domingo, 27 de junho de 2010

A PROFECIA DE ENOQUE PARA OS ÚLTIMOS DIAS

A PROFECIA DE ENOQUE PARA OS ÚLTIMOS DIAS

TEXTO ÁUREO = “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus” (Hb. 11.5)

VERDADE PRÁTICA = Nossa peregrinação como povo de Deus tem de ser semelhante á de Enoque. Andemos, pois, com Deus, e façamos ressoar a voz profética da Igreja neste mundo que jaz no maligno.

LEITURA BÍBLICA = Gn. 5: 22-24; Judas VV. 14-16.

INTRODUÇÃO

Se o piedoso Enoque tivesse morrido aos 365 anos, certamente este teria sido o seu epitáfio: “Ele andou com Deus”. Enoque, porém, não morreu; Deus o tomou para si. Ao invés de um epitáfio, temos um grande e singular exemplo a seguir.

Nesta lição, veremos que, apesar de todos os males que nos cerceiam, é possível andar com Deus. E, assim como foi Enoque arrebatado, em breve o seremos também. Mas, enquanto aqui estivermos, temos de fazer ecoar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Semelhantemente agiu Enoque em sua peregrinação terrena.

I- QUEM FOI ENOQUE

O feito dos justos é grande, mas quão sucinta é, às vezes, a sua biografia! Haja vista Enoque. Toda a sua história pode ser condensada em pouco mais de dez versículos. Não temos muitos detalhes acerca de sua vida doméstica ou social. Tudo o que sabemos é que houve um homem chamado Enoque. Ele andou com Deus até que, um dia, foi levado para o céu sem haver experimentado a morte.

1. Seus ancestrais. Não podemos confundir este Enoque com o descendente de Caim de mesmo nome (Gn 4.1748). O Enoque de que estamos a tratar pertencia à linhagem piedosa de Sete, e era filho de Jarede (Gn 5.18).

2. Sua conversão. Do texto sagrado, inferimos que Enoque converteu-se aos 65 anos por ocasião do nascimento de seu filho (Gn 5.22). O que havia de tão especial naquele bebê que o teria feito voltar-se ao Deus de seus piedosos antepassados? Não o sabemos. Afinal, o autor sagrado teve de sintetizar mais de dois mil anos de história em apenas 11 capítulos.

3. Sua vida familiar. Enoque não teve de tornar-se eremita para viver como santo. Pai de família exemplar e cidadão produtivo foi um homem piedoso, vivendo num mundo que, flagrante e celeremente, corrompia-se (Gn 5.22). Sua comunhão com Deus era realçada em todas as fases de sua vida.

II- A PIEDADE DE ENOQUE

Enoque andou com Deus durante três séculos. Isto significa que, tivesse ele se convertido em 1800, quando a independência do Brasil ensaiava seus primeiros passos, ainda estaria entre nós, mantendo a qualidade de sua vida espiritual e a ardência do primeiro amor. Você anda com Deus? Ainda mantém o fervor de seu testemunho? Ou já se conformou com este mundo que jaz no maligno? Leia Romanos 12.1,2.

III- O ARREBATAMENTO DE ENOQUE

Enoque foi uma perfeita figura da Igreja de Cristo. Andou com Deus, prestou um eloqüente testemunho da verdade e, finalmente, foi arrebatado quando se agravava a crise da primitiva civilização: “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou” (Gn 5.24).

O mundo, ao que parece já se havia acostumado ao testemunho de Enoque. Ninguém mais se incomodava com os seus protestos, nem mais se impressionava com as suas profecias. Arrebatado aos céus, os contemporâneos nem devem ter-lhe pressentido a falta; continuaram em seus delitos e pecados. Aquela geração em nada diferia da nossa. Você está preparado para Deus? Em breve Cristo Jesus virá arrebatar a sua Igreja (Ap. 3.11). As profecias continuam a se cumprir.

IV- A PROFECIA DE ENOQUE

Como Judas logrou resgatar a profecia de um homem que viveu num período em que, provavelmente, nem escrita havia? Não estou aqui para especular. Creio firmemente ser a Bíblia a inspirada, infalível e inerrante Palavra de Deus (II Tm. 3.16). Além disso, não precisamos ter voz onde a Bíblia se cala (Dt. 29.29). Ora, se as Sagradas Escrituras afirmam que Enoque profetizou, para mim Enoque é profeta. Devemos receber a Bíblia com mais simplicidade, e não com a desconfiança daqueles críticos que, no século XIX, lançaram a Palavra de Deus no descrédito.

1. A profecia de Enoque. A profecia de Enoque é essencialmente apocalíptica. Num período em que se aguardava o nascimento da Semente da mulher, vem Enoque e anuncia a manifestação plena do Filho do homem como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Espírito Santo revela-lhe ainda o mistério da Igreja, pois faz ele referência aos milhares de santos que, na segunda fase da vinda de Cristo, haverão de acompanhar o Cordeiro (Jd. 14-17).

2. O tema da profecia de Enoque. Toda a profecia de Enoque gira em torno da volta gloriosa de Jesus. O tema de seu oráculo é tão elevado, que os cristãos só viriam a entendê-lo plenamente através das epístolas de Paulo aos tessalonicenses e por intermédio do Apocalipse.

Além disso, foi Enoque o primeiro santo a ser glorificado. Muito em breve também seremos tomados por Cristo. Aleluia! Ora vem, Senhor Jesus!

3. O que Enoque previu. Sintetizando de forma maravilhosa a manifestação de Nosso Senhor juntamente com a sua Igreja, profetizou Enoque: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Jd vv.14,15).

Enoque profetizou também que o Cristo manifesto e glorioso punirá a todos os ímpios e blasfemos. Não escaparão, portanto, aqueles que se introduzem em nossas festas e confraternizações para banquetearem-se a si mesmos e mercadejar com a simplicidade dos santos. Os tais são inimigos declarados de Cristo, pois o insultam com “duras palavras”. O que isto significa? Eles pecam não por ignorância, mas sabendo perfeitamente a quem estão insultando. O dia da vingança de Nosso Senhor não tardará. Assim como a geração de Noé foi surpreendida com o dilúvio, a nossa o será pelo dia do Senhor, Só há um meio de se escapar à ira do Cordeiro: humilhar-se diante DELE, aceitando- o como Salvador e Senhor. Busque a Deus enquanto se pode achá-lo (Is 55.6).

V- COMO ANDAR COM DEUS

Qual a maior lição que podemos extrair da vida de Enoque? O seu andar com Deus. Ele andou trezentos anos com Deus. Sabe o que isso significa? Três séculos de piedade, pureza e integridade moral. Carecemos desesperadamente de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças que andem com Deus e professem a Cristo Jesus. Mas, como andar com Deus?

1. Mantendo uma vida de oração. Diz o belíssimo hino da Harpa Cristã que “muitos santos chegaram à glória sob o manto da doce oração”. Infelizmente, a oração vai, pouco a pouco, deixando de ser aquela maravilhosa e dulcíssima disciplina. Todavia, é chegado o momento de levarmos em conta a recomendação de Paulo: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). Não vamos dar ouvidos aos pretensos teólogos e apóstolos que, torcendo a sã doutrina, ensinam que o crente não precisa jejuar nem orar por já ser um eleito de Deus. Cuidado! Sem oração e jejum, sem o estudo cotidiano das Sagradas Escrituras, e, sem uma vida de intensa piedade e temor, jamais veremos o rosto de Cristo. Quer chegar às mansões celestes? Ande com Deus!

2. Mantendo uma vida de integridade. A pergunta feita a Jó, no ardor de seu sofrimento, tem de ser remetida aos crentes desta geração: “Ainda reténs a tua integridade?” (Jó 2.9). Seria redundância dizer que vivemos, hoje, uma séria crise de integridade na Casa de Deus. Infelizmente é verdade. Os crentes nunca se mostraram tão descompromissados com o Senhor Jesus como agora!

Há os que acham que podem separar sua vida pessoal da espiritual, e andar com um pé no caminho largo e outro no estreito. Não existe tal possibilidade. Nossa vida pessoal é parte inseparável da espiritual; é um todo que tem de ser integralmente santo. Os que andam com Deus não lesam o fisco, não roubam o governo, não prejudicam os clientes, não traem o cônjuge e não se portam impiamente (Sl. 15). Não basta ter fé em Cristo; é imperativo viver segundo os cânones dessa fé (Tg. 2.14). Amado leitor, não há divisão entre a nossa vida particular e a espiritual. Essa dicotomia não existe; esse dualismo é impossível. A reivindicação divina é clara: “mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (I Pe. 1.15). Se você pretende andar com Deus, seja íntegro. Deus se afasta da companhia dos corruptos (Sl. 101.6).

CONCLUSÃO

Enoque andou com Deus. Este é o resumo de sua biografia! Se você for chamado agora mesmo à eternidade, como será sumariada a sua vida terrena? Precisamos de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças que andem com Deus até que, um dia, todos sejam arrebatados ao encontro do Senhor nos ares (l Ts 4.13-17).

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Lições bíblicas CPAD 2002

2 comentários:

  1. Há muito a ainda a ser lido, pois não é só essa biblia, há outros escritos que meia duzia de bamba decidiu nos mostrar somente aquilo que eles querem nós lessemos, tem muitas coisas oculta e edificante sobre a palavra de Deus, esses concilios de nicéia e outros de constantinoplas e mais outros resolveram escolher por nós mais do que isso. Isso já vem do 3º seculo d.c. , sem falar na era das trevas a santa inquisição que matou milhões, principalmente mulheres insinuando que praticavam heresias ou bruxarias...quantas quantos inocentes cristão foram para fogueira ou digamos sofreram através de torturas sintindo dores altrozes confessando coisas que nunca praticou, sem falar dos abusos sexuais praticados pelos inquisidores, eu acredito que tenha mais coisas a serem conhecidas a respeito do reino , sei que muitos se dizem cristão ,mas nunca leram mais do qum livro na Sagrada escrituras, tem livros que são chamado apocrifos que tem muito utilidade pelo menos pra ser conhecido, eu leio o que meu coração idz para ler e aprovar o que é Santo ou não...mas ser manipulado por esses teologos escolaticos e monges do passado isso não aceito em nome do Senhor Jesus, a indulgencia ainda existe até nos dias de hoje acreditem ou não.. onde já viu pagar auma instituição para fazer missa de 7º dia para um falecido, missa oração ou rezas não vai tirar ninguem de sua posição depois de morto, não levará ninguem ao reino celestial. temos muitas bibliotecas ou até em livraria encontramos mais sobre o reino , digo livraria evangelicas, encontramos mais deste conteudo aqui citado, muitos ainda tambem desconhecem sobre o assunto "a nova ordem mundial" sobre os illuminatis essa corja farbicado lá dá profunda hostes dos inferno para governar o mundo, tanto que o proprio governo norte americano chegou a fabricar milhões de caixões, com qual proposito...o mundo esta abeira de 7.5 bilhoes de pessoas, o efeito estufa é uma mentira , o homem nunca foi alua..existem centurões de radiação que nunca permitiria uma nave sair do sistema global do planeta, tem muita coisa ao homem ser revelado. em nome do Senhor Jesus aqui esta escrito o penso e já li e tenho algumas coisas referente a isso aqui escrito...abraços ao irmão em Cristo e Ele continue abrir os olhos dos nossos Cristão nessa era em que ainda vivemos.

    ResponderExcluir
  2. olha eu acho que vc esta equivocado DEUS te deu inteligencia pra vc deve sim ir atras da verdd.... se a biblia disse que enoque profetizou entao ele profetizou mais o interressante é que todas passagens que sao citadas outro profetas, vc procura na biblia e acha porque essa nao ?? sera que o livro de enoque foi tirado da biblia satanas é foda destruiu a biblioteca que tinha mais indicios de outros biblicos apocrifos que é a biblioteca de alexandria... se liga

    ResponderExcluir