quinta-feira, 1 de julho de 2010

O espiritismo é abominável a Deus à luz da Bíblia Sagrada

O espiritismo é abominável a Deus à luz da Bíblia Sagrada

A mídia, principalmente a televisada, tem dado grande destaque aos fenômenos espíritas, especialmente em novelas e filmes, contribuindo para a difusão da doutrina de Alan Kardec, que é um dos maiores equívocos em relação à vida após a morte e suas repercussões no mundo dos vivos.

Origem do Espiritismo

As práticas espiritualistas envolvendo o ocultismo são bem antigas. Deus instruiu o povo de Israel, antes de sua entrada na terra de Canaã, que não imitasse as “abominações” que eram praticadas ali, como consultar os mortos (Dt 18.9-11).

No dia 23 de março de 1848, na vila de Hydesville, Estado de Nova Iorque, EUA, as irmãs Margarida e Catarina Fox tiveram experiências estranhas, comunicando-se com espíritos malignos. Segundo GASSON (p. 47), a mensagem “dos espíritos” dizia que elas deveriam proclamar a “nova era” ao mundo. E que “Quando cumprirem seus deveres, Deus as protegerá e os bons espíritos permanecerão em vigilância para com vocês”.

As jovens trabalharam 30 anos e não foram protegidas pelos “bons espíritos”. Ao contrário, Margarida morreu como alcoólatra. Ela disse que “O espiritismo é uma praga. Deus tem posto sua marca contra ele. (...) O espiritismo tem sido e será sempre uma praga e uma armadilha para aqueles que nele se metem. Homem algum ou mulher alguma de bom juízo pode pensar de outro modo” (Mensageiro da Paz, n° 1.190, de junho de 1986).

Em 25 de maio de 1888, o jornal nova-iorquino New York Herald publicou carta de Margarida Fox Kane, em que ela dizia: “O espiritismo é fraude do princípio ao fim. É a maior impostura do século” (idem).

Tempos depois, jornais americanos publicaram reportagem em que as fundadoras do espiritismo moderno desdisseram o que falaram contra o espiritismo, por pressão de grupos revoltados contra elas. Mas, morreram em condições morais deploráveis, sem a proteção dos “bons espíritos”.

Em 1855, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), formado em Letras e Medicina, ouviu de uma cartomante uma mensagem, que mudaria sua vida. Segundo a mensagem, Deus enviara o espiritismo como a última verdade para a humanidade, sob o nome de Allan Kardec.

As doutrinas espíritas e a Bíblia

Os espíritas não consideram a Bíblia a Palavra de Deus Allan Kardec dizia que a Bíblia e um livro anticientífico, que se baseia em costumes que já não são os nossos (Gênese, p. 87).

Mas, a Bíblia diz: “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”, Is 40.8; “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”, Mt 24.35. Negar a autenticidade da Bíblia, como livro de Deus, é característica de seitas ou religiões heréticas.

1) Comunicação com os mortos — É o maior “charme” da doutrina espírita nos tempos modernos. Ensinam que os vivos podem, através de médiuns, entrar em contato com entes queridos que morreram.

1.1) O que ensina a Bíblia: A Bíblia condena veementemente tal prática: “Entre ti se não achará... nem adivinha- dor, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos”, Dt 18.10,11. A Bíblia condena invocar “espíritos familiares” (Is 8.19,20). “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos

A Bíblia condena invocar

“espíritos familiares”

(Is. 8: 19,20)

a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (l Tm 4.1 e 2Tm 2.13 - grifo nosso).

2) Reencarnação — De acordo com Allan Kardec, reencarnar é “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei” (O Livro dos Espíritos, p. 84).

2.1) O que a Bíblia ensina: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo”, Hb 9.27. A reencarnação rejeita a salvação através de Cristo. A salvação não vem pelas obras (Ef 2.8,9).

3) O que dizer das curas do espiritismo? — Elas são atribuídas aos “espíritos guias”, ou seja, a pessoas que já morreram e se comunicariam com os vivos. Em tais eventos, a glória não é para Jesus, para Deus ou para o Espírito Santo. Jesus disse: “... Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”, Mt 7.21-23.

4) Allan Kardec era racista — Aceitando a teoria da evolução biológica, Allan Kardec também tem sua “teoria da evolução” dos espíritos. Diz o codificador do espiritismo: “Os negros (...) são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa...” (Revista Espírita, 1862, pp. 97-105).

5) O espiritismo prega a destruição do cristianismo — Allan Kardec disse: “...É por esse motivo que temos sentido ser nosso dever, como amigo sincero do Espiritismo, mostrar o que é o Cristianismo. (...) Se este sobreviver, o Espiritismo deve morrer; e se o Espiritismo tiver de sobreviver, o Cristianismo deve desaparecer. São a antítese um do outro...”. (Mmd and Matter, junho de 1880— grifo acrescentado; “Seitas e Heresias”, Raimundo de Oliveira, CPAD). Mas, Jesus Cristo afirmou: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, Mt 16.18.

Bibliografia

CPAD. Bíblia de estudo de Estudo Pentecostal. Rio: 1985.

DE OLIVEIRA, Raimundo E Seitas e heresias. CPAD: Rio de Janeiro.

GASSON, Raphael. Espiritismo fraude cativante. Emprevan Editora: Belo Horizonte, 1969.

SOBRINHO, Paulo da Silva Neto. Disponível em: http:/! www.apologiaespirita.org/obj ecoes_refutadas/allan_kardec_ umracistabrutal_egrosseiro.

htm. Acesso em 29/04/10.

Elinaldo Renovato de Lima é pastor, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim(RN,),

comentarista de Liçóes Bíblicas da CPAD, escritor e conferencista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário