terça-feira, 5 de julho de 2016

O campo do ganhador de almas



O campo do ganhador de almas

TEXTO ÁUREO = “Porque o Senhor assim no-lo. mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra.” At 13.47,.

VERDADE PRÁTICA = O campo do ganhador de almas começa junto à primeira alma que ele encontrar e se estenderá até a última que venha a ser salva por seu intermédio,

LEITURA EM CLASSE Mt 9.35-38

INTRODUÇÃO

Aonde temos que ir buscar as almas? Qual é a nossa área de ação? A resposta a esta pergunta é o nosso tema para esta servia- na. Que Deus nos ajude e inspire a encontrar a resposta certa, à luz da Palavra de Deus.

I- O CAMPO NÃO E O TEMPLO, Mt 9.35. Jesus Cristo deixou-nos um retrato singular, ‘como ganhador de almas. Ele não estacionava em Seu ministério. Ele nunca edificou um templo para estabelecer Sua tribuna, procurar Seus adeptos, tornar-se um líder local e preparar-se para o futuro. Ao contrário, Ele andou de cidade em cidade, procurando as almas para Deus. A Igreja do Século XX perdeu de certo modo a visão evangelística e agora seu objetivo central é unicamente reunir-se em grandes templos e promover grandes movimentos em suas “sedes”. Teria sido esta a lição deixada por Cristo?

No Antigo Testamento, o Templo.de Salomão era um lugar,de revelação da glória de Deus, era uma casa construída para “morada de Deus”, 1 Rs 8.43, O Templo de Zorobabel, igualmente, destinava-se à glória do Jeová, Ag 2.7-9. No Novo Testamento encontramos o Templo de Herodes sendo um lugar para oração,
contribuição, sacrifício e ensino, Jo 2.13-17; Lc 2.41-46; 21.1-5.

A Igreja é mencionada utilizando o templo duas vezes expressamente: para orar e para ensinar, At 3.1; 5.21. Quanto ao mais, a Igreja ia pelas casas, ia procurar os perdidos, Ainda hoje, necessitamos reavaliar o significado do templo; um lugar de oração, um lugar de ensino, um lugar de contribuição. Não é verdade que muitas vezes o templo é o lugar onde menos se vê conversões? E claro que devemos tê-las, mas sem prejuízo de ir buscar as almas, onde elas de fato estão.

II - O CAMPO NÃO E OUTRA IGREJA, II Co 10.16.

1. Muitos lideres costumam afirmar que suas igrejas estão crescendo bastante, porque estão recebendo muitas cartas de mudança ou transferência.  Este crescimento, entretanto, é ilusório. O verdadeiro crescimento da Igreja somente ocorre quando as almas vêm do mundo, arrependidas. Cartas de mudança não evidenciam o crescimento da IGREJA. Elas apenas alteram as estatísticas locais. A Igreja local, como parte da Igreja Universal. cresce com novos batismos, com novos decididos com novas conversões.

2. Efetuar proselitismo não é evangelizar. Jesus não disse que deveríamos pescar na piscina do vizinho, mas, no alto.mar. O crescimento da Igreja não acontece com crentes “arrancados” de outras denominações, mas com almas perdidas colhidas da lama do pecado. Além de ser censurável por questões éticas, o hábito de convidar crentes de igrejas, inclusive com promessas de “promoções”, “consagrações” etc., concorre para o enfraquecimento da unidade fraternal do Corpo de Cristo 1 Co 1.10; II Co 13.11; Ef 4.3; 1 Pe 3.8; Cl 3.15.

Que Deus nos ajude a sermos pescadores de almas, não zeladores de aquários. Que nos dê a paixão pelos perdidos, e não a simpatia pelos “vizinhos.”

III - PARA A IGREJA UNIVERSAL, O CAMPO E O MUNDO, Mt 13.38. Nota-se nas leituras sucessivas que se faz dos Evangelhos, que Jesus nunca enfatizou a Igreja local, a fim de ministrar a doutrinação específica. Essa tarefa Ele reservou aos Seus apóstolos, daí o tato de estar escrito que estamos edificados na “doutrina dos apóstolos”, At 2.42; Ef 2.20. A visão que Jesus possuía da Igreja era sempre uma visão universal. Ele nunca falou em Igrejas, mas disse: “Edificarei a minha Igreja”, Ml 16.18. Para essa Igreja, o campo é o mundo. -

O Novo Testamento fala de “todas as sinagogas”, Mt 9.35; 4.23.
“Todas as aldeias”, Mt 9,35; “todas as cidades”, Mt 9.35; “todas as gentes”, Mc 13.10; “todas as nações”. Mt 28.19; Lc 24.47; “todo o mundo”, Mc 16.15; Mt24. 14; “os confins da terra’ At 1.Sb; “os (imites da terra”; SI 22.27 e “a extremidade da terra” Is 49.6.

Se cada Igreja local receber esta visão, todas as igrejas reunidas, no conjunto maravilhoso da vitoriosa Igreja Universal, poderão levar a cabo um gigantesco programa de evangelização mundial, de sorte que todo o mundo será atingido pela mensagem da cruz, e assim cada um terá cumprido o seu dever.



IV - COMO DESCOBRIR O CAMPO. A disposição do ganhador de almas para ir ao campo é indispensável para a realização da Grande Comissão, Mc 16.20; At 4.20. Jesus ordenou ir, Mc 16.15. Devemos obedecer. Devemos descobrir o campo. O campo são as almas. Onde elas estão?

As almas estão nas universidades. Os estudantes crentes precisam pensar nos seus colegas, pois eles também têm alma e estão sendo envenenados pelo materialismo déspota e cruel.

As almas estão nas grandes aglomerações. Nas feiras, nas exposições, nos grandes logradouros públicos. A Igreja precisa mobilizar todo o seu potencial humano e espiritual e procurar atingir as •almas que estão cada dia se reunindo, em massa, como ovelhas que não têm pastor.

As almas estão nas casas de saúde, nos hospitais, nas enfermarias, nos leprosários. Corpos e almas doentes esperam pela Igreja que possui mensagem e possui poder. A Igreja tem a palavra para o espírito e tem a saúde para o corpo, Jo 10.10.
As almas estão nos clubes, nos cinemas, estão em toda parte. O que lhes falta é o contato pessoal com o ganhador de almas. Estamos dispostos a atender tão iminente necessidade?

V - PARA A IGREJA LOCAL, O CAMPO É A TERRA VIRGEM.

Para a Igreja local, existem elementos específicos citados nas epístolas que não permitem uma frustração em seus trabalhos.
Conquanto que para a Igreja Universal, o campo seja todo o mundo, para a Igreja local há deveres e responsabilidades mais restritos. Quando uma Igreja chega a um determinado lugar - cidade, vila, ou rua, e ali inicia um trabalho de evangelização, merece gozar da simpatia, do respeito e da consideração de outras Igrejas. São Paulo disse que nunca edificou em campo de outrem, II Co 10.16.

A fraternidade é um tesouro que precisa ser conservado, no Espírito de Deus. Se há tantos lugares virgens, sem a semente ser plantada, porque ir competir? Aprendemos com os apóstolos que os que semeiam em campo de outrem são inclinados a se gloriarem. E aquele que se gloria, glorie-se no Senhor, não em suas obras.

VII. O CAMPO VIRGEM DEVE SER DEPRESSA DESBRAVADO,

Os 10.12. Para que os campos ainda não alcançados sejam ocupados e venham a produzir a bendita colheita de almas para Deus, temos na referência acima todos os elementos necessários.
Na época de Oséias, Deus exortou a própria casa de lsrae1 através de uma mensagem que contém ensinamentos para os nossos dias. Para o campo espiritual ser desbravado e obtida a colheita de preciosas almas:

1. Há necessidade de obreiros “Semeai’ diz o texto. Não é Deus quem semeia. Ele ordena a semeadura Deus é um ser espiritual. Ele não de falar diretamente, fisicamente ao pecador Para isso Ele usa Seus instrumentos Daí, Ele pergunta: Quem há de ir POR nós? (Is 6.8). Por nós, quer dizer em nosso lugar. Islo é, ser a boca de Cristo Seus pés, Sua voz, Suas mãos etc.

2. Há necessidade de buscar o Senhor. ‘E tempo de buscar ao Senhor.’ Somente Ele conhece todas as realidades que jazem á nossa frente, bem como a necessidade do pecador Ele é o Senhor da Seara para prover obreiros e dirigi-j05 para os devidos campos, que podem ser aqui, ali ou além.

3. Há necessidade de semente Semeai” Ora a semente divina, viva e infalível é a Palavra de Deus (Lc 8.11). Toda semente normal tem vida. Sendo plantada sob as devidas condições, dela desabrocha a planta para o deleite e uso do agricultor Um semente é um milagre da Natureza! Quanto mais a poderosa’ Palavra da Cruz! (Hb 4.12). A semente da Palavra do Deus é garantida por Ele mesmo (SI 126.6,6).

4. Há necessidade de chuva. “Até que Ele venha e chova a justiça.” A chuva da bênção na evangelização. Muitos têm a semente, mas a sequidão espiritual detém a marcha do trabalho. Um minuto de chuva do Espírito de Deus podo fazer o que o esforço humano não conseguirá em 10 anos de evangelização. A chuva do céu amolece os corações mais duros! Irmão, está chovendo no seu campo de trabalho?

5. Outra vez, há necessidade de mais obreiros “Ceifai.” Em Lc 5.4-7), quando os discípulos obedeceram á ordem do Mestre, para pescarem em mar alto, a colheita foi tal que outros trabalhadores foram chamados para ajudar no trabalho.


Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário