sexta-feira, 18 de março de 2011

Nomes e Títulos do Espírito Santo - 1 -

Nomes e Títulos do Espírito Santo

“EM SEU NOME...”

Cheque primeiro na capela; ela provavelmente está lá orando.” Era isso o que o professor Denny Duron dizia, sempre que alguém da Faculdade Evangélica em Springfield, Missouri, estava procurando Suzanne Harthern (hoje minha esposa, Suzanne Hinn), pois Suzanne é uma mulher de oração.

Os pais de Suzanne, Pauline e Roy, são grandes ministros do Evangelho e seus avós eram evangelistas na área de cura na Inglaterra. Os pais de Suzanne até me dizem que meu estilo de pregar e ministrar é muito semelhante ao do avô dela, Charles. Os avós de Suzanne foram tremendamente influenciados pelo reconhecido evangelista inglês na área de cura, Smith-Wigglesworth. Diz-se que 19 pessoas ressuscitaram dos mortos através do ministério dele. A família de Suzanne foi profundamente impactada por este grande homem de Deus e passou esta influência para ela.

Como um evangelista que viajava muito, em 1978, eu vinha orando havia três anos por uma mulher como Suzanne. Pedi ao Senhor que me enviasse uma esposa, assim eu não teria que procurar. E foi exatamente o que Ele fez. Na verdade, eu pedia a Deus vinte e uma coisas em uma esposa, e Suzanne foi cada uma destas vinte e uma coisas e mais. Para mencionar uma, eu queria uma esposa que fosse uma guerreira de oração, e Suzanne tem sido uma desde que a conheço. Agora as outras vinte coisas são entre Suzanne e eu, mas deixe-me contar como o Senhor nos uniu.

Eu estava ministrando em Vallejo, Califórnia, em julho de 1978, para Ronn Haus (hoje meu evangelista associado), quando ele me apresentou Roy Harthern, pai de Suzanne e pastor na Assembléia do Calvário na época, uma grande igreja em Orlando, Flórida. Ele me convidou para dar a palavra em sua igreja poucas semanas depois e tivemos algumas reuniões muito grandes. O tempo que passamos juntos foi o início de uma grande amizade. Mas, até então, eu não conhecia Suzanne. Ela estava passando o fim-de-semana fora quando estive lá.

Uns dois meses depois, Ronn Haus me convidou para ir a Singapura assistir a uma conferência chamada “João 17.2 1”, dirigida por David Duplisse. Quando cheguei em São Francisco, soube que meu vôo tinha sido cancelado e que a única forma para chegar a Singapura era em um vôo que fazia escala na Tailândia e em Hong Kong antes de chegar a Singapura. Aquilo significava partir na segunda-feira e não chegar antes da quinta-feira. Mas eu tinha que estar em casa no sábado. Em geral, não viajo 15.000 quilômetros para ficar sentado na platéia durante um evento de uma noite, mas desta vez, senti que o Espírito Santo estava me compelindo a ir, então fui.

Cheguei a tempo para a reunião de quinta-feira à noite mas, francamente, estava cansado demais para assimilar muita coisa. Quando voltei para o hotel, quem eu encontro no hali de entrada. Roy Harthern. E, como o Senhor tinha preparado, sentamos juntos no vôo de volta para os Estados Unidos. O Senhor usou isso para solidificar realmente nossa amizade. Foi durante esta viagem que Roy me falou sobre Suzanne pela primeira vez, e durante a mesma viagem o Senhor disse a Roy que eu era a pessoa que iria se casar com Suzanne.

Quando chegou em casa, Roy contou a Suzanne que tinha encontrado o homem com o qual ela iria se casar. Quando ele lhe disse que seu nome era “Benny Hinn”, ela perguntou: Quem é Benny Hinn.

Muito distante de tudo isso, mais ou menos nesta mesma época, a avó de Suzanne, Lil Skm, recebeu uma palavra elo Senhor de que Suzanne se casaria com uma pessoa chamada “Benny Hinn”. Aí, Suzanne realmente queria saber o que estava acontecendo e novamente eia perguntou:

Quem é este Benny Hinn’ — Lii não sabia. Eu não sabia de nada disso, mas quando Roy me convidou para pregar em sua igreja durante o Natal de 1978, novamente me senti compelido a ir. Foi quando Suzanne e eu nos conhecemos. No momento em que a vi o Senhor me falou, ‘esta é a sua esposa.” E poucos meses depois ela era. E que presente precioso de Deus ela tem sido. Ela é um estímulo à minha fé, uma encorajadora da minha alma e uma companheira na ministração do Evangelho. Devido à realidade do Espírito Santo em sua vida, tudo quanto faz, “faz de todo coração, como para o Senhor.”

