sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A CERTEZA DA SUA VINDA

A CERTEZA DA SUA VINDA

TEXTO ÁUREO = “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho, Amém. Ora vem Senhor Jesus” (Ap. 22.20).

VERDADE PRÁTICA = Temos a absoluta certeza da iminente volta do Senhor, porque as Escrituras assim ensinam.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO = I Ts. 1.9,10; 4.15-18; At. 1.10,11; Ap. 22.20

INTRODUÇÃO

Toda a Bíblia testifica da segunda vinda de Cristo a esta terra. O plano completo da redenção se consuma, efetivamente, através de duas vindas pessoais do Redentor (Hb 9.27,28). Da mesma forma como temos crido na realidade do primeiro advento do Senhor Jesus, estamos absolutamente convictos de que Ele voltará outra vez (Jo 14.18). Por que temos esta certeza? Em que nos baseamos? De onde ela procede? Vamos responder:

I.AS ESCRITURAS ENSINAM A SEGUNDA VINDA DE JESUS

A Escritura fala da segunda vinda de Cristo oito vezes mais do que fala da primeira. Somente no Novo Testamento existem cerca de 318 referências a esse glorioso acontecimento. Em 24 dos 27 livros do Novo Testamento, a segunda vinda de Jesus é mencionada. Isto é, ocorre em 216 dos 260 capítulos. Como afirma o escritor William Fitch “Se se retirasse do Novo Testamento a mensagem da segunda vinda somente restaria sombras de sua gloriosa plenitude”.

II. O ENSINO ENFÁTICO NAS PARABOLAS

1. A parábola das dez virgens (Mt 25.1-13). Enfoca a segunda vinda de Jesus, como a auspiciosa chegada do Esposo. No verso 6, temos a maravilhosa chave do evento: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro.”

2. A parábola dos dois servos (Mt 24.45-5 1). Apresenta três vezes o verbo vir, sempre aludindo ao Senhor: a) “O Senhor, quando vier” (v. 46); b) “tarde virá” (v. 48); c) “virá o Senhor” (v. 50). Na primeira citação, temos a afirmação de que o senhor virá. E uma certeza de sua vinda. Na segunda, é o servo negligente que diz que Ele virá, porém, irá demorar pelo que não se mantém preparado para recebê-lo. Na terceira citação, o aviso de que a sua vinda será de repente, e os desavisados serão colhidos de surpresa; e que os fiéis deverão estar sempre preparados.

3. A parábola dos lavradores maus. Realça de igual modo o Senhor da vinha que um dia regressará Quando, pois vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? (Mt 21.40).

4. A parábola dos talentos (Mt 25.14-30). Destaca a grande lição da atividade dos servos no período que precede a vinda do Senhor. O regresso do Senhor está relacionado com a prestação de contas dos servos, por causa dos talentos recebidos. Vejam o verso 19: “E muito tempo depois veio o Senhor daqueles servos, e fez contas com eles”. Isto posto, entende-se claramente que a doutrina da volta do Senhor Jesus deve ser crida também, porque foi o tema dominante de várias de suas parábolas.

III.AS PROFECIAS REVELAM A SEGUNDA VINDA DE JESUS

Quase a metade do texto da Bíblia Sagrada é de natureza profética. No livro do Apocalipse lemos que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (19.10).

1. O significado das profecias bíblicas. As profecias revelam aprofunda sabedoria de Deus e sua maravilhosa presciência. Elas fortalecem a nossa fé e tornam eloqüente a nossa esperança. As profecias são como a lanterna do Espírito para os dias em que atravessamos túneis escuros. Elas revelam o plano de Deus e nos dão direção, certeza, conforto e paz. Em sua primeira vinda, Jesus veio como Cordeiro de Deus e sofreu até à morte (Is 53; J0 1.29).

Na segunda vinda, Ele se manifestará como o Leão da Tribo de Judá e estará coroado de glória (Mt 24.30). Assim Ele é apresentado pelos profetas.

2. Referências proféticas no Antigo Testamento. De um modo maravilhoso, encontramos no texto do Antigo Testamento ricas referências à segunda vinda de Cristo:

a) Em Dn. 7.13,14, o profeta diz “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.E foi-lhe dado o domínio e a honra, co reino, para que todos, os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino o único que não será destruído”.

b) Por meio do profeta Zacarias, o Senhor disse: “E olharão para mim, a quem transpassaram” (Zc 12.10).

c) E o profeta Jeremias disse: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um renovo justo; e, sendo rei reinará, e praticará o juízo e a justiça na terra” (Jr 23.5,6).

d) Ainda o profeta Zacarias previu aquele dia, dizendo: “E naquele dia estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul” (Zc 14.4). Nos textos acima, podemos notar com que clareza os profetas do Antigo Testamento viram o dia da Segunda Vinda do Senhor Jesus, em poder e glória.

3. Referências proféticas no Novo Testamento. Judas, em sua epístola universal, faz referência a uma profecia de Enoque, dizendo: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Jd 14,15).

Sem dúvida alguma, Enoque teve a visão da segunda fase da Segunda Vinda de Jesus. Aleluia! No livro de Apocalipse, temos as mais notáveis expressões da Segunda Vinda do Senhor, pois, na visão de Patmos, o apóstolo João viu coisas sublimes, além da experiência humana, constituídas de fatos jamais acontecidos.

A visão que ele teve de Jesus foi assim: “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira de Deus Todo- poderoso (Ap 19.13-15). O próprio Senhor Jesus afirmou: “E quando o Filho do homem vier sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória” (Mt 25.3 1).

IV.A CERTEZA VEM DAS PROMESSAS DE DEUS

1. A promessa apresentada pelos apóstolos. Vejamos:

a) Pedro: “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade” (2 Pe 1.16).

b) Tiago: “Sede vós também pacientes. fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8).

c) Paulo: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder” (2 Ts 1.7).

d) João: “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda’ (1 Jo 2.28).

2. Promessa através dos anjos (At 1.10,1 1). O Pai Eterno providenciou a vinda de dois seres celestiais no exato momento da ascensão do Senhor, enquanto os discípulos ainda olhavam para cima. Mais uma vez os anjos ministravam a favor dos que hão de herdar a salvação e cumpriam as ordens do Eterno (Hb 1.14; SI 103.20). E assim eles trouxeram, também, a promessa da volta de Jesus.

3. A promessa feita por Jesus Cristo. Jesus tratou cuidadosamente de infundir no coração dos disc4iulos a doce esperança e a sublime convicção de sua volta.

De uma maneira muito específica, os discursos escatológicos dos Evangelhos Sinóticos tratam deste tema. Cristo, pessoalmente, prometeu voltar.

O texto canônico não foi encerrado oficialmente até que o Filho de Deus o selou com a renovação da promessa de voltar brevemente, de voltar com certeza.

Três vezes, na última página da Bíblia, a promessa do Senhor se repete: “Eis que presto venho” (v. 7); “Eis que cedo venho” (v. 12); “Certamente cedo venho” (v. 20), o que deu lugar à última oração: “Ora vem, Senhor Jesus.”

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário