domingo, 20 de junho de 2010

O AVIVAMENTO NO INTERIOR

O AVIVAMENTO NO INTERIOR

Evangelização consiste simplesmente da pregação do evangelho.

Evangelizar é uma obra de comunicação na qual os crentes, sobre a misericórdia de Deus,

Se fazem porta-vozes da mensagem para pecadores.

Todos aqueles que anunciam fielmente essa mensagem, sob quaisquer circunstâncias,

Tanto a numerosa como numa pequena reunião, em um púlpito ou em uma conversa particular, estão evangelizando.

AS QUALIDADES DE UM EVANGELISTA

Todo crente é um evangelista em potencial, uma vez que ele recebeu a autorização para o desempenho dessa- missão- do- próprio-Cristo.

A autoridade para a evangelização é alicerçada mais final e profundamente na Grande Comissão do Senhor ressuscitado (Mt. 28. 19).

Foi o Senhor Jesus quem enviou os discípulos a proclamar o evangelho a todas as nações,

A batizar todos os que cressem Nele e a recebê-los na comunhão de remidos do novo concerto.

Esta comissão é bastante extensiva, envolvendo não só os primeiros discípulos, mas todos os discípulos de todos os tempos,

A fim de ganhar o mundo para Cristo.

Nos dias de hoje Jesus desenvolve o Seu ministério através dos crentes:

“Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo. 20. 21; Jo. 17.18).

O crente, no desempenho desta importante missão de evangelista, precisa preencher alguns requisitos:

DEVE SER UM CRENTE VERDADEIROS SALVO POR JESUS

Como exemplo. citamos o próprio Filipe:

Jesus o chamou para segui-lo (Jo. 1. 43).

Estava no cenáculo junto aos demais discípulos (At. 1.13)

Em obediência a ordem de Jesus a fim de receber poder do alto (Lc. 24. 49).

Foi escolhido para ser um dos primeiros diáconos da Igreja (At. 6. 1-7).

Tornou-se o grande evangelista em Samaria (At. 8. 5),

No deserto de Gaza (At. 8.26), Azoto e “em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.” (At. 8. 40).

Outro exemplo digno de nota é Paulo:

(Ler sobre sua conversão, At. 9.1-15) e observar o sentimento imediato que passou a fazer parte da vida deste novo convertido (At.9. 19,20).

PRECISA CONHECER A DEUS

Jesus o Evangelista por excelência veio a esta terra com uma missão específica: tornar Deus conhecido (Jo.1.18).

Ele deu testemunho de que O conhecia (Jo.8.54,55).

SER SUBMISSO A DEUS E A SUA PALAVRA

Vejamos o exemplo de Jesus (Jo 828) O exemplo de Filipe (At. 8.26).

O exemplo de Paulo (At.18. 9-11).

VIVER UMA VIDA DE INTEIRA CONSAGRAÇAO-

Evangelização é um combate espiritual contra as hostes das trevas, cuja vitória depende do Poder do Espírito Santo.

E através do cultivo de uma vida Consagrada que Deus comunica esse Poder.

Não há evangelista bem sucedido que não viva uma vida de inteira consagração ao Senhor (At. 16. 9-18).

É de suma importância que o evangelista reconheça o valor de estar preparado e à disposição do Espírito Santo para pregar o evangelho.

TER UMA VIDA EXEMPLAR — ( Mt.5.13-16; I Pe. 2.11,12; Rm.12. 1,2).

SER AFÁVEL E CHEIO DE SIMPATIA - (1 Co. 9.19 - 23).

CONHECER A BÍBLIA.

( Ler e observar o conhecimento de Estevão quando se propõe responder aos seus interlocutores At. 7. 1-56;

E também o exemplo de Filipe ao subir no carro do eunuco, mordomo-mor da rainha dos etíopes At.8. 35).

CONHECER A VIDA DOS HOMENS E AS SUAS DESCULPAS - (Jo 4 16-18)

Frequentemente o crente que sai a evangelizar encontrará pessoas que lhe apresentem desculpas,

Desde as mais simples e ingênuas até as mais profundas e sérias.

Portanto, deve estar preparado para encontrar-se com tais pessoas, a fim de saberem como lidar com elas.

CONHECER AS SEITAS RELIGIOSAS ADVERSAS

O crente além de dever estar familiarizado com história e a doutrina das seitas,

Precisa também preparar-se biblicamente para responder com sabedoria e mansidão sobre a razão da sua fé (1 Pe. 3.15).

DESEJO DE VER AS ALMAS SALVAS

Ganhar almas significa que podemos tomar a Bíblia e mostrar às pessoas que elas são pecadoras

E, que de acordo com as Escrituras, Deus as ama,

O trabalho evangelístico é sempre urgente.

O destino dos homens e das nações está sempre a ser decidido.

Cada geração é crucial; todas as gerações são estratégicas.

Nós não somos responsáveis pela geração passada, não podemos assumir inteira responsabilidade pela próxima geração.

Todavia, temos nossa própria geração (Comparar o sentimento de Ester. ( Et. 8.6).

O QUE É EVANGELIZAÇÃO?

É o ato de evangelizar.

A evangelização constitui um dos propósitos principais da Igreja.

A ordem do Novo Testamento quanto à evangelização determina que a Igreja se expanda.

Entre outros, Mateus 28.18-20 indica que a evangelização implica sair para buscar os perdidos,

Pregar o Evangelho, ensinar obediência e discipulado contínuo.

A evangelização deve ser a preocupação primordial da Igreja,

Visto que foi o Senhor Jesus Cristo quem mandou evangelizar ( Mc. 16.15,16; Lc.24. 46-49; Jo.20. 21; At.1.8).

Qualquer definição de evangelização ou expansão leva em consideração Mateus 28.18-20,

Que inclui, como vimos, mais que uma simples proclamação de um simples evangelho.

A ordem de “fazer discípulos” inclui pelo menos quatro elementos:

Ir, ou seja, tomar a iniciativa de buscar as pessoas que não tenham sido alcançadas.

Precisamos ir até elas não esperar que elas venham a nós.

Apresentar o Evangelho, a mensagem da cruz (1 Co. 2.1,2), com todas as suas implicações do senhorio Cristo,

Da expiação, da graça, do arrependimento e da fé.

Batizar, isto é, convocar os pecadores a uma declaração pública de sua fé em Cristo e arrependimento do pecado.

Ensinar, isto é, colocar os convertidos numa assembléia em que seja possível um processo de contínuo ensino.

A espansão bíblica é mais que despejar folhetos evangelísticos na cidade ou convidar alguém para uma apresentação na igreja.

A evangelização é:

ATIVA Observe a força da ordenança de Jesus: “IDE”

PREGAÇÃO DO EVANGELHO Não de mudanças sociais, direitos humanos, libertação política,

igualdade econômica e muitas outras causas que poderíamos acrescentar aqui.

Com isso não queremos dizer que esses projetos não são justos,

Mas, estamos nos referindo à evangelização no sentido mais puro palavra.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS O clamor do evangelho sempre é:

“Salvai-vos desta geração perversa”(At.2.40) e “convertais dessas vaidades ao Deus vivo” (At. 14.15).

A evangelização bíblica sempre resulta em vidas transformadas, almas rendidas e submissas ao senhorio de Cristo.

UM DISCIPULADO CONTÍNUO

O Senhor incluiu na Grande Comissão a tarefa complementar de aperfeiçoar e amadurecer os discípulos,

Ensinando-os a guardar todas as coisas que lhes havia mandado ( Mt. 28. 20).

A evangelização eficaz tem por alvo a incorporação do discípulo no contexto da igreja ou na asembléia local de crentes,

O novo discípulo pode, então, crescer até a plenitude da imagem de Cristo ( Ef 4.11-16).

A evangelização no Novo Testamento brotava da igreja local e resultava em convertidos.

Medida dos resultados não era o número de profissões, mas o número acrescentado à igreja

E, mais tarde, o número de igrejas formados pela atuação evangelística.

A letargia, o desinteresse e a atitude de conivência na igreja moderna são responsáveis por sua condição anêmica e estagnada.

A igreja necessita de renovação em seu compromisso de obedecer ao mandato de nosso Senhor Jesus Cristo: Ide!

O primeiro grande elemento essencial na conquista de almas é ir em busca dos pecadores!

Essa é a parte mais simples da conquista da almas, mas onde a maioria falha.

A pessoa pode chorar, orar, ler a Bíblia, ir à igreja., manter um culto doméstico, dar os dízimos, pagar suas dividas honestas,

E mesmo assim sua própria família pode ir para o inferno junto com todos os amigos à volta,

Porque ela simplesmente não vai atrás deles, não leva o Evangelho, não tenta conquistá-los urgentemente para Jesus Cristo.

Ninguém se torna ganhador de almas sem estar disposto a se empenhar a isso.

Os esforços expressivos são abençoados por Deus na conquista de almas.

Quem não se esforça não vai conseguir salvar as pessoas.

EVANGELISMO EM MASSA E O PESSOAL

EVANGELISMO EM MASSA

Evangelismo em massa é o movimento que requer a participação,

O esforço recíproco e conjunto de todos aqueles que se dispõe ao evangelismo.

Sempre é realizado por uma mais igrejas, visando alcançar o bairro, a cidade, ou até mesmo o Estado.

A época da evangelização em massa ainda não passou.

Embora não seja a mais eficiente na contribuição para o crescimento da igreja,

É um instrumento muito eficaz na promoção da evangelização e na comunicação do evangelho a grande auditório.

A Igreja em Jerusalém surgiu em conseqüência de evangelização em massa ( At.2 ).

EVANGELISMO PESSOAL

Toda evangelização é , em última análise, pessoal, com o arauto clamando para uma alma perdida,

Seja face a face, seja numa multidão.

A pessoa atende ao Evangelho na privacidade de sua alma, na singularidade do momento em que o Espírito Santo levanta o véu,

Permitindo que ela veja a glória do Evangelho.

No sentido mais estrito, porém, a evangelização pessoal é o esforço de uma pessoa no sentido de levar outro indivíduo a Cristo.

E André encontrando Simão Pedro ( Jo 1.40,42). Filipe encontrando Natanael (Jo. 1: 45).

Jesus encontrando Nicodemos-(Jo:3:l-5)- e- depois-a mulher samaritana junto ao poço (Jo.4.7-l5).

A evangelização pessoal era o trabalho contínuo da Igreja primitiva, em que seguiam pregando Jesus diariamente, de casa em casa (At. 5.42).

As primeiras testemunhas de Cristo eram conhecidas:

Pela capacidade de se envolver em batalhas pessoais para levar alma a crer em Cristo (At.8.26-39; 20. 20).

ETIÓPIA - Povoada por descendentes de Cuxe (cf Gn 10. 6), a Etiópia bíblica ( em grego, Aithiõps, ‘rosto queimado’, cf. Jr. 13. 23)

Fazia parte do reino da Núbia, e estendia-se desde Aswan para o sul, até a junção do Nilo perto da moderna cidade de Cartum.

Invadida nos tempos pré-históricos pelos camitas da Asia, o pais da Etiópia foi dominado pelo Egito por quase quinhentos anos,

Começando pela XVIII - Dinastia (cerca de 1500 A. C.),

E foi governada por um vice-rei ( Filho Rei de Cuxe ) que governa o império africano, Regeria as minas do ouro da Núbia.

Durante o seculo IX a . C. os etíopes, cuja capital era Napata, perto da Quarta catarata, ocuparam-se em pelo menos uma incursão contra a Palestina,

Somente para serem derrotados às mãos de Asa ( II Cr. 14. 9- 15 ).

O climax da Etiópia começou em cerca de 720 a . C. quando Pi-anki tirou vantagem das contendas internas do Egito

E se tornou o primeiro conquistador daquela terra em um milênio.

Durante cerca de sessenta anos governantes etíopes (XXV a Dinastia)

Controlaram o vale do rio Nilo.

Um deles, Tiraca, parece Ter sido aliado de Ezequias e tentou fazer estacar a invasão de Senaqueribe ( II Rs. 19.9; Is. 37.9 ).

No livro do profeta Naum ( Na. 3.9 ) o profeta faz alusão à glória desse período.

Porém, as invasões por parte de Esar-Hadom e Assurbanípal reduziram o reino etíope-egípcio

A uma posição tributária; a uma destruição de Tebas (cerca de 663 A .C.; Na. 3. 8-10)

Provocou eclipse total, cumprindo o simbolismo profético de Isaías (Is. 20.2-6)

Tropas etíopes combateram em vão no exercito de Faraó-Neco em Carquemis (605 A.> C. ; Jr. 49 .6 ).

A conquista do Egito por Cambises abarcou a Etiópia no domínio persa; Et. 1.1: 8.9

Nomeia a Etiópia como a mais remota província persa a o sudeste,

Enquanto os escritores bíblicos algumas vezes usam-na para simbolizar a extensão sem limites da soberania de Deus ( Sl.87.4; Ez.30,4 e segs.; Am. 9.7; Sf 2.12).

‘Além dos rios da Etiópia” ( Is.18.1; Sf. 3.10 )

Talvez seja a expresão referente ao norte da Abissínia,

Onde colonos judeus aparentemente se haviam estabelecido juntamente com outros povos semíticos vindos do sul da Arábia (II Cr.21.16).

Em At, 8.27, a Etiópia é antes o reino nilótico de Candace, que governava em Meroé,

Para onde a capital havia sido transferida durante o período persa.

Os etíopes modernos (abissínios) se apropriaram das referências bíblicas

À Etiópia e consideram a conversão do eunuco etíope como um cumprimento de Sl. 68.31.

EUNUCO O sentido primário é oficial da côrte’.

No hebraico se percebe um sentido secundário, a saber, um ‘castrado’, um eunuco no sentido moderno.

Segundo o historiador Heródoto, nos países orientais os eunucos eram reputados especialmente dignos de confiança em todos os pontos.

Tais pessoas eram freqüentemente empregadas pelos governantes orientais como oficiais da casa.

Em Mateus 19.12, três classes de eunucos são mencionados:

Os que já nascem eunucos
b) Os feitos por mãos humanas
c) Os eunucos espirituais

Esta última classe, inclui todos aqueles que sacrificaram seus desejos legítimos e naturais por amor ao Reino do Céu.

O Judaísmo conhecia apenas duas classes de eunucos:

Os feitos pelo homem e os naturais por naturais entende-se que são aqueles que o são desde o seu nascimento).

CANDACE Era título hereditário das rainhas da Etiópia.

Esse título era muito parecido com ao de “Faraó”, não sendo, portanto nome próprio.

A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

No primeiro tópico em estudo, fizemos uma abordagem sobre o Espírito Santo,

E ao fazê-la, tece uma pequena consideração sobre a personalidade do Espírito Santo.

No comentário afirmamos: “O Espírito Santo uma pessoa”, justificando:

“E disse o Espírito a Filipe” , acrescentando ainda “O Espírito fala e ordena”.

Partindo desse pressuposto trago aqui algumas considerações sobre essa doutrina tão importante; vejamos:

O Espírito Santo é uma pessoa ou é apenas uma influência?

Muitas vezes descreve-se o Espírito duma maneira impessoal.

Como o Sopro que preenche, a Unção que unge, o Fogo que ilumina e aquece, a Água que é derramada e o Dom do qual todos participam.

Contudo, esses nomes são meramente descrições das Suas operações.

Descreve-se o Espírito Santo duma maneira que deixa dúvida quanto à Sua personalidade.

Ele exerce os atributos de personalidade, Ele tem:

MENTE - (Rm. &27)

VONTADE - (1 Co 12: ll )

SENTIMENTO - ( Ef. 4.30 )

Atividades pessoais lhe são atribuidas:

ELE REVELA ( II Pe, 1.21 )
ELE ENSINA — ( Jo, 14.26 )

ELE CLAMA (GL 4.6 )
ELE INTERCEDE
- ( Rm. 8.26 )

ELE FALA ( Ap.2.7 )
ELE ORDENA
- ( At.16: 6,7 )

ELE TESTIFICA — ( Jo. 15.26 )
ELE PODE SER ENTRISTECIDO - ( Ef 4: 30 )

CONTRA ELE SE PODE MENTIR - ( At. 5.3 )
CONTRA ELE SE PODE BLASFEMAR -
( Mt. 12.31,32 )

A personalidade é indicada pelo fato de que Se manifestou em forma visível de pomba (Mt 3.16)

E pelo fato de que Ele se distingue dos Seus dons (1 Co. 12.11).

Alguns talvez tenham negado a personalidade do Espírito Santo porque é descrito como tendo corpo ou forma.

Mas a personalidade e a forma corpórea (tomar corpo) devem ser distinguidas.

A personalidade é aquilo que é dotado de inteligência., sentimento e vontade

Essa nâo requer necessariamente um corpo.

Além disso, a falta duma forma definida não é argumento contra a realidade

O vento, por exemplo, é real apesar de não possuir forma ( Jo. 3.8 ).

É o Espírito Santo uma personalidade distinta de Deus? Sim;

O Espirito procede de Deus, é enviado de Deus, é o Dom de Deus aos homens.

No entanto o Espírito não é ;independente de Deus.

Ele sempre representa o único Deus operando nas esferas do pensamento, da vontade e da atividade.

O fato do Espírito Santo poder ser um com Deus e ao mesmo tempo ser distinto de

é parte do grande mistério da Trindade e mistério não se explica, mistério se aceita pela fé.

AMÉM

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