domingo, 25 de julho de 2010

DÁ CONTA UA TUA MORDOMIA

DÁ CONTA UA TUA MORDOMIA (Lc. 16.2)

DEFINICÃO DA PALAVRA MORDOMIA:

Há pelo menos cinco palavras no grego que dão uma idéia geral do significado da palavra “mordomia”.

Essas cinco palavras são semelhantes e podem dar um entendinento mais global da citada palavra.

O verbo OIKEO significa habitar.

Dela brotam as palavras gregas OIKIA ou OIKOS as quais se referem à casa como lugar de habitação.

A Segunda palavra é OIKEOI que diz respeito à família, ou à casa como conjunto de pessoas.

A terceira palavra é OIKODESPOTES que se refere ao dono da casa,

Ao pai de família, ou como aparece em algumas versões da Bíblia “o senhor da casa” (Mc. 14.14).

A Quarta palavra é OIKETES que se refere ao “Servo do Senhor” cuja função é dentro da casa.

A Quinta palavra, que é a mais conhecida para explicar mordomia, é a palavra OIKONOMOS que significa mordomo, administrador de uma casa.

INTRODUCÃO:

Várias lições podem ser tiradas da parábola do mordomo infiel (Lc. 1. 1-8a).

A implicação é que esse mordomo esperto, mas desonesço,

É digno de elogios por causa das providências astuciosas que tomou a fim de garantir seu futuro.

Os discípulos de Jesus deveriam aprender uma lição da inteligência demonstrada pelo mordomo.

Sem dúvida alguma estamos diante da mais dificil de compreensão entre as parábolas proferidas por nosso Senhor Jesus Cristo.

As história em si é bastante simples. Umadministrador estava dissipando o dinheiro do seu senhor, ou esbanjando-o de alguma outra forma.

Foi chamado para prestar contas, e sabia que com ele, tudo se acabara; logo, conseguiu dar um último golpe num montante enorme

Deixou todas as contas serem ajustadas novamente, provavelmente na esperança de garantir amizades lá fora.

O impacto da parábola, e a parte que a maioria entre nós tem dificuldade em tratar também, é que os ouvintes originais esperam desaprovaçao. Ao invés disto, esta negociata é louvada!

Qual poderia mesmo ser a razão de Jesus contar uma história deste tipo?

Provavelmente, está desafiando Seus ouvintes com a urgência da hora.

Segundo muitos estudiosos, uma luz interessante tem sido lançada sobre essa parábola.

Alguns teólogos fazendo emprego extensivo de leis e costumes judaicos à luz de fontes posteriores, propõe uma explicação racional da parábola.

A Lei de Moisés proibia a cobrança de juros sobre empréstimos feitos entre judeus ( Ex. 22.25; Lv. 25.36; Dt 23.19,20 ).

Os fariseus, que tinham negócios consideráveis descobriram de evitarem a intenção da Lei sem transgredirem a letra.

Árgumentavam que a Lei se ocupava em proteger os destituídos de bens,

E não com empreendimentos comerciais visando lucros mútuos.

Enquanto o homem tivesse um pouco da mercadoria que desejava tomar emprestada, não era um pobre necessitado.

As contas na parábola preservam a letra da Lei, por não mencionarem juros, mas apenas o montante a ser restituído em mercadorias.

O mordomo, que tinha direito legal de agir em nome do seu senhor,

Viu uma oportunidade para providenciar a sua situação futura, ao se tornar agradável aos devedores do seu senhor.

Meramente cancelou os juros e levou os devedores a assinarem novas contas,

Declarando o montante do principal a ser reembolsado. O senhor dele apreciou a astúcia da atuação.

Isto não somente serviu para preparar uma boa situação para o mordomo injusto, como também endireitou a situação do senhor dele.

Ao abrir mão dos juros exorbitantes ilegais, pelo menos estava se conformando com as exigências da Lei

Esta parábola, no seu contexto, é uma lembrança aos discípulos no sentido de exercerem mordomia dos bens deste mundo.

A mordomia sábia e diligente deles a serviço do mestre, é importante.

A fiel mordomia nesta questão determina se Deus confiará ao discípulo as riquezas verdadeiras (vs. 10,11).

DEUS É O SENHOR DE TODAS AS COISAS:

Como sabemos: Deus é o Senhor de todas as coisas. Tudo é dele (Sl. 24.1).

Assim como o céu, a terra, o mar, as aves, os animais, etc., pertencem a Deus, nossa vida também, e isto:

1- POR DIREITO DE CRIACÃO:

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou “. (Gn. 1.2 7).

“Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te fornou, ó Israel: Não temas porque eu te remi: chamei-te pelo teu nome, tu és meu “. (Is. 43.1).

“Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz: as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens”. (Is. 45.12).

“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de honens; ‘Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas” (At. 17.24,25).

2. POR DIREITO DE PRESERVACÃO:

E, contudo não deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutiferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. “(At. 14.17).

“E de um só vez fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já antes ordenados, e os limites da sua habitação; ‘Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos: como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração “. (At. 17.26 e 28).

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele. ‘E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. (Cl 1:16,17 ).

3. POR DIREITO DE REDENCÃO:

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois Deus no vosso corpo e no vosso espirito os quais pertencem a Deus”. ( 1 Co. 6.20 ).

“O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial zeloso e de boas obras “. ( Tt. 2.14 ).

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque fostes morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação “. ( Ap. 5.9 ).

Sendo assim, devemos estar conscientes do que disse Nosso Senhor Jesus Cristo:

“E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá”. (Lc. 12.48).

Um dia estaremos em Sua presença quando iremos prestar contas de tudo quanto DELE temos recebido:

DO NOSSO CORPO: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” ( II Co. 5.10 - ver também 1 Co. 6.20 ).

DA NOSSA ALMA: A alma é o centro vital das emoções e do querer.

É ele que sustenta com vida a nossa alma (Sl 66. 9a)

“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. ( Ez. 18.4 ).

NOSSO ESPIRITO: Através dele é que cultivamos nossa contínua comunhão com Deus e assim mantemos o elo de ligação entre o agora e a ternidade.

“Que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana”. ( Jó 12.10 ).

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu “. (Ec. 12.7).

NOSSO TEMPO: Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. ( SL 90.12 ).

“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus “. ( Ef 5.16 ).

“O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou “. ( Ec. 3.15 ).

NOSSOS BENS: ( 1 Co. 9: 7-13; Pv. 3. 9-10 ).

A VIDA VIVIDA SOB SUA PRÓPRIA PERSPECTIVA E
SUAS CONSEQUÊNCIAS
(Lc. 12. 13-2 1)

- A vida e seus valores devem ser vividos sob o ponto de vista de Deus.

E bom pensarmos e agirmos desta forma, pois, só assim, nossa consciência será restaurada a cada dia, quanto ao nosso dever perante Deus e o mundo.

“A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”. ( Lc. 12. l5b ).

No texto em apreço vemos um homem rico, tendo uma rica terra com uma rica colheita.

Este homem da parábola:

1. PENSAVA QUE PODIA FAZER TUDO SEM DEUS (V.18).

Este homem rico errou nas prioridades da vida. Sua escala de valores estava invertida.

Os que ele estabeleceu como os primeiros deviam ser os últimos : farei derribarei edificarei recolherei.

Não vemos aqui prioridades espirituais.

Ele deixou Deus fora dos seus planos, para ele Deus não fazia nenhuma diferença na sua vida.

Era um homem auto-suficiente. Pensava que era dono de tudo que tinha.

Falou tanto de si mas nada de Deus. Não teve qualquer consideração pelo próximo.

Ele mostrou aqui que o único lugar para colocar seus produtos era nos celeiros.

Nem lhe passava pela mente mitigar o sofrimento dos necessitados.

Não pensou em sinagogas para construir ou reparar. Não pensou em ofertas, em dízimos.

Não pensou nos sacerdotes, levitas, pobres, órfàos e viúvas para ajudar.

Quando observamos as expressões usadas por este homem, constatamos sua tamanha presunção,

Tal qual nos é exposta por Tiago em sua carta:

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.

Porque que é a vossa vida?

E um vapor que aparece por pouco, e depois se desvanece. ‘.
‘Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo..

“Mas agora vos gloriais em vossas presunções: tal glória tal como esta é maligna.” (Tg. 4.13-16).

2. PENSAVA QUE TUDO QUANTO POSSUIA ERA SEU

a) “os meus celeiros”
b) “as minhas novidades”
e) “os meus bens”

Tudo leva crer que tão rendosa e farta colheita foi tão somente resultado da mão de Deus

Abençoando a terra, a semente plantada, o clima e os grãos e frutos produzidos.

A generosa mão de Deus abençoara seus esforços.

Tudo quanto ele se refere aqui, diz respeito à fartura que ele possuía como resultado de seus esforços,

Seu trabalho, seu suor, seus projetos, e seus investimentos;

Porém, ele havia se esquecido de que, se não fosse Deus ter-lhe dado saúde,

Força, disposição e vida, ele jamais conseguiria alcançar o que tinha alcançado. (Observe os pronomes possessivos).

3. PENSAVA QUE A ALMA SE ALIMENTAVA DE RIQUEZAS E BENS.

“Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga”. (v. 19).

Tal qual o homem rico, hoje temos os que mutilam a Bíblia a seu gosto para adaptá-la às suas conveniências.

São quais os filósofos epicureus que ensinavam que o prazer é a causa fundamental de todas as ações humanas.

Hoje temos os seguidores desta maldita filosofia, os quais por causa do prazer (geralmente pecaminoso)

Sacrificam todos os valores espirituais, morais, éticos e estéticos.

O pensamento do homem rico da parábola era:

a) “descansa” - ( só pensava em comodidade)
b) “come e bebe” ( só pensava nos apetites fisicos)
c) “folga” (só pensava nos deleites)

O pior é que só pensava nessas coisas do ponto de vista completamente errado,

Pois a alma não se alimenta de substâncias aqui desta terra.

A alma do homem só está saciada quando recebe as provisões oferecidas por Deus.

O descanso da alma está em Jesus (Mt. 11.28,29).

A fome da alma só pode ser verdadeiramente saciada com a Palavra de Deus. (Mt. 4.4).

Da nesma sorte acontece com a sede da alma. (Sl. 42.1,2).
Os prazeres da alma só podem ser completos em Deus (Sl. 1).

4. PENSAVA QUE PODIA DECIDIR O PRÓPRIO FUTURO

A presunção deste homem era tão grande que ele estava seguro de que ia viver muito.

“Muitos anos”, disse ele. Ninguém sabe quantos anos vai viver.

O futuro de cada ser humano pertence somente a Deus.

A Biblia afirma: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca”. (Pv. 16.1).

“Visto que os seus dias estilo determinados, contigo está o núnero de seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles.” (Jó 14.5).

Na parábola do mordomo infiel observamos que aquele administrador foi louvado não pela injustica que cometeu contra seu senhor, mas por preocupar- se è preparar-se para o futuro.

5- A AVALIAÇÃO DE DEUS PARA QUEM ASSIM PENSA E ASSIM PROCEDE

Enquanto o rico insensato mentaliza o seu futuro com

Celeiros maiores, colheita armazenada, desçanso garantido, comida, bebida e lazer

Assegurados por muitos anos, a morte já se aproximava para conduzi-lo à eternidade.

E agora, o que seria da sua alma que fora negligenciada e dos seus bens acumulados aqui?

Diante de tal atitude vejamos o que Deus disse:

“LOUCO” - Sim, porque todo aquele que exclui Deus de seus pensamentos e planos toma-se um louco, conforme vemos no Salmo 14 e 53.

Ele não foi insensato nem declarado “louco” porque era rico, mas porque nada tinha do céu.

ESTA NOITE TE PEDIRÃO A TUA ALMA”

Vemos aqui que riqueza, bens e planos humanos não prolongam a vida da pessoa.

Daí entendemos na expressão de Jesús.

Que a urgência da prestação de contas deve fazer com que estejamos sempre alertas e a cada instante preparados para o porvir.

Muitos estão protelando tal como Faraó. (que só sabia dizer a Moisés: “Amanhã”),

O dia de parar para fazer um balanço de sua vida.

Porém, é de suma importncia, que cada um esteja consciente de que a nossa vida “é come um conto ligeiro”.

O dia de Deus é hoje, e o amanhã não nos pertence.

“E O QUE TENS PREPARADO PARA QUEM SERÁ”.

Eis uma das razões porque Deus o chamou de louco :

Ele preparou-se em tudo mais, menos para encontrar-se com o
Senhor.

Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”. (Am. 4.12)

CONCLUSÃO:

“O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens”

Da sua morada contempla todos qs moradores da terra.

Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” (Sl. 33:13-15).

Todos estamos sendo observados por Deus quanto às nossas atividades pessoais, tais como:

• NOSSA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO
• NOSSA RELAÇÃO COM NOSSOS FAMILIARES
• NOSSA RELAÇÃO COM NOSSO TRABALHO (colegas, chefes, patrões, etc.).

• NOSSA RELAÇÃO COM A IGREJA

(nossos talentos, nosso tempo, nossa consagração, nossa vida com Deus, nossa contribuição, etc.).

Somos administradores de bens que temos recebido de Deus, tanto no que tange ao aspecto espiritual, quanto ao aspecto material e fisico.

Portanto, devemqs ser cuidadosos com nossas responsabilidades,

Pois breve chegará o dia em que haveremos de comparecer perante o Juiz de toda a Terra

Para prestar contas de tudo quanto Ele por Sua infinita bondade e misericórdia nos tem dado.

“E A QUEM MUITO FOR DADO, MUITO SE LHE PEDIRÁ, E AO QUE MUITO SE LHE CONFIOU MUITO MAIS SE LHE PEDIRÁ”.

Amém

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