terça-feira, 22 de junho de 2010

Condições para a restauração

Condições para a restauração

De fato, há muitas pessoas que tem o conhecimento de que Deus é rico em perdoar, que o oferecimento de Jesus é suficiente para perdoar pecados.

Mas que vivem cheias dc complexos, e desenvolvendo sentimento de culpa e se torturando por não assumir as condições indispensáveis para se obter o perdão que resultará em restauração.

I. Ter coragem para assumir a culpa

1. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Sl 32:3-5

2. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Sl. 51:1-4

3. Observe a transparência de Davi assumindo completamente a culpa, usando as palavras: Meu pecado, minhas transgressões, minha iniqüidade, pequei contra ti, somente pequei

4. Se não formos sinceros diante de Deus e dos homens jamais teremos uma vida espiritual sadia

5. Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. Lc 5:18-19

6. Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira. ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gn 3:12-13

II. Confessar o pecado

1. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Sl. 32:5

2. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Sl 51:4 2’

3. Termo traduzido corno confissão, tanto no hebraico como no grego (yãdha e honiologein) tem uma tripla conotação.

4. Pois existe confissão de fé e confissão de pecado

5. Bem como detalhar o pecado cometido de forma literal

a. Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. Lc 15:18-19

b. Se coníbssarmos os nossos peeados, ele é Fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar dc toda a injustiça. l Jo 1:9

c. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo,ojusto I Jo 2:l

6. Portanto confessar não é só apenas pedir perdão e sim dizer a transgressão cometida, essa confissão precisa estar baseada na misericórdia de Deus

a. Tem misericórdia dc mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias Sl. 51: 1

b. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade Lm 3:22-23

7. Na confissão, não devemos fazer rodeios, fingindo não conhecer as nossas transgressões, devemos ser objetivos e diretos, colocando diante de Deus os pecados cometidos.

III. Apropriar-se pela fé do perdão

1. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Sl 32:5

2. Na Bíblia de Jerusalém em Hb 11:1 diz: “A fé é uma posse antecipada do que se espera”

3. Se você confessou o seu pecado tome posse do perdão de imediato e não gradativaniente

4. Muitos são iludidos pelo diabo com as seguintes declarações:

a. O seu pecado é muito dificil de ser perdoado
b. Você confessou mas, não está sentindo que foi perdoado
c. Porque Davi também sentiu.

5. Não espere sentir uma emoção como prova que você foi
perdoado, aproprie-se pela fé do sacrifício de Jesus no Calvário.

IV. Arrependimento genuíno

1. O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia Pv 28:13

2. Podemos ver na Palavra de Deus que, todas as pessoas que diziam que estavam arrependidas, passavam a ter urna nova atitude para com o pecado

a. E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?

E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. LC 3:11-14

3. Portanto quem se arrepende de coração é desafiado a largar o pecado de imediato, porque o pecado nos afasta de Deus

a.Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Is 59:1-2

4. O apóstolo João diz que somos mentirosos se dissermos que temos comunhão com Deus, mesmo praticando o pecado I Jo 1:6

5. Deus é rico em perdoar

6. O cristão sabe que: “onde abundou o pecado superabundou a graça” Rm 5:20

7, Isto não nos dá o direito de pecar, isto mostra que não há pecado que Deus não perdoe desde que exista um verdadeiro arrependimento

8. Sem dúvida o perdão é algo Divino, é a verdadeira expressão da Graça de Deus.

9. O perdão é ato que restabelece o homem em sua verdadeira relação com Deus.

Arrancando o elemento pertubador desta relação, a saber, o pecado, a transgressão do homem.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário