sexta-feira, 9 de julho de 2010

O ofício do profeta

Atos 11.27-30 - 0 ofício do profeta. Ágabo é um exemplo da “função” do “profeta” no NT. Esse papel difere da operação do dom da profecia na vida do crente, pois implica um ministério de uma pessoa nomeada por Cristo ao invés do dom do Espírito Santo distribuído através de uma pessoa. No NT, essa obrigação não era sensacionalizada como tende a acontecer hoje em dia.

Uma atitude como essa é desprezível, tanto para o profeta quanto para quem ele ministra, e certamente terá um resultado infrutífero, (Aparentemente, Paulo estava dirigindo tal suposição da função profética quando proferiu o desafio de 1 Co 14.37, rogando por submissão perante a autoridade espiritual ao invés de independência auto-serviente.

O ofício do profeta não pode ser encarado levianamente. Não há nada no NT que reduza as rígidas exigências para servir esse papel, e Dt 18,20-22 deveria ser encarado com seriedade. A profecia não é algo com o que se possa fazer “experiências”, pois as almas estão em jogo no exercício de cada ministério.

Além disso, pode-se ganhar sabedoria observando que, em termos bíblicos, existe mais de um tipo de ministério por profeta. Enquanto alguns exercitam dons notadamente previsíveis (Daniel, Zacarias, João), são vistas outras características da função profética:

1) pregação — especialmente em âmbito nacional ou internacional (João Batista);

2) doutrina — especialmente quando a perspicácia incomum está presente e quando há um grande impacto ao se servir o povo de Deus (Esdras )

3) maravilhas — como notáveis sinais para acompanhar a pregação de um profeta (Elias);

4) renovação — como com Samuel (l Sm 3,21; 4.1) ou o que foi invocado pelo salmista e por Amós ( 74: 9; Am 8,11-12), O incidente de Ágabo resultou na ação eficaz pela Igreja ao enfrentar uma situação de desafio. Trata-se de um teste válido sobre a função profética. E para o aperfeiçoamento e não para diversão — para aumentar e fortalecer o corpo, seja localmente ou além. ( At 2I.11// Dt 28.1 )

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus Bíblia de Estudo Plenitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário