terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O PRIMEIRO PROJETO DE GLOBALISMO


 
O PRIMEIRO PROJETO DE GLOBALISMO
 
Texto Áureo
 
Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
Gênesis 11.9
 
Como o texto áureo faz parte da leitura Bíblica em classe, vamos fazer uma abordagem completa através da leitura Bíblica em classe. Gênesis 11.1-9:
 
1.E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Antes dos eventos de Gênesis 11.1-9, só havia um único povo, preservando um único idioma, é impossível dizer qual era o idioma falado antes de Gênesis 11.7-9.
 
 
2.E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
 
Sinar, é o nome que o Antigo Testamento dá ao território da antiga Suméria que posteriormente veio a ser chamada de Babilônia (ou em termos gerais, Mesopotâmia), atual Iraque.
 
3.E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
 
Naquela região não havia pedras para construção, isto criou a necessidade de fazer tijolos, o betume citado aqui era um tipo de derivado do petróleo, ou algum tipo de cimento, escavações feitas no território da babilônia mostraram que havia ali substâncias que eram usadas para unir tijolos, na terra de sinar também havia argila de muito boa qualidade que ( provavelmente) unida com outras substâncias, tornava- se tão dura quanto concreto.

4. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
 Aqui percebemos que eles tinham medo que Deus enviasse outro dilúvio sobre a terra, embora Deus já tivesse dito que não mais enviaria um dilúvio ( Gênesis 9.11), já havia se passado cerca de 120 anos após o dilúvio, esses descendentes de Noé não haviam visto o dilúvio, mas conheciam a história, e tinham medo que Deus os destruísse, como destruiu aqueles que não temiam a Deus, o medo de que Deus faça justiça é uma certeza absoluta de que o indivíduo está em desobediência a Deus.

5. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
Esses descendentes de Noé eram tão grandes, justos e sábios aos próprios olhos, mas diante de Deus eles e o seu “projeto mixuruca” eram tão pequenos que Deus precisou descer para vê-los.

6. e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
 
Deus tinha o propósito de espalhar os seres humanos sobre a face da terra. Veja:
E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra. Gênesis 9.1
 
E Deus não permitiria que os homens deixassem de realizar seu tão importante
propósito. Deus percebeu que a motivação e os planos daquele povo eram totalmemnte egoístas, e por isso Deus decidiu atrapalhá-los para que não realizassem seus planos.

7. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
 
O ser humano é corrupto, independentemente de ter uma ou mais línguas, mas um único idioma servia para unir os povos, facilitando assim suas más intenções, os homens de “Babel” estavam unidos por seus planos, propósitos e idioma, mas estavam espiritualmente confusos.

8. Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Note que no vers. 4 eles tinham medo de ser espalhados sobre a face de toda a terra, e justamente o que eles temiam lhes aconteceu, quando alguém está em desobediência a Deus, não há dúvidas de que, mais cedo ou mais tarde, este alguém encontrará seus maiores temores.

9. Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
 
O nome “Babel” adquiriu o significado de “Confusão” por causa do fato ocorrido em Gênesis
 
11.7-9, mas o real siginificado da palavra Babel é “Porta ( ou Portão) de Deus”. Possivelmente uma alusão ao “entendimento” que os antigos hebreus tinham, de que Deus abriu uma porta ou portão para descer e ver a construção daqueles homens ( vers.5).
Gênesis 11.1-9
 
1 – A segunda Civilização Humana
 
 
Após o dilúvio Deus firmou uma nova aliança com Noé, e assim, o “patriarca” deu início a segunda civilização humana. Todavia, um ato de rebeldia de seu filho mais novo inaugurou outro período de decadência e menosprezo em relação aos mandamentos divinos.
 
O episódio da “vinha de Noé” acabou por revelar a irreverênncia de Cam e, segundo alguns estudiosos, revelou também a maldade de Canaã, filho de Cam.
Analisemos o texto, Gênesis 9.20-29:
20E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha.
Noé seguiu os mesmos passos de Adão, começou a lavrar ( cuidar, plantar na) terra ( Gênesis 2.15).
 
21.E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
Não há razão para acreditar que Noé era um alcoólatra, ele era um homem temente a Deus, mas em um momento de “bobeira”, errou feio ao embriagar-se, e tal erro teve consequências terríveis na vida de Noé e de sua família.
 
22.E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora.
 
Na antiga sociedade hebraica ver a nudez do pai ou da mãe era tido como algo muito sério, o filho ou filha que vesse tal nudez propositadamente, estaria debaixo de maldição. Segundo alguns estudiosos, Cam achou graça na situação e contou a seus irmãos.
 
A maldição caiu sobre Canaã ( ver 25), ele era filho de Cam e neto de Noé, embora isto não fique bem claro no texto, muitos estudiosos entendem que Canaã esteve de alguma forma envolvido no pecado de seu pai, e aqui a imaginação de muitos estudiosos corre solta, muitos pensam que Cam, ou Canaã abusaram sexualmente de Noé, outros sugerem que enquanto estava embriagado, Noé foi castrado, e outros ainda, sugerem que abusaram da mulher de Noé, dentre outras teses absurdas, que não tem base, nem bíblica e nem histórica.
 
23.Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
 
Sem e Jafé evitaram cuidadosamente cair no erro de Cam.
24.E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. Certamente alguém contou a Noé o que havia acontecido depois que lhe passou o efeito da bebida.
 
25.E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
O texto sagrado não esclarece o porquê Noé amaldiçoou seu neto Canaã e não seu filho Cam, aqui a imaginação de muitos estudiosos também corre solta, alguns sugerem que houve aqui um erro de tradução e que na verdade Noé amaldiçoou Cam, outros sugerem que que Canaã fez algo terrível que a Bíblia não menciona, além de outras teses, que não convém nem comentar.
 
