quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como usar sabiamente a mordomia cristã


Como usar sabiamente a mordomia cristã
(I Co 16.1 -24)

ALGUÉM JÁ PERGUNTOU se Paulo tomou um cafezinho no intervalo entre os capítulos 15 e 16. Ele termina o capítulo 15 nas alturas excelsas da revelação de Deus, falando-nos sobre a ressurreição de Cristo, a ressurreição dos remidos, a segunda vinda de Cristo, a vitória retumbante sobre a morte, a transformação dos remidos e a consumação de todas as coisas. Após descrever essas verdades gloriosas, como que num anticlímax, Paulo conclui sua carta falando de dinheiro.

Ele desce do céu para a terra, sai do campo sobrenatural e espiritual para o natural e material. Segundo a homilética, a ciência da preparação e pregação de sermões, o último argumento de um sermão deve ser o mais forte. O sermão deve caminhar para um clímax.

Será que Paulo abandonou os preceitos da homilética? Será que a conclusão dessa carta é mesmo um anticlímax? Na verdade, nós somos cidadãos de dois mundos. Ao mesmo tempo em que somos cidadãos do céu, somos também cidadãos da terra. O anticlímax é apenas aparente. O que Paulo trata aqui é tão sagrado, tão precioso, como qualquer assunto da teologia cristã.

A responsabilidade social da igreja não pode ser desassociada da sua teologia do mundo porvir. A nossa teologia acerca das coisas futuras não é escapismo da nossa responsabilidade com as coisas do aqui e do agora.
De acordo com Warren Wiersbe, Paulo fala nesse capítulo sobre três aspectos da mordomia cristã: dinheiro, oportunidades e pessoas.

A mordomia do dinheiro - A preocupação com os pobres (16.1-4)

Chamo a sua atenção para alguns aspectos.

Em primeiro lugar, o compromisso de Paulo com a ação social (16.1-4). Paulo não fala aqui de dízimo, mas de uma oferta que ele estava levantando entre as igrejas da Macedônia, da Galácia e da Acaia para os irmãos da igreja de Jerusalém, que estavam tendo dificuldades. Paulo não está fazendo uma campanha para aumentar a arrecadação da igreja, mas um levantamento de recursos para suprir uma necessidade emergente de irmãos na fé que passavam por uma grave e avassaladora crise econômica. E um socorro a pessoas necessitadas de Jerusalém. O princípio de Paulo é que os cristãos devem doar, do ponto de vista financeiro, para outras pessoas.

Em segundo lugar, o problema em Jerusalém (16.1-4). O que estava acontecendo em Jerusalém? A região da Judéia, onde estava Jerusalém, tinha sofrido uma grande fome (At 11.27,28), que empobreceu muitas pessoas.
Houve uma profecia por intermédio do profeta Ágabo, que haveria uma grande fome em Jerusalém (At 11.28). E de fato essa fome veio nos dias do imperador Cláudio. Não sabemos exatamente, se através de uma seca ou catástrofe natural. O certo é que a região da Judéia e Jerusalém enfrentou um grave problema econômico.
Alguns intérpretes da Bíblia, como Agostinho, sugeriram que essa crise econômica foi o resultado da política adotada pelos irmãos de venderem suas propriedades e dividir os recursos entre as pessoas necessitadas. Assim, a pobreza teria se democratizado e alastrado.

O problema da pobreza da igreja de Jerusalém se agravou ainda mais com o martírio de Estevão. Depois da morte de Estevão todos os crentes, exceto os apóstolos, precisaram sair de Jerusalém (At 8.1). Começou uma implacável perseguição aos cristãos e eles tiveram de deixar suas propriedades e casas e fugir da Judéia.

A igreja de Antioquia já havia enviado uma ajuda financeira para os pobres da igreja de Jerusalém (At 11.29,30). Oito anos antes de escrever essa carta Paulo já assumira um compromisso público com os apóstolos Pedro [Cefas], Tiago e João, líderes da igreja de Jerusalém, de que ele iria para os gentios e de que além de realizar o seu ministério entre eles também cuidaria dos pobres. Eis o relato de Paulo: e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer... (Gl 2.9,10).

Quando Paulo recebeu a delegação de concentrar o seu ministério no mundo gentílico, ele aceitou, de igual maneira, o desiderato de concentrar a sua atenção no atendimento aos pobres. Para Paulo missões e ação social caminhavam de mãos dadas. Sempre que a igreja pensa só em evangelização e não faz ação social contraria o projeto de Deus. Sempre que a igreja pensa apenas em ação social e esquece da evangelização também está fora dos planos de Deus. Paulo pregava e também assistia aos pobres.

Paulo escreveu 2 Coríntios mais ou menos um ano depois de l Coríntios. Ele dá testemunho de que esse projeto de levantamento de ofertas para a igreja pobre de Jerusalém havia sido um sucesso (2 Co 8.2-4). Dois anos depois, quando ele fez um apelo à igreja de Roma, ele incluiu Corinto (Acaia) como um bom exemplo                      (Rm 15.26). Paulo entendia que as igrejas gentílicas deveriam abençoar financeiramente a igreja de Jerusalém pelos benefícios espirituais recebidos dela (Rm 15.25-27).

Paulo ainda exortou a igreja de Roma, dando um testemunho do sucesso que fora o levantamento de ofertas na Macedônia. E veja o princípio espiritual que Paulo ensina: “Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em beneficio dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais”                (Rm 15.26,27).

Na Macedônia ficavam as igrejas de Filipos, Tessalônica e Beréia. Corinto situava-se na região da Acaia.
Paulo dá testemunho para a igreja de Roma que a igreja de Corinto respondera positivamente ao desafio de ofertar para os crentes pobres da Judéia. Paulo diz que a igreja gentílica era devedora da igreja de Jerusalém. A igreja gentílica havia recebido benefícios espirituais e agora deveria retribuir com benefícios materiais.
G. J. Wenham diz que normalmente os judeus da dispersão enviavam dotes para seus irmãos judeus em Jerusalém, mas o fato de as igrejas gentílicas enviarem ofertas para os cristãos judeus mostrava a natureza do evangelho que quebra as grossas barreiras raciais.

Em terceiro lugar, os princípios básicos para contribuir (16.1-4). Paulo destaca alguns princípios que devem reger a nossa contribuição.

a) O cristão deve doar para pessoas que não fazem parte da sua igreja (16.1). Não estou dizendo com isto que o cristão não deve doar para a igreja local. A igreja precisa aprender a doar também para além das próprias fronteiras. Não é fácil sensibilizar-se financeiramente por alguém que você nunca viu. Há um dito popular que diz que aquilo que os olhos não vêem o coração não sente. Essa teologia não é bíblica. Paulo ensina que a igreja precisa contribuir para pessoas que estão fora do alcance dos seus olhos.

A igreja não vive só para si mesma. Egoísmo financeiro é um sinal de mundanismo e carnalidade. Uma igreja missionária é uma igreja viva, do ponto de vista da evangelização e solidária, do ponto de vista da ação social. Quais são os círculos de prioridades na contribuição? Devemos cuidar primeiro dos membros da nossa casa (lTm 5.8). Depois devemos fazer o bem a todos, “[...] mas principalmente aos da família da fé” (Gi 6.10). A igreja não pode ser como o mar Morto, que só recebe. Ela precisa aprender a distribuir um pouco daquilo que Deus lhe dá.

b) Divulgue as necessidades. A primeira orientação é que as necessidades devem ser divulgadas de maneira clara e precisa. Paulo não tem constrangimento algum em contar para os coríntios que ele precisava de dinheiro e por que ele precisava desse dinheiro. Paulo não é apenas direto, mas também autoritário: “[...] como ordenei às igrejas da Galácia” (16.1). Paulo deu uma ordem às igrejas da Galácia e gostaria que a igreja de Corinto seguisse os mesmos princípios.

Pedir dinheiro de uma forma ética, bíblica, e correta, para motivos corretos é tão moral quanto você cuidar de sua família. Fazer doações para causas cristãs é uma obrigação cristã como ir à igreja, orar ou ser fiel à esposa. Pastores que ficam sem jeito, com medo, com muita preocupação de pedir dinheiro à igreja, ou falar de dinheiro à igreja para causas justas, não agem em consonância com a Bíblia. Jesus diz: “Mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20.35). Uma igreja que tem recursos financeiros tem também responsabilidade de ajudar os pobres.

c) Doar é um ato de adoração. Paulo normatiza a contribuição, ensinando à igreja o seguinte: “[...J Cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for” (16.2). O ato de ofertar é um ato cúltico. É um ato de adoração. É por isso que ele recomenda vincular essa oferta ao primeiro dia da semana.
No dia de domingo quando a igreja se reunia para adorar e para cultuar, cada membro da igreja deveria ir ao culto preparado para contribuir, para atender à necessidade dos santos pobres. Doar é um ato de adoração ao Salvador ressurreto.

Devemos fazê-lo com espontaneidade e alegria. E triste quando os crentes ofertam apenas como dever e não como um sacrifício agradável a Deus. Paulo apresenta o próprio testemunho à igreja de Filipos: “Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus” (Fp 4.18).

d) Incentive a contribuição sistemática. O apóstolo Paulo ensina: “[...] cada um de vós ponha de parte, em casa...” (16.2). Paulo propôs planos funcionais para que a igreja de Corinto fosse mais efetiva na contribuição. “Pôr de parte em casa” significa separar regularmente o dinheiro para a oferta. Se não formos sistemáticos e regulares na contribuição, nunca vamos contribuir. Se esperarmos sobrar para contribuir, possivelmente não ofertaremos. Se fôssemos tão sistemáticos na contribuição, quanto nos nossos investimentos, a obra de Deus prosperaria muito mais.

e) A contribuição deve ser proporcional. O apóstolo Paulo esclarece: “[...] conforme a sua prosperidade...” (16.2). Paulo mostra duas coisas: Não é para sobrecarregar uns nem deixar outros sem responsabilidade. Ninguém está isento de contribuir. A contribuição deve ser justa. Quem ganha mais deve contribuir mais. Quem ganha menos deve contribuir menos.

Dentro da proporcionalidade todos estão contribuindo de igual modo. Um cristão de coração aberto não pode manter a mão fechada. A contribuição é uma graça e não um peso. Se nós apreciamos a graça de Deus a nós, deveremos ter alegria em expressar a graça por intermédio de nós, pela oferta generosa aos outros.

f) A contribuição deve ser privilégio de todos. Paulo prossegue: “[...] cada um de vós...” (16.2). Todas as pessoas podem e devem contribuir. Paulo esperava que cada membro da igreja participasse da oferta, tanto os ricos quanto os pobres. Os crentes da Macedônia chegaram a rogar insistentemente a graça de participar da contribuição aos santos (2Co 8.4). O que é graça? Graça é um dom imerecido de Deus. E Deus quem nos dá o privilégio imerecido de cooperarmos com a Sua obra.

g) O dinheiro deve ser administrado com transparência. O apóstolo conclui: “E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. Se convier que eu também vá, eles irão comigo” (16.3,4). Paulo envia com cartas o dinheiro levantado à Judéia.

Paulo tinha um comitê financeiro responsável para conduzir essa oferta levantada à igreja de Jerusalém (16.3,4; 2Co 8.16-24). Muitos obreiros perdem a credibilidade do seu testemunho pela falta de transparência em lidar com o dinheiro.



Oportunidades — A mordomia do tempo (16.5-9)

Paulo destaca dois pontos importantes.

Em primeiro lugar, a necessidade do sábio uso do tempo (16.5-9). O apóstolo Paulo recomenda: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.15,16). Paulo era tão cuidadoso no uso do tempo quanto o era no uso do dinheiro. Não use o tempo à toa. Desperdiçar tempo é jogar fora as oportunidades que Deus coloca diante de nós. Não podemos usar mal o tempo nem perder as oportunidades.

Paulo informa à igreja de Corinto sobre os planos de sua futura viagem para visitar a igreja. Ele tem planos, projetos, e agenda. Ele quer cumprir essa agenda. “Porque não quero, agora, ver-vos apenas de passagem, pois espero permanecer convosco algum tempo, se o Senhor o permitir” (16.7). Paulo é um exemplo. Ao mesmo tempo em que ele tem seus planos, reconhece que esses planos somente serão realizados se Deus permitir.

Há dois extremos que precisamos evitar: Não fazer planos ou fazer planos sem submetê-los à direção de Deus. “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv 16.1). Todo o plano deve estar debaixo da direção de Deus (Tg 4.13-17).

Em segundo lugar, a necessidade de aproveitar as oportunidades e entrar pelas portas que Deus abre. O apóstolo diz:

“Ficarei, porém, em Efeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários” (16.8,9).
Duas coisas tremendas estão aqui lado a lado: Oportunidade e dificuldade. Aparentemente essas duas coisas não combinam. Somos levados a crer em nossos dias que oportunidade é símbolo de facilidade e não de dificuldade. Paulo vê as oportunidades como “uma porta grande e oportuna”, mas também vê as dificuldades “e há muitos adversários”.

Precisamos como Igreja de Deus estar muito apercebidos dessa verdade ensinada por Paulo. Embora Paulo estivesse em perigo em Efeso (iCo 15.32), ele estava determinado a permanecer ali, enquanto essa porta estivesse aberta. Paulo enfrentou três focos de oposição em Efeso.

Paulo enfrentou oposição das forças espirituais do ocultismo. Éfeso era uma cidade profundamente marcada pelo ocultismo e pela feitiçaria. Quando as pessoas se converteram, elas vieram a público e queimaram seus livros de magia e de ocultismo (At 19.19).

Paulo enfrentou a oposição da associação de ourives liderada por Demétrio. A evangelização desarticulou o mercado de imagens da deusa Diana. Houve um rebuliço na cidade (At 19.23-40).

• Paulo enfrentou a oposição da hierarquia judia (At 19.8,9). Os judaizantes de Efeso se opuseram a Paulo. Ao mesmo tempo em que Paulo foi encurralado pela oposição dos judaizantes, também diz que uma grande porta se lhe abriu. O fato de Deus abrir as portas não significa que vamos ter passagem fácil. O fato de Deus abrir caminhos não significa que vamos ter uma jornada tranqüila. Oportunidades de Deus são oportunidades com dificuldades, oportunidades com adversários. Em vez de ficarmos reclamando dos obstáculos, deveríamos usar as oportunidades e deixar os resultados com o Senhor. A lição que Paulo ensina é clara: a presença de oposição não indica que nos desviamos da vontade de Deus.

Pessoas - A mordomia dos relacionamentos (16.10-24)

Dois pontos merecem destaque no ensino de Paulo.

Em primeiro lugar, Paulo valoriza as pessoas (16.10-24). Paulo não era apenas um ganhador de almas, mas também um fazedor de amigos.22’ Paulo era um encorajador. Ele tinha a capacidade de mobilizar as pessoas para se envolverem na obra e no Reino de Deus. Vamos parar para fazer um check-up da nossa vida. Quem sou eu? Eu sou um fazedor de amigos? Você atrai as pessoas para perto de você?

As pessoas gostam de conversar com você? Você conquista as pessoas? Ao conversar com você, as pessoas se sentem mais estimuladas a se envolver na obra de Deus?

Dinheiro e oportunidades não têm nenhum valor sem as pessoas. O maior patrimônio que uma igreja tem não é o seu prédio nem seu orçamento. O maior patrimônio que a igreja tem são as pessoas. Paulo entendia isso. E Paulo valorizava as pessoas. Jesus investiu todo o Seu ministério em pessoas. Se as pessoas estiverem preparadas, mobilizadas, motivadas, não vai faltar dinheiro. A matéria-prima da igreja é gente.

Paulo valoriza, elogia e destaca o trabalho das pessoas. Ele nomina as pessoas, as elogia e as encoraja. Que coisa fantástica! Você tem o hábito de valorizar o trabalho das pessoas? Você tem o hábito de elogiar as pessoas pelo trabalho que elas realizam? Você tem o hábito de encorajar as pessoas? Muitos pensam que quando as pessoas acertam não estão fazendo mais do que a obrigação. Se algo sai errado, então vem a crítica, mas se sai certo, não existe palavra alguma de encorajamento.

Paulo sabia da importância do elogio. Um elogio faz um bem tremendo! Uma palavra de encorajamento é um bálsamo para a alma. Paulo nos ensina esse princípio. Temos de aprender esse princípio da Palavra de Deus de encorajar, estimular, e abençoar as pessoas.

Em segundo lugar, Paulo nomina as pessoas (16.10,11,15- 19). Vejamos a palavra de Paulo: “E, se Timóteo for, vede que esteja sem receio entre vós, porque trabalha na obra do Senhor, como também eu; ninguém, pois, o despreze. Mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, visto que o espero com os irmãos” (16.10,11). Paulo prossegue:
“E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos): que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro” (16.15,16). Paulo continua: “Alegro-me com a vinda de Estéfanas, e de Fortunato, e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte faltava. Porque trouxeram refrigério ao meu espírito e ao vosso. Reconhecei, pois, a homens como estes. As igrejas da Asia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Aqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (16.17-19).

Áqüila e Priscila eram pessoas extraordinárias (16.19,20). Esse casal foi grandemente usado por Deus em três grandes centros urbanos: Roma, Efeso e Corinto. Eles tinham uma peculiaridade: dedicaram não apenas sua vida a Deus, mas também o lar. Eles abriram a porta do lar para a pregação do evangelho. Em cada local que esse casal estava, havia uma igreja de Deus na casa deles. Que abnegação! Esse casal foi grandemente usado por Deus e Paulo faz questão de elogiar isso.

Paulo faz uma advertência aos falsos crentes: “Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!” (16.22). O apóstolo termina sua carta invocando a graça do Senhor Jesus sobre a igreja: “A graça do Senhor Jesus seja convosco!” (16.23). Talvez essa seja a carta mais difícil que Paulo escreveu. A ferida feita pelo amigo é uma ferida que traz cura. Após exortar duramente essa igreja, Paulo diz: “O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus” (16.24).


Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Comentário Expositivos Hagnos Bíblico l Coríntios


Nenhum comentário:

Postar um comentário