quinta-feira, 26 de julho de 2012

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ


AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ


TEXTO ÁUREO = “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas” (1 Tm 5.3).

VERDADE PRÁTICA = Apesar da dor e das dificuldades próprias da viuvez, esperar e orar são atitudes que honram ao Senhor.

LEITURA BIBLICA = Lucas 2: 35-38 – Tiago 1: 27

INTRODUÇÃO

A velhice, também chamada terceira idade, ainda é vista com bastante preconceito pela sociedade, como se fosse uma época somente de desalento, inatividade e frustração. Infelizmente, muitas pessoas nessa faixa etária sofrem abusos e desrespeito, enquanto outras de maneira equivocada assumem que já nada podem oferecer. Em razão disso sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente. Mas a Bíblia, ao contrário do mundo, ensina que os justos na “velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14).

O CONCEITO DE VIUVEZ

A viuvez é um acontecimento onde nenhum dos cônjuges, na maioria das vezes, não espera e não está preparado para enfrentar. Do ponto de vista cristão o acolhimento de cada um deles é dever de cada seguidor do Cristo, que na palavra de Deus faz referência e nos ensina a tratá-los com respeito, carinho e amor.

A viuvez nos dias de hoje é um drama, e principalmente para a mulher. Embora o homem também sofra bastante a perda de sua companheira, a viuvez acarreta para a mulher, além da solidão da separação, a obrigação de assumir muitos compromissos com a família e os filhos, bem como a administração do patrimônio doméstico, coisas geralmente afetas ao marido.

A PROFETISA ANA = (2.36-38), E estava ali a profetisa Ana (36). Sabemos o nome do seu pai, a tribo de Israel à qual ela pertencia, a sua idade e que ela vivia no templo. Também sabemos que ela era viúva, e sabemos por quanto tempo tinha estado casada quando o seu marido morreu —tudo isto, além de sua vida devota e de seu ministério profético. Isto representa um contraste razoável com a quase completa falta de informações sobre Simeão.

E, sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus (38). Simeão ainda estava segurando o Bebê quando Ana entrou. Ela deu graças imediatamente, confirmando a sua visão profética. Falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. Não temos o teor da sua mensagem, mas fica implícito que ela falava do Seu ministério messiânico. Como no caso de Simeão, a redenção — a salvação — era a sua principal ênfase.

Por intermédio de Zacarias, Isabel, os pastores, Simeão,Ana e outros, as boas-novas sobre o Salvador estavam se espalhando. E significativo que Deus só tenha revelado essas boas-novas àqueles que tinham a qualificação espiritual adequada para uma revelação tão sublime.
Barclay encontra nesta passagem uma história comovente de “Uma das pessoas quietas na terra”. Aqui está uma mulher a quem Deus se revelou. Que tipo de pessoa era ela? 1) Embora tivesse conhecido a tristeza, ela não era amargurada; 2) Embora tivesse idade, não tinha perdido a esperança; 3) Nunca deixou de adorar na casa de Deus; 4) Nunca deixou de orar.

A viúva de Sarepta = Para ela, a morte não era novidade. Ela vira o marido morrer. E agora, observava, sem ajuda, como tudo ao seu redor morria. A grama secava completamente, as árvores perdiam as folhas, as vacas estavam esqueléticas e magras, e as cabras baliam lamentosamente. Cada dia, ela esquadrinhava o céu sem nuvens, esperando contra a esperança por uma nuvem de chuva. Havia racionado a farinha e o óleo, tentando fazê-los durar até o fim da seca. O pequeno pão redondo e chato diário era dividido desigualmente. Seu filho precisava de toda a nutrição que ela podia lhe dar. Era-lhe doloroso ver o rapaz tão magro e sem forças. Mas seu sacrifício parecia sem sentido, pois ela temia que os dois logo sofreriam a fome da morte. Só havia o suficiente para uma última refeição. Segurando a mão do filho, a viúva saiu da empoeirada cidade de Sarepta para buscar lenha a fim de cozer sua última refeição. E aqui, a mulher sem nome entra na narrativa bíblica e na história sagrada, ensinando-nos lições que, milhares de anos mais tarde, podemos aplicar a nós mesmos. Nesta semana, vemos se desenvolver em miniatura o grande conflito entre Deus e Satanás na vida de uma viúva sem nome que escolheu Deus e foi conduzida passo a passo em uma jornada de fé.

Embora nossa história comece com a ordem de Deus ao grande profeta Elias para ir a Sarepta, devemos lembrar o que motivou essa ordem. O reino de Israel havia caído em idolatria. A adoração de Baal se tornara a religião oficial. Deus havia “desafiado” dramaticamente o deus das tempestades declarando pelo Seu profeta Elias que não haveria mais nem orvalho nem chuva (1Rs 17:1). Que ironia se percebe: a um reino que adorava o deus da tempestade, Deus disse que não haveria chuva!

1. O que este fato nos diz a respeito do poder de Deus sobre nosso mundo, em contraste com qualquer outro poder? Veja também Sl 86:8; Jr 10:6; Hb 1:1-3; Jó 38
Elias foi ao riacho de Querite (1Rs 17:3) enquanto o país de Israel definhava sob uma seca devastadora. Finalmente, o riacho secou, e Deus ordenou ao profeta que partisse e fosse para Sarepta (1Rs 17:1-9).

Deus ordenou a Elias que saísse de Israel e fosse a uma terra estrangeira. Sarepta está localizada na costa mediterrânea entre Tiro e Sidom. Está dentro do território da Fenícia, de onde veio a terrível rainha Jezabel. Uma das importantes divindades nacionais fenícias era Baal, e Jezabel, como rainha do rei Acabe, introduziu ativamente a adoração de Baal da Fenícia para Israel. No mundo antigo, normalmente, pensava-se que os deuses pertenciam a uma cidade ou região específica. Sarepta, situada fora de Israel, em um país estrangeiro, estava supostamente distante da área de influência do Senhor. O povo dessa nação pagã também devia estar muito distante do alcance de Deus. Mas ninguém está fora de Seu alcance. Bem no próprio centro da adoração de Baal, Deus fez conhecidos Sua presença e Seu poder.
É importante notar que o Senhor usou a necessidade do profeta para alcançar uma mulher na distante Sarepta. Como crentes em Jesus, não temos que projetar uma fachada perfeita a todos ao nosso redor. Não temos que encobrir nossos problemas nem fingir que não temos necessidades, porque, como todos sabemos, isso não é verdade. Como cristãos, ainda sofremos, ainda nos entristecemos, ainda precisamos, às vezes, do consolo e ajuda de outros que, de fato, podem nem professar nossa fé ou mesmo nenhuma fé.

O que há de errado em achar que mostramos falta de fé quando buscamos a ajuda de outros? De que maneira podemos, em nossas necessidades, revelar aos outros a bondade e o caráter de Deus?

Um instrumento incomum (1Rs 17:7-12) = A viúva, lá fora, ajuntando lenha para fazer uma última refeição para si mesma e para o filho, imediatamente reconheceu Elias como um crente em Deus. O texto não diz o que foi, mas algo a fez saber que Elias era um adorador do Senhor.

 2. A mulher reconhecia que Deus existia, mas que significava isso para ela, naquele momento? Preste atenção à frase: “Para que a comamos e depois morramos” (NVI) O que significa? 1Rs 17:12

3. Que semelhanças você encontra entre 1 Reis 17:3, 4 e 17:8, 9?
Deus dirigiu e guiou Seu profeta Elias a fim de salvar sua vida. Primeiramente, ordenou-lhe que se escondesse junto ao ribeiro de Querite. Os corvos tiveram ordens de alimentá-lo. Em seguida, Deus ordenou novamente e enviou Elias a Sarepta, onde ordenou que uma viúva (v. 9) o alimentasse.
Essa viúva parecia ser um instrumento incomum para Deus. Ela não era israelita. Era uma viúva sem posição social e sem influência nem poder. Ela mesma estava quase morrendo de fome.
Que lição incrível podemos aprender observando essa estratégia divina! Na maioria das vezes, Deus nos escolhe, não por qualquer habilidade em particular que tenhamos, mas apesar de nossas debilidades (2 Co 12:9).

Ontem, vimos que Deus não está limitado pela geografia. Hoje, vemos que Deus não tem as mesmas limitações humanas. É Deus quem ordena nesta história. Ao longo da narrativa, está claro que Deus está no controle, algo também muito importante no contexto maior do ministério de Elias na grande batalha entre o Senhor e Baal. Nada e ninguém pode impedir o cumprimento da vontade de Deus. Mais tarde, na história, veremos que nem mesmo a morte pode interferir nos propósitos de Deus. Embora sejam lançados sobre nós coisas e eventos nocivos ou prejudiciais à nossa vida, os propósitos de Deus para nós sempre são bons (Jr 29:11), embora não possamos ver isso imediatamente. Precisamos aprender a confiar nEle em todas as situações, tanto nas boas como nas más, pois inevitavelmente nos encontraremos em ambas.

O ASPECTO SOCIAL DA VIUVEZ - IDOSO

Solidão e abandono (Sl 71.9; 2 Tm 4.9-11): A solidão não é um projeto de Deus para o homem. Milhares de idosos, irmãos, irmãs e obreiros acabam a vida largados, abandonados, desprezados, rejeitados pela própria família, filhos e inclusive (e infelizmente) pela igreja. Que grande injustiça. Como desamparar aqueles que nos deu amparo, proteção, educação e acima de tudo amor. Lembre-se que você pode chegar a terceira idade. Quando isso acontecer como você pretende de ser tratado?

Conta-se que algumas crianças observavam seu pai preparando algo com madeira. Despertadas pela curiosidade, perguntaram ao pai o que era aquilo. O pai disse-lhes que se tratava de uma mesa para o vovô, pois não suportava mais o “velho” com suas conversas “chatas” sempre que se reuniam para tomar as refeições. A partir daquela data o vovô iria comer lá fora! Passados alguns dias, aquele pai viu as crianças fazendo algo também com algumas madeiras. Perguntados sobre o que estavam fazendo, as crianças responderam: – É uma mesa, para quando o senhor ficar velho como o vovô, comer também lá fora! Colhemos aquilo que plantamos!

