terça-feira, 22 de março de 2011

Os Dons Espirituais e o Evangelismo

Os dons espirituais e o evangelismo

Trago em minha memória a chama viva de um incidente que aconteceu há muitos anos. Eu havia sido convidado para falar em um pequeno trabalho missionário pentecostal em Londres, mas exatamente antes da reunião, o líder levou-me para fora e deu- me a seguinte orientação bastante alarmante: “Nós não entramos no assunto de dons espirituais aqui; estamos em busca de almas” .Faz apenas algumas semanas desde que recebi uma carta de um líder pentecostal bastante proeminente nos Estados Unidos. Ele havia observado que as congregações mais sadias eram geralmente aquelas que estavam voltadas para o evangelismo, ao invés de estarem voltadas para os dons do Espírito.

Aqui está uma declaração com implicações suficientes para fazer qualquer pregador pentecostal pensar seriamente. Por que deve haver essa impossibilidade aparente de entrar no assunto de dons espirituais e ao mesmo tempo continuar num evangelismo ofensivo? Por que não podem funcionar os dois modos ao mesmo tempo?

Em que lugar não estamos de acordo com o Novo Testamento? É certo que não existe tal antagonismo nas Escrituras. Aqueles que pregaram essa grande salvação tiveram sua palavra testificada pelos dons do Espírito Santo (Hb 2.3,4). Uma experiência feliz unida a um evangelismo bem-sucedido está presente em todo o Novo Testamento desde o dia de Pentecoste, quando o falar em línguas produziu um efeito eficaz nos três mil convertidos até a última epístola de Paulo, na qual ele exorta Timóteo a duas coisas: “despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos e faze a obra de um evangelista” (2 Tm 1.6; 4.5). As dificuldades de combinar o exercício dos dons espirituais com o evangelismo revela algo de errado com nossa compreensão sobre os dons do Espírito, sobre o verdadeiro evangelismo ou sobre ambos.

Essa suposição de que os dois não podem ser combinados tornou-se mais do que uma teoria, tornou-se uma política. Existem congregações e líderes pentecostais que estão muito ligados a um evangelismo ativo, e ainda assim sentem que o único modo pelo qual podem continuar a ter êxito em seu objetivo é desaprovar todo exercício dos dons espirituais pelo menos nas reuniões públicas. Sob tal política de experiência e testemunho pentecostal distintos, geralmente acontece uma parada total nos convertidos em relação ao recebimento do batismo com o Espírito Santo. Freqüentemente esses lugares vão aos poucos recorrendo simplesmente a métodos naturais de atração e de conduta nos cultos, ao invés de uma dependência do poder sobrenatural do Espírito. É difícil acreditar que alguns desses métodos na verdade não entristecem o Espírito Santo. A visão de uma igreja verdadeira do Novo Testamento fica obscurecida e perdida.

É apenas satisfatório acrescentar que existem outros líderes e congregações que dão importância pelo me- nos a alguns dos dons do Espíritos mas, quando se trata de evangelismo, deixam falhas visíveis.
Contudo, eles algumas vezes gabam-se de ser pentecostais verdadeiros e consideram os outros como desviados infelizes. Pentecostais verdadeiros (para esse grupo) não vão além do quarto versículo de Atos 2; não há interesse no quadragésimo primeiro versículo! A falta de fervor, como a do ganhador de almas, parece não conscientizá-los estão contentes em ficar em suas reuniõezinhas, usufruindo de bons momentos e (presumivelmente) deixando o Senhor de lado, como se o Cristo do Calvário não se preocupasse mais com as ondas encapeladas do infortúnio e do sofrimento humanos. Às vezes essas pequenas organizações assumem um interesse louvável pelas missões estrangeiras1 mas o interesse evangélico que está voltado para o exterior e que é diferente daquele do seu país corre o perigo de tornar-se simplesmente algo sentimental e, certamente, não é pentecostal no sentido bíblico verdadeiro.

SERÁ QUE OS DOIS PODEM SER COMBINADOS?

Uma indagação como essa nunca deveria ser feita seriamente diante de uma Bíblia aberta. Eles nasceram combinados na Igreja Primitiva com resultados notáveis. Eles têm de ser combinados hoje, se é que temos de alcançar tudo aquilo que o “Pentecoste” realmente significa. O lugar preeminente do Espírito Santo em todo o evangelismo verdadeiro é conhecido por todos. É seu
trabalho especifico convencer do pecado (Jo 16.8); é Ele quem exalta a Cristo ( Jo 15.26; 16.14); através do seu poder gracioso somos nascidos de novo (Jo 3.5). Os dons que provêm dEle e que são sua “obra” (1 Co 12.7-11) não podem ser antagônicos ao evangelismo, mas devem ter um lugar bem definido e de valor em tudo o que tem a ver com o ganhador de almas.

Felizmente possuímos uma riqueza de material no Novo Testamento para provar isso. Vamos nos apropriar dos dons do Espírito um por um.

A PALAVRA DE SABEDORIA

Paulo decisivamente dispõe as “palavras ensinadas pela sabedoria humana” de um lado na sua formação de igrejas cristãs, mas ele assim o fez apenas para que possa usar de uma maneira mais notável aquelas palavras de sabedoria “ensinadas pelo Espírito Santo”. E que sabedoria divina é esta? Não é outra senão “Cristo crucificado” (1 Co 1.23-31). Na pregação de Cristo e sua cruz está contida a própria essência da Palavra de Sabedoria. E aí está o coração do Evangelho. Não pode haver nenhuma divergência entre esse dom espiritual e o evangelismo. Uma pregação inspirada e ungida de “Cristo, e este crucificado”, é a principal arma para se ganhar almas. O evangelismo moderno sofre exatamente daquilo que Paulo descartou como sendo vão — “palavras ensinadas pela sabedoria humana”.

Foi essa mesma palavra de sabedoria dada pelo Espírito que inspirou todas as suas epístolas (2 Pe 3.15) e que tornou-as alimento tão rico para seus jovens convertidos.
A PALAVRA DA CIÊNCIA

Neste ponto deixemos o campo do evangelismo inicial porque é imprescindível o ensino da doutrina para a edificação do crente. Aqueles que fazem isso são como Apoio: ajudam bastante os que têm crido (At 18.27) e são os mais importantes aqui; são os regadores” que seguem os “plantadores” (1 Co 3.6). Contudo, o evangelismo descuidado evangeliza e abandona, não ensina: não apresenta nenhuma preocupação pelo crescimento espiritual das almas que ele trouxe ao novo nascimento. Exatamente neste ponto está uma outra fraqueza fundamental nos muitos avivamentos modernos: eles não acompanham suficientemente os que crêem.

Além disso, a palavra da ciência (observe o “sabemos” da Primeira Epístola de João) forma aquela base essencial para o evangelismo. Se ele e o ganhador de almas não tiveram conhecimento do “sabemos” sobre a salvação, eles serão apenas cegos guiando outros cegos.

O DOM DA FÉ

O dom da fé sobrenatural toca a fonte de todo poder espiritual verdadeiro. Essa fé reside na fonte dos dons miraculosos mais visíveis que se seguem: ela afirma vitórias aparentemente impossíveis sobre todos os poderes das trevas e sobre as derrotas; encontra-se em seu próprio reino naquela oração intercessória e naquele esforço pelas almas, o que é a fonte oculta de todo o avivamento real e evangelismo bem-sucedido. Não há nenhuma necessidade de métodos questionáveis para incentivar um avivamento quando e onde o dom da fé está operando. Veja o êxito de Estêvão (At 6.8). O evangelismo sem a fé não tem poder.

O DONS DEA CURAR

É desnecessário insistirmos numa relação profunda e inestimável entre os dons de curar e um evangelismo bíblico. Isso foi exemplificado primeiramente pelo próprio Senhor Jesus e, de forma não menos ilustre, por aqueles que o seguiam. Filipe, o evangelista, exercitava-os poderosamente em seu notável ministério evangelístico em Samaria (At 8). A cura física muitas vezes abre a porta do coração para a mensagem do Evangelho como nada mais o faria.

A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS

O mesmo também aplica-se a este dom. O período de grande êxito de Paulo no evangelismo, em Éfeso (At 19), estava grandemente ligado à operação divina de “maravilhas extraordinárias” através de suas mãos. Devemos lembrar-nos entretanto que, simples sinais e maravilhas em si mesmos não salvam nenhuma pessoa. O propósito de sinais e maravilhas é atrair, prender a atenção, mas a pregação da Palavra é que salva.
O elemento “fantástico” no evangelismo é sempre um fator j de risco, e se isso acontece com uma emonstraçã0 espiritual genuínas quanto mais com o sensacionalismo barato?!

O DOM DE PROFECIA

O dom de profecia, ou o dom da palavra pelo Espírito numa linguagem conhecida, é outro dom destinado primeiramente à edificação dos crentes (1 Co 14.4,22). Entretanto, está estritamente expresso no mandamento divino que, quando este dom espiritual estiver sendo exercido na igreja, ele tenha efeito o mais poderoso e convincente possível sobre o não-crente presente (v. 24). Embora não seja endereçado diretamente ao não-crente, ele pode ficar maravilhosamente convencido. Não há nenhuma restrição para salientar esse dom, mesmo que aconteça não-crentes estarem presentes ao culto. É lógico que este dom pode ser usado pelo Espírito para um tipo de evangelismo eficiente e profundamente pessoal. Silas, o profeta (At 15.32), foi um dos cooperadores mais valiosos de Paulo em seu evangelismo apostólico.

DISCERNIMENTO DE ESPIRITOS

Esse dom espiritual é um dos protetores da Igreja contra o engano e o fingimento, quer pelo poder demoníaco (como a jovem em Filipos — At 16); ou pela hipocrisia (como Ananias e Safira — At 5); ou por ambos (como Simão, o mágico — At 8). O último nome mencionado é um exemplo surpreendente da necessidade e do valor do dom de discernimento de espíritos, mesmo no meio de um trabalho evangelístico de sucesso. Satanás jrá destruir o avivamento mais próspero se esse dom não intervier. Algumas vezes o evangelismo dotado sofre terrivelmente pela falta de discernimento nas coisas espirituais.

VARIEDAE DE LINGUAS

Este dom é um dos “sinais” de Deus para o descrente (1 Co 14.22), e tem, portanto, de ter um lugar legítimo nas ocasiões em que o incrédulo estiver presente. No Dia de Pentecoste, ele produziu um resultado duplo de espanto e escárnio (At 2.13,14), mas exerceu claramente uma grande importância para atrair a atenção do povo para a mensagem evangélica pregada por Pedro. O único fundamento correto que tomamos é o de que esse dom não é antagônico, mas útil para o evangelismo quando usado corretamente. Se alguém verificou ser esse dom um obstáculo para o trabalho evangelístico, pode ser apenas porque vem sendo usado incorretamente, provavelmente por pessoas sinceras, mas mal orientadas.

Talvez devêssemos acrescentar que, como um “sinal” para os descrentes com relação aos cultos evangelístivos talvez esse dom seja usado pelo Espírito Santo muito raramente. “A intimidade gera o desrespeito”, e um “sinal” usado duas ou três vezes em cada reunião logo se torna enjoativos ao invés de convincente. Entre- tanto, usado uma vez ou outra pode ter resultados admiráveis, e esse parece ser o propósito divino. Não estamos nos referindo a usos particulares do dom para fins devocionais (1 Co 14.2), mas ao seu lugar na reunião pública.

Interpretação de Linguas

Esse dom possui um Único valor com relação ao “indouto”, mas pode incluir o “infiel” (1 Co 14.23), o qual estamos particularmente interessados em evangelizar; o fato de que Deus coloca as “línguas” faladas pelos santos na congregação, ao alcance do nosso entendimento (vv 13-16), envolve a possibilidade de a mensagem ter o mesmo efeito sobre o não-crente, no momento da profecia (v. 24). A “interpretação” nem sempre é necessária quando o Espírito está usando o dom de línguas como um sinal direto para os infiéis. Julgamos, a partir de Atos 2, que haverá momentos quando a língua falada será bem compreendida por aquele a quem o sinal é dirigido. O dom de interpretação é primeiramente para a igreja (v. 5).

Por que há dificuldades?

Tendo já demonstrado biblicamente que os dons espirituais não são antagônicos ao evangelismo, e sim uma parte essencial dele, podemos muito bem fazer a pergunta de novo: “Por que essa idéia constante, muitas vezes gerada para sustentar uma política, de que os dons espirituais e um evangelismo bem-sucedido não podem caminhar juntos?

Vamos admitir livremente que em alguns casos têm havido motivos suficientes, infelizmente devido à posição firme adotada por alguns evangelistas que desencorajaram o uso dos dons do Espírito nos cultos de evangelismo. Nós não os censuramos. Queremos achar a saída. A resposta não sugere necessariamente qualquer coisa essencialmente errada, tanto com os dons espirituais como com o evangelismo. E simplesmente aquele velho problema com que Paulo teve de lidar em Corinto na sua época. O evangelismo de êxito lá estava correndo o risco de ser arruinado pelos erros e abusos com os dons perfeitamente corretos (1 Co 14.23). Nossos problemas e os deles são praticamente idênticos, o que é também outra prova indireta de que o “Pentecoste” como concebemos hoje é verdadeiramente do Espírito de Deus, apesar das falhas. A congregação de Corinto estava errando em três pontos:

Uma avaliação desequilibrada dos dons

Certamente eles pensavam que o poder do Espírito manifestava-se mais nas “línguas” do que na palavra de sabedoria ou na palavra da ciência, ao passo que o contrário era o mais provável de ser verdadeiro. Assim, muitos grupos pentecostais estimados cometem o mesmo erro hoje, e dificilmente reconhecem 109 o poder do Espírito ou os dons, exceto as línguas.
Temos até mesmo ouvido líderes referirem-se às expressões em línguas como o falar do Espírito, com uma influência forte de que Ele fica em silêncio a não ser que um dom em particular esteja sempre em operação. Deus nos livre! Precisamos reconhecer a voz do Espírito em todos os seus diversos dons e, se assim fosse, haveria provavelmente menos dessas interrupções perturbadoras de evangelistas e outros pregadores pelo simples balbuciar emocional em línguas que tem sido provavelmente um dos motivos pelos quais evangelistas cheios de ardor sentem-se, às vezes, direcionados a tomar uma atitude firme, infeliz e sem base bíblica contra qualquer uso desses dons em quaisquer das suas reuniões. As “línguas” não são o Único modo pelo qual o Espírito fala, e é um crime interromper um pregador ungido por um simples balbuciar do nosso próprio espírito.

A falta do amor divino

O verdadeiro amor pensa primeiro nos outros. Esse é o principal motivo para o evangelismo. Mas os crentes de Corinto não se importavam com o infiel em seu meio, enquanto podiam soltar as rédeas da imaginação numa euforia descontrolada ou dispor de seus próprios dons espirituais. A consideração pelos “outros” era o lema de Paulo (1 Co 14.17-19), com respeito aos irmãos crentes como aos não-crentes.

Cometeríamos pouquíssimos erros com relação aos dons espirituais se fôssemos sempre controlados, acima de tudo, por uma paixão pelas almas — pelos “outros”. Não é a obra do Espírito Santo nas reuniões evangelísticas que precisamos temer. Ele nunca irá direcionar uma alma para fora do Evangelho, quer durante o prólogo, a pregação ou o apelo. É a obra do nosso próprio espírito que precisa de tal vigilância. E essa vigilância deve ser redobrada em cultos evangelísticos, lembrando-se de que a salvação das almas é que está em jogo. Um erro nesse momento pode ser fatal. É melhor errar na repressão pessoal, ainda que erremos totalmente. O Espírito provavelmente não ficará muito entristecido se o nosso motivo foi o cuidado para não impedir a redenção daquela alma por Cristo. Cada parte de um culto evangelístico é melhor vivida por aqueles que tiveram experiência e que têm provado conhecer a mente do Espírito.

UM USO DESORDENADO DOS DONS

Não foi o falar em línguas que gerou o perigo de as pessoas dizerem que a congregação de Corinto tinha agido mal; foi o fato de todos falarem em línguas (14.23), quer dizer, todos ao mesmo tempo ou em número excessivo, e sem interpretação. Foi um uso desordenado de um dom que poderia ser tremendamente eficaz se fosse usado na hora certa e da maneira certa.
Algumas pessoas acham que não precisamos ser ensinados como usar os dons do Espírito, mas precisamos.

Não que o Espírito Santo em si mesmo vá algum dia cometer qualquer erro, mas o nosso próprio espírito pode e, portanto há a necessidade das regras estabelecidas em 1 Coríntios 14.27-33, de modo que possamos fazer um auto-exame a esse respeito. O grande objetivo é que o Espírito de Deus controle tão perfeitamente cada membro do corpo de Cristo, que cada operação de um dom seja uma obra do Espírito Santo (1 Co 12.11). Assim podemos estar certos de que não haverá nenhum obstáculo para o evangelismo, ou para a santificação, ou para qualquer outra grande obra em que o Espírito esteja envolvido no momento. Mas os filhos de Deus estão em vários estágios de compreensão espiritual. Com relação aos dons espirituais os coríntios eram qualquer coisa, exceto “adultos” (1 Co 14.20), e tememos que a mesma coisa possa ser escrita hoje sobre muitos grupos pentecostais queridos de Deus. Por isso Paulo tinha de estabelecer regras que seriam quase desnecessárias se os coríntios estivessem continuamente no Espírito.


O resumo simples final de toda a problemática está no capítulo 14.40: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. Nenhum dom espiritual, exercitado no Espírito, jamais violará essa regra e, portanto, nunca irá impedir o verdadeiro evangelismo. Corretamente compreendidos e corretamente usados, os dons do Espírito são o único equipamento adequado da Igreja para cumprir sua grande comissão de pregar o Evangelho a toda criatura.


Como Receber o Batismo no Espírito Santo – Donald Gee

Nenhum comentário:

Postar um comentário