O PRIMEIRO PROJETO DE
GLOBALISMO
Texto
Áureo
Por
isso, se chamou o seu nome Babel,
porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o
SENHOR sobre a face de toda a terra.
Gênesis 11.9
Como
o texto áureo faz parte da leitura Bíblica em classe, vamos fazer uma abordagem
completa através da leitura Bíblica em classe. Gênesis 11.1-9:
1.E
era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Antes
dos eventos de Gênesis 11.1-9, só havia um único povo, preservando um único
idioma, é impossível dizer qual era o idioma falado antes de Gênesis 11.7-9.
2.E
aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e
habitaram ali.
Sinar,
é o nome que o Antigo Testamento dá ao território da antiga Suméria que
posteriormente veio a ser chamada de Babilônia (ou em termos gerais,
Mesopotâmia), atual Iraque.
3.E
disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o
tijolo por pedra, e o betume, por cal.
Naquela
região não havia pedras para construção, isto criou a necessidade de fazer
tijolos, o betume citado aqui era um tipo de derivado do petróleo, ou algum
tipo de cimento, escavações feitas no território da babilônia mostraram que
havia ali substâncias que eram usadas para unir tijolos, na terra de sinar
também havia argila de muito boa qualidade que ( provavelmente) unida com
outras substâncias, tornava- se tão dura quanto concreto.
4. E
disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que
não sejamos espalhados sobre a face
de toda a terra.
Aqui
percebemos que eles tinham medo que Deus enviasse outro dilúvio sobre a terra,
embora Deus já tivesse dito que não mais enviaria um dilúvio ( Gênesis 9.11),
já havia se passado cerca de 120 anos após o dilúvio, esses descendentes de Noé
não haviam visto o dilúvio, mas conheciam a história, e tinham medo que Deus os
destruísse, como destruiu aqueles que não temiam a Deus, o medo de que Deus
faça justiça é uma certeza absoluta de que o indivíduo está em desobediência a Deus.
5. Então,
desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre
que os filhos dos homens edificavam;
Esses
descendentes de Noé eram tão grandes, justos e sábios aos próprios olhos, mas
diante de Deus eles e o seu “projeto mixuruca” eram tão pequenos que Deus
precisou descer para vê-los.
6. e
o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o
que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles
intentarem fazer.
Deus
tinha o propósito de espalhar os seres humanos sobre a face da terra. Veja:
E
abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e
multiplicai-vos, e enchei a terra. Gênesis 9.1
E
Deus não permitiria que os homens deixassem de realizar seu tão importante
propósito.
Deus percebeu que a motivação e os planos daquele povo eram totalmemnte
egoístas, e por isso Deus decidiu atrapalhá-los para que não realizassem seus
planos.
7. Eia,
desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
O
ser humano é corrupto, independentemente de ter uma ou mais línguas, mas um
único idioma servia para unir os povos, facilitando assim suas más intenções, os homens de “Babel” estavam unidos por
seus planos, propósitos e idioma, mas estavam espiritualmente confusos.
8. Assim,
o SENHOR os espalhou dali sobre a
face de toda a terra; e cessaram de edificar a
cidade.
Note
que no vers. 4 eles tinham medo de ser espalhados sobre a face de toda a terra,
e justamente o que eles temiam lhes aconteceu, quando alguém está em
desobediência a Deus, não há dúvidas de que, mais cedo ou mais tarde, este
alguém encontrará seus maiores temores.
9. Por
isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de
toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre
a face de toda a terra.
O
nome “Babel” adquiriu o significado de “Confusão” por causa do fato ocorrido em
Gênesis
11.7-9,
mas o real siginificado da palavra Babel é “Porta ( ou Portão) de Deus”. Possivelmente
uma alusão ao “entendimento” que os antigos hebreus tinham, de que Deus abriu
uma porta ou portão para descer e ver a construção daqueles homens ( vers.5).
Gênesis 11.1-9
1
– A segunda Civilização Humana
Após
o dilúvio Deus firmou uma nova aliança com Noé, e assim, o “patriarca” deu
início a segunda civilização humana. Todavia, um ato de rebeldia de seu filho
mais novo inaugurou outro período de decadência e menosprezo em relação aos
mandamentos divinos.