Maior dependência (Jo 21.18): Com a velhice surge uma maior dependência da ajuda de outras pessoas. A família e a igreja devem estar atentas para as necessidades daqueles (principalmente os enfermos, órfãos, viúvas, viúvos)  que precisam de ajuda para se deslocar, caminhar, sentar, levantar e para outras atividades. Por outro lado, o idoso não pode ser orgulhoso ao ponto de rejeitar tal ajuda, tentando muitas vezes “provar” que não está tão velho assim.

Na velhice Testemunhando e louvando a Deus (Sl 71.17-24): A epígrafe do Salmo diz “Súplicas de um ancião”. No versículo 18 o salmista declara “Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder”. A seqüência do salmo é uma linda declaração em forma de adoração e louvor. Amado ancião, enquanto tiver saúde ensine, pregue, evangelize, interceda, cante, visite, envolva-se na obra de Deus.

VISITAR ÓRFÃOS E VIÚVAS

Tiago escreveu um dos livros mais práticos da Bíblia. Ele fala sobre a importância de mostrar fé ativa e obediente, e de deixar a palavra de Deus entrar nas profundezas do coração. O evangelho exige mudanças radicais na vida do discípulo. Devemos ser guiados pela sabedoria divina e não pela terrena. Temos que tratar outros com igualdade, dominar a língua, evitar contendas carnais e procurar a salvação dos outros.

No meio desses conselhos, ele descreveu bem a religião que agrada a Deus: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tiago 1:27). Através da Bíblia, órfãos, viúvas e pobres são as pessoas que mais necessitam da bondade dos servos de Deus, e cada discípulo deve estar pronto e disposto a ajudar. A caridade faz parte do orçamento do verdadeiro cristão (Efésios 4:28). Quando ajudamos pessoas carentes, estamos servindo a Deus e receberemos a recompensa dele (Mateus 25:34-40). Se negarmos a ajuda necessária, seremos condenados por Deus (Mateus 25:41-46). Esses trechos enfatizam o segundo grande mandamento (Mateus 22:36-40).

Obedecer esses mandamentos exige trabalho e sacrifício. Muitos cristãos adotam crianças carentes, levam comida às viúvas, cuidam das necessidades dos pobres, etc. Outros inventam desculpas para fugir dessas responsabilidades, achando que o governo, a igreja ou alguma instituição humana pode assumir a responsabilidade que Deus deu para cada um de nós. Leia de novo as passagens citadas acima. Cada pessoa tem que se manter incontaminada do mundo. Cada pessoa será julgada. Cada pessoa precisa administrar o dinheiro que ganha e ajudar outros.
Vamos olhar ao nosso redor e ver as muitas oportunidades para ajudar pessoas necessitadas. Aquele que não pratica o que Tiago 1:27 manda enfrentará uma surpresa triste no último dia.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE VIUVEZ?

“Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” Isaías 1:17

Existem muitos percalços durante a vida que ocorrem por diversos motivos, algumas situações são resultados do próprio percurso da vida e outras consequências são ocorridas por escolhas que nós mesmos fazemos. Mas entre todas, o que mais deixa o ser humano desnorteado é quando este perde seu esposo (a), e este baque geralmente muitos não conseguem suportar, dão vazão a solidão, se distanciam dos demais, gerando até mesmo uma depressão.

Uma passagem bastante conhecida na Bíblia Sagrada é o que aconteceu com certa viúva que só tinha uma botija de azeite em casa, e o profeta Eliseu por intermédio de Deus, multiplicou o azeite. Deus tem preocupação com cada pessoa, Ele recomenda para viúva que ainda é jovem casar-se novamente, por mais difícil que seja é preciso entender que tudo continua, afinal ainda há vida.

As viúvas devem ser respeitadas, essa é uma afirmação do Apóstolo Paulo que se encontra no livro de I Timóteo, capítulo 5 e versículo 3, que diz: “Honra as viúvas verdadeiramente as viúvas.” De fato para os que passam ou já passaram por esse incidente, os sentimentos mais tristes querem invadir o coração, mas é nessa hora que o auxílio na qual o salmista Davi falara vem de encontro com a pessoa, em Salmos capítulo 121 e nos versículo 1 e 2 revela: “Elevo os olhos para os montes, de onde virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu a terra.”
Portanto somente Deus tem o alívio para qualquer dor que reprime a o indivíduo, é nEle que encontrará esperança para uma vida melhor, sem sofrimento, solidão ou desespero, mas uma vida superabundante de alegria, paz e maravilhas que Ele pode proporcionar.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

BIBLIOGRAFIA

www.cpb.com.br
Lições bíblicas CPAD 2007
Comentário Bíblico Beacon

A TERCEIRA IDADE - TEMPO DE FRUTIFICAÇÃO

 1. Tempo da maturidade. A primeira grande bênção do período da velhice é a maturidade, sobretudo quando se floresce plantado na Casa do Senhor (Sl 92.13,14). Duas figuras de linguagem dão a dimensão exata do que isso representa: a palmeira e o cedro. Em ambas vemos a lição de utilidade, perenidade, firmeza e robustez. São assim os que envelhecem seguindo os princípios ditados por Deus: têm raízes profundas, que suportam os ventos da tempestade, são longevos, robustos e de presença acolhedora.
É verdade que, como exceção à regra, alguns idosos não amadurecem, por não saberem aplicar os princípios de vida tão claros nas Escrituras. Os princípios de vida ensinados na Bíblia levam à maturidade, à prudência, à sabedoria para o ser humano viver acertando e errar o mínimo.
Como diz a Bíblia, a maturidade com o seu modo de ser e de agir não cabe na infância, mas na vida daqueles que já são experimentados nos embates da vida material e espiritual (1 Co 13.11; Hb 5.13,14).

2. Tempo da colheita. A terceira idade é, também, um tempo de colheita. Esse fato, decorrente de semeadura no passado, implica que a semente plantada cumpra, pelo menos, três fases distintas: brotar, crescer e frutificar. Esta última só ocorre quando a planta chega à fase adulta. A terceira idade é a época em que os frutos são colhidos como resultado daquilo que se plantou na infância, na juventude e nos primeiros ciclos da vida adulta (Ec 12.1).
Temos, aqui, duas importantes lições: a) saber plantar, isto é, fazer boas escolhas sob a direção de Deus nos verdes anos da juventude é condição essencial para que se faça uma boa colheita no período da terceira idade; e b) aquilo que colhemos na terceira idade, inclusive certas doenças, é o resultado direto das escolhas que fizemos no tempo da semeadura (Gl 6.7-9). A Bíblia é o livro de Deus que nos ensina como andar diante de Deus em santidade, e diante dos homens em justiça e retidão.

3. Tempo de compartilhar. Mas não fica só por aí a frutificação na terceira idade. Esta é também uma época de compartilhamento. Não é bom reter somente para nós, em nossos celeiros, aquilo que Deus amorosamente nos concedeu durante toda a nossa vida. A menção aos frutos, no Pentateuco, sempre traz implícita essa idéia (Dt 26.1-11 cf. 16.11). O que Deus pôs em nossas mãos, como fruto da nossa colheita, é para também abençoar àqueles que nos cercam e, sobretudo, contribuir com a expansão do seu Reino na Terra. Alguém que chegou à terceira idade após uma boa semeadura ainda tem muito a contribuir nos átrios da casa de Deus e a compartilhar com os que o cercam.
 SINOPSE DO TÓPICO (I) = A terceira idade é um período de maturidade, colheita e compartilhamento da graça e bondade de Deus.

A TERCEIRA IDADE - TEMPO DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

 1. Renovação pela comunhão com Deus. Mas a terceira idade é, ainda, um tempo de renovação espiritual pela comunhão íntima com Deus. O texto de Isaías, na Leitura Bíblica em Classe, fala que até os jovens se cansam (v.30). Isso acontece por ser a juventude uma época de bastante ativismo, nem sempre com bons resultados. No entanto, aos que esperam firmemente no Senhor há uma promessa de renovação espiritual e de alçar vôos como os da águia, mesmo na terceira idade, sem cansaço, nem fadiga (v.31).
Conquanto nossa comunhão com Deus seja algo para ser buscado e mantido em toda a dimensão do nosso tempo e circunstâncias, a Bíblia deixa claro que devemos em todos os momentos aprofundar esse relacionamento, com a provisão do Espírito Santo, fundamentados na fé em Cristo e na Palavra de Deus.
A velhice enseja essa oportunidade, pois nessa faixa etária as pessoas geralmente dispõem de mais tempo diário para a oração e à leitura da Bíblia. Vale lembrar, inclusive, que a nossa boa saúde espiritual contribui diretamente para a saúde física.

2. Renovação pelo senso do serviço cristão. Outra área que traz renovação espiritual no tempo da velhice é a do serviço cristão. Existem muitas áreas de trabalho nas igrejas apropriadas para as pessoas da terceira idade. É óbvio que elas não correrão como as pessoas mais jovens, não terão o mesmo ativismo, mas poderão ter o conhecimento e experiência necessárias para realizarem certas atividades que requerem a maturidade que só os idosos possuem. O povo de Deus necessita da energia dos crentes mais jovens, mas não pode jamais abrir mão da experiência dos santos mais idosos.
Lembremo-nos de que devemos cumprir todo o propósito dado por Deus à nossa existência até que ele nos chame ao lar celestial (Ec 9.10; Is 46.4; At 20.24).

 SINOPSE DO TÓPICO (II) A comunhão com Deus e o senso do serviço cristão possibilitam a renovação espiritual na terceira idade.

A TERCEIRA IDADE - TEMPO DE CUIDAR DA HERANÇA

 1. A herança do exemplo. A terceira idade, queiramos ou não, traz também a perspectiva sobre que tipo de herança espiritual e ética será deixada para as próximas gerações. Acima de qualquer bem material, uma de nossas grandes heranças será o exemplo de fé, serviço e testemunho legados aos que nos sucederem (Sl 71.5-9; Pv 13.22). Ainda hoje muitos personagens da história cristã são referenciais como modelo de vida temente a Deus, honesta, altruísta, patriótica, por serem compromissados com Deus e sua Palavra.