26.E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Noé abençoou Sem pela cautela que ele mostrou em não ver a nudez de seu pai, e amaldiçoou Canaã por motivos que a Bíblia não deixa claro.
 
27.Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Noé abençoou Jafé pelo mesmo motivo que abençoou Sem.
28.E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
Apesar da longa idade que Noé alcançou, o tempo de vida dos seres humanos estava caindo muito rapidamente, percebemos que após o período dos primeiros “patriarcas”, por assim dizer, a humanidade já não alcançava mais a casa dos 200 anos, após o período de Gênesis, raramente alguém viveu mais de 150 anos, e hoje em dia, raramente alguém vive mais do que 100 anos.
 
29.E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.
Segundo registros bíblicos, o homem que mais viveu foi Matuzalém, ele chegou a 969 anos ( Gênesis 5.27), o segundo homem que mais viveu foi Jared, 962 anos (Gênesis 5.20) e o terceiro homem que mais viveu foi Noé ( Gênesis 9.29).
Gênesis 9.20-29
Com a multiplicação de seus filhos, Noé começou a perder o controle espiritual e moral sobre estes, sua fé já não era mais seguida.
 
Apesar de sua prodigiosa multiplicação, os filhos de Noé ignoraram a ordem divina quanto a povoação Da terra.
 
Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai- vos nela.
Gênesis 9.7
 
Ao invés de se espalharem, se aglomeraram desobedientemente num só lugar.
 
2 – O Globalismo de Babel
 
O termo “Globalismo” não tem um significado específico, por isso podemos dizer que existem várias formas de globalismo no mundo.
 
Mas podemos dizer que o termo “Globalismo” basicamente é:
 
“Disseminar ( propagar) uma idéia ou doutrina que vai contra os princípios estabelecidos por Deus através de sua Palavra.”
 
A segunda civilização iniciada por Noé tinha 3 fatores que lhes permitiriam implantar o “Globalismo” no mundo.
 
  1. Eram um só povo.
     
  2. Tinham uma só língua.
 
3- Tinham uma só cultura.
 
Os filhos de Noé não eram ignorantes e nem careciam de tecnologia, pois foram capazes de executar o projeto da arca ( Gênesis 6.14-16), e de tal forma construíram que o grande barco resistiu aos ímpetos do dilúvio.
 
Mas, no projeto da arca, Deus era com eles e os abençoou, por isso obtiveram sucesso, mas, na construção da cidade e da torre ( que passou a ser chamada de “Babel”) Deus não era com eles, Deus não abençoou este projeto, eles eram humanamente falando, muito capazes, mas eram espiritualmente incapazes de perceber que, quando Deus não está em um projeto, não importa o tamanho da capacidade humana, o projeto vai por “água abaixo” por assim dizer.
 
 
3 – A Intervenção de Deus em Babel
 
 
Para salvar a humanidade de si mesma, Deus interveio no projeto de “Babel”, confundindo-lhes a língua. Em seguida, dispersou os descendentes de Noé para que povoassem as mais distantes ilhas e continentes, em seguida, Deus chamou Abraão para ser o pai na fé, por assim dizer, de todas as famílias da terra.
 
Se Deus não tivesse “forçado” os descendentes de Noé a se espalharem pelos confins da terra, a segunda civilização poderia ter tido um “fim” asim como teve a primeira, pois Deus não fica refém de ninguém e de nenhuma situação.
 
É interessante notar que, os descendentes de Noé, embora fossem muito capacitados, para construir uma cidade e uma torre tão “vistosas”, embora estivessem unidos em seus projetos, embora fossem corajosos e dicididos, não tinham amor por Deus e por sua Palavra.
 
Isto nos faz lembrar 1 Coríntios 13, que nos ensina que mesmo que o ser humano seja capacitado, tenha dons, tenha conhecimento da ciência, tenha dinheiro e ainda que se sacrifique, se não tiver o amor de Deus, o amor que não faz mal ao próximo, que não suspeita mal,que não busca os próprios interesses, se não tiver esse amor, não importa quantos e quais sejam os dons e os talentos, sem o amor de Deus, em outras palavras, sem o amor a Deus, não adianta nada.
 
Os descendentes de Noé, não tinham amor aos mandamentes de Deus, não estavam dispostos a obedecer a Deus, sendo assim, seus dons, seus talentos, suas capacidades, de nada valiam.
 
Hoje em dia existem muitos construtores de “Babel”, pessoas capacitadas, inteligentes, unidas, que se esforçam para relizar grandes coisas, mas, se não tiverem amor a Deus e a sua Palavra, seus talentos, sua capacidade, sua união, de nada valem. Em sua infinita sabedoria Deus fez duas coisas por ocasião de “Babel”.
 
Dispersou os filhos de Noé e em seguida chamou Abraão, para dar continuidade a linhagem messiânica, da qual sairia Jesus, o Cristo, o Homem Perfeito ( Falaremos mais sobre isto na lição 12).
 
Conclusão
 
Contra o Globalismo, cuja missão é submeter o mundo aos “caprichos de satanás” somente a obediência aos termos da “grande comissão”, pode intervir nos planos do Globalismo.
 
Qual é a grande comissão?
Podemos resumir a grande comissão nas palavras de Marcos 16.15.
 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16.15
 
Evangelização e Missões já, Maranata ora vem Senhor Jesus.
 
Por. Prof. Jose Junior
 
Fontes
 
Comentário Bíblico R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Comentário Bíblico Africano,
Bíblia de Estudo John MacArthur,
Comentário Bíblico Broadman,
Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer,
Comentário Bíblico Moody,
Apontamentos teológicos prof: José Junior
 
 
 
Se este material foi útil pra você, compartilhe:
...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário