segunda-feira, 2 de março de 2020

SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA


SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA
Texto Áureo
Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro
1 Tessalonicenses 1.9
Todo ser humano deve responder ao Evangelho como fizeram os tessalonicenses, deixaram seus “ídolos”, em outras palavras, deixaram tudo aquilo que ocupava o primeiro lugar em suas vidas, deram prioridade para Deus e suaPalavra, se converteram, isto é, mudaram suas atitudes, passaram a servir a Deus de maneira tal que todos que os observavam testemunhavam que eles realmente eram servos de Deus.
  1. O que é Cultura
     
  1. Definição de cultura.
     
    A palavra “cultura” tem um significado bem abrangente, é bom que se saiba disso, veja:
     
    Cultura: Vem do latim “cultura”, no latim tinha o significado de venerar, prestar grande respeito, tanto no sentido físico quanto no moral.
     
    No nosso país tem o significado de:
     
  1. Ação, processo ou efeito de cultivar a terra, lavrar, cultivar.
  2. Acervo de conhecimentos sobre uma pessoa, grupo, cidade ou país.
  3. Conjunto de padrões de conhecimento, crença, culinária, costumes, etc.
  4. Complexo de atividades, instituições ou padrões sociais ligados a criação e difusão de obras de artes.
  5. Forma de se vestir, falar e/ou pensar.
    Dependendo do “contexto” a palavra “cultura” pode ter outros significados.
     
  1. A cultura dos gentios.
     
    O termo “gentios” era usado para se referir aqueles que não eram israelitas, e aqueles que não professavam a fé cristã.
     
     
    Após o dilúvio, Noé tornou-se o segundo patriarca, o “pai da raça humana”, na arca havia apenas 8 seres humanos, Noé, sua esposa, seus 3 filhos e as 3 esposas de seus filhos (Gênesis 7.13; 1 Pedro 3.20). Da descendência de Noé surgiu toda a raça humana após o dilúvio.
     
    Noé como o “segundo pai da raça humana”, por assim dizer, teve a obrigação de ensinar o verdadeiro conhecimento de Deus a “nova raça humana” por assim dizer, mas a nova raça humana, ou seja, os descendentes de Noé, acabaram perdendo o verdadeiro conhecimento de Deus, que Noé lhes havia transmitido, após o dilúvio, os seres humanos passaram a buscar os próprios interesses.
     
    Em Filipenses 3.19, Paulo usou algumas palavras para se referir aos que rejeitavam a Cristo, tais palavras de Paulo podem perfeitamente ser usadas para se referir aos descendentes de Noé.
     
    O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.
    Filipenses 3.19
     
    Quando os descendentes de Noé rejeitaram o conhecimento de Deus, buscavam a perdição, buscavam satisfazer seus próprios desejos (ou seja, o deus deles era o ventre), a glória que buscavam era apenas para confusão deles mesmos, só pensavam nas coisas terrenas.
     
    A antropologia cultural (a raça humana que rejeita a Deus) vê a prostituição, o homicídio, o adultério e outras coisas como meros fenômenos sociológicos e culturais.
     
  2. A cultura do povo de Deus.
A visão do povo de Deus a respeito de cultura deve ter como base a Bíblia Sagrada, nosso manual de conduta e fé. Portanto tudo o que fizermos deve ter como base, as palavras de Paulo.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10.31

                           2-Uma Cultura Dominada pela Iniquidade
 
  1. A cultura original.
     
    A terra é do Senhor, (DoSENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Salmo 24.1), se a humanidade não tivesse caído em pecado, nossa cultura seria uma extensão do céu, ou seja, não haveria, ideologias de gênero, não haveria centenas de religiões no mundo, não haveria depravação visível em vestimentas, comportamentos e modo de falar, etc.
     
  2. A cultura do homicídio.
     
    O homicídio (destruição voluntária ou involuntária da vida humana) é apenas um dos inúmeros resultados da apostasia (distanciamento da vontade de Deus) de Adão, o homicídio foi rapidamente incorporado na cultura humana, Caim cometeu o primeiro homicídio (Gênesis 4.8), e depois disto vemos que Lameque, um dos descendentes de Caim cometeu um duplo homicídio e tomou para si duas esposas (Gênesis 4.19,23,24),
     
    Percebemos que, quando os pais erram e não se arrependem, seus filhos errarão ainda mais. Atualmente percebemos que inúmeras pessoas cometem homicídio e não se arrependem, matam por motivos banais e até mesmo, pelo simples prazer de matar.
     
  3. A cultura do erotismo.
     
    O erotismo também é apenas mais um dos inúmeros resultados da queda de Adão, o casamento foi logo banalizado, nos tempos de Jesus por exemplo, os judeus buscavam se separar de suas esposas por qualquer motivo (Mateus 19.9), o mal exemplo moral iniciado por Lameque logo tornou-se um tipo de “cultura” ( Gênesis 4.19), ao longo da história tornou-se comum o  homem ter duas esposas, tal prática foi bastante popular até a idade média ( por volta de 1500 d.C).
     
    Sabemos que o cristão deve fugir da “cultura do erotismo”, todo aquele que se diz cristão logo dirá que tal “cultura” é condenada por Deus.
     
    E você como cristão jamais permitiria que uma mulher nua ou um homem nu entrasse dentro de sua casa e ficasse andando na frente de seus filhos, certo?
     
     
    Mas o fato é que muitos cristãos acabam permitindo que um homem nu ou uma mulher nua entrem dentro de suas casas através da televisão e internet em geral, filmes, novelas, programas humorísticos e outros tipos que compartilham a cultura do erotismo constantemente e tal cultura entra na casa de muitos que se dizem cristãos e eles nem percebem, portanto, vigie.
    Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
    1 Coríntios 10.12
     
  4. A cultura do consumo irrefreado.
     
    A cultura do consumo irrefreado é muito mais antiga do que se imagina, vejamos algumas palavras de Jesus a respeito da sociedade dos tempos de Noé.
     
    37. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.
    38. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
    Mateus 24.37,38
     
    Nos tempos de Noé as pessoas se preocupavam muito mais em comer, beber, casar-se, do que em fazer a vontade de Deus, hoje em dia essa “cultura consumista” ainda existe, mas tal cultura adquiriu outras facetas ( formas), hoje em dia as industrias de moda, eletrônicos, alimentos e outros afins, lançam diariamente, novas roupas da moda, novos celulares, novos pratos sofisticados de encher os olhos e a grande maioria das pessoas por não se preocuparem em desenvolverem uma boa educação financeira vivem endividados, não sejamos como o filho pródigo que gastou tudo o que tinha com futilidades e inutilidades ( Lucas 15.11-14). A palavra de Deus também nos adverte em Isaías 55.2,
     Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?...
3-O Evangelho Transforma a Cultura
  1. Jesus nasceu num contexto cultural.
     
    Nenhum ser humano é capaz de viver 100% a parte da cultura, pois cultura influencia na vestimenta, forma de pensar e se expressar, tecnologia etc.
    Somos seres culturais, mas no caso do cristão, muitos pontos da “cultura” devem ser rejeitados por ferirem a “sã Doutrina”, ou seja a palavra de Deus.
     
    O próprio Senhor Jesus quando veio ao mundo (encarnado) foi acolhido em uma sociedade dominada por 3 grandes culturas (a judaica, a grega e a romana). Durante o fato da crucificação de Cristo Pilatos escreveu uma frase nos 3 idiomas que representavam as 3 grandes culturas dos tempos de Cristo.
     
    19. E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS.
    20. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim(latim era a língua falada pelos antigos romanos).
    João 19.19,20
     
    Repare que embora Cristo estivesse em culturas, religiosas ( mas sem compromisso com Deus), intelectuais ( mas sem a sabedoria divina), politicamente poderosas ( mas sem se preocupar com a vontade de Deus), mesmo assim, Cristo com sua mensagem divina, influenciou e ainda influencia o mundo, porque um homem santo na direção de Deus é “imparável”.
     
  2. O Evangelho transforma a cultura.
     
    É impossível influenciar 100% de uma sociedade, mas podemos influenciar nossa sociedade com a mensagem do Evangelho. Fora aos grandes homens da Bíblia ainda podemos citar, Martinho Lutero, um sacerdote católico que se rebelou contra os abusos da igreja católica por meditar nas sagradas escrituras e propagar as verdades do Evangelho ignorando a religiosidade católica, podemos citar Jacob Armínio, teólogo holandês que escreveu vários artigos que são lembrados até hoje, Charles Spurgeon, pregador britânico que influenciou o mundo com suas pregações, Joyce G. Baldwin, comentarista bíblica que influenciou sua geração, estes e muitos outros não conseguiram mudar o mundo, mas, influenciaram o mundo com o poder do Evangelho, só o Evangelho tem o poder para influenciar culturas e anular conceitos oriundos do paganismo. Se quisermos, de fato transformar nosso país, devemos evangelizá-lo de acordo com o modelo de atos dos apóstolos.
     Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8
  3. Os crentes de Corinto, um exemplo de influência do Evangelho.
     
    A cidade de Corinto era uma das cidades mais promíscuas ( mais degradadas moralmente) descritas no período do NT,Paulo ao pregar-lhes o Evangelho, mostrou o quanto eles estavam longe dos caminhos de Deus, mas graças ao Evangelho aquela cidade foi sendo gradativamente iluminada pela graça de Deus.
     
    6. Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isso perante infiéis.
    7. Na verdade, é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
    8. Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.
    9. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
    10. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
    11. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.
    1 Coríntios 6.9-11
     
    É interessante notar que embora Deus estivesse usando Paulo para iluminar aquela cidade com a luz do Evangelho e embora tivessem todos os dons do Espírito Santo (1 Coríntios 1.7), ainda havia entre eles grandes problemas, dificuldade de se relacionarem como irmãos, dificuldade para perdoar, pareciam ser vingativos como vemos em 1Coríntios 6.8, mas mesmo assim eles não desistiam de aprender, não desistiam de buscar a Deus, não desistiam de tentar viverem em comunhão. Hoje em dia vemos que na igreja de Deus, de um modo geral, basta um irmão olhar sério para o outro que isso já pode se tornar motivo para que um ou outro deixe de congregar. Hoje em dia muitos vem a Cristo, mas desistem botando a culto em outro, não basta vir a Cristo, é necessário permanecer em cristo, é necessário perdoar uns aos outros constantemente e não desistir nem de Cristo e nem dos irmãos.
Conclusão
A cultura atual não é diferente da cultura pré-diluviana e não é diferente da cultura dos tempos de babel, no entanto, podemos influenciar a cultura de nossa época através da pregação do Evangelho. Para pregar o Evangelho é necessário conhecer e viver o Evangelho, sejamos santos, evangelizemos e façamos missões.
Por: Prof: José Junior
Referências
Enciclopédia Bíblica Broadman,                                                                                  Comentário Bíblico Matthew Henry,                                                                                     Bíblia de Estudo do Expositor,                                                                                                                                                        Bíblia de Estudos Arqueológica,                                                                                                 Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,                                                                                         Bíblia de Estudo MacArthur,                                                                                       Apontamentos teológicos prof. José Junior
 
Se este material for útil pra você, compartilhe:
 ...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8
 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

RETIRANDO AS MÁSCARAS


TEXTO BASE: 1SAMUEL 16:1-7:
 
ESTAMOS NA ÉPOCA DA FESTA DO CARNAVAL, A FESTA DA CARNE, A IDOLATRIA DO LUXO, A DEIFICAÇÃO DO PRAZER CARNAL.
 
NESTA ÉPOCA DE EXTRAVAGÂNCIA DO PRAZER CARNAL A INDUMENTÁRIA MAIS USUAL É A MÁSCARA. MAS ELA NÃO É UMA EXCLUSIVIDADE DESSA FESTA CARNAL, TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA INDUMENTÁRIA COTIDIANA DE MUITAS PESSOAS.
 
TUDO AQUILO QUE ESCONDE A VERDADEIRA IDENTIDADE PODE SER CONSIDERADO UMA MÁSCARA. NO COTIDIANO, MUITAS PESSOAS ESCONDEM-SE ATRÁS DELA, OUTRAS SE REVELAM ATRAVÉS DELA.
 
AS PESSOAS, MUITAS VEZES, NOS AMAM UNICAMENTE PELO QUE APARENTAMOS; AMAM NOSSA MÁSCARA, NÃO NOSSA PERSONALIDADE.
 
QUANDO O PROFETA SAMUEL FOI À CASA DE JESSÉ PARA UNGIR UM REI SOBRE ISRAEL, LOGO ELE VIU ELIABE, O FILHO PRIMOGÊNITO, E FICOU IMPRESSIONADO PELO SEU PORTE, ALTURA, BELEZA E BOA APARÊNCIA.
 
SAMUEL DISSE CONSIGO: "CERTAMENTE ESTÁ PERANTE O SENHOR O SEU UNGIDO" (1SM.16.6). MAS, DEUS LHE REPREENDEU, DIZENDO:
"NÃO ATENTES PARA A SUA APARÊNCIA, NEM PARA A SUA ALTURA, PORQUE O REJEITEI, PORQUE O SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM. O HOMEM VÊ O EXTERIOR, PORÉM, O SENHOR, O CORAÇÃO" (1 SM 16.7). ERA COMO SE DEUS ESTIVESSE DIZENDO: NÃO OLHES PARA A MÁSCARA DE ELIABE, SAMUEL!
 
A MÁSCARA QUE ELIABE USAVA ERA MUITO BONITA, DAVA-LHE UMA BOA APARÊNCIA, MAS POR DENTRO ELE ERA UM FRACASSO; ERA UM HOMEM COVARDE, MESQUINHO, INVEJOSO E MEDROSO.
 
MAIS TARDE, QUANDO OS EXÉRCITOS DE ISRAEL ESTAVAM ENFRENTANDO O EXÉRCITO FILISTEU, ELIABE FAZIA CORO COM OS MEDROSOS SOLDADOS DE ISRAEL, FUGINDO DAS AMEAÇAS DO GIGANTE GOLIAS. SE ISSO NÃO BASTASSE, ELIABE REVELOU SUA INVEJA DE DAVI, TECENDO-LHE DURAS CRÍTICAS QUANDO ESTE SE DISPÔS A LUTAR CONTRA O GIGANTE INSOLENTE (1SM.17:28-30).
 
É VÁLIDO SALIENTAR: NÃO PODEMOS FIXAR COM SEGURANÇA, O TEMPO TODO, AS MÁSCARAS. NEM SEMPRE ELAS FICAM BEM AJUSTADAS: PODEM CAIR E CAIR NAS HORAS MAIS IMPRÓPRIAS, E REVELAREM O QUE REALMENTE A PESSOA É. QUANDO A MÁSCARA DE ELIABE CAIU, TODOS CONHECERAM QUE ELE ERA MESQUINHO, INVEJOSO E COVARDE.
 
CONTA-SE QUE UM ADVOGADO ACABARA DE CONCLUIR O SEU CURSO DE DIREITO. RECÉM-FORMADO, COM MUITOS SONHOS E PLANOS, QUERIA LOGO CONSTRUIR UM FUTURO GLORIOSO. ABRIU O SEU ESCRITÓRIO.
 
EQUIPOU-O COM RICO E MODERNO MOBILIÁRIO. TRAJAVA-SE IMPECAVELMENTE COM TERNOS BEM ELABORADOS E ELEGANTES. OS SAPATOS, DE CROMO ALEMÃO, ESTAVAM SEMPRE RIGOROSAMENTE ENGRAXADOS. SUAS GRAVATAS ERAM TODAS DE SEDA, COMBINANDO COM A TONALIDADE DO TERNO.
 
A CADA MANHÃ, FAZIA SEU PERCURSO ATÉ O ESCRITÓRIO, CARREGANDO UMA BELA E REQUINTADA PASTA CHEIA DE PAPÉIS. AQUELE ADVOGADO TINHA UMA APARÊNCIA IRRETOCÁVEL. SEU ESCRITÓRIO ERA MODERNO E BEM DECORADO. SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL, NO CONJUNTO, ELOGIÁVEL. ELE SÓ TINHA UM PROBLEMA: NENHUM CLIENTE.
 
 
CERTO DIA, A CAMPAINHA DO ESCRITÓRIO TOCOU E ENTROU UM CIDADÃO. O ADVOGADO PENSOU: ESTÁ AQUI O MEU PRIMEIRO CLIENTE.
 
PARA IMPRESSIONÁ-LO, FOI LOGO PEGANDO O TELEFONE E ENTABULANDO UMA ANIMADA CONVERSA, DANDO A IMPRESSÃO DE QUE ESTAVA FECHANDO UM GRANDE NEGÓCIO COM UM FAMOSO CLIENTE, ENVOLVENDO MUITO DINHEIRO. APÓS A LONGA CONVERSAÇÃO, O ADVOGADO COLOCOU O TELEFONE NO GANCHO E VOLTOU-SE PARA O CIDADÃO QUE ESTAVA POSTADO À SUA FRENTE, DIZENDO-LHE: "DESCULPE-ME A DEMORA, ESTAVA TRATANDO DE UM IMPORTANTE NEGÓCIO; ESTOU À SUA DISPOSIÇÃO". O HOMEM, OLHANDO-O ESPANTADO, DISSE-LHE: "SOU FUNCIONÁRIO DA COMPANHIA TELEFÔNICA E ESTOU AQUI PARA LIGAR O SEU TELEFONE, PORQUE ELE AINDA ESTÁ DESLIGADO". A MÁSCARA CAIU E REVELOU O VERDADEIRO CARÁTER DESSE ADVOGADO!
 
AS MÁSCARAS PODEM, MESMO, CAIR NAS HORAS MAIS INOPORTUNAS E INCONVENIENTES. A BÍBLIA DIZ:
 
"O TEU PECADO O ACHARÁ", E AINDA: "LOUCO É AQUELE QUE ZOMBA DO PECADO". E MAIS: "O HOMEM SERÁ APANHADO PELAS PRÓPRIAS CORDAS DO SEU PECADO" (Pv.5:22). EM OUTROS TERMOS: AS MÁSCARAS CAIRÃO.
DENTRE MUITAS MÁSCARAS, APRESENTAMOS ALGUMAS:
 
1. A MÁSCARA DA PIEDADE
 
A MÁSCARA DA PIEDADE É UM EMBUSTE, UMA FARSA, UM ENGODO, UMA TROMBETA COM SONIDO INCERTO, COM MENSAGEM FALSA, EMITIDA POR FALSO ARAUTO.
 
A) A MÁSCARA DA PIEDADE CONSPIRA CONTRA O CARÁTER SANTO DE DEUS
 
O FALSO PIEDOSO MENTE PARA DEUS, PARA SI E PARA OS OUTROS. TENTA ENGANAR E IMPRESSIONAR COM UMA ESPIRITUALIDADE QUE
 
NÃO TEM. VENDE UM PRODUTO QUE NÃO POSSUI.
SUA APARÊNCIA É DE ANJO, MAS SEU CORAÇÃO É DE DEMÔNIO.
SUA CARA É DE SANTO, MAS SUA VIDA É DE UM ÍMPIO.
 
 
B) A MASCARA DA PIEDADE ATENTA CONTRA O PRÓXIMO
 
TRAÍMOS O PRÓXIMO QUANDO APONTAMOS UM CAMINHO PELO QUAL NÃO ANDAMOS.
FALSEAMOS A VERDADE AO PROCLAMARMOS UMA MENSAGEM QUE NÓS MESMOS NÃO ABRAÇAMOS.
FERIMOS O PRÓXIMO QUANDO CONDENAMOS NOS OUTROS UM PECADO QUE NÓS MESMOS COMETEMOS.
TORNAMO-NOS FALSOS QUANDO CONDENAMOS NOS OUTROS O QUE NÓS MESMOS FAZEMOS.
 
C) A MÁSCARA DA PIEDADE ATENTA CONTRA O SEU PRÓPRIO USUÁRIO
 
OS FARISEUS

USAR ESSA MÁSCARA É MENTIR PARA SI MESMO. AUTOENGANO É DESENVOLVER UMA ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL. É ENFIAR NA MENTE A IDEIA DE SER OUTRA PESSOA.
 
- HÁ QUEM CUIDE MAIS DA APARÊNCIA EXTERNA DO QUE DA SUA IMAGEM INTERNA.
 
- ESTÃO MAIS PREOCUPADOS COM A OPINIÃO DAS PESSOAS DO QUE COM A APROVAÇÃO DE DEUS.
 
- BUSCAM OS APLAUSOS DAS PESSOAS E ESQUECEM A GLÓRIA DE DEUS.
OS FARISEUS ERAM ASSIM: BONITOS POR FORA E FEIOS POR DENTRO. ERAM COMO SEPULCROS CAIADOS, LIMPOS E ORNAMENTADOS POR FORA, MAS CHEIOS DE PODRIDÃO NO SEU INTERIOR.
 
OS FARISEUS ERAM ORTODOXOS NA DOUTRINA, MAS HEREGES NA CONDUTA. FALAVAM UMA COISA E VIVIAM OUTRA. ENSINAVAM UMA COISA E PRATICAVAM OUTRA. HAVIA UM ABISMO ENTRE O QUE PROFESSAVAM E O QUE PRATICAVAM. PARA ESCONDER A VERDADEIRA IDENTIDADE, USAVAM A MÁSCARA DA PIEDADE.
 
QUANDO VOCÊ VER UMA PESSOA FAZENDO AQUILO CONTRÁRIO DO QUE PREGA, ESSE PREGADOR ESTÁ USANDO UMA MÁSCARA FARISAICA.
 
HOFNI E FINÉIAS
 
ERAM FILHOS DE ELI. ELES ERAM SACERDOTES, MAS NÃO LEVAVAM DEUS A SÉRIO. ERAM "FILHOS DE BELIAL", ADÚLTEROS E ZOMBAVAM DA LEI DE DEUS.
 
ACHAVAM QUE PODIAM EXECUTAR A OBRA DE DEUS MESMO ESTANDO SUAS VIDAS CONTAMINADAS PELO PECADO.
 
ACHAVAM QUE GANHARIAM AS GUERRAS DO SENHOR APENAS CARREGANDO A ARCA DA ALIANÇA, SÍMBOLO DA PRESENÇA DE DEUS ENTRE O POVO.
 
AO USAREM UM SÍMBOLO SAGRADO, SEM POSSUÍREM VIDA SANTA, VESTIRAM A MÁSCARA DA PIEDADE.
 
TRAVARAM UMA GUERRA CONTRA OS FILISTEUS E A CONSEQUÊNCIA FOI QUE NESSA PELEJA A ARCA FOI ROUBADA, ELES FORAM MORTOS, TRINTA MIL HOMENS CAÍRAM, O SACERDOTE ELI TEVE O PESCOÇO QUEBRADO. A GLÓRIA DO SENHOR NUNCA ESTEVE COM ELES.
CAIM E ABEL
 
MUITAS PESSOAS APARENTAM SER O QUE NÃO SÃO. TENTAM SUBSTITUIR A ESSÊNCIA PELA FORMA.
 
À SEMELHANÇA DO SEU IRMÃO ABEL, CAIM TAMBÉM TROUXE UMA OFERTA AO SENHOR. EXTERNAMENTE ELE TAMBÉM ERA UM ADORADOR. MAS DEUS NÃO ACEITOU A SUA OFERTA PORQUE REJEITOU A SUA VIDA (GN.4:4,5).
 
ANTES DE RECEBER A NOSSA ADORAÇÃO, DEUS PRECISA ACEITAR A NOSSA VIDA.
 
OS SACERDOTES À ÉPOCA DE MALAQUIAS
 
O PROFETA MALAQUIAS DENUNCIA OS SACERDOTES QUE NÃO DAVAM HONRA AO NOME DE DEUS E INUTILMENTE ESTAVAM ACENDENDO O FOGO NO ALTAR. DEUS DISSE:
 
“OFERECEIS SOBRE O MEU ALTAR PÃO IMUNDO E DIZEIS: EM QUE TE HAVEMOS PROFANADO? NISTO, QUE DIZEIS: A MESA DO SENHOR É DESPREZÍVEL. PORQUE, QUANDO TRAZEIS ANIMAL CEGO PARA O SACRIFICARDES, NÃO FAZ MAL! E, QUANDO OFERECEIS O COXO OU O ENFERMO, NÃO FAZ MAL! ORA, APRESENTA-O AO TEU PRÍNCIPE; TERÁ ELE AGRADO EM TI? OU ACEITARÁ ELE A TUA PESSOA? DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS”. (ML.1:7,8).
 
QUEM HÁ TAMBÉM ENTRE VÓS QUE FECHE AS PORTAS E NÃO ACENDA DEBALDE O FOGO DO MEU ALTAR? EU NÃO TENHO PRAZER EM VÓS, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NEM ACEITAREI DA VOSSA MÃO A OBLAÇÃO” (ML.1:10).
 
AQUI, DEUS DIZ QUE ERA PREFERÍVEL QUE ALGUÉM FECHASSE A PORTA DO TEMPLO E NÃO FOSSE MAIS OFERECER CULTO FALSO A ELE.
 
PODEMOS TER UM BELO DESEMPENHO DIANTE DOS HOMENS E SERMOS TOTALMENTE REPROVÁVEIS AOS OLHOS DE DEUS. PORQUE DEUS NÃO ACEITA MÁSCARAS EM NOSSA VIDA.
 
PODEMOS, EQUIVOCADAMENTE, CONVENCER A NÓS MESMOS DE QUE ESTAMOS TENDO UMA VIDA DE VITÓRIA, QUANDO NA VERDADE SOMOS A PRÓPRIA IMAGEM DO FRACASSO.
 
 
 
 
A IGREJA DE LAODICÉIA
 
A IGREJA DE LAODICÉIA TINHA UM ALTO CONCEITO DE SI MESMA. ELA SE ACHAVA UMA IGREJA RICA, ABASTADA E QUE NÃO PRECISAVA DE COISA ALGUMA. MAS JESUS A CONSIDEROU POBRE, CEGA E NUA (AP.3:17).
 
PODEMOS ESTAR ENGANADOS ATÉ MESMO COM RESPEITO À NOSSA SALVAÇÃO. JESUS ALERTA SOBRE ESSE PERIGO EM MATEUS 7:21-23:
 
“21. NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.
22. MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA: SENHOR, SENHOR, NÃO PROFETIZAMOS NÓS EM TEU NOME? E, EM TEU NOME, NÃO EXPULSAMOS DEMÔNIOS? E, EM TEU NOME, NÃO FIZEMOS MUITAS MARAVILHAS?
 
23. E, ENTÃO, LHES DIREI ABERTAMENTE: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE”.
 
MUITAS PESSOAS PENSAM QUE SUA ORTODOXIA E OBRAS EXTRAORDINÁRIAS SÃO A BASE DA SUA SALVAÇÃO, MAS O EXAME DE JESUS É MAIS PROFUNDO E DIAGNOSTICA A PRÁTICA DA INIQUIDADE ASSOCIADA ÀS COISAS SANTAS.
 
O FARISEU E O PUBLICANO
 
EXISTEM AQUELES QUE PENSAM SER MELHORES DO QUE OS OUTROS.
O FARISEU DEU GRAÇAS POR NÃO SER COMO OS DEMAIS HOMENS E MUITO MENOS COMO O MISERÁVEL PUBLICANO QUE HUMILDEMENTE ROGAVA CLEMÊNCIA A DEUS. CONTUDO, A DESPEITO DE SUA VANGLÓRIA, ELE FOI
REJEITADO E O HOMEM A QUEM DESPREZAVA FOI JUSTIFICADO (LC.18:9-14).
 
VEMOS, PORTANTO, MUITA GENTE TRAJANDO A MÁSCARA DA PIEDADE.
 
EXIBEM UM DISCURSO ESPIRITUAL, MAS UMA VIDA DESASTROSA.
SÃO INVESTIGADORES DA VIDA ALHEIA, QUE APONTAM PARA O CISCO DO OLHO DOS OUTROS SEM ENXERGAR A TRAVE QUE ESTÁ NOS PRÓPRIOS OLHOS (MT.7:3).
 
SÃO PESSOAS INTOLERANTES COM OS DEMAIS, MAS RELAXADAS CONSIGO MESMAS.
 
APONTAM SEM CARIDADE OS PECADOS DOS OUTROS, E FAZEM VISTA GROSSA AOS SEUS PECADOS.
 
SÃO PESSOAS RIGOROSAS NO COMBATE AO PECADO EM PÚBLICO, MAS AMANTES E PRATICANTES DELE EM SEGREDO.
 
SÃO HIPÓCRITAS QUE SE ESCONDEM DETRÁS DAS GROSSAS MÁSCARAS DA PIEDADE.
QUE DEUS NOS LIVRE DA MÁSCARA DA PIEDADE!
 
2. A MÁSCARA DO ORGULHO
 
A MÁSCARA DO ORGULHO TEM VÁRIOS FORMATOS E ADEQUAÇÕES. ELA É BEM ELÁSTICA E CABE EM DIFERENTES ROSTOS.
 
O HOMEM NORMALMENTE TEM UM APETITE EXAGERADAMENTE GRANDE DE SER RECONHECIDO E APLAUDIDO. ELE SEMPRE GOSTOU DE ESTAR NO CENTRO DO PALCO. A VAIDADE TEM SIDO A SUA MARCA REGISTRADA.
 
O ORGULHOSO É AQUELE QUE QUER DESTACAR-SE SOBRE OS DEMAIS, QUER SER MAIS IMPORTANTE DO QUE É, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A PRÓPRIA IMAGEM.
 
O ORGULHOSO É AQUELE QUE TOCA TROMBETAS PARA PROCLAMAR SUAS PRÓPRIAS VIRTUDES E REALIZAÇÕES. TEM NECESSIDADE COMPULSIVA DE ESTAR EM EVIDÊNCIA. ELE NÃO TOLERA VIVER FORA DO PALCO.
 
O ORGULHOSO É AQUELE QUE QUER SER QUEM NÃO É. ELE NUNCA ESTÁ CONTENTE COM A SUA CONDIÇÃO.
 
FOI NA CONDIÇÃO DE ORGULHOSO QUE SATANÁS TRANSFORMOU ANJOS EM DEMÔNIOS; E É A HUMILDADE QUE FAZ COM QUE HOMENS SEJAM COMO ANJOS.
O ORGULHO LANÇOU:
 
- O ORGULHOSO NABUCODONOSOR PARA FORA DA SOCIEDADE DOS HOMENS.
- O ORGULHOSO SAUL PARA FORA DO SEU REINO.
- O ORGULHOSO ADÃO PARA FORA DO PARAÍSO.
- O ORGULHOSO HAMÃ PARA FORA DA CORTE.
- O ORGULHOSO LÚCIFER PARA FORA DO CÉU.
O ORGULHO É O PRELÚDIO DO FRACASSO.
A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA. DEUS RESISTE AO SOBERBO.
 
ADÃO E VA
 
EVA CAIU E LEVOU O SEU MARIDO TAMBÉM À QUEDA. SEUS OLHOS FORAM ABERTOS NÃO PARA VER O SEU TRIUNFO, MAS O SEU FRACASSO.
 
ADÃO E EVA, EM VEZ DE SE TORNAREM IGUAIS A DEUS, TORNARAM-SE PECADORES, CULPADOS E PERDIDOS. O DIABO MENTIU PARA ELES. AMBOS NÃO APENAS TROPEÇARAM POR CAUSA DO ORGULHO, MAS LEVARAM A HUMANIDADE A CAIR. SOMOS SERES CAÍDOS POR CAUSA DO ORGULHO DE ADÃO E EVA.
 
O ORGULHO PERCORRE NOSSAS VEIAS. ELE ESTÁ EM NOSSA MEDULA, SE ALOJA EM NOSSO CORAÇÃO E SOBE À NOSSA CABEÇA.
 
TÃO PERVERSO E DANOSO COMO O ORGULHO DECLARADO É O ORGULHO VELADO, ESCONDIDO ATRÁS DA MÁSCARA DA AUTOCONFIANÇA.
 
O POVO DE ISRAEL NO SINAI
 
QUANDO MOISÉS DESCEU DO SINAI, COM AS TÁBUAS DA LEI DE DEUS, O POVO ESTAVA EM FLAGRANTE REBELDIA CONTRA DEUS: DANÇANDO, BEBENDO E PROSTITUINDO-SE DIANTE DE UM BEZERRO DE OURO.
 
MAS QUANDO A LEI FOI DADA, O POVO DISSE A MOISÉS: “TUDO QUE O SENHOR FALOU, NÓS FAREMOS” (EX.19:8).
 
ELES FORAM ALTIVOS, SOBERBOS E ARROGANTES. ELES ESTAVAM SE OLHANDO NO ESPELHO E DIZENDO: SOMOS UM POVO MARAVILHOSO. SOMOS BONS. SOMOS FORTES. TEMOS CAPACIDADE E PODER PARA VIVER DE ACORDO COM A LEI.
 
OS ISRAELITAS ESTAVAM CONFIANDO EM SI MESMOS. ESTAVAM QUERENDO AGRADAR A DEUS NA FORÇA DA CARNE. POR ISSO, FRACASSARAM.
 
ELES QUEBRARAM TODA A LEI DE DEUS. REBELARAM-SE CONTRA DEUS, MURMURARAM CONTRA DEUS, ENTREGARAM-SE À PROSTITUIÇÃO E SE DOBRARAM DIANTE DOS DEUSES ESTRANHOS.
 
PERAMBULARAM NO DESERTO E MORRERAM NO DESERTO PORQUE EM VEZ DE SE HUMILHAREM SOB A PODEROSA MÃO DE DEUS, ENTREGARAM-SE À VAIDADE, AO ORGULHO E À SOBERBA.
 
NÃO SOMOS DIFERENTES DOS ISRAELITAS QUE PERECERAM NO DESERTO. O CORAÇÃO QUE BATE EM NOSSO PEITO TEM AS MESMAS TENDÊNCIAS. SOMOS TÃO ORGULHOSOS QUANTO ELES.
 
JULGAMO-NOS SUPERESPIRITUAIS. ACHAMOS QUE PODEMOS VIVER VITORIOSAMENTE FIRMADOS EM NOSSO CONHECIMENTO. ÀS VEZES NÃO VERBALIZAMOS ISSO, MAS DEMONSTRAMOS COM A NOSSA CONDUTA.
 
NÃO ORAMOS, NÃO LEMOS A BÍBLIA, NÃO VIVEMOS AOS PÉS DO SENHOR. ACHAMOS QUE DEPENDEMOS MAIS DOS NOSSOS RECURSOS DO QUE DOS RECURSOS DE DEUS. ACHAMOS QUE DEPENDEMOS MAIS DOS NOSSOS MÉTODOS DO QUE DO PODER DE DEUS.
 
QUANDO DEIXAMOS DE ORAR, ESTAMOS DIZENDO: EU NÃO PRECISO DE DEUS. EU TENHO PODER PARA VIVER VITORIOSAMENTE.
 
É COMUM DARMOS DESCULPAS PARA NÃO FREQUENTARMOS AS REUNIÕES DE ORAÇÃO, A ESCOLA DOMINICAL: NÃO TEMOS TEMPO, SOMOS OCUPADOS DEMAIS. O VERDADEIRO PROBLEMA NÃO É FALTA DE TEMPO, MAS DE PRIORIDADE.
 
DEIXAMOS DE ORAR PORQUE NÃO TEMOS FOME DE DEUS E PORQUE DEUS NÃO É NOSSA PRIORIDADE.
 
DEIXAMOS DE ORAR PORQUE PENSAMOS QUE A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DE NÓS MESMOS E NÃO DE DEUS.
 
A BÍBLIA DIZ QUE A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA. O QUE SE EXALTA SERÁ HUMILHADO. QUEM QUISER SER O PRIMEIRO SERÁ O ÚLTIMO.
 
HOJE VEMOS MUITOS PREGADORES QUE SE APRESENTAM COMO ASTROS, COMO ESTRELAS, COMO HERÓIS. FAZEM DA IGREJA UM TEATRO, DO PÚLPITO UM PALCO E DA MENSAGEM UMA PEÇA TEATRAL.
 
SÃO PREGADORES QUE BUSCAM OS HOLOFOTES, QUE GOSTAM DOS APLAUSOS E QUE SÃO AMANTES DO DINHEIRO, MAIS DO QUE DA GLÓRIA DE DEUS.
HÁ AQUELES QUE APRECIAM CANTAR DIANTE DO ESPELHO O HINO: "QUÃO GRANDE ÉS TU".
 
SÃO PREGADORES QUE SÓ PREGAM PARA GRANDES AUDITÓRIOS, QUE ANDAM SEMPRE ACOMPANHADOS DE SEGURANÇAS E SÓ SE HOSPEDAM EM HOTÉIS CINCO ESTRELAS, EXIGINDO PELAS SUAS COLOSSAIS APRESENTAÇÕES POLPUDOS CACHÊS.
 
A MÁSCARA DO ORGULHO PODE OFERECER POR UM TEMPO UMA SENSAÇÃO DE PODER, E QUANDO CAI, NÃO APENAS SE QUEBRA, MAS TAMBÉM REDUZ A PÓ ÀQUELE QUE A USOU.
 
DEUS RESISTE AO SOBERBO. DEUS NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM.
NÃO HÁ CRISTIANISMO VERDADEIRO ONDE PREDOMINA A VAIDADE. NUNCA ESTAMOS TÃO LONGE DE DEUS COMO QUANDO NOS ESCONDEMOS ATRÁS DA MÁSCARA DO ORGULHO.
 
DIÓTREFES
 
MUITOS HÁ QUE MOSTRAM UMA SOBERBA EXCLUSIVISTA, JULGANDO QUE APENAS ELES POSSUEM A VERDADE. JULGAM-SE MAIS SANTOS, MAIS SÁBIOS, MAIS FORTES QUE OS OUTROS. DESPREZAM OS HUMILDES, HUMILHAM OS FRACOS, PISAM OS INDEFESOS E CONSTROEM MONUMENTOS AOS SEUS PRÓPRIOS NOMES.
 
DIÓTREFES ERA UM CRENTE COM ESSE PERFIL (3JOÃO 9-11).
 
ELE SE CONSIDERAVA O DONO DA IGREJA. CADA PESSOA NOVA QUE CHEGAVA À IGREJA ERA VISTA COMO UMA AMEAÇA À SUA LIDERANÇA.
 
SEU ORGULHO ERA TÃO DOENTIO QUE NÃO CONSEGUIA TER PRAZER EM VER PESSOAS NOVAS INTEGRANDO-SE NA IGREJA: ENXERGAVA-AS COMO RIVAIS.
DIÓTREFES JULGAVA-SE O CENTRO DE TODAS AS COISAS.
 
DESSA MESMA FORMA ALGUNS AGEM AINDA HOJE E PRETENDEM GOVERNAR A IGREJA DE DEUS COM RIGOR, COM DESPOTISMO E COM INSENSIBILIDADE, AINDA QUE ESCONDIDOS ATRÁS DE PESADAS MÁSCARAS DE UMA FALSA ESPIRITUALIDADE E DE UM SANTO ZELO PELAS TRADIÇÕES DA IGREJA.
 
3. A MÁSCARA DA HIPOCRISIA
 
O QUE É HIPOCRISIA? É UM DISFARCE, UMA MENTIRA, UM ENGANO.
 
O HIPÓCRITA É UM ATOR QUE REPRESENTA UM PAPEL DIFERENTE DAQUILO QUE É NA VIDA REAL. ELE FAZ O PAPEL DE OUTRA PESSOA. ELE APRESENTA-SE COMO UMA PESSOA TOTALMENTE DISTINTA DA SUA VERDADEIRA PERSONALIDADE.
 
O HIPÓCRITA VIVE DE APARÊNCIAS. ELE SE PROTEGE ATRÁS DE MÁSCARAS. VIVE UMA MENTIRA, UMA FARSA.
 
NADA HÁ PIOR DO QUE SERMOS POR FORA AQUILO QUE NÃO SOMOS POR DENTRO.
 
DAVI
 
ESSA MÁSCARA DA HIPOCRISIA PODE SER VISTA NA VIDA DE UM GRANDE HOMEM: O REI DAVI.
 
FOI UM HOMEM DE CORAÇÃO ÍNTEGRO, DE CONDUTA IRREPREENSÍVEL, DE VIDA ILIBADA, DE ALMA PIEDOSA. AMAVA A DEUS. ERA UM ADORADOR. TINHA SEDE DE DEUS.
 
DEUS ERA O DELEITE DA SUA ALMA, O PRAZER DO SEU CORAÇÃO, A RAZÃO DO SEU LOUVOR, A ESPERANÇA DA SUA VIDA. ERA O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
 
O SENHOR MESMO O CHAMOU PARA SER REI SOBRE ISRAEL. DEUS FEZ DELE UM GRANDE LÍDER. DEU-LHE RIQUEZA, PODER, FAMA E MUITAS VITÓRIAS.
DAVI LIDEROU EXÉRCITOS, CONQUISTOU CIDADES, EDIFICOU UM IMPÉRIO E MANTEVE-SE PURO E ÍNTEGRO.
 
MAS, UM DIA DAVI DEIXOU DE VIGIAR E CAIU. TUDO O QUE ELE HAVIA CONSTRUÍDO, VEIO ABAIXO NUMA NOITE DE PAIXÃO E LUXÚRIA.
 
ANTES DE CAIR NOS BRAÇOS DA AMANTE, DAVI CAIU NOS BRAÇOS DA OCIOSIDADE.
 
ANTES DE DEITAR-SE COM A MULHER DO PRÓXIMO, ELE ABAFOU A VOZ DA CONSCIÊNCIA.
 
ANTES DE MANDAR MATAR O MARIDO DA SUA AMANTE, ELE MATOU A SENSIBILIDADE DA SUA ALMA.
 
DAVI NÃO SÓ ADULTEROU, MAS TENTOU ESCONDER O SEU PECADO.
ELE NÃO QUERIA PERDER A POSE DE REI, NÃO QUERIA QUE AS PESSOAS SOUBESSEM DE SEU ABOMINÁVEL ADULTÉRIO E DO SEU HEDIONDO CRIME DE MANDAR MATAR O MARIDO DE BATE-SEBA. POR ISSO, BOTOU UMA GROSSA MÁSCARA E CONTINUOU LEVANDO A VIDA COMO SE TUDO ESTIVESSE NORMAL.
 
O TEMPO PASSAVA E DAVI AINDA GUARDAVA NO ABISMO DO CORAÇÃO O SEU PECADO SECRETO.
 
POR DENTRO ESTAVA ARRASADO, MAS POR FORA MANTINHA AS APARÊNCIAS.
SUA MÁSCARA ESTAVA BEM AJUSTADA.
 
DAVI ESTAVA SE ACOSTUMANDO COM A MÁSCARA DA HIPOCRISIA E ASSIM VIVEU ATÉ O DIA EM QUE O PROFETA NATÃ FOI LHE VISITAR.
 
NATÃ ANTES DE CONFRONTAR DAVI, DESPERTA A SUA CONSCIÊNCIA ANESTESIADA. CONTOU-LHE UMA HISTÓRIA CHEIA DE PROFUNDAS EMOÇÕES.
FALOU-LHE DE UM FAZENDEIRO RICO E SEM PIEDADE QUE AO RECEBER UM ILUSTRE VISITANTE, EM VEZ DE MATAR UMA DAS SUAS MUITAS OVELHAS PARA BANQUETEAR-SE COM O AMIGO, VAI À CASA DO VIZINHO POBRE E MATA A SUA ÚNICA OVELHINHA, QUE ELE CRIARA COM TANTO AMOR, QUE CRESCERA JUNTO COM OS SEUS FILHOS.
 
DAVI IROU-SE AO OUVIR TÃO CLAMOROSA INJUSTIÇA. ELE NÃO PODIA TOLERAR QUE NO SEU REINO ALGUÉM AGISSE DE FORMA TÃO CRUEL E LOGO SENTENCIOU: "ESTE HOMEM DEVE MORRER”.
 
NATÃ NÃO SE FEZ ESPERAR, E DISSE: "DAVI, TU ÉS ESTE HOMEM".
A MÁSCARA DA HIPOCRISIA LEVOU DAVI A ENXERGAR A GRAVIDADE DO
 
PECADO DE OUTREM, MAS NÃO OS SEUS. ELE CONDENOU AQUILO QUE ELE MESMO ESTAVA PRATICANDO.
 
ESSA É A VIDA DO HIPÓCRITA: ENXERGAR O CISCO NO OLHO DO PRÓXIMO E NÃO VER O ARGUEIRO DO SEU.
 
O HIPÓCRITA É IMPLACÁVEL COM OS OUTROS E CONDESCENDENTE CONSIGO. TEM CAPACIDADE DE VASCULHAR A VIDA ALHEIA, MAS NÃO DE FAZER UM AUTOEXAME.
 
O GRANDE REI DAVI TORNOU-SE HIPÓCRITA. PASSOU A VIVER UMA MENTIRA, A REPRESENTAR UM PAPEL, A SER UM ATOR, A USAR UMA MÁSCARA PARA ESCONDER A SUA VERDADEIRA IDENTIDADE.
 
HÁ MUITAS PESSOAS VIVENDO EM PECADO E AO MESMO TEMPO FAZENDO A OBRA DE DEUS COMO SE TUDO ESTIVESSE NORMAL. PARA ISSO, BOTAM UMA MÁSCARA E FINGEM SER O QUE NÃO SÃO E REPRESENTAM UM PAPEL QUE NÃO VIVEM.
 
A BÍBLIA ALERTA PARA O FATO DA CORRUPTIBILIDADE DO NOSSO CORAÇÃO:
“ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAIS DO QUE TODAS AS COISAS, E PERVERSO; QUEM O CONHECERÁ?” (JR.17:9).
 
A MÁSCARA DA HIPOCRISIA ESCONDE OS SUBTERFÚGIOS DA MENTIRA.
CONTA-SE A HISTÓRIA DE UM PRÍNCIPE CHINÊS QUE SE PREPARAVA PARA O CASAMENTO. NÃO SÓ ESTAVA DETERMINADO A CASAR-SE, ESTAVA TAMBÉM RESOLVIDO A CASAR-SE COM UMA JOVEM EM QUEM PUDESSE CONFIAR.
 
NÃO QUERIA CORRER RISCOS DE UNIR-SE COM UMA PESSOA INTERESSADA APENAS NA SUA RIQUEZA E FAMA. POR ISSO, PROMOVEU UM BANQUETE E CONVIDOU AS MOÇAS MAIS BONITAS, RICAS E NOBRES DO IMPÉRIO. DENTRE ELAS ESCOLHERIA AQUELA QUE SERIA A SUA ELEITA.
SUCEDEU QUE ENTRE AS MUITAS JOVENS CONVIDADAS, INFILTROU-SE UMA QUE, EMBORA GRACIOSA, ERA FILHA DE UMA SERVENTE DO PALÁCIO, E, PORTANTO, POBRE, MAS QUE AMAVA O PRÍNCIPE DESDE SUA ADOLESCÊNCIA.
 
SUA MÃE TENTOU DEMOVÊ-LA, MAS ELA, COM TENACIDADE, DEMONSTROU SUA RESOLUÇÃO DE ESTAR ENTRE AS NOBRES CANDIDATAS. SUA MOTIVAÇÃO NÃO ERA A GLÓRIA DA POSIÇÃO, MAS O SEU DESVELADO AMOR PELO PRÍNCIPE.
NO DIA DO REQUINTADO BANQUETE LÁ ESTAVA A PLEBEIA NO MEIO DAS MAIS BELAS E RICAS JOVENS DA CHINA.
 
DEPOIS DO BANQUETE, O PRÍNCIPE SURPREENDE A TODAS NÃO FAZENDO DE IMEDIATO A SUA ESCOLHA. AO CONTRÁRIO, O PRÍNCIPE DEU A CADA CANDIDATA UMA SEMENTE E UM DESAFIO, DIZENDO-LHES: "VOLTEM AOS SEUS LARES. PLANTEM ESTA SEMENTE. REGUEM-NA E DENTRO DE SEIS MESES, A JOVEM QUE ME TROUXER A FLOR MAIS BONITA COMO PRODUTO DESSA SEMENTE SERÁ A MINHA ESCOLHIDA".
 
TODAS AS JOVENS VOLTARAM ANSIOSAS PARA CULTIVAR A PRECIOSA SEMENTE. O MESMO FEZ A JOVEM PLEBEIA. COM TODO O CARINHO DEPOSITOU A SEMENTE NUM VASO COM TERRA E ADUBO. MAS AO FINAL DE UMA SEMANA, A SEMENTE NÃO DAVA NENHUM SINAL DE VIDA. TODOS OS DIAS, A JOVEM SONHADORA REGAVA A SEMENTE, MAS NADA, NENHUM SINAL. OS DIAS ESCOAVAM-SE, DEIXANDO UM SINAL DE DESESPERANÇA NOS SEUS OLHOS.
 
OS SEIS MESES SE PASSARAM E A SEMENTE NEM SEQUER CHEGOU A BROTAR. AO CHEGAR O DIA DE VOLTAR AO PALÁCIO, SUA MÃE MAIS UMA VEZ TENTOU DESENCORAJÁ-LA, MAS ELA COM FIRMEZA, DISSE: "EU VOU AO PALÁCIO. PELO MENOS TEREI A OPORTUNIDADE DE ESTAR MAIS UM DIA PERTO DO PRÍNCIPE".
O SEGUNDO BANQUETE FOI AINDA MAIS CHEIO DE POMPA.
 
LÁ ESTAVAM TODAS AS JOVENS, TRAJANDO VESTES ENGALANADAS E CADA UMA PORTANDO UM VASO, COM FLORES LINDAS, MIMOSAS E MULTICOLORIDAS. ENTRE ELAS ESTAVA A POBRE MOÇA COM O SEU VASO SEM FLORES, APENAS CHEIO DE TERRA. O PRÍNCIPE COMEÇOU ELOGIANDO A ELEGÂNCIA E A BELEZA DAS CANDIDATAS E APRECIANDO AS FLORES, SENTINDO A FRAGRÂNCIA DE CADA UMA DELAS.
 
NO FIM DA FILA, RESTAVA A JOVEM COM O CORAÇÃO CHEIO DE EMOÇÃO, COM O OLHAR CHEIO DE BRILHO, MAS COM O VASO VAZIO DE FLORES. PARA A SURPRESA E ESPANTO DE TODAS AS JOVENS, O PRÍNCIPE ANUNCIOU QUE A ESCOLHIDA ERA A JOVEM PLEBEIA COM O SEU VASO SEM FLORES. E EXPLICOU:
“A TODAS VOCÊS EU DEI UMA SEMENTE ESTÉRIL. TODAS VOCÊS TENTARAM ME ENGANAR, TRAZENDO FLORES BONITAS E PERFUMOSAS. APENAS ESTA JOVEM FOI HONESTA E VERDADEIRA COMIGO. SOMENTE ELA É DIGNA DA MINHA CONFIANÇA. O QUE EU PROCURAVA, SÓ ENCONTREI NESSA JOVEM: A FLOR DA VERDADE”.
4. COMO RETIRAR AS MÁSCARAS
 
COMO, ENTÃO, RETIRAR AS MÁSCARAS DE NOSSA VIDA? AS MÁSCARAS SÃO RETIRADAS PELA TRANSFORMAÇÃO OPERADA POR JESUS.
 
A CONVERSÃO É UMA OBRA EXCLUSIVA E SOBERANA DE DEUS EM NÓS. DEUS PRIMEIRO REGENERA A CRIATURA, IMPLANTANDO NELA A DIVINA SEMENTE, UMA NOVA NATUREZA, MUDANDO AS DISPOSIÇÕES ÍNTIMAS DA SUA ALMA.
DEPOIS, ESSA PESSOA TEM SEUS OLHOS ABERTOS PARA RECONHECER OS SEUS PECADOS E ARREPENDER-SE, DEPOSITANDO SUA FÉ E CONFIANÇA NA PESSOA DE JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR.
 
A CONVERSÃO APONTA PARA UMA MUDANÇA PROFUNDA E RADICAL NA VIDA. QUANDO A CONVERSÃO ACONTECE SAÍMOS DAS TREVAS PARA A LUZ, DA MORTE PARA A VIDA, DO REINO DAS TREVAS PARA O REINO DE CRISTO.
NA CONVERSÃO RECEBE-SE UM NOVO NOME, UMA NOVA MENTE, UMA NOVA VIDA, NOVOS HÁBITOS, NOVOS GOSTOS, NOVAS PREFERÊNCIAS, NOVAS INCLINAÇÕES, NOVOS ANSEIOS.
 
NA CONVERSÃO MORREMOS PARA O MUNDO, PARA O PECADO, PARA A CARNE E RESSUSCITAMOS PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO. IDENTIFICAMO-NOS COM ELE NA SUA CRUCIFICAÇÃO, MORTE, SEPULTAMENTO E RESSURREIÇÃO.
NA CONVERSÃO TORNAMO-NOS FILHOS DE DEUS POR ADOÇÃO E POR GERAÇÃO.
 
NA CONVERSÃO DESPOJAMO-NOS DAS ROUPAGENS DO VELHO E NOS REVESTIMOS DAS VIRTUDES DE CRISTO.
 
ASSIM, AS MÁSCARAS DO ENGANO, DA MENTIRA, DA FALSIDADE, DA HIPOCRISIA, QUE ENCHIAM O GUARDA-ROUPA DO VELHO HOMEM NÃO SÃO MAIS COMPATÍVEIS COM A NOVA VIDA QUE RECEBEMOS EM CRISTO JESUS.
VIVER EM CRISTO É VIVER NA VERDADE, É VIVER NA LUZ, É VIVER SEM MÁSCARAS.
 
CONCLUSÃO
 
NÃO PRECISAMOS MAIS USAR MÁSCARAS. DEUS PROVIDENCIOU TODOS OS MEIOS PARA VIVERMOS VITORIOSAMENTE.
 
NÃO PRECISAMOS MAIS VIVER COMO ATORES, FAZENDO DA VIDA UM TEATRO. O PODER QUE OPERA EM NÓS AGORA NÃO É O PODER DA CARNE, MAS O PODER DO ESPÍRITO SANTO.
 
FOI PARA A LIBERDADE QUE DEUS NOS LIBERTOU. VIVAMOS COMO FILHOS DA LIBERDADE. VIVAMOS COMO FILHOS DA LUZ. VIVAMOS SEM MÁSCARAS!