sexta-feira, 18 de março de 2011

Nomes e Títulos do Espírito Santo - 2 -

Nomes e Títulos do Espírito Santo

1 - Seus Nomes e Títulos

Vários nomes e títulos são dados ao Espírito Santo nas Escrituras, que descrevem a natureza profunda do seu Ser. O nome traduz a natureza do ser que o carrega. O título expressa sua fama e reputação. Além dos nomes e títulos conferidos ao Espírito Santo são também usados pronomes pessoais, para que a imaginação humana possa concebê-lo como realmente é.

Os escritores do Antigo e do Novo Testamento e milhões de outras testemunhas afirmam a existência real do Espírito Santo, como sendo de fato uma Pessoa.

É impossível que milhões de pessoas tenham combinado mentir por uma extensão de séculos. Todas elas, desde os mais remotos tempos, têm afirmado a mesma coisa: o Espírito Santo existe, e é uma Pessoa real. Com efeito, fosse Ele uma simples influência, sopro ou vento, os milhões de depoimentos se teriam desfeito em contradições. Ele é, como já vimos, a terceira Pessoa da Santíssima

Trindade. Em toda a extensão do Novo Testamento, que marca exatamente a era do Espírito em sua plenitude, faz-se alusão a Ele em termos coloquiais, como “esse” (e não isso) e “aquele” (e não aquilo).

Os pronomes e apelativos são largamente usados para descrever sua existência e personalidade:

EU - “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito Santo: Eis que três varões te buscam. Levanta-te pois, e desce, e vai com ele, não duvidando; porque eu os enviei” (At 10.19,20).

ELE - “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” (Jo 16.8).

AQUELE - “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).

OUTRO - “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).

ESSE - “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas” (Jo 14.26).

Cada nome ou título do Espírito Santo descreve a natureza de sua existência e caráter. Alguns destes nomes e títulos descrevem a sua natureza propriamente dita; outros, a sua obra; outros ainda, sua manifestação.

O ESPÍRITO (simplesmente) - “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Co 2.10).

O ESPÍRITO DE DEUS - “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2).

O ESPÍRITO DO DEUS VIVO - “Porque já é manifestado que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus Vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (2 Co 3.3).

O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS - “O Espíro do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos” (Is 6 1.1).

O ESPÍRITO DO SENHOR - “E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho” (At 8.39).

O ESPÍRITO DE VOSSO PAI - “Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” (Mt 10.20).

O ESPÍRITO DE CRISTO - “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir” (1 Pe 1.11).

O ESPÍRITO DE JESUS CRISTO - “Porque sei qüe disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectação e esperança...” (Fi 1.19,20).

O ESPÍRITO DE JESUS - “E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu” (At 16.7).

O ESPÍRITO DE SEU FILHO - “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gl 4.6).

O ESPÍRITO DE ARDOR - “Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém do meio dela, com... o Espírito dc ardor... e haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia” (Is 4.4,5).

O ESPÍRITO DE SÚPLICAS - “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito.., de súplicas...” (Zc 12.10).

O ESPÍRITO DE ADOÇÃO - “Porque não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Rm 8.15).

O ESPÍRITO DA PROMESSA - “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também cri- do, foste selado com o Espírito da promessa; o qual é o penhor da vossa herança...” (Ef 1.13,14).

O ESPÍRITO DE VIDA - “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).

O ESPÍRITO DE VERDADE - “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (Jo 15.26).

O ESPÍRITO DA GRAÇA - “De quanto maior castigo cuidais vos será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, como foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hb 10.29).

O ESPÍRITO DA GLÓRIA - “Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus” (1 Pe 4.14).

O ESPÍRITO DE REVELAÇÃO - “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o Espírito.., de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento...” (Ef 1.17,18).

O ESPÍRITO ETERNO - “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo” (Hb 9.14).

O ESPÍRITO DE SANTIFICAÇÃO - “Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo Nosso Senhor” (Rm 1.4).

O ESPÍRITO SANTO - “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).

Em Lucas 11.20, o Espírito Santo é chamado de O DEDO DE DEUS; em Atos 5.4, de DEUS; em Apocalipse 19.10, de ESPIRITO DE PROFECIA.

Em Isaías 11.2, Ele é apresentado em sua plenitude, septiforme:

O ESPÍRITO DO SENHOR

O ESPÍRITO DE SABEDORIA

O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA

O ESPÍRITO DE CONSELHO

O ESPÍRITO DE FORTALEZA

O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO

O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR

Se o Espírito Santo não fosse de fato uma pessoa, como se dariam tantos nomes a Ele? A razão natural e as luzes da fé afirmam que Ele existe!

II - Nomes que o Identificam com a Trindade

Já observamos que o nome é dado para denotar a natureza profunda do ser que o carrega. Assim, a criatura somente era conhecida depois que se lhe dava o nome (Gn 2.19). No caso do Espírito Santo, encontramos vários nomes, como acabamos de expor. Entretanto, há três nomes principais que o identificam diretamente com a Santíssima Trindade e as dimensões universais da existência:

ESPÍRITO DE DEUS

ESPÍRITO DE CRISTO

ESPÍRITO SANTO

1. O Espírito de Deus

Encontramos este nome divino no início da Bíblia, associado diretamente à obra da criação, onde nos é dito que “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2). Ele aparece como co-participante, a “pairar” sobre o caos das águas do oceano primevo, quando tudo ainda estava mergulhado em escuridão e total desordem.

Em outras passagens das Escrituras, aparece também este nome, ligado diretamente à criação, à renovação da terra e à regeneração da pessoa humana (Gn 6.3; 4 1.38; Jó 33.4; Ez 11.24; Rm 8.9; 1 Co 3.16 etc.). Em Jó 33.4, Eliú, um sábio oriental, associa-o à criação do homem:

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo- poderoso me deu vida”. Em Salmos 104.30, liga-se à criação inteira: “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”. No tocante à regeneração da pessoa humana, Ele é citado em vários elementos doutrinários das Escrituras, sempre produzindo uma “nova criatura” para Cristo e seu Reino (Rm 8.2). A vida do próprio Jesus, no ventre da virgem, foi um ato miraculoso de seu poder (Mt 1.20; Lc 1.35).

2. O Espírito de Cristo

Este nome está relacionado à obra da redenção, que Cristo realizou por amor de nós. Desde os tempos mais remotos, o Espírito Santo vinha “testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir” (1 Pe 1.11). Esta é uma das razões por que Ele é chamado O ESPTRITO DE CRISTO. Ele acompanhou todos os passos, atos e palavras de Cristo em sua missão divina a favor dos homens.

3. O Espírito Santo

Este nome está diretamente relacionado à santificação das coisas e dos seres. Tudo se santifica ou é santificado pela atuação gloriosa do Espírito Santo. Até a evidência central da ressurreição de Cristo aconteceu “segundo o Espírito de santificação” (Rm 1.4). Esta é, portanto, a natureza do seu Ser e a extensão de sua obra santificadora.

Ao abrirmos o Novo Testamento, encontramos o Espírito Santo imediatamente com este nome, e daí por diante em cada seção tópica ou celestial.

a. Como Espírito de Deus. Representando a onipotência de Deus, que tudo criou e tudo pode fazer.

b. Como Espírito de Cristo. Representando a onisciência de Deus que, com antecedência de séculos, planejou toda a obra da redenção.

c. Como Espírito Santo. Representando a onipresença do Deus Santo, que faz da santidade a condição moral necessária presente em todo o Universo.

III - Títulos do Espírito Santo

Já falamos sobre os nomes do Espírito Santo; agora, veremos alguns de seus títulos associados, evidentemente, à sua fama e reputação.

1. O Consolador

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador...” (Jo 14.16). Há um testemunho gramatical que deve ser mencionado aqui: o uso do substantivo masculino “paracleto”, empregado por Cristo ao referir-se ao Espírito Santo.

O próprio Jesus, durante sua vida terrena, era o Consolador dos seus discípulos, e os consolou quando estava prestes a deixá-los, prometendo-lhes “outro Consolador” (paracleto). Tudo o que Jesus fora para os discípulos, o outro Consolador haveria de ser. Portanto, o Espírito Santo seria uma Pessoa substituindo outra.

A palavra parakletos é antiga, usada no grego clássico, como nos escritos de Demóstenes, onde aparece com o sentido de “advogado” - alguém que pleiteia a causa de outrem -, sentido este que passou para o grego helenista, nos escritos de Josefo, historiador judaico do primeiro século de nossa era, e de Filo e igualmente aos papiros dos tempos dos apóstolos. O termo deriva dos vocábulos gregos para (“para o lado de”) e kaleo (“chamar”, “convocar”), dando o sentido geral de “alguém chamado para ajudar ao lado de outrem”.

Afirma-se que, nos tribunais romanos e gregos, os advogados que assistiam os amigos o faziam não pela recompensa ou remuneração, mas por amor e consideração, ajudando com sábios conselhos.

A palavra traduzida por “ajuda” é extremamente significativa. E formada por três palavras gregas - duas preposições e uma raiz verbal. Uma das preposições significa “com”; a outra, “do outro lado”; e a raiz verbal quer dizer “segurar”. Assim, temos: “segurar do outro lado com”.

“Em alguns momentos de provações, podemos ver alguém ao ‘nosso lado’ e até pensamos, mesmo por uma questão de temor e respeito, que este ‘alguém’ seja o Pai ou o Filho, ou até mesmo um anjo da corte celestial, sem lembrarmos que é o Espírito Santo, ajudando-nos em nossas fraquezas”. (1)

2. O Guia espiritual

Este título é também conferido a nosso Senhor Jesus Cristo (Mq 5.2; Mt 2.6). Aplicado ao Espírito Santo, porém, está relacionado diretamente com sua missão

Orientadora em todos os sentidos da vida, especialmente quanto as verdades espirituais nas quais a alma humana está fundamentada.

As pessoas, precisam de pontos de referência para sua orientação. Numa cidade, por exemplo, são pontos d,e referência praças, igrejas, edifícios, torres de comunicações etc. Também são pontos de referência paradas de ônibus, nomes das estações de trem e metrô e de lugares.

Todos esses meios indicam direções seguras e exatas, em qualquer lugar da Terra ou mesmo do Universo, especialmente naquelas dimensões que o homem pode atingir. Para isso foram criados os pontos universais de referência - os pontos cardeais, determinados com base no movimento do Sol (Igor).

Para Deus, entretanto, o conceito de orientação é bem mais amplo e valioso. E Ele, em sua infinita sabedoria, entregou esta grande missão a seu Filho, Jesus Cristo. Porém, com seu regresso ao Pai, confiou-se a tarefa ao Espírito Santo. Este título, mesmo sendo uma derivação de “Consolador”, possui algumas significações especiais. Está ligado diretamente a uma promessa de Jesus a seus discípulos: “Ele o Espírito] vos guiará em toda a verdade...”

A promessa foi confirmada logo após a ressurreição de nosso Senhor. O Espírito acompanhava a Igreja passo a passo. Paulo diz que os cristãos são guiados pelo Espírito: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14); em Gálatas 5.18, o apóstolo acrescenta: “Se sois guiados pelo Espírito não estais debaixo da lei”. Ora, sem dúvida isto significa que quem é “guiado pelo espírito de Deus” sabe de onde veio, onde se encontra e para onde está caminhando. Porque o Espírito Santo o “guiará em toda a verdade”.

3. O dedo de Deus

Este título surgiu como uma expressão idiomática dos magos egípcios, talvez Janes e Jambres (2 Tm 3.8). Eles disseram a Faraó, quando fracassaram na reprodução da praga dos piolhos: “Isto é o dedo de Deus...” (Ex 8.19). No entanto, a expressão alcançou significado especial quando o Senhor argumentava com os escribas e fariseus sobre a atuação poderosa do Espírito de Deus em sua vida. Jesus demonstrou claramente a fonte do seu poder:

“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o reino de Deus”. Na passagem paralela de Lucas 11.20, Jesus diz literalmente: “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus”.

Jesus utiliza-se nesta última passagem de uma expressão lucana, usada no Antigo Testamento para demonstrar uma intervenção direta e poderosa do Espírito de Deus (cf. Ex 8.19; Dt 9.10).

4. Outro

Este título, mencionado em João 14.16, significa “outro da mesma espécie”. Segundo Dods, o termo grego aqui traduzido por “outro” é allon, e não heteron, e significa que o Espírito Santo é outro ajudador, separado e distinto de Cristo, embora da mesma “espécie”, e não distinta ou separada de “ajudador”. Ele é a continuidade do Senhor Jesus em nós, igual em poder e glória, embora sob manifestação diferente.

Jesus procura consolar os discípulos, mostrando-lhes que, apesar da separação que ocorreria em breve, Ele haveria de permanecer com eles para todo o sempre, porque o seu Representante legal desceria do Céu para estar no meio deles e com eles. (2)

A palavra “paracleto” indica muito mais do que uma 1wssoa compassiva. Um verdadeiro paracleto acompanha intimamente em todos os momentos o que consola. Na qualidade de Paracleto, o Espírito Santo está sempre disposto infundir poder coragem, sabedoria e graça ao coração de cada salvo.

Alcançamos essa graça através da nossa comunhão com Ele. Razão pela qual o apóstolo Paulo a recomenda a iodos os santos: “A comunhão do Espírito Santo seja com vós todos” (2 Co 13.13)

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

A Existência e a Pessoa do Espírito Santo = Severino Pedro da Silva - CPAD

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