MANIFESTAÇÕES DA ADORAÇÃO CRISTÃ
(1) Dois princípios-chaves norteiam a adoração cristã.
(a) A verdadeira adoração é a prestada em espírito
e verdade (ver Jo 4.23 ),
A adoração deve ser oferecida à altura da revelação que Deus fez de si mesmo
no Filho (ver J0 14.6).
Por sua vez, ela envolve o espírito humano, e não apenas
a mente,
E também como as manifestações do Espírito 1 (1 Co
12.7-12).
(b) A prática da adoração crista deve corresponder ao
padrão do NT para a igreja (ver At
7.44).
Os crentes atuais devem desejar, buscar e esperar, como
norma para a igreja,
Todos os elementos constantes da prática da adoração
vista no NT devemos por em pratica.
(2) O fato marcante da adoração no AT era o sistema
sacrificial (ver Nm 28,29).
Uma vez o sacrifício de Cristo na cruz cumpriu esse
sistema,
Já não há mais qualquer necessidade derramamento de sangue como parte do culto
cristão (ver Hb 9: 1—10.18).
Através da ordenança da Ceia do Senhor, a igreja do NT
comemorava continuamente o sacrifício de Cristo,
Eleluado de uma vez por todas (1 Co 11.23-26).
Além disso, a exortação que tem a igreja é oferecer
“sempre. por ele, a Deus sacrifício de louvor,
Isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15),
E a oferecer nossos corpos como “sacrifício vivo, santo e
agradvel a Deus” (Rm 12.1 nota).
3- Louvar a Deus é essencial à adoração cristã.
O louvor era um elemento-chave na adoracão de lsrael a
Deus ( SI 100.4; 106.1; 111.1; 113.1; 117),
Bem como na adoração cristã primitiva (AT 2.46,47; 16.25;
Rm 15.10,11; flb 2.12; 22).
(4) Uma maneira autêntica de louvar a Deus é cantar
salmos, hinos e cânticos éspirituais.
O AT. está repleto de exortações sobre como cantar ao
Senhor ( 1 Cr 16.23; SL 95.1; 96.1,2;
Na ocasião do nascimento de Jesus, a totalidade das
hostes celestiais irrompeu num cântico de louvor (Lc 2.13,14),
E a igreja do NT era um povo que cantava (I Co 14.15; Ef 5.19; Cl 3.16; Tg 5.13).
Os cânticos dos cristãos eram cantados, ou com a mente.
Num idioma humano conhecido) ou com o espírito (i.e., em
línguas; ver 1 Co 14.15).
Em nenhuma circunstância os cânticos eram executados como
passa tempo.
5- Outro elemento importante na adoração é buscar a face de
Deus em oração.
Os santos do AT
comunicava-sen constantemente com Deus através da oração ( Gn 20.17;
Nm 11.2; 2 Sm 7.27; Dn 9.3-19; cf. Tg
5.17,18).
Os apóstolos oravam constantemente depois de Jesus
subir ao céu (At 1.14),
E a oração tornou-se parte regular da adoração cristã
coletiva (At 2.42; 20.36; 1 Ts 5.17;
Essas orações eram, as vezes, por eles mesmos (AI
4.24-30);
Outras vezes eram orações intercessórias por outras
pessoas ( At 12.5; Rm 15.30-32; Ef 6.18).
Em todo tempo a oração do crente deve ser ompanhada de
ações de graças a Deus (Ef 5.20; Fp 4.6;
Cl 3.15,17; 1 Ts 5.17,18).
Como o cantico, o orar podia ser feito em idioma humano
conhecido, ou em línguas (1 Co 14.13-15).
6- A confissão de pecados era sabidamente parte
importante da adoração no AT.
Deus estalecera o
Dia da Expiação para os israelitas como uma ocasião para a confissão nacional
de pecados..
Salomão, na sua
oração de dedicação do templo, reconheceu a importância da confissão (1 Rs
8.30-36).
Quando Esdras e
Neeinias verificaram até que ponto o povo de Deus se afastara da sua lei,
Dirigiram toda a nação de Judá numa contrita oração
pública de confissão
(cap. 9).
Assim, também, na oração do Pai nosso, Jesus ensina os crentes a pedirem
perdão dos pecados (Mt 6.12).
Tiago ensina os crentes a confessar seus pecados uns aos
outros (Tg 5.16);
Através da confissão sincera, recebemos a certeza do
gracioso perdão divino (1
Jo 1.9).
7- A adoração deve
também incluir a leitura em conjunto das Escrituras e a sua fiel exposição
Nos tempos do AT, Deus ordenou que, cada sétimo ano, na
festa dos Taberoáculos,
todos israelitas se reunissem para a leitura pública da
lei de Moisés (Dt 31.9-13).
O exemplo mais patente
desse elemento do culto no AT, surgiu no tempo de Esdras e Neemias (8.1-12).
Leitura das Escrituras passou a ser uma parte regular do
culto da sinagoga no sábado (ver ‘1.16-19; At 13.15)
Semelhantemente, quando os crentes do NT reuniam-se para
o culto, também ouviam a leitura da Palavra de Deus (1 Tm 4,13; cf. Cl 4.16; 1
Ts 5.27)
juntamente com ensinamento, pregação e exortação baseados nela (1 Tm
4.13; 2 Tm 4.2; cf. At 19.8-10;
8- Sempre quando o povo de Deus se reunia na Casa do
Senhor’,
Todos deviam trazer seus dizimos e ofertas (Si 96.8; Ml
3.10).
Semelhantemente,
Paulo escreveu aos cristãos de Corinto,
no tocante à coleta em favor da igreja de Jerusalém:
no tocante à coleta em favor da igreja de Jerusalém:
No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte
o que puder ajuntar,
Conforme a sua prosperidade” (1 Co 16.2).
A verdadeira
adoração a Deus deve, portanto ensejar uma oportunidade para
apresentarmos ao Senhor os nossos dízimos e ofertas.
9- Algo singular no culto da igreja do NT era a atuação
do Espírito Santo e das suas manifesões.
Entre essas manifestações do Espírito na congregação do
Senhor havia a palavra da sabedoria.
A palavra do conhecimento, manifestações especiais de fé,
dons de curas,
Poderes miraculosos, profecia, discernimento de
espíritos, falarem línguas e a interpretação de ( I
Co 12.7-10).
O caráter carismático do culto cristão primitivo vem,
também descrito cartas de Paulo:
“Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem
doutrina, revelação, tem língua, tem interpretação” (1 Co 14.26).
Na primeira epístola aos Corintios Paulo expõe princípios
normativos da adoração deles (ver 1 Co 14.1-33).
O principio dominante para o exercício de qualquer
dom do Espírito Santo
Durante o culto é o fortalecimento e a edificação da
congregação inteira (1 Co 12.7; 14.26;
(10)
10- O outro elemento excepcional na adoração segundo o NT
era a prática das ordenanças o batismo e a Ceia do Senhor.
A Ceia do Senhor (ou o “partir do pão”, ver At 2.42)
Que era observada diariamente entre os crentes logo
depois do Pentecostes (At 2.46,41 )
Posteriormente, pelo menos uma vez por semana (At 20.7,11).
O batismo conforme a ordem de Cristo (Mt 28.19,20)
Ocorria sempre que havia
conversões e novas pessoas ingressas na igreja
(At 2.41; 8.12: 9.18; 10.48; 16.30-33; 19,t 5).
Amém
. .Tenho muita fome e sede da palavra ultimamente se eu pudesse passaria so estudando a palavra pq e a fonte inesgotavel e qto mais sabemos e estudamos menos sabemos das maravilhas do nosso DEUS EU Preciso saber onde e e como funciona o JOCUM ouvi falar na radio q tem estudo e cura interior da alma pode me ajudar
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