Por exemplo, quando tivemos nossos filhos, Suzanne passou muito tempo e esforçou-se bastante pesquisando e selecionando os nomes de cada um deles. Temos três livros de nomes em casa, os quais ela usou para pesquisar os nomes. Queríamos que tivessem nomes dos quais não só gostassem, mas que se sentissem orgulhosos deles, nomes que afetassem suas personalidades e influenciassem seus destinos.

Vela, contamos a cada um dos nossos filhos o que seus nomes significam e, inevitavelmente, eles começaram a se identificar pessoalmente, não apenas com o nome, mas com o significado dele. Suzanne e eu também achamos que é verdade que o nome da pessoa afeta como ela se sente sobre si mesma. Por isso, nossos filhos sabem que escolhemos seus nomes com muito cuidado, porque queríamos que soubessem como são queridos por nós.

Recentemente, eu estava orando com meu filho de quatro anos, Joshua {Josué]. Perguntei-lhe se sabia o que seu nome significava. Claro que ele não sabia. Então li para ele, na Bíblia, o relato de Josué, o grande líder que tomou posse da terra para Israel. Olhando para mim com olhos maravilhados e inocentes, me perguntou: E por isso que me deu o nome Joshua Por que ele foi um grande homem de Deus - Sim, Joshie — respondi.

Ele me disse com a convicção e determinação que só as crianças de quatro anos possuem: Quero ser assim.

Que alegria fluiu dentro de mim. Foi um momento santo.

Minha primogênita é Jessica Cheri. Seu primeiro nome significa “riqueza”, enquanto seu segundo nome significa “querida”. E como Jessie nos fez sentir ricosL Não creio que ninguém compreenda o lugar que os filhos ocupam no coração até ter um. E como nossa primogênita rapidamente tornou-se muito querida para nós — e é ainda mais querida hoje.

Minha segunda filha é Natasha Pauline. “Natasha” significa “presente de alegria de Deus”, enquanto “Pauline” significa “espírito manso”. A gravidez de Suzanne de nossa segunda filha foi difícil. No plano natural, existia a possibilidade de problemas com o parto mas quando Natasha nasceu, era absolutamente perfeita.

E, fazendo jus a seu nome, que presente dócil de alegria ela tem sido para nós, desde aqueles meses difíceis. Ela é tranqüila, interessante por natureza e sempre sabe como nos fazer rir. E por termos explicado a ela o significado e herança do seu nome, ela se esforça para dar alegria às pessoas que a cercam.

Meu terceiro e único filho é Joshua Benjamin. “Joshua” significa “Jeová é salvação”, enquanto “Benjamin” significa “filho da minha mão direita.” Minha esposa recebeu uma ordem do Espírito Santo anos antes de Joshua nascer de que se ela tivesse um filho, seu nome seria “Joshua.” Daí, dois anos antes de Joshua nascer, estávamos jantando com dois amigos muito queridos, Reinhart Bonnke e sua esposa, depois de um culto de domingo à noite — Reinhart é um dos maiores evangelistas do mundo hoje, natural da Alemanha, ele tem sido poderosamente usado por Deus na África — estávamos numa agradável conversa quando, de repente, ele ficou bastante quieto e sério. Daí ele emitiu as palavras que Suzanne e eu nunca esquecemos: “Deus está me dizendo que o seu Joshua está a caminho.” Se havia alguma dúvida sobre qual seria o nome do nosso filho, ela acabou ali. Seu nome do meio é “Benjamin” e minhas orações são para que quando ele tiver idade, me dê assistência e se torne “o filho da minha mão direita.” Falo isso para ele hoje, e ele te dirá a mesma coisa.

Minha quarta filha é Eleasha. O nome “Eleasha” tem duplo significado para nós. Por um lado o nome significa “Deus é a sua salvação”. Por outro, o nome volta à história de Elias e sua coragem para buscar uma porção dupla da unção do Espírito Santo. Mesmo antes da preciosa Eleasha ter nascido, o Senhor Jesus me revelou que ela seria uma grande guerreira de oração e que Deus derramaria uma porção dupla da Sua unção sobre sua vida. Quando ela começar a ter entendimento, Suzanne e eu explicaremos a ela o significado do seu nome e a promessa que existe por trás dele.

Tenho confiança de que ela começará a buscar, com expectativa, por esta porção dupla da presença de Deus em sua vida.

Então você pode ver que, como muitos pais fazem, os nomes de nossos filhos não foram escolhidos aleatoriamente, foram escolhidos com um propósito e esperança. Ainda assim, os nomes e títulos do Espírito Santo são ricos em significado, revelam a eterna natureza e o imutável caráter do nosso Deus soberano. E, assim como agora você possui mais conhecimento sobre nossa família, por causa do que acabei de contar sobre os nomes dos nossos filhos, você ganhará um conhecimento dinâmico sobre a natureza e a obra do Espírito Santo quando estudar Seus nomes e títulos. Na verdade, compreender estes nomes e as passagens nas quais eles ocorrem, permitirá que você valorize e se aproprie de Sua obra de formas novas e mais poderosas.

No capítulo anterior exploramos os nomes e títulos do Espírito Santo que se relacionam com Sua interação com o Pai e o Filho. Neste capítulo exploraremos alguns dos nomes e títulos do Espírito Santo que se relacionam com Sua obra em nossas vidas.

Títulos Que Se Relacionam com a Obra do Espírito

Santo em Nossas Vidas

Espírito de Adoção

Algo maravilhoso vem à luz no momento em que aceitamos Cristo como nosso Salvador. Somos adotados pela família de Deus. Instantaneamente, recebemos poder de sermos feitos “filhos de Deus” (Jo 1.12). E o cumprimento do grande plano do Pai. Ele nos chamou para “a adoção de filhos, por meio de Jesus

Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5).

Quem prepara a nossa adoção- E o Espírito Santo. Paulo escreve: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas o espírito de adoção” (Rm 8.14,15, ênfase acrescentada).

O conceito de adoção aqui chama a atenção para duas grandes verdades, ambas comunicadas através do Espírito Santo. A primeira é mencionada acima: o grande fato da nossa adoção na família de Deus, com todos os direitos, privilégios e responsabilidades que vêm com o fato de sermos membros da família.

A segunda é o grande cumprimento da adoção, a transformação de nossos corpos no Arrebatamento quando receberemos a herança prometida: “E não somente ela, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23, ênfase acrescentada).

O milagre mais maravilhoso de hoje, não se compara ao grande milagre do Arrebatamento, quando trocaremos nossos corpos mortais por corpos imortais — corpos que nunca estarão sujeitos a doenças, enfermidades ou morte. Não me interprete mal, mas até este Dia, todos, incondicionalmente, deveriam buscar seus milagres do Senhor. Agora, qual é o antegozo ou as primícias deste grande milagre que virá- O Espírito de Adoção! Quando nossa adoção atingirá o ponto culminante- Quando nossos corpos forem resgatados no Arrebatamento. Então, vem depressa Senhor Jesus!

Espírito de Glória

Me parece cada vez mais evidente que os cristãos da América do Norte estão sofrendo ataques. E também que estes ataques estão aumentando em intensidade. Não podemos ficar sentados ociosamente e deixar isso acontecer. E por isso que creio naquilo que chamo de fé “violenta”, fé que não é passiva, que não está engatinhando e que não tem medo do que as pessoas vão pensar nem das conseqüências. Pedro escreveu em sua epístola aos crentes da Asia Menor, que estavam vivendo o tormento da perseguição, declarando de forma corajosa e forte: “Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (1 Pedro 4.14, ênfase acrescentada).

O Espírito Santo, falando através de Pedro, deu a estes corajosos crentes duas grandes garantias ao passarem pela perseguição: primeira, Ele assegurou-os de que não tinham feito nada de errado, nem criam em algo errado. Pelo contrário, a própria perseguição mostrava que o Espírito do Senhor repousava sobre eles.

Segunda, Ele prometeu a esses bravos crentes que Sua glória repousaria sobre eles, a magnífica glória de Deus — a mesma glória que a nação de Israel experimentou no deserto e que apareceu como uma nuvem durante o dia e como uma coluna de fogo à noite, a mesma glória que o sumo sacerdote experimentou no Lugar Santíssimo, a mesma glória que apareceu aos pastores que estavam de vigília na noite que o Senhor Jesus nasceu. A mesma glória que veio sobre os apóstolos no cenáculo — é a mesma glória que será nossa para sempre, quando permitirmos que esta glória nos fortaleça.

Creia-me, a perseguição não é algo estranho para mim. Quando me entreguei para Cristo, toda a minha família ficou contra mim e me ignorou. Mas como permaneci firme, o Espírito Santo veio sobre mim com Sua glória, dando energia a meu espírito e me fortalecendo para continuar. E logo toda a minha família veio a conhecer Cristo como Salvador. Se você tem enfrentado oposição, anime-se — o Espírito Santo de glória prometeu repousar sobre você e Ele manterá Sua promessa!

Espírito de Graça

Você tem tido tempo ultimamente para refletir sobre a maravilha da salvação Sem a salvação continuaríamos “sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Ef 2.12, ênfase acrescentada). Foi a graça de Deus, Sua benevolência e Seu favor, que não merecíamos, que nos alcançou, mesmo quando éramos inimigos Dele, Ele nos salvou. Foi a Sua graça que cobriu nossa culpa com Sua justiça. E ela que nos mantém, porque fomos salvos pela graça através da fé e somos mantidos pela graça através da fé. E a Sua graça que nos leva ao pé da cruz, incapazes de ter orgulho, dizendo apenas que nossas melhores obras são como trapos imundos à Sua vista. E a Sua graça que não só cobre nossas falhas — ela as transforma em pontos específicos de poder e ministério.

E por causa da Sua graça que Ele nos dá dons, nos capacitando a experimentar a alegria do serviço, o prazer de trabalhar com o Salvador à medida que Ele edifica Sua Igreja. E por causa de Sua graça que Ele coloca o poder da ressurreição à nossa disposição, permitindo que perseveremos e triunfemos. E por causa de Sua graça que Ele nos recompensa, mesmo sendo indignos. E por causa da Sua graça que Ele habita dentro de nós, permitindo que experimentemos a riqueza da comunhão constante com o Espírito do Senhor. E por causa da Sua graça que Ele está retornando para nós, para nos transformar e permitir que experimentemos as maravilhas de tudo o que Ele preparou para nós.

Paulo, ao refletir sobre a graça de Deus na salvação, não conseguiu se conter e explodiu num hino de louvor por causa da graça de Deus ao executar Seu plano de redenção: “O profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor Ou quem foi o seu conselheiro Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Rm 11.33-36).

Como é maravilhosa a graça de Deus. e quem você acha que transfere essa graça para nós O Espírito Santo. Ele nos ministra graça a todo momento.

E inacreditável que algumas pessoas sintam a tentação de abandonar a causa de Cristo, que desertem das correntes de água viva indo para cisternas secas. Um dos motivos pelos quais se escreveu o livro de Hebreus foi o de convencer esse tipo de pessoa a não fazer isso. A Bíblia declara: “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça” (Hb 10.28,29, ênfase acrescentada).

Se rejeitar as Leis de Deus trazia rápido julgamento nos tempos do Antigo Testamento, então resistir e contender diretamente com o Filho de Deus e Seu sacrifício e com o Espírito de Deus e Sua graça é horrível demais para se imaginar. O Pai vai levar a sério aquele que desprezar o Filho e o Espírito:

“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10.31).

Espírito de Graça e de Súplicas

Existem algumas pessoas que minimizam a importância da profecia bíblica, existem algumas que até mesmo fazem brincadeiras a respeito disso. Mark Twain disse: “Se o mundo for acabar, quero estar em Cincinnati — as coisas sempre chegam com vinte anos de atraso em Cincinnati.” Mas é importante entender que 25 por cento da Bíblia é de natureza profética, uma porção idêntica a todo o Novo Testamento. Você acha que Deus dedicaria 25 por cento da Sua Palavra a um assunto sem importância Sem dúvida que não.

Estou esperando vigilante pelo Arrebatamento, a inauguração de tantos eventos proféticos grandiosos das Escrituras. Martinho Lutero, o pai da reforma protestante, disse que tinha apenas dois dias em seu calendário — hoje e “esse dia!” Também quero ser assim! Quero viver hoje para “esse dia”.

Uma das grandes passagens proféticas da Bíblia é Zacarias 12. Ela descreve a reconciliação do povo judeu com o Salvador que rejeitaram. Este grande acontecimento ocorre na Segunda Vinda de Cristo. Tente imaginar a emoção deste momento. De um lado está o Senhor Jesus, o Rei rejeitado, que voltou como vencedor. Aquele que disse com grande emoção: “Jerusalém, Jerusalém! que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23.37, ênfase acrescentada).

Do outro lado está a nação judaica que viveu os horrores da tribulação. Eles viram o temível poder do Salvador glorificado retornando à terra com Seus exércitos para destruir Seus inimigos. E então, num momento, eles compreendem que Aquele que rejeitaram constantemente é o precioso Filho de Deus e se voltam para Ele em fé. Quem preparou o caminho para esta reconciliação. O Espírito Santo!

Mais de quinhentos anos antes de Cristo, o profeta Zacarias teve a cena descrita pelo Senhor: “E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; olharão para mim, a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito, e chorarão por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zc 12.10).

Quando o Senhor derramou Seu Espírito sobre Seu povo abatido e maltratado, quebrou sua resistência, assim aquelas pessoas puderam experimentar o favor (graça) de Deus, e aquilo libertou seus corações e eles clamaram por Ele em arrependimento.

O termo “súplicas” usado aqui para descrever o Espírito Santo refere-se “não tanto a um pedido formal... mas mais a desabafos de uma alma atormentada.”3 Enquanto antes eles se esconderam em cavernas e disseram aos montes e aos rochedos: “Cai sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro” (Ap 6.16), depois eles foram ao Senhor em quebrantamento e amor. E isso o que o Espírito Santo faz, não importa o que tenhamos feito, Ele nos ajuda a irmos ao Pai em liberdade e encontrarmos perdão e misericórdia disponíveis em abundância para todos.

Espírito de Sabedoria e Entendimento

Isaías 11 é uma daquelas grandes passagens das Escrituras — extremamente poderosa e tocante. Ao descrever a vinda do Messias, Ele usa uma série de três duplas para descrever a obra do Espírito Santo na vida e no ministério de Jesus Cristo:

• O Espírito de sabedoria e de entendimento

• O Espírito de conselho e de fortaleza

• O Espírito de conhecimento e de temor do Senhor (v.2)

Como parte da divindade, um dos atributos do Espírito Santo é que Ele é imutável. E por isso, podemos esperar que o Espírito Santo torne estas mesmas qualidades manifestas em nós, à medida que permitimos que Ele atue.

Sabedoria não é nada mais do que viver com habilidade — é a capacidade de aplicar o conhecimento da Palavra de Deus na vida cotidiana — e nada menos do que isso. Envolve usar o conhecimento da maneira certa para selecionar os fins apropriados e se chegar a estes fins adequadamente. Envolve a aplicação da verdade de Deus à experiência humana. Usada adequadamente, a sabedoria pode levar a uma vida feliz e bem-sucedida.

Esta maneira habilidosa de viver manifestou-se na vida do Senhor Jesus desde Sua infância: Enquanto era criança, Jesus “enchia-se de sabedoria” e “crescia em sabedoria” (Lucas 2.40,52). Ela também era evidente em Sua pregação: “Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga: e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vem a este estas coisas Que sabedoria é esta que lhe foi dada e como se fazem tais maravilhas por suas mãos” (Marcos 6.2). Eles se maravilhavam com a sabedoria de Suas palavras, com a habilidade prática que Suas palavras transmitiam. E você observou a relação que eles fazem entre a sabedoria de Seus ensinamentos e Suas obras poderosas: “sabedoria.., tais maravilhas por suas mãos-” Sabedoria diz respeito tanto a ações quanto a palavras.

E devido ao fato de ser tão rara, a sabedoria das ações do Senhor Jesus sempre desconcertava e irritava as pessoas que não a tinham. O Senhor Jesus recontou as palavras de Seus críticos: “Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem:

Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadorest Mas a sabedoria é justificada por suas obras” (Mt 11.19). E o poderoso crescimento da Igreja, conduzido pelo Espírito em cada continente e país, em cada vilarejo e aldeia, em cada comunidade e município, dá amplo testemunho da sabedoria da estratégia do Mestre. “Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos” (Lucas 7.35, ênfase acrescentada).

“Entendimento” é o discernimento na sabedoria e não o acúmulo de verdades. A idéia aqui é de que a pessoa com “entendimento” tem compreensão e capacidade para escolher entre as opções que aparecem à sua frente. “Bin” [a palavra hebraica para “entendimento” em Isaías 11] é o poder de julgamento e a percepção interior demonstrados no uso do conhecimento. “

Este tipo de percepção vem do Espírito Santo e precisa ser constantemente buscado por nós: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pv 2.1-6, ênfase acrescentada).

Uma vez que o entendimento vem de Deus apenas, os perversos são infames por sua falta de capacidade para perceber a sabedoria do Senhor: “Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber” (Fv 29.7).

Estas palavras são incrivelmente confortadoras! Existem muitas escolhas, alternativas e opções no mundo. As vezes, é muito difícil escolher entre todas elas. Glória a Deus porque, através do Espírito Santo, podemos ter habilidade para viver e discernimento para escolher entre as alternativas com que nos deparamos.

Espírito de Conselho e Fortaleza

Na segunda, das três duplas, Isaías descreve o Espírito Santo como “o Espírito de conselho e fortaleza” (Is 11.2). Com o conselho e a fortaleza do Espírito Santo nos controlando, nossas perspectivas são cheias de entendimento

renovadas, e as probabilidades otimistas. Mas sem isso, a presente existência está na maior escuridão, é triste e deprimente. Bertrand Russeli, um dos mais famosos incrédulos dos nossos tempos, descreveu suas perspectivas da seguinte forma: “A vida do homem é uma longa marcha através da noite, cercada de inimigos invisíveis, torturada por cansaço e dor, na direção de um objetivo que poucos podem esperar alcançar e onde ninguém pode permanecer muito tempo. Um por um, à medida que marcham, nossos companheiros somem de nossas vistas, alcançados pelas ordens silenciosas da morte onipotente.