O
episódio da “vinha de Noé” acabou por revelar a irreverênncia de Cam e, segundo
alguns estudiosos, revelou também a maldade de Canaã, filho de Cam.
Analisemos
o texto, Gênesis 9.20-29:
20E
começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha.
Noé
seguiu os mesmos passos de Adão, começou a lavrar ( cuidar, plantar na) terra (
Gênesis 2.15).
21.E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no
meio de sua tenda.
Não
há razão para acreditar que Noé era um alcoólatra, ele era um homem temente a
Deus, mas em um momento de “bobeira”, errou feio ao embriagar-se, e tal erro
teve consequências terríveis na vida de Noé e de sua família.
22.E
viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos,
fora.
Na
antiga sociedade hebraica ver a nudez do pai ou da mãe era tido como algo muito
sério, o filho ou filha que vesse tal nudez propositadamente, estaria debaixo
de maldição. Segundo alguns estudiosos, Cam achou graça na situação e contou a
seus irmãos.
A
maldição caiu sobre Canaã ( ver 25), ele era filho de Cam e neto de Noé, embora
isto não fique bem claro no texto, muitos estudiosos entendem que Canaã esteve
de alguma forma envolvido no pecado de seu pai, e aqui a imaginação de muitos
estudiosos corre solta, muitos pensam que Cam, ou Canaã abusaram sexualmente de
Noé, outros sugerem que enquanto estava embriagado, Noé foi castrado, e outros
ainda, sugerem que abusaram da mulher de Noé, dentre outras teses absurdas, que
não tem base, nem bíblica e nem histórica.
23.Então,
tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre
ambos os seus ombros e, indo
virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não
viram a nudez do seu pai.
Sem
e Jafé evitaram cuidadosamente cair no erro de Cam.
24.E
despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. Certamente
alguém contou a Noé o que havia acontecido depois que lhe passou o efeito da bebida.
25.E
disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
O
texto sagrado não esclarece o porquê Noé amaldiçoou seu neto Canaã e não seu
filho Cam, aqui a imaginação de muitos estudiosos também corre solta, alguns
sugerem que houve aqui um erro de tradução e que na verdade Noé amaldiçoou Cam,
outros sugerem que que Canaã fez algo terrível que a Bíblia não menciona, além
de outras teses, que não convém nem comentar.
26.E
disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Noé
abençoou Sem pela cautela que ele mostrou em não ver a nudez de seu pai, e
amaldiçoou Canaã por motivos que a Bíblia não deixa claro.
27.Alargue
Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Noé
abençoou Jafé pelo mesmo motivo que abençoou Sem.
28.E
viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
Apesar
da longa idade que Noé alcançou, o tempo de vida dos seres humanos estava
caindo muito rapidamente, percebemos que após o período dos primeiros
“patriarcas”, por assim dizer, a
humanidade já não alcançava mais a casa dos 200 anos, após o período de Gênesis,
raramente alguém viveu mais de 150 anos, e hoje em dia, raramente alguém vive
mais do que 100 anos.
29.E
foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.
Segundo
registros bíblicos, o homem que mais viveu foi Matuzalém, ele chegou a 969 anos
( Gênesis 5.27), o segundo homem que mais viveu foi Jared, 962 anos (Gênesis
5.20) e o terceiro homem que mais viveu foi Noé ( Gênesis 9.29).
Gênesis 9.20-29
Com
a multiplicação de seus filhos, Noé começou a perder o controle espiritual e
moral sobre estes, sua fé já não era mais seguida.
Apesar
de sua prodigiosa multiplicação, os filhos de Noé ignoraram a ordem divina
quanto a povoação Da terra.
Mas
vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-
vos nela.
Gênesis 9.7
Ao
invés de se espalharem, se aglomeraram desobedientemente num só lugar.
2
– O Globalismo de Babel
O
termo “Globalismo” não tem um
significado específico, por isso podemos dizer que existem várias formas de
globalismo no mundo.
Mas podemos dizer
que o termo “Globalismo” basicamente
é:
“Disseminar (
propagar) uma idéia ou doutrina que vai contra os princípios estabelecidos por
Deus através de sua Palavra.”
A
segunda civilização iniciada por Noé tinha 3 fatores que lhes permitiriam
implantar o “Globalismo” no mundo.
- Eram um só povo.
- Tinham uma só língua.
3-
Tinham uma só cultura.
Os
filhos de Noé não eram ignorantes e nem careciam de tecnologia, pois foram
capazes de executar o projeto da arca ( Gênesis 6.14-16), e de tal forma
construíram que o grande barco resistiu aos ímpetos do dilúvio.
Mas,
no projeto da arca, Deus era com eles e os abençoou, por isso obtiveram
sucesso, mas, na construção da cidade e da torre ( que passou a ser chamada de
“Babel”) Deus não era com eles, Deus não abençoou este projeto, eles eram
humanamente falando, muito capazes, mas eram espiritualmente incapazes de
perceber que, quando Deus não está em um projeto, não importa o tamanho da
capacidade humana, o projeto vai por “água abaixo” por assim dizer.
3 – A Intervenção de Deus em Babel
Para
salvar a humanidade de si mesma, Deus interveio no projeto de “Babel”,
confundindo-lhes a língua. Em seguida, dispersou os descendentes de Noé para
que povoassem as mais distantes ilhas e continentes, em seguida, Deus chamou
Abraão para ser o pai na fé, por assim dizer, de todas as famílias da terra.
Se
Deus não tivesse “forçado” os descendentes de Noé a se espalharem pelos confins
da terra, a segunda civilização poderia ter tido um “fim” asim como teve a
primeira, pois Deus não fica refém de ninguém e de nenhuma situação.
É
interessante notar que, os descendentes de Noé, embora fossem muito capacitados,
para construir uma cidade e uma torre tão “vistosas”, embora estivessem unidos
em seus projetos, embora fossem corajosos e dicididos, não tinham amor por Deus
e por sua Palavra.
Isto
nos faz lembrar 1 Coríntios 13, que nos ensina que mesmo que o ser humano seja
capacitado, tenha dons, tenha conhecimento da ciência, tenha dinheiro e ainda
que se sacrifique, se não tiver o amor de Deus, o amor que não faz mal ao
próximo, que não suspeita mal,que não busca os próprios interesses, se não
tiver esse amor, não importa quantos e quais sejam os dons e os talentos, sem o
amor de Deus, em outras palavras, sem o amor a Deus, não adianta nada.
Os
descendentes de Noé, não tinham amor aos mandamentes de Deus, não estavam
dispostos a obedecer a Deus, sendo assim, seus dons, seus talentos, suas
capacidades, de nada valiam.
Hoje
em dia existem muitos construtores de “Babel”, pessoas capacitadas,
inteligentes, unidas, que se esforçam para relizar grandes coisas, mas, se não
tiverem amor a Deus e a sua Palavra, seus talentos, sua capacidade, sua união,
de nada valem. Em sua infinita sabedoria Deus fez duas coisas por ocasião de
“Babel”.
Dispersou
os filhos de Noé e em seguida chamou Abraão, para dar continuidade a linhagem
messiânica, da qual sairia Jesus, o Cristo, o Homem Perfeito ( Falaremos mais
sobre isto na lição 12).
Conclusão
Contra
o Globalismo, cuja missão é submeter o mundo aos “caprichos de satanás” somente
a obediência aos termos da “grande comissão”, pode intervir nos planos do
Globalismo.
Qual
é a grande comissão?
Podemos
resumir a grande comissão nas palavras de Marcos 16.15.
E disse-lhes: Ide
por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16.15
Evangelização
e Missões já, Maranata ora vem Senhor Jesus.
Por.
Prof. Jose Junior
Fontes
Comentário
Bíblico R. N. Champlin,
Bíblia
de Estudo Pentecostal,
Bíblia
de Estudo Arqueológica,
Bíblia
de Estudo do Expositor,
Comentário
Bíblico Africano,
Bíblia
de Estudo John MacArthur,
Comentário
Bíblico Broadman,
Pequena
Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer,
Comentário
Bíblico Moody,
Apontamentos
teológicos prof: José Junior
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Mateus 10.8
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