O ANTIGO E O NOVO CONCERTO
Hb 8.6 “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais’ excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas”
Os capítulos 8-10 descrevem numerosos aspectos do antigo concerto tais como o culto, as leis e o ritual dos sacrifícios no tabernáculo; descrevem os vários cômodos e móveis desse centro de adoração do AT. E duplo o propósito do autor:
(1) contrastar o serviço do sumo sacerdote no santuário terrestre, segundo o antigo concerto, com o ministério de Cristo como sumo sacerdote no santuário celestial segundo o novo concerto; e
(2) demonstrar como esses vários aspectos do antigo concerto prenunciam ou tipificam o ministério de Cristo que estabeleceu o novo concerto, O presente estudo sintetiza o relacionamento entre esses dois concertos.
(3) Segundo o antigo concerto, a salvação e o relacionamento correto com Deus provinham de um relacionamento com Ele à base da fé expressa pela obediência à sua lei e ao sistema sacrificial desta
Os sacrifícios do AT tinham três propósitos principais.
(a) Ensinar ao povo de Deus a gravidade do pecado. O pecado separava os pecadores de um Deus santo, e somente através do derramamento de sangue poderiam reconciliar-se com Deus e encontrar perdão (Ex 12.3-14; Lv 16; 17,11; Hb 9.22; ver Lv 1.2,3 notas; 4.3 nota; 9.8 nota).
(b) Prover um meio para Israel chegar-se a Deus mediante afé. a obediênciae o amor (cf. 4.16; 7.25; 10.1).
(c) Indicar de antemão ou prenunciar (8.5; 10.1) o sacrifício perfeito de Cristo pelos pecados da raça humana (cf.Jo 1.29; 1 Pe 1.18,19; Ex 12.3-14; Lv 16; GI 3.19 nota;).
(2) Jeremias profetizou que, num tempo futuro, Deus faria um povo concerto, um melhor concerto, com o seu povo (ver Ir 31.31-34 notas; cf. 1-Ib 8.8-12).
E melhor concerto do que o antigo (cf. Rm 7)
Porque perdoa totalmente os pecados dos que se arrependem (8.12),
Transforma-os em filhos de Deus (Rm 8.15,16).
Dá-lhes novo coração e nova natureza para que possam, espontaneamente, amar e obedecer a Deus (8.10; cf. Ez 11.19,20),
Os conduz a um estreito relacionamento pessoal com Jesus Cristo e o Pai (8.11) e
Provê uma experiência maior em relação ao Espírito Santo (Jl 2.28; At 1.5,8: 2.16,17,33,38,39; Rm 8.14,15,26).
(3) Jesus é quem instituiu o novo concerto ou o novo testamento (ambas as idéias estão contidas na palavra grega diatheke — testamento), e seu ministério celestial é incomparavelmente superior ao dos sacerdotes terrenos do AT.
O novo concerto é um acordo, promessa, última vontade e testamento, e uma declaração do propósito divino em outorgar graça e bênção àqueles que se chegam a Deus mediante a fé obediente. De modo específico, trata-se de um concerto de promessa para aqueles que, por fé, aceitam a Cristo como o Filho de Deus, recebem suas promessas e se dedicam pessoalmente a Ele e aos preceitos do novo conceito.
(a) O ofício de Jesus Cristo como mediador do novo concerto (8.6; 9.15; 12.24)
Baseia-se na sua morte expiatória (Mt 26.28; = Mc 14.24; = Hb 9.14,15; = 10.29; = 12.24).
As promessas e os preceitos desse novo concerto são expressos em todo o NT. Seu propósito é
(i) salvar da culpa e da condenação da lei todos que crêem em Jesus Cristo e dedicam suas vidas às verdades e deveres do seu concerto (9.16,17; cf. Mc 14.24; 1 Co 11.25); e
(ii) fazê-lo um povo que seja a possessão de Deus (8.10; cf Ez 11.19,20; 1 Pe 2.9).
(b) O sacrifício de Jesus é melhor que os do antigo concerto por ser um sacrifício voluntário e obediente de uma pessoa justa (Jesus Cristo), e não um sacrifício involuntário de um animal.
O sacrifício de Jesus e o seu cumprimento da vontade de Deus foram perfeitos, e, portanto, proveu um caminho para o pleno perdão, reconciliação com Deus e santificação (10.10,15-17; ver Lv 9.8 nota).
(c) O novo concerto pode ser chamado o novo concerto do Espírito, porque é o Espírito Santo quem outorga a vida e o poder àqueles que aceitam o concerto de Deus (2 Co 3.1-6; ver Jo 17.3 nota )
(4) Todos os que pertencem ao novo concerto por Jesus Cristo recebem as bênçãos e a salvação oriundas desse concerto mediante sua perseverança na fé e na obediência (ver 3.6 nota).
Os infiéis são excluídos dessas bênçãos (ver 3.18,19 nota ).
(5) Estabelecido o novo concerto em Cristo, o antigo concerto se tornou obsoleto (8.13).
Não obstante, o novo concerto não invalida a totalidade das Escrituras do AT, mas apenas as do pacto mosaico, pelo qual a salvação era obtida mediante a obediência à Lei e ao seu sistema de sacrifícios, O AT não está abolido; boa parte da sua revelação aponta para Cristo, e por ser a inspirada Palavra de Deus, é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na retidão.
Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Bíblia de Estudo Pentecostal
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