seja qual for), roubadores, e todos os que amam e cometem qualquer prática contrária a todo principio divino exarado nas Escrituras.
Como já bem entendemos que a obra de Cristo é redentora, o exercício conjunto para restauração dos homens pertence á igreja. Sendo este seu papel restaurador da sociedade.


Conclusão


Cabe a cada cristão assumir o seu papel como igreja e denominado nesta lição agente transformador da sociedade, e passar a prática de sua sublime tarefa com fervor e amor pela sociedade.


Bibliografia

Lições Bíblicas – CPAD


Elaboração por: - Pr. Timóteo Gueiros

domingo, 14 de agosto de 2011

LIÇÕES BIBLICAS QUARTO TRIMESTRE DE 2011

TEMA
NEEMIAS, INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPO DE CRISE

Comentarista = PR. ELINALDO RONOVATO DE LIMA

CONSULTOR Doutrinário E Teológico - Antonio gilberto

01 –  QUANDO A CRISE MOSTRA A TUA FACE

02 – LIDERANÇA EM TEMPO DE CRISE

03 – APREDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALEM

04 – COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO A OBRA DE DEUS

05 – A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS

06 – NEEMIAS LIDERA UM GENUINO AVIVAMENTO

07 – ARREPENDIMENTO A BASE PARA O CONSERTO

08 – A COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

09 – A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO

10 – O EXERCICIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR

11 – O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS

12 – AS CONSEQUENCIA DO JULGO DESIGUAL

13 – A INTEGRIDADE DE UM LIDER


QUE POSSAMOS FAZER UM BOM APROVEITAMENTO DESSES ESTUDOS
A TODOS UMA BOA AULA.