terça-feira, 5 de julho de 2016

A ferramenta do ganhador de almas



A ferramenta do ganhador de almas

TEXTO ÁUREO = “Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. ” Ez 2.7.

VERDADE PRÁTICA = Procurar ganhar almas sem estar munido dos necessários requisitos é semelhante a querer construir urna casa sem martelo e sem serrote.

LEITURA EM CLASSE = Ez 3.1-7; II Tm 4.12

INTRODUÇÃO

A execução da tarefa de ganhar almas exige a utilização sábia de um instrumento adequado. O marinheiro usa a bússola; o alfaiate, a tesoura; o lavrador, o arado. E o ganhador de almas, de que ferramentas carece?

I- A PALAVRA DE DEUS, II Tm 4.2a.

1 -. Ela revela o estado do homem. Ainda existem milhões de criaturas que ignoram a situação real Io homem sem Deus. Muitos há que procuram descobrir certas qualidades em seus amigos, vizinhos, parentes e conhecidos não-crentes. Mas, a Bíblia, a perfeita Palavra de Deus esclarece que todos os homens pecaram e se afastaram de Deus, Rm 3.23. Toda a natureza do homem foi atingida pelo verme”do pecado: Física, social, psíquica, moral e espiritualmente, o homem está totalmente arruinado. Dai a necessidade de procurarmos ganhar almas, sem tardança. Vejamos o retrato do homem perdido, em alguns trechos da Palavra de Deus:

Segundo a Bíblia, o homem está: a) morto, Ef 2.1b; b) doente, Is 1,5; c) ferido o chaqado, Is 1.6; d) de garganta enferma, qual sepulcro aborto, Rm 3.13; e) com o coração de pedra, Ez 11.19;  f) de olhos altivos, Is 2,11; g) com a boca amargurada, Rm 3.14; h) tosta de bronze, Is 48.4. O lavrador consciente procura conhecer o estado do solo antes de semear. O ganhador de almas deve conhecer o verdadeiro estado do coração humano, para em seguida plantar a semente preciosa.

2 - Ela provê meios de salvação para o homem, Jo 5.39. O ganhador de almas não pode trabalhar no Reino de Deus sem sua Bíblia. Consideremos alguns dos seus muitos segredos: a) a Palavra gera fé, Rm 1017. Quem prega a Palavra está sendo assistido pelo Espírito, que aplica a mensagem diretamente no coração do homem, até que ele recebe genuína fé. Quando a pregação não está misturada com fé, de nada aproveita aos que a ouvem, Hb 4.2; b) a Palavra ilumina o ouvinte, SI 119.105.

O coração do homem pecador está em trevas, mas a Palavra do Deus o ilumina, SI 198; 119.130; Pv 6.23; II Pe 1.19; c) a Palavra alimenta, Mt 4.4. Por mais sedento e faminto que esteja o pecador, há na Palavra de Deus a suficiente provisão da parte de Deus; di A Palavra deve ser bem manejada, II Tm 2.15. Quem prega a Palavra de Deus, faça-o com sabedoria. E perigoso citar textos errados, oferecer interpretações distorcidas ou aplicações ilegítimas. Nunca devemos, esquecer Pv 25.15. A Nicodemos Jesus falou de regeneração. A mulher samaritana, de água da vida. Ao paralítico de Betesda, da possibilidade de ser curado.

II - A FE, Hb 11.6. Biblicamente, a fé é considerada como arma, Ef 6.16. Neste sentido, é uma ferramenta de singular importância na obra da evangelização. Com a fé o pregador antecipadamente vê o invisível que não raro se interpõe entre o pregador e o ouvinte, através das incríveis sutilezas de nosso adversário. Mas, a fé vence. A fé triunfa. A fé somente precisa ser desenvolvida por quantos a possuem, para que produza maiores resultados. Evangelizar defrontar-se literalmente com as forças de oposição, mas nenhum homem de fé pode recuar. Temos um Grande Comandante, temos um ideal divino, temos um consolador celestial, temos uma fé inquebrantável. Por isso, vamos “resistir firmes na fé”. 1 Pe 5,9.

III - O AMOR, J0 15.13. O amor é um instrumento-chave na evangelização. Crentes que perderam o amor perderam o segredo de ganhar almas. Pode-se fazer barulho, pode-se cursar relações humanas, pode-se estudar psicologia, pode-se suar ardentemente, mas sem um coração cheio de amor a obra nunca será efetuada.

a) Jesus ganhava as almas pelo amor. Ele amou os discípulos, Jo 13.1; amou os pecadores conforme já estudamos demorada mente na Lição 2. Ele amou com profundo amor. A Igreja em Efeso foi censurada por Ele porque perdera o primeiro amor. Sua morte é a demonstração prática de Seu insondável amor,

b) Paulo ganhava as almas pelo amor, Rm 9.2. Pelo amor, Paulo expõs-se aos sofrimentos, ás injúrias, às perseguições e até à morte. Os melhores momentos da vida do apóstolo das gentes eram gastos em amor pelas almas. As instruções de suas epístolas retratam, sempre, esse profundo, imenso amor. A tal ponto cresceu em intensidade o seu amor, que ele chegou a dizer:
“sede meus imitadores..

IV - A ORAÇAO, Mt 9.37. Quando a Igreja começa a orar, os resultados são sempre vistos. As almas começam a se decidir por Cristo, em número sempre crescente. E que a oração emerge na vida espiritual como poderosa ferramenta na tarefa de ganhar almas para Crista.


a) Orando, pedimos obreiros. Jesus disse: “Rogai Quando as orações da Igreja, pedindo obreiros, chegam ao trono da graça, Deus cuida imec4iatamente de atendê-las, provendo missionárias, evangelistas, pregadores voluntários, testemunhas em geral para irem em Seu nome, à procura dos perdidos pecadores.

b) Orando, as portas se abrem. Quantas portas há hoje fechadas! Quantas são as “Cortinas”! Há, todavia, um poder espiritual que pode entrar em ação e liberá-las, no nome sacrossanto de Jesus: o poder da oração, Ff6.19; 1 Tm 2.1. Quando a Igreja ora, o cárcere é aberta.

c) Orando, a Igreja venceu no primeiros dias. Orando, os discípulos receberam o batismo com o Espírito Santo, At 2. Orando, Pedro o e João enfrentaram as autoridades de seu tempo, At 4.24-31. Quando iam orar, o coxo foi milagrosamente curado, At 3.1 os discípulos oravam ePedro foi guardado na prisão, At 12.5. Os diáconos foram eleitos na Igreja Primitiva, para que os apóstolos pudessem se dedicar ainda mais à oração e à n, At 6.4.

V - O PODER 130 ESPIRITO SANTO, Lc24.49. O batismo com
o Espírito Santo é indispensável para os que desejam verdadeiramente se dedicar ao empreendimento de ganhar almas. As almas estão presas, estão subjugadas. Somente o poder do Espírito pode libertá-las. Não é indispensável termos o poder do Espírito?

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário