domingo, 20 de junho de 2010

OS MONTES DO AVIVAMENTO

Habacuque 3:2 e Salmo 24:3

“OS MONTES DO AVIVAMENTO”

Há muitos perigos em olharmos para baixo, irmos para baixo, estarmos presos às coisas deste mundo.

No livro do profeta Jonas, Deus conta-nos a história de um homem que, por desobediência à Palavra de Deus.

Acabou tendo que experimentar a amarga experiência de ir ao mais profundo abismo.

Tudo começou quando ele desobedeceu ao mandamento de Deus.

A Bíblia nos diz que Jonas desceu 3 vezes (Para Jope, para o porão e para as profundezas do mar).

E, no clamor de sua alma, conseguiu a misericórdia do Deus Altíssimo em sua vida já em trevas.

Quando Ló foi salvo pelos anjos que o Senhor enviou, um deles disse a seguinte frase:

´´...Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.´´ (Gênesis 19:17).

Fugir para o Monte!

A Bíblia nos fala de vários montes.

Vamos citar alguns exemplos, mas gostaríamos de nos deter em três deles.

Tem o Monte Carmelo, onde Elias teve uma prova de fé ao enfrentar os profetas de Baal.

Elias orou e Deus fez descer um fogo poderoso do céu, que consumiu todo o holocausto.

Que Elias estava oferecendo, enquanto que os profetas se fatigavam de tanto clamar pelo seu deus.

O monte das Oliveiras, onde o Mestre Jesus Cristo passou muitas horas conversando com o Pai.

E, com toda a convicção de meu coração, posso dizer que Ele estava também intercedendo por cada um de nós! Aleluia!

Por isso estamos aqui, servindo ao Mestre, Deus e Senhor das nossas vidas! Glória a Deus! Obrigado Jesus!

Os três montes que desejo relatar são:

MONTE MORIÁ

Gênesis 22:2: Monte do Sacrifício

“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."

Foi neste monte que Deus mandou que Abraão oferecesse o seu filho amado, Isaque, em sacrifício para Ele.

Que dureza! Abraão, para chegar a este monte, passou por muitas provas de fé.

Primeiro, teve que suportar esta prova só, sem poder contar a Sara, sua esposa.

Pois as conseqüências disto poderiam ser inimagináveis. Falar para a mãe que vai matar o filho.

É como pisar no rabo de um leãozinho, na frente da mãe leoa!

Segundo, para chegar ao monte do sacrifício, Abraão teve que caminhar por 3 dias.

3 dias ao lado do seu tão esperado e amado filho... 3 dias olhando para o filho que teria que entregar em sacrifício para o Deus que o havia criado.

Que fé este homem teve! Graças a Deus por conhecer os seus escolhidos!

Terceiro, Abraão, ao chegar aos pés do monte, disse aos seus criados que ele e o filho iriam ao monte para ADORAR a Deus!

Oferecer louvores a Deus quando tudo anda a mil maravilhas é fácil, mas nesta situação.

Estes são os nossos Sacrifícios de Louvor.

Louve e Adore ao Senhor em todos os momentos de sua vida, quer sejam bons ou maus.

MONTE SINAI

Êxodo 19: Monte da Revelação de Deus

Moisés recebeu a revelação de Deus neste monte.

Recebeu as leis, viu a Glória de Deus, e Deus falou face a face com ele.

Da mesma maneira, se você subir ao monte da revelação de Deus.

Ele também falará face a face contigo! Aleluia!

Você, assim como Moisés, não verá a Face de Deus, mas tenha a certeza de que Deus estará falando com você face a face!

Abra os olhos espirituais e da fé, e deixe o Senhor Deus Criador falar com você! Glória a Deus!

MONTE CALVÁRIO

João 19:17: Monte da Redenção

“Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico.”

Foi neste monte que o Senhor e Salvador Jesus Cristo entregou a sua vida, e derramou o Seu Precioso Sangue, para que todos os nossos pecados pudessem ser perdoados.

Foi neste monte que Jesus consumou a sua obra, morrendo pelo mundo.

Foi neste monte que nós, mesmo sem merecer, recebemos o direito de nos tornarmos filhos de Deus!

Muito obrigado, Senhor Jesus.

No monte do Calvário há redenção, há perdão, há vida para todos os que aceitarem este sacrifício de Jesus Cristo, o Filho de Deus, por nós!

Suba para o monte. Fuja para o monte, para que não morra!

No monte do Senhor a Sacrifícios diários contra os desejos da nossa carne.

Lá você encontrará forças e providências para você sacrificar aquilo que te prende.

No monte do Senhor há revelação, há poder, há vitória!

A Vitória é nossa, pelo Sangue de Jesus Cristo derramado lá no monte!

Jesus Cristo te Ama! Suba ao monte! Ele está te esperando lá!

“Elevo os olhos para os montes; de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra.”

Salmos 121:1-2

Amém!

o:p><

A época da evangelização em massa ainda não passou.

Embora não seja a mais eficiente na contribuição para o crescimento da igreja,

É um instrumento muito eficaz na promoção da evangelização e na comunicação do evangelho a grande auditório.

A Igreja em Jerusalém surgiu em conseqüência de evangelização em massa ( At.2 ).

EVANGELISMO PESSOAL

Toda evangelização é , em última análise, pessoal, com o arauto clamando para uma alma perdida,

Seja face a face, seja numa multidão.

A pessoa atende ao Evangelho na privacidade de sua alma, na singularidade do momento em que o Espírito Santo levanta o véu,

Permitindo que ela veja a glória do Evangelho.

No sentido mais estrito, porém, a evangelização pessoal é o esforço de uma pessoa no sentido de levar outro indivíduo a Cristo.

E André encontrando Simão Pedro ( Jo 1.40,42). Filipe encontrando Natanael (Jo. 1: 45).

Jesus encontrando Nicodemos-(Jo:3:l-5)- e- depois-a mulher samaritana junto ao poço (Jo.4.7-l5).

A evangelização pessoal era o trabalho contínuo da Igreja primitiva, em que seguiam pregando Jesus diariamente, de casa em casa (At. 5.42).

As primeiras testemunhas de Cristo eram conhecidas:

Pela capacidade de se envolver em batalhas pessoais para levar alma a crer em Cristo (At.8.26-39; 20. 20).

ETIÓPIA - Povoada por descendentes de Cuxe (cf Gn 10. 6), a Etiópia bíblica ( em grego, Aithiõps, ‘rosto queimado’, cf. Jr. 13. 23)

Fazia parte do reino da Núbia, e estendia-se desde Aswan para o sul, até a junção do Nilo perto da moderna cidade de Cartum.

Invadida nos tempos pré-históricos pelos camitas da Asia, o pais da Etiópia foi dominado pelo Egito por quase quinhentos anos,

Começando pela XVIII - Dinastia (cerca de 1500 A. C.),

E foi governada por um vice-rei ( Filho Rei de Cuxe ) que governa o império africano, Regeria as minas do ouro da Núbia.

Durante o seculo IX a . C. os etíopes, cuja capital era Napata, perto da Quarta catarata, ocuparam-se em pelo menos uma incursão contra a Palestina,

Somente para serem derrotados às mãos de Asa ( II Cr. 14. 9- 15 ).

O climax da Etiópia começou em cerca de 720 a . C. quando Pi-anki tirou vantagem das contendas internas do Egito

E se tornou o primeiro conquistador daquela terra em um milênio.

Durante cerca de sessenta anos governantes etíopes (XXV a Dinastia)

Controlaram o vale do rio Nilo.

Um deles, Tiraca, parece Ter sido aliado de Ezequias e tentou fazer estacar a invasão de Senaqueribe ( II Rs. 19.9; Is. 37.9 ).

No livro do profeta Naum ( Na. 3.9 ) o profeta faz alusão à glória desse período.

Porém, as invasões por parte de Esar-Hadom e Assurbanípal reduziram o reino etíope-egípcio

A uma posição tributária; a uma destruição de Tebas (cerca de 663 A .C.; Na. 3. 8-10)

Provocou eclipse total, cumprindo o simbolismo profético de Isaías (Is. 20.2-6)

Tropas etíopes combateram em vão no exercito de Faraó-Neco em Carquemis (605 A.> C. ; Jr. 49 .6 ).

A conquista do Egito por Cambises abarcou a Etiópia no domínio persa; Et. 1.1: 8.9

Nomeia a Etiópia como a mais remota província persa a o sudeste,

Enquanto os escritores bíblicos algumas vezes usam-na para simbolizar a extensão sem limites da soberania de Deus ( Sl.87.4; Ez.30,4 e segs.; Am. 9.7; Sf 2.12).

‘Além dos rios da Etiópia” ( Is.18.1; Sf. 3.10 )

Talvez seja a expresão referente ao norte da Abissínia,

Onde colonos judeus aparentemente se haviam estabelecido juntamente com outros povos semíticos vindos do sul da Arábia (II Cr.21.16).

Em At, 8.27, a Etiópia é antes o reino nilótico de Candace, que governava em Meroé,

Para onde a capital havia sido transferida durante o período persa.

Os etíopes modernos (abissínios) se apropriaram das referências bíblicas

À Etiópia e consideram a conversão do eunuco etíope como um cumprimento de Sl. 68.31.

EUNUCO O sentido primário é oficial da côrte’.

No hebraico se percebe um sentido secundário, a saber, um ‘castrado’, um eunuco no sentido moderno.

Segundo o historiador Heródoto, nos países orientais os eunucos eram reputados especialmente dignos de confiança em todos os pontos.

Tais pessoas eram freqüentemente empregadas pelos governantes orientais como oficiais da casa.

Em Mateus 19.12, três classes de eunucos são mencionados:

Os que já nascem eunucos
b) Os feitos por mãos humanas
c) Os eunucos espirituais

Esta última classe, inclui todos aqueles que sacrificaram seus desejos legítimos e naturais por amor ao Reino do Céu.

O Judaísmo conhecia apenas duas classes de eunucos:

Os feitos pelo homem e os naturais por naturais entende-se que são aqueles que o são desde o seu nascimento).

CANDACE Era título hereditário das rainhas da Etiópia.

Esse título era muito parecido com ao de “Faraó”, não sendo, portanto nome próprio.

A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

No primeiro tópico em estudo, fizemos uma abordagem sobre o Espírito Santo,

E ao fazê-la, tece uma pequena consideração sobre a personalidade do Espírito Santo.

No comentário afirmamos: “O Espírito Santo uma pessoa”, justificando:

“E disse o Espírito a Filipe” , acrescentando ainda “O Espírito fala e ordena”.

Partindo desse pressuposto trago aqui algumas considerações sobre essa doutrina tão importante; vejamos:

O Espírito Santo é uma pessoa ou é apenas uma influência?

Muitas vezes descreve-se o Espírito duma maneira impessoal.

Como o Sopro que preenche, a Unção que unge, o Fogo que ilumina e aquece, a Água que é derramada e o Dom do qual todos participam.

Contudo, esses nomes são meramente descrições das Suas operações.

Descreve-se o Espírito Santo duma maneira que deixa dúvida quanto à Sua personalidade.

Ele exerce os atributos de personalidade, Ele tem:

MENTE - (Rm. &27)

VONTADE - (1 Co 12: ll )

SENTIMENTO - ( Ef. 4.30 )

Atividades pessoais lhe são atribuidas:

ELE REVELA ( II Pe, 1.21 )
ELE ENSINA — ( Jo, 14.26 )

ELE CLAMA (GL 4.6 )
ELE INTERCEDE
- ( Rm. 8.26 )

ELE FALA ( Ap.2.7 )
ELE ORDENA
- ( At.16: 6,7 )

ELE TESTIFICA — ( Jo. 15.26 )
ELE PODE SER ENTRISTECIDO - ( Ef 4: 30 )

CONTRA ELE SE PODE MENTIR - ( At. 5.3 )
CONTRA ELE SE PODE BLASFEMAR -
( Mt. 12.31,32 )

A personalidade é indicada pelo fato de que Se manifestou em forma visível de pomba (Mt 3.16)

E pelo fato de que Ele se distingue dos Seus dons (1 Co. 12.11).

Alguns talvez tenham negado a personalidade do Espírito Santo porque é descrito como tendo corpo ou forma.

Mas a personalidade e a forma corpórea (tomar corpo) devem ser distinguidas.

A personalidade é aquilo que é dotado de inteligência., sentimento e vontade

Essa nâo requer necessariamente um corpo.

Além disso, a falta duma forma definida não é argumento contra a realidade

O vento, por exemplo, é real apesar de não possuir forma ( Jo. 3.8 ).

É o Espírito Santo uma personalidade distinta de Deus? Sim;

O Espirito procede de Deus, é enviado de Deus, é o Dom de Deus aos homens.

No entanto o Espírito não é ;independente de Deus.

Ele sempre representa o único Deus operando nas esferas do pensamento, da vontade e da atividade.

O fato do Espírito Santo poder ser um com Deus e ao mesmo tempo ser distinto de

é parte do grande mistério da Trindade e mistério não se explica, mistério se aceita pela fé.

AMÉM

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