2. A herança da fé. Cuidar da herança da fé é também outra grande responsabilidade da terceira idade. Que contribuição estaremos deixando nessa área vital de nossas relações com Deus? Que perspectivas nossos filhos e netos terão da fé ao olharem a nossa história? Eles nos verão como pessoas que sempre souberam confiar em Deus e viverem inteiramente para Ele, ou como incrédulos, sem nenhum legado espiritual, cristão e humano?

A fé é o maior patrimônio que podemos passar às gerações seguintes. Veja que o apóstolo Paulo, ao final da carreira, fez menção dela como algo zelosamente guardado no coração. Era a sua preciosa herança para os que viriam depois (2 Tm 4.7).

 CONCLUSÃO

 Para concluir, Abraão e Sara cumpriram o propósito de Deus na sua velhice (Gn 22.1,2), Moisés começou a liderar o povo de Israel com a idade de 80 anos (Dt 29.5; At 7.23,30,36) e Davi, o grande rei de Israel, morreu em boa velhice, “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória” (1 Cr 29.27,28 - NVI). De igual modo, você e eu, se nos submetermos e permanecermos nos princípios da Palavra de Deus, podemos desfrutar de uma velhice feliz e igualmente viver em segurança em mundo inseguro, como veremos na próxima lição.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Lições bíblicas CPAD 2007
BEVERE, J. Assim diz o Senhor? RJ: CPAD, 2006
COUTO, G. A transparência da vida cristã. RJ: CPAD, 2001.
PFEIFFER, C. F. (et al) Dicionário bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006.

sábado, 7 de julho de 2012

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE


A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

TEXTO ÁUREO = O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama ( Sl 41: 03 )

VERDADE PRÁTICA = Deus nem sempre cura as nossas enfermidades, mas concede-nos forças para que, mesmo n leito de dor, continuemos a glorificar o seu nome.

LEITURA BIBLICA = Isaias 38: 01-08

INTRODUÇÃO

O mundo pós-moderno é testemunha ocular do avanço da ciência e da medicina. A indústria farmacêutica tem desenvolvido remédios capazes de combater várias enfermidades. Todavia, a falta de saúde tem sido um fato da vida desde a queda do homem no Éden. Logo, se não houvesse pecado, não haveria enfermidade.
A ORIGEM DAS ENFERMIDADES

1. A natureza pecaminosa do homem. Uma das trágicas conseqüências do pecado foi o surgimento das enfermidades. A primeira vez que a Bíblia menciona a palavra dor, relaciona-a ao pecado (Gn 3.16, 17). A queda levou o homem a ter o corpo sujeito às enfermidades e à morte física (Gn 3.14-19).

A primeira enfermidade foi de ordem emocional. A Bíblia sustenta que Adão e Eva, ao pecarem, sentiram medo (Gn 3.8-10). Depois, certamente sobrevieram-lhes as demais seqüelas emocionais, psicológicas e físicas. É do pecado, como estado e como ato que procedem todas as doenças

2. A corrupção do gênero humano. À medida que o pecado crescia no mundo, diminuía a duração da vida humana na terra. No início da criação, o homem vivia centenas de anos (Gn 5.1-27), mas com a multiplicação da iniquidade, Deus limitou-lhe a vida a 120 anos (Gn 6.3,5-7;11,12). Mais tarde, na dispensação da Lei, a média da vida humana decresceu para 70 anos (Sl 90.10).

3. A desobediência ao Senhor. Deus prometeu ao povo de Israel abençoá-lo grandemente, caso obedecessem à sua voz (Dt 28.1-13). Em contrapartida, se desobedecessem, levariam sobre si as maldições proferidas no Monte Ebal (Dt 27.11-26), entre as quais todos os tipos de enfermidades

2. As doenças naturais. Nosso corpo é matéria, e forçosamente é submetido ao processo de degeneração, incluindo as deficiências físicas que dão origem às enfermidades e doenças. Vemos isso no caso de Timóteo (1 Tm 5.23), Dorcas (At 9.36, 37), Lázaro (Jo 11.3) etc.
Embora as pessoas espirituais estejam menos sujeitas às enfermidades que as ímpias, finalmente todas adoecem e acabam por morrer. É uma regra sem exceção (Hb 9.27). O processo de envelhecimento é gradual e não pára.

3. Possessão demoníaca. Conforme a Bíblia, algumas enfermidades são de origem maligna. Exemplos: a mulher encurvada (Lc 13.11), o mudo e surdo (Mc 9.20-22) etc. Nestes casos, os demônios atormentam as pessoas, causando-lhes grandes danos físicos (Mt 4.24; 8.16; 17.14-16). Contra um verdadeiro cristão, o diabo nada poderá fazer, pois somos templo de Deus (2 Co 6.16). E, pela fé, o Senhor Jesus apaga as setas inflamadas do maligno (Ef 6.10-16).

4. Provação. Como a que ocorreu, sob permissão divina, com Jó. Ele era um homem “sincero, reto, temente a Deus, e desviava-se do mal” (Já 1.1), e não “havia na terra homem semelhante a ele” (Jó 1.8; 2.3). Nesta provação, Jó perdeu, além dos bens e dos filhos (Jó 1.12- 19), a saúde (Jó 2.7). Porém, permaneceu fiel a Deus em tudo (Jó 1.20, 22), recebendo de volta a saúde, bens e outros filhos (Jó 42.7-17). Deus sempre nos prova com finalidades específicas, visando o nosso bem (Rm 8.18; Dt 8.16).

5. Participação indigna na ceia. Algumas pessoas ficam enfermas por não discernirem o corpo de Jesus no ato da Santa Ceia (1 Co 11.29, 30).

6. Para manifestar a glória divina. A cura divina tem tripla finalidade: 1) demonstrar o poder de  Deus (Lc 5.23, 24); 2) confirmar o amor e a compaixão de Deus pelas almas (Mt 9.36; Mc 1.41); 3) e, principalmente, manifestar a glória divina (Jo 9.1-7).

7. Outras causas. Hereditariedade - doenças que passam de pais para filhos, negligência sanitária, epidemias, excesso de trabalho e barulho, preocupações, drogas, alimentação incorreta, depressão etc.

A PROLIFERAÇÃO DAS DOENÇAS FÍSICAS

 Vivemos em um mundo bastante enfermo. Há doenças que são originárias exclusivamente da obstinada desobediência: “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna” (Cl 6.8). Apesar do notável avanço da ciência, há determinados tipos de doenças que continuam ceifando milhares de vidas. Vejamos:

1. Infarto. O infarto do miocárdio mata cerca de 350.000 pessoas por ano no Brasil. Dentre as causas que provocam este mal destacam-se o estresse e os maus hábitos alimentares.

2. Câncer. Continua sendo uma das enfermidades mais temidas e devastadoras do mundo. Atinge a qualquer pessoa indistintamente, inclusive os crentes. É preciso orar e ensinar, com base na Palavra de Deus, sobre a cura divina, mudança de hábitos e estilo de vida.

3. Acidente Vascular Cerebral (AVC). É a terceira causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Infelizmente, muitos servos de Deus têm sido vítimas desse terrível mal.

AS DOENÇAS NA VIDA MODERNA = DEPRESSÃO

Conceito. O Dicionário Aurélio diz que depressão é o “ato de deprimir-se; abatimento moral ou físico; letargia”. No dicionário Webster, lemos que depressão é “a sensação de sentir-se deprimido; desalento: redução da vitalidade funcional; estado anormal de inércia e emoção desagradável”.
A depressão tem sido decididamente considerada como “o sintoma psiquiátrico mais comum”, encontrado tanto em caráter temporário “na pessoa normal que passou por uma grande decepção” como na “profunda depressão suicida do psicótico”.

Os sinais de depressão incluem tristeza, apatia e inércia, tomando difícil continuar vivendo ou tomar decisões; perda de energia e fadiga, normalmente acompanhadas de insônia; pessimismo e desesperança; medo, auto-conceito negativo, quase sempre acompanhado de auto-critica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais, perda de espontaneidade; dificuldade de concentração; incapacidade de apreciar acontecimentos ou atividades agradáveis; e freqüentemente perda de apetite.

Em alguns casos, conhecidos como “depressão mascarada”, a pessoa nega sentir-se triste, mas eventos tristes na vida do aconselhado seguidos por alguns dos sintomas acima levam o conselheiro a suspeitar que a depressão acha-se presente por trás de uma fisionomia sorridente. Em muitos casos os sintomas de depressão ocultam a ira não-expressa, algumas vezes não reconhecida e segundo a teoria da psiquiatria tradicional que se volta para dentro, prejudicando o próprio indivíduo.

As depressões podem ocorrer em qualquer idade (inclusive na infância) e apresentam-se de várias formas. 

A depressão reativa (algumas vezes chamada de exógena) por exemplo, é uma reação a uma perda real ou imaginária, ou qualquer outro trauma na vida. A depressão endógena parece surgir espontaneamente do íntimo, sendo geralmente encontrada nos idosos.

A depressão psicótica envolve desespero intenso e atitudes auto destrutivas, geralmente acompanhadas de alucinações e perda de contato com a realidade. A depressão neurótica mescla-se com níveis elevados de ansiedade. Alguns tipos de depressão são crônicos de longa duração e resistentes ao tratamento.


Outras são agudas intensas, mas de curta duração e quase sempre se corrigem sozinhas. Muitos profissionais distinguiram todas elas do desânimo, que é uma disposição branda, geralmente temporária e quase universal, surgida em resposta a decepções, fracassos e perdas.

As Causas da Depressão = Segundo um psicólogo, “a predominância da depressão no mundo de hoje é estarrecedora... Ela é o resfriado comum da psicopatologia e vem tocando a vida de todos nós; todavia, trata-se provavelmente da menos compreendida e mais inadequadamente investigada dentre todas as principais formas da psicopatologia”. Não obstante, os investigadores identificaram várias causas desta condição comum cujas causas, quando compreendidas, podem facilitar o aconselhamento.

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

 1. Tudo começa na mente. Se a mente não estiver sã, o corpo também não estará. De acordo com a Medicina e a Psicologia, muitas doenças são causadas por problemas emocionais, tais como medo, inveja, ira, mágoa, ódio. A Bíblia adverte que não devemos estar inquietos por coisa alguma e que precisamos ter paz interior (Fp 4.6-8). Por isso, amar e perdoar são sentimentos preventivos contra as doenças mentais e emocionais (Jo 13.34,35; Cl 3.13; Sl 18.1a; Rm 12.10).

2. Doenças causadas por tensão emocional. Há inúmeras doenças que têm origem nesse terrível inimigo da saúde. Por isso, a Bíblia ensina: “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22). Ler Pv 14.30; 15.13; Ne 8.10.

3. Fatores que contribuem para doenças psicossomáticas:

a) Competitividade excessiva. O mundo moderno é extremamente competitivo, razão pela qual grande parte das pessoas é ansiosa. A Bíblia nos recomenda “descansar no Senhor” (Sl 37.5,7; Mt 6.30-34).

b) Luta pelo sucesso profissional. A falta de preparo profissional, o desemprego e a obtenção de um bom desempenho profissional, levam muitos a ficarem frustrados. O crente em Jesus não se desespera, mas confia no Senhor (Sl 55.22; 1 Pe 5.7).

c) Insucesso na vida afetiva. Há muitos que sofrem porque não conseguem se casar e constituir uma família. Isso também ocorre no meio evangélico. O remédio? Confiar em Deus. Ele é a solução para todos os nossos problemas.

d) Estresse. O estresse ocasional não causa neuroses ou outro tipo de doença da mente. Entretanto, o estresse constante tende a desenvolver enfermidades mais graves. Por isso, a Bíblia ensina que não devemos andar ansiosos (Mt 6.25), e que nossas ansiedades devem ser lançadas sobre o Senhor (1 Pe 5.5-7).
Nesse sentido, a igreja deve ser instruída à luz da Palavra e da ciência social, pois, conforme nos ensina a Bíblia, devemos entregar o nosso caminho ao Senhor; confiar nele, e Ele tudo fará (Sl 37.5; Mt 6.33).

O Cristão e as Enfermidades

 É verdade que Jesus “tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si” (Isaías 53.4; Mateus 8.16-17). É verdade que Ele priorizou em seu ministério a cura de todos os tipos de doenças, pois veio para “pôr em liberdade os cativos” (Lucas 4.18); que enviou seus discípulos “a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir”, para “curar os enfermos que nela houver” (Lucas 10.1,9). Também é fato que a sua Igreja, em nome dEle, tem dado prosseguimento a esse ministério de cura (Marcos 16.17-18).

Todavia, sabemos que nem todos os cristãos são curados. Muitos são curados tão logo aceitam o senhorio de Jesus, porém muitos continuam com suas enfermidades: o cego continua cego; o mudo continua mudo; o surdo continua surdo; o paralítico continua paralítico. Muitos são imediatamente curados após receberem a imposição de mãos e a oração feita em nome de Jesus, conforme diz a Palavra, porém nem todos são curados. Isso é uma verdade. E a verdade precisa ser dita em sua totalidade, ainda que no seu bojo haja alguma coisa que contrarie a vontade do homem. Se a oração eficaz de um justo e a imposição de mãos curassem todos os enfermos, automaticamente, os hospitais ficariam vazios. Não precisariam que os doentes se deslocassem até a Igreja mais próxima. Os ministros do evangelho iriam ao encontro deles nos hospitais.

O QUE FAZER DIANTE DA DOR E SOFRIMENTO

O cristão não deve rejeitar o sofrimento como algo não vindo da parte de Deus, pois, ao contrário do que 
se ensina nos púlpitos modernos, eles nos foram decretados. "Para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados" (1 Tessalonicenses 3:3). Contudo, o filho de Deus não deve ter prazer ou alegria no sofrimento, pelo sofrimento em si, mas sim pelo propósito de Deus neste sofrimento. "O Senhor corrige ao que ama" (Hebreus 12:6), e com certeza, nas nossas adversidades, Deus está trabalhando com o nosso caráter, nos lapidando e nos conformando à imagem de Seu Filho. Mas, o que dizer daqueles que "não aceitam" tais sofrimentos? E o progresso espiritual que tais sofrimentos pretendiam produzir na vida destas pessoas? Talvez esta seja uma das razões de vivermos atualmente numa geração de crentes com um dos níveis mais baixos de espiritualidade e moralidade que já se viu na história da Igreja.

CONFIAR EM MEIO Á DOR.  = O Espírito Santo me deu essa tremenda frase sobre a confiança: A Confiança em Deus ultrapassa todos os limites da lógica. Se você confia em Deus você não anda pela lógica, mas sim pela fé.
Pois a lógica diz que é impossível uma pessoa morta ressuscitar, no entanto Cristo ressuscitou a Lázaro já com quatro dias de morto, e Ele também ressuscitou ao terceiro dia.
Vamos analisar cinco características que existem na vida daqueles que confiam no Senhor. Características essas que estavam na vida de Jó.

Primeira característica: Quem confia em Deus é adorador.

Segunda característica: Quem confia em Deus não dá ouvidos à voz do diabo.

Terceira característica: Quem confia em Deus não ama sua própria vida mesmo em meio à face da morte (Ap 12:11).

Quarta característica: Quem confia em Deus tem esperança.

Quinta característica: Quem confia em Deus torna-se intimo Dele, e vê a Glória Dele em sua vida.

MILAGRES = I Rs 17.22

As Escrituras não têm apenas uma palavra para expressar a noção de milagre. O conceito inclui pensamentos expressos por vários termos: “maravilha”, “obra poderosa’ e “sinal”. O termo ‘maravilha’ chama a atenção para a impressão causada pelos milagres Milagre do latim iniraculum significa algo que evoca maravilha Um milagre é um acontecimento além do normal, que evoca a consciência da presença e do poder de Deus. Surpreendentes providências e coincidências, tanto quanto fenômenos da natureza, podem provocar admiração semelhante, quando evidenciam o eterno poder e a divindade de Deus (Rm 1.20).

“Obra poderosa”, na história bíblica, aponta para a presença de atos sobrenaturais de Deus, envolvendo o poder que criou o mundo do nada. Trazer um morto à vida, obra,que Jesus fez mais de uma vez ( Lc11-17; 8.49-56; Jo 11.38-44), abra que Elias, Eliseu, Pedro e Paulo também zeram (1Rs l7.17-24; 2  Rs4.18-37; At 9.36-41;20.9.12), é uma obra de tal poder criador;’, não acontece por acaso ou coincidência e não pode ser explicada a partir do curso natural das coisas.

“Sinal” é um termo regularmente usado para milagres no Evangelho de João, onde sete milagres-chave são registrados, indicando que os milagres apontam para algo; são portadores de uma mensagem.
Os milagres nas Escrituras, estão quase todos agrupados no tempo do êxodo, de Elias e Eliseu, e de Cristo e seus apóstolos. Eles dão autenticidade aos que os operam como representantes e mensageiros de Deus (cf. Êx 4.1-9; l Rs 17.24; Jo 10.38; 14.11; 2Co 12.22; Hb 2.3-4) e, além”, disso, mostram o poder de Deus trazendo a salvação e executando o seu juízo, apesar de toda oposição.
Os milagre,s da Bíblia, não são absurdos ou irracionais. Também não são meras demonstrações de poder, cuja única finalidade seria demonstrar  esse poder. Os milagres cumprem diretamente os propósitos de Deus e são condizentes com sua majestade e santidade.

A crença no miraculoso é essencial no Cristianismo. A encarnação e a ressurreição de Jesus são os dois supremos milagres das Escrituras, definindo até cristã. Ninguém pode rejeitara vida de,Jesus ou a sua ressurreição sem rejeitara própria fé. Não há nada de irracional na crença de que o Deus que criou o mundo pode intervir nele criativamente em qualquer tempo; na verdade, seria irracional crer em qualquer outro Deus. Finalmente, o irracional não é a fé nos milagres bíblicos, mas a dúvida a respeito deles.

O PODER DE JESUS SOBRE AS DOENÇAS (Mc 1.29-31)

Jesus ao sair da sinagoga naquela manhã foi para a casa de Simão Pedro, ali mesmo em Cafarnaum. E o que diz Lc 4.38. Pedro, antes, morava em Betsaida não muito longe dali, mas depois da chamada para seguir a Cristo ele certamente mudou-se para Cafarnaum, onde Jesus residia (Mt 4.13; 9.1). Presume-se que Jesus chegou à casa de Pedro por volta de meio-dia, porque após a cura da sua sogra, esta passou a servir-lhes uma refeição (v.31), que seria o almoço.

1. Jesus visita um lar necessitado (Mc 1.29). Sempre que Jesus faz uma visita é para fazer o bem. Jesus quer visitar cada lar para abençoá-lo. Muitos perdem a bênção da visita de Jesus.

2. Jesus ouve e atende um pedido urgente (Mc 1.30,31). O pedido era dos discípulos em favor da sogra de Pedro que estava acamada com febre alta. “E logo lhe falaram dela.” Lucas, sendo médico, dá outros detalhes preciosos do caso.

3. Servindo a Jesus por gratidão (Mc 1.31). A cura da mulher foi instantânea. Jesus além de curá-la da febre, também restaurou suas forças, pois a febre sempre debilita muito o paciente. A mulher era tanto diligente no trabalho como tinha prazer em servir.

CONCLUSÃO

Jesus ainda é o mesmo (Hb 13.8), e continua a curar em nossos dias como o fazia durante o seu ministério terreno. As suas promessas são infalíveis (2 Co 1 20) Testifiquemos particular e coletivamente das curas que temos recebido do Senhor. Nosso testemunho resultará na glorificação do seu santo nome, na firmeza da fé de muitos crentes e atração de almas para o Reino de Deus. Um dia não haverá mais doenças nem morte (Ap 21.4).

Porém, enquanto estamos aqui, devemos zelar pela nossa saúde física, mental e emocional. Precisamos lembrar que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, por isso, temos de cuidar de nossa saúde por meio de uma alimentação correta, repouso adequado, exercícios físicos, jejum e oração.



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de Estudo Genebra
Lições bíblicas CPAD 1985
Lições bíblicas CPAD 1988
Lições bíblicas CPAD 2007
Lições bíblicas CPAD 2008
Bíblia de Estudo Pentecostal