sábado, 22 de fevereiro de 2020

O INICIO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA


O INICIO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA
 
Texto Áureo
 
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.
Gênesis 4.17
 
Há uma pergunta bem frequente com relação a este versículo.
Com quem Caim se casou?
Por questão de lógica, podemos supor que Caim se casou com uma de suas irmãs, ou seja, com uma das filhas posteriores de Adão ( Gênesis 5.4).
 
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
Gênesis 5.4
 
Como era o início da civilização humana, tudo indica que o casamento entre irmãos era permitido.
Casamentos entre parentes só foram proibidos ( pelo próprio Deus) cerca de 2.500 anos mais tarde. Veja:
 
Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR.
Levítico 18.6 ( Levítico 18 fala sobre “casamentos ilícitos).
 
Deus, após o início da civilização humana, por assim dizer,  proibiu o casamento entre parentes muito provavelmente por causa da “deterioração genética” causada pelo pecado.
1 – A Origem da Civilização Humana
 
Civilização pode ser definida como: conjunto de aspéctos peculiares a vida, intelectual, artísitca, moral e material de uma época, de uma região, de um país ou de uma sociedade.
 
Analisando a etimologia ( estudo da palavra e sua origem) da palavra “civilização”, percebemos que tal palavra vem de “civil” ( termo que se refere a um cidadão, ou a vários cidadãos, seus hábitos, costumes), o termo “civil” vem do latim “Civilis” que significa, alguém que vive em uma cidade, alguém que tem bons modos, boa educação, conhecimento e sabedoria para viver em uma sociedade.
A partir de Gênesis 4, vemos que começou a surgir a “civilização” no mundo, ou seja, a partir de Adão, Eva e seus descendentes começou a surgir, mais pessoas, a a partir daí mais cidades, culturas, hábitos diversos, filosofias e etc..
 
Se o primeiro casal não tivesse pecado, haveria civilização ?
Sim, claro que sim, mas com uma grande diferença, o processo civilizacional seria muito mais brilhante e proveitoso, seria perfeito. Porquê se não tivesse pecado, o ser humano cumpriria plenamente a vontade de Deus quanto ao desenvolvimento de nosso planeta.
 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1.26
 
Podemos dizer que a civilização humana teve início quando Adão recebeu Eva como sua esposa, a partir daí, não somente a família, mas a nação, o povo e o estado se tornaram  possíveis ( veja Gênesis 5 e 10).
 
Sem o casamento, cujo real modelo é encontrado na Bíblia, seria impossível haver civilização humana.
 
O casamento, ou seja, a base familiar dentro do “padrão bíblico”, é que torna possível a civilização humana. Quando o casamento não segue o “padrão bíblico”, não pode nem se quer ser considerado “casamento”.
 
Podemos dizer que o “padrão bíblico de casamento” é composto de UM HOMEM e UMA MULHER, que devem ser primeiramente compromissados com Deus e depois compromissados um com o outro. Se a humanidade não seguir o padrão bíblico de casamento, estará apenas procurando se auto destruir.
Isto nos lembra uma frase do doutor Enéias Carneiro.
 
Que dizia: Se toda a humanidade se tornasse homossexual ( ou seja, se não seguir o padrão bíblico de casamento) , quanto tempo duraria a espécie humana? Certamente duraria menos de 100 anos. A civilização humana estaria fadada a extinção.
 
Para a existência da civilização, também é necessário que haja “trabalho”, mesmo se o primeiro casal não tivesse pecado, não poderia escapar do trabalho, lembre-se que o trabalho foi dado por Deus ao homem antes da “queda”.
 
E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2.15
 
Vemos que, em Gênesis 2.15 Deus deus trabalho ao homem, e a queda só ocorreu a partir do capítulo 3.
 
O próprio Deus é apresentado por Jesus como um exemplo na área do “trabalho”.
 
1.Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
2.E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3.E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
Gênesis 2
 
 
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5.17
 
 
Antes da queda, o trabalho do homem era muito satisfatório, animador, excelente.
Mas após a queda, o trabalho se tornou um enfado.
 
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Gênesis 3.17
 
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir ( a palavra “afligir” teria ter sido melhor traduzida em nossas versões por “ocupar”).
Eclesiastes 3.10
 
Uma pergunta para reflexão.
 
O trabalho que você realiza, seja ele qual for, pode ser considerado uma atividade que glorifica a Deus?
 
Para que o seu “trabalho seja algo que glorifique a Deus, ele não pode “ferir” nem o primeiro e nem o segundo grande mandamento. PENSE NISSO.
 
34.E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.                                                                                                                                                                    35.E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36.Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
37.E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38.Este é o primeiro e grande mandamento.
39.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40.Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22.34-40
 
2 – Civilização e Conflito
 
Devido a sua rebelião contra o Senhor a raça humana teve que lidar com pesados encargos. Observemos, como inveja, homicídio, poligamia e desordem social ( frutos do pecado) marcaram a civilização humana desde o princípio.
 
Caim e Abel, os primeiros filhos de Adão (de que se tem registro nas escrituras), dedicaram-se a subsistência ( conjunto das coisas essenciais a manutenção da vida, sustento) básica da civilização humana. A agricultura e a ovinocultura ( criação de ovinos – termo usado para se referir a ovelhas, carneiros e cordeiros).
Caim foi lavrador e Abel dedicou-se ao pastoreio.
 
E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Gênesis 4.2
 
Podemos dizer também que Caim e Abel são o primeiro modelo de “igreja” encontrado na Bíblia, por assim dizer.
Veja:
 
3.E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4.E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5.Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6.E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7.Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Gênesis 4.3-7
 
Caim representa aqueles que estão na igreja e trazem para Deus ofertas do “fruto da terra”, ou seja, fazem orações que não estão de acordo com a palavra de Deus, interessados que Deus lhes dê unicamente bens materiais, oferecem canções com letras de auto ajuda, vestem-se de forma irreverente, sabem mais sobre um time de futebol ou sobre os artistas da TV, do que sobre a Palavra de Deus.
 
Abel representa aqueles que estão na igreja e  se dedicam a oferecer a Deus a primazia, o seu melhor, e é claro que não estou falando de dinheiro.
Pois o melhor que podemos oferecer a Deus é o nosso tempo, dedicar-lhe tempo para orar, para aprender mais sobre sua Palavra, para fazer a sua obra. Viver de maneira que não venhamos a dar escândalo, em nenhuma área de nossas vidas.
 
Caim matou Abel movido por inveja ( a inveja é sempre negativa), um detalhe muito interessante sobre a inveja é que a inveja quase sempre nasce em família, e  nunca vem de fora do ser humano, mas de dentro. Lembre-se da história do filho pródigo ( Lucas 15.11-32), havia dois irmãos, o mais novo disse: Pai, dá-me a minha parte da herança, o pai assim o fez, e ele foi e gastou tudo, depois voltou, e o pai o recebeu de volta, com muito amor, o outro irmão indignou-se e disse ao pai; Eu te sirvo a tantos anos, nunca te desobedeci, e você nunca me deu nenhum cabrito para me alegrar com meus amigos ( Lucas 15.29), em outras palavras o irmão mais velho estava com inveja do mais novo, pois ele pensou, meu irmão “usou e abusou” dos “prazeres” que o pecado proporciona, e eu, que sempre fui fiel a meu pai, nunca o desobedeci e de repente, parece que meu pai ama mais a meu irmão do que a mim.
 
Dentro da igreja, quantas pessoas não tem esse tipo de pensamento, vêem Deus ter misericórdia de alguém, usar alguém na pregação, no louvor ou em alguma outra área e logo pensam, porquê ele e não eu, a pouco tempo atrás ele estava na “bagunça” e agora está aí, tendo várias oportunidades e eu não…
 
Que não venhamos a ser  irmãos como Caim, e que não venhamos a ser irmãos como o irmão do “filho pródigo”, mas que venhamos a ser irmãos como André, irmão de Pedro, que o levou até Jesus.
 
 
40.Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João e o haviam seguido.
41.Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias ( que, traduzido, é o Cristo ).
42.E levou-o a Jesus…
João 1. 40-42
 
Que venhamos a ser para todos a nossa volta, irmãos como André, para levarmos nossos irmãos a Cristo, sempre.
 
Ainda sobre os complitos da civilização ( e os conflitos são frutos do pecado, causados pela falta de temor a Deus), podemos citar um fato ocorrido na cidade de Enoque ( tal cidade não tem nada a ver com o piedoso Enoque ancestral de Noé), tal cidade foi marcada pela violência e pela banalidade quanto a vida humana, tanto é que Lameque, um dos netos de Caim, tomou para si duas mulheres ( foi o primeiro bígamo citado na bíblia) e matou dois homens ( Gênesis 4.19-23), Um fato interessante sobre a história de Lameque é que podemos notar que seu avô, Caim, errou feio e não se arrependeu, pois não o vemos pedindo perdão a Deus por ter matado seu irmão ( ele apenas reclamou de sua sentença, Gênesis 4.13,14), e depois disto seu neto Lameque, errou mais do que Caim, podemos notar que, quando não servimos a Deus, quando não guardamos seus mandamentos, estamos contribuindo para que nossos filhos e netos, corram o risco de errar ainda mais do que nós. Desde então podemos notar que, a violência, a promiscuidade, a morte e a dor vem sendo cada vez mais celebrada em filmes, novelas, propagandas, jornais e etc..
Sempre haverá conflitos dentro de uma civilização que não se preocupa em buscar e temer ao Senhor.
 
3 - O Deus que Intervém na Civilização
 
Como criador e Senhor de todas as coisas, Deus tem o direito de intervir tanto na biografia ( história) de cada um de nós, quanto na vida das nações e na própria civilização.
 
Por exemplo, Deus interveio diretamente nas biografias de Adão, Caim e Enoque.
E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
Gênesis 3.9
 
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Gênesis 4.6
 
E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Gênesis 5.24
 
Deus assim o faz, não apenas para disciplinar e punir, mas também para recompensar aos seus servos.
 
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11.6
 
Se Deus tivesse deixado de intervir na civilização humana, o ser humano já teria a muito tempo destruído o planeta.
 
Fatos tais como, guerras nucleares, pandemias ( doenças amplamente disseminadas, o coronavírus, é um exemplo atual de pandemia), nanotecnologia, super vulcões, aquecimento global, até mesmo a queda de um grande asteróide na terra, são apenas alguns exemplos que nos mostram que toda a raça humana  já poderia ter sido extinta, mas Deus intervém, por amor, na civilização humana ( Deus nunca deixou de intervir), caso contrário, já não existiriamos mais no universo, por assim dizer.
 
Jesus Cristo é a única esperança para a civilização humana, a Palavra de Deus nos diz:
 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16
 
3.Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4.que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5.Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
6.o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
1 Timóteo 2.3-6
 
 
Conclusão: A única esperança para a civilização humana é o Evangelho de Cristo, por esta razão, proclamemos a Palavra de Deus a tempo e fora de tempo. Lute para levar Cristo a todas as pessoas a sua volta, evangelize como se Cristo fosse voltar hoje.
 
Por Prof. José Junior
Fontes
 
Comentário Bíblico Moody
Comentário Bíblico John MacArthur
Bíblia de Estudos Arqueológica
Bíblia de Estudo Explicada
Bíblia de Estudo do Expositor
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Comentário Bíblico Broadman
Comentário Bíblico Matthew Henry
Comentário Bíblico Africano
Apontamentos teológicos prof: José Junior
 
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de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8
 

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