A vida do homem é breve e sem poderes. Sobre ele, e sobre toda sua raça, recai a condenação lenta e certa, impiedosa e sombria. Cego para o bem e o mal, imprudente ante a destruição, questões onipotentes rolam implacavelmente. Para o homem, condenado hoje a perder seus entes mais queridos, e amanhã ele mesmo tendo que passar pelos portões da escuridão, resta apenas acalentar, antes que desapareçam como um sopro, os pensamentos sublimes que enobrecem seus poucos dias.

Sou muito feliz pelo fato de que o Espírito Santo, como nosso conselheiro, nos dá sentido e preenche nossas vidas, coisa que este ímpio tão obviamente necessitava. Mas não resta dúvida de que isto mostra como os ímpios enxergam a vida. Para nós é totalmente falido, porque não existe sentido nas vidas deles.

Como o profeta Isaías enfatizou, o Espírito Santo era “o Espírito de conselho e fortaleza.” No capítulo 11, versículo 2, Isaías está novamente profetizando sobre a vinda do Senhor Jesus. E o conselho e a fortaleza do Espírito Santo, no mistério da Trindade, que permite que o Senhor seja chamado de “Maravilhoso, Conselheiro” e “Deus Forte” (Is 9.6). “Os atributos do Espírito Santo caracterizariam o Messias. Devido à Sua sabedoria, entendimento, conselho e conhecimento Ele é o “Maravilhoso Conselheiro” (Is 9.6).

O Espírito Santo também se agrada de nos aconselhar. Deixe de tentar compreender tudo sozinho e permita que o Espírito Santo te aconselhe. Deixe de tentar reunir forças para dirigir seu caminho. Com o Espírito Santo, seu lema pode ser, “não de algum jeito, mas triunfantemente!” Os bisavós de um amigo meu foram de Kentucky, onde lutavam muito para sobreviver, para Oklahoma, porque tinham ouvido dizer que aquele era um lugar de oportunidades. A terra que eles cultivavam não era muito produtiva e, conseqüentemente, eles nunca tinham muito com o que viver. Ganhavam a vida com muita dificuldade. Finalmente, venderam a propriedade e se mudaram para outro estado.

A pessoa que comprou a propriedade encontrou petróleo e ficou rica. O motivo pelo qual a terra não era boa para o cultivo era que estava saturada de petróleo e por isso nada crescia. Pense nisso! Durante anos estas pessoas tão queridas viveram próximas da pobreza quando aos pés delas estava tudo o que precisavam, não apenas para sobreviver — mas para prosperar! Se tivesse cavado a terra um pouco mais jorraria petróleo!

Da mesma forma, temos os grandes recursos do Espírito Santo à nossa disposição e, mesmo assim, alguns vivem suas vidas em pobreza e frustração espiritual, sem usar as riquezas que estão sempre à nossa imediata disposição.

Ele não só nos dá direção como também dá força e energia para executarmos Seus planos. Lembre-se, o Senhor Jesus disse: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1.8).

Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor

A terceira, das três duplas de Isaías 11, descreve o Espírito Santo como O que dá “O Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” “Conhecimento” aqui, refere-se ao conhecimento que adquirimos através de nossos sentidos, tanto sobre como o mundo funciona quanto sobre as leis morais de Deus. Assim, o Espírito Santo nos dá capacidade para olharmos o mundo e percebermos Suas obras e propósitos nele. A Bíblia declara que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1.20). Quando estamos em sintonia com a direção do Espírito Santo, adquirimos um entendimento mais completo do mundo que nos cerca, e cada dia pode ser assombroso e maravilhoso.

Mas Ele não traz conhecimento apenas, o Espírito Santo também traz o “temor do Senhor”. Isto é muito importante e deve ser entendido. Salomão, sob a inspiração do Espírito Santo disse: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7).

Agora quero dizer uma coisa e não quero que você me entenda mal. Agradeço por toda ênfase dada à batalha espiritual atualmente. Creio que isto tenha nos tornado mais sensíveis às guerras espirituais que ocorrem ao nosso redor. Mas temo que o resultado inesperado de todo esse ensinamento seja que homens e mulheres estejam temendo mais o demônio do que a Deus. Tema a Deus, e você não precisa de temer o demônio. Você estará consciente de seu poder e agirá da forma apropriada, como o arcanjo Miguel fez (Judas 8,9), mas não terá medo dele porque “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4.4).

A propósito, existe uma diferença entre temer ao Senhor e ter medo. Êxodo 20 mostra isso de uma forma linda. A nação de Israel estava reunida no Monte Sinai para fazer uma aliança com Jeová e receber Dele os dez mandamentos. O Monte Sinai ardia com “os trovões e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante: e o povo, observando, se estremeceu” (v.18). Na verdade, a nação de Israel disse a Moisés: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos” (v.19).

Então Moisés profere estas extraordinárias palavras: “Não temais; Deus veio para vos provar, e rara que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis” (v.20, ênfase acrescentada). Ele disse, não temais, mas tenham temor! Vê a diferença- Eles estremeceram diante do poder de Deus. Mas o que o Pai queria era que tivessem um respeito saudável por Seu poder o que conduziria a um senso de temor que, por sua vez, evitaria que pecassem. Assim, o “temor do Senhor” não significa ter medo, significa entendê-Lo e respeitá-Lo de uma forma tal que vivamos em obediência por amor. E quem traz essa capacidade de temer ao Senhor O Espírito Santo!

Espírito de Vida

Amo as palavras do Senhor Jesus: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Vida abundante — existe algo muito instigante nisso. Alguma coisa que diz dentro de nós, “Sim, tenho que ter isso.” E quem nos ministra esta vida abundante O Espírito Santo. O Senhor Jesus disse: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida” (Jo 6.63). A vida que está sendo mencionada aqui é a salvação, mas também é verdade que “aquilo que Deus promete para a eternidade, Ele começa a fazer nesta vida.”

Oh, meu caro amigo, quando o Espírito do Senhor vem, Ele traz vida, quebrando o poder do pecado e da morte, como diz a canção. E não apenas a vida eterna, mas uma vida melhor agora mesmo. Paulo diz: “a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).

Você está experimentando toda a vida que o Espírito Santo tem para você Alguém me deu esta citação e eu acho que ela resume a questão de forma magnífica: “Creio que apenas uma, em mil pessoas, realmente sabe a maneira de viver no presente. A maioria de nós passa cinqüenta e oito minutos por hora vivendo no passado, se lamentando por alegrias perdidas ou sentindo vergonha das coisas que fez de errado (tudo absolutamente inútil e desgastante); ou vivendo no futuro que ansiamos ou tememos. A única forma de viver é aceitar cada minuto como um milagre único, que é exatamente o seguinte: um milagre que não se repetirá.”8 O Espírito do Senhor está esperando exatamente agora para curar seu passado, garantir seu futuro e te liberar para que você possa experimentar a vida abundante agora.

Espírito Santo da Promessa

Paulo declarou que aqueles que creram em Cristo como Salvador são “Selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança” (Ef 1.13,14). Vou falar muito mais sobre esta passagem no capítulo nove, mas agora quero que observe duas coisas:

Primeira: Ele é o “Santo Espírito da promessa.” Isto é, “o Espírito prometido.”9 O Senhor Jesus prometeu, no discurso do cenáculo, que enviaria o Espírito Santo, mas Ele fez a promessa em associação com o Pai (“a quem o Pai enviará em meu nome”, João 14.26; “eu vos enviarei da parte do Pai... que dele procede”, João 15.26). Assim, o Espírito Santo foi prometido pelo Pai também, e está expresso em Atos 1.4 como “a promessa do Pai.” Devido à fé deles nas palavras do Pai e do Filho, os primeiros crentes em Jerusalém contaram com a Palavra de Deus como certa e esperaram pelo Espírito Santo, e Deus não os desapontou.

Jamais se esqueça de que “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará ou tendo falado, não o cumprirá-” (Nm 23.19).

Algumas pessoas poderiam fazer você acredita que a Palavra de Deus, a Bíblia, não é verdadeira, ou que não é completamente verdadeira. Independentemente de como articulam suas palavras, o que eles estão fazendo é chamar cada membro da divindade de mentiroso. E um ditado antigo, mas verdadeiro: “Deus disse. Eu acredito. E ponto final.” E eu acrescentaria: “vou viver assim.” Exatamente como aqueles crentes cheios de expectativa no cenáculo, tenho Sua palavra como certa em tudo o que Ele diz.

Segunda: A habitação do Espírito Santo conosco é uma promessa de que um dia receberemos tudo o que nos foi prometido e preparado: um novo corpo, uma nova natureza e um novo lar. O Espírito Santo, vivendo em nós, está demonstrando a cada momento que Deus um dia nos presenteará com a medida plena da nossa herança.

Espírito da Verdade

Um dos grandes títulos atribuídos à Promessa do Pai é “O Espírito da Verdade.” O Espírito Santo possui uma tarefa específica dada por Deus, comunicar e divulgar o que é verdadeiro e válido. O Senhor Jesus descreveu-O como “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (Jo 14.17).

Ele não apenas ensina a verdade, Ele é a verdade.

• Ele te ensinará a verdade sobre Jesus (o significado direto de Jo 14.17),b0

• Ele te ensinará a verdade sobre a Bíblia. O Senhor Jesus declarou: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” ( Jo 16.13; 1 Co 2.10,11).

• Ele te ensinará a verdade sobre você mesmo. Davi foi animadoramente honesto quando pediu ao Senhor, “Quem há que possa discernir as próprias faltas Absolve- me das que me são ocultas” (51 19.12). Ninguém consegue discernir totalmente seus próprios erros, mas ao darmos ouvidos à voz do Espírito Santo e seguirmos Sua direção, as áreas de nossas vidas que são invisíveis para nós serão refinadas e sublimadas pelo Espírito Santo. “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3.18).

O Consolador

Vou me aprofundar realmente nisso no capítulo nove, mas o significado desta palavra é tão forte que quero apresentá-la a você agora. Se um de vocês já teve que se defender diante de um tribunal ou governo, sabe como essa experiência pode ser angustiante.

Embora o nosso sistema judiciário alegue que uma pessoa é inocente até que se prove o contrário, raramente você realmente sente isso. Você se sente impotente, sozinho e angustiado. Oxalá alguém pudesse ajudá-lo a carregar o fardo.

E é exatamente isso que o Espírito Santo faz. O Senhor disse:

“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14.16). A palavra “consolador” no grego é Paracleto — significando “pessoa chamada para estar ao lado e ajudar.” Ele é um advogado de defesa e um auxiliador que pelejará suas batalhas, um auxiliador que é tão bom naquilo que faz que acalma seus medos e inquietações.

Simples palavras são insuficientes para expressar o afeto que sinto pelo Espírito Santo, pelas muitas maneiras e vezes em que Ele me auxiliou. Verdadeiramente, Ele tem sido meu constante Consolador. E quando estou diante das pessoas para pregar o evangelho, Ele está lá, me auxiliando. Como Paulo disse: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1 Co 2.4).

Glória a Deus pelo nosso Consolador.

O Espírito Eterno

Como Membro da Trindade, o Espírito Santo estava presente antes do tempo e permanecerá depois “que o tempo tenha se cumprido”. O autor do livro de Hebreus reconheceu Sua natureza eterna quando escreveu que se o sangue de bode e de touros era usado como sacrifício, “muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9.14, ênfase acrescentada).

Assim como a ordem de Melquisedeque do sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio das leis do Antigo Testamento, também a redenção executada através do Espírito eterno é superior aos remédios temporários da lei - remédios designados não tanto para redimir o homem, mas mais para apontar a necessidade de redenção deste mediante a fé em Cristo.

Dizer que Ele é um “Espírito eterno” é o mesmo que dizer que Ele é um “Espírito divino”. “O termo eterno que, com toda propriedade, também pode designar o Deus Pai ou o Deus Filho, aqui está designando o Espírito Santo. Uma vez que este atributo só pode ser predicativo de Deus, então se entende que o Espírito é Deus.”

O Espírito

A Palavra de Deus dá muitos nomes maravilhosos para o Espírito Santo, mas talvez o nome menos adornado seja o mais profundo. Normalmente Ele é mencionado nas Escrituras simplesmente como “o Espírito”.

Foi o termo que João Batista usou quando descreveu o que aconteceu no batismo do Senhor Jesus. Ele disse: “Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele” (Jo 1.32). Você poderia dizer até, o Espírito, o único Espírito, o único e exclusivo Espírito, porque afinal de contas, na obra e na nossa experiência pessoal do Seu convívio conosco, não existe nada como Ele.

O Senhor Jesus também usou as mesmas palavras. Ele declarou a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5, ênfase acrescentada).

Repetidas vezes somos estimulados a ficarmos “cheios do Espírito Santo” (Atos 9.17; Ef 5.18, ênfase acrescentada). Os nomes dados ao Espírito Santo são significativos e gloriosos. Mas eles não são dados a fim de que simplesmente possamos saber sobre Ele. São nomes que podemos usar todos os dias para dar-Lhe as boas-vindas em todos os recônditos de nossas vidas. Sim, Ele é o Espírito do Pai e do Filho. Mas Ele está pronto para ser seu Paracleto — seu Conselheiro, seu Auxiliador, seu Professor e Guia.

Bem Vindo Espírito Santo – Benny Hinn – Editora Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário