terça-feira, 5 de julho de 2016

Aprendendo com Cristo a ganhar almas



Aprendendo com Cristo a ganhar almas

TEXTO ÁUREO = “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Jo 13.15.

VERDADE PRATICA = A maior lição na tarefa de ganhar almas, pode ser aprendida pela observação dos métodos usados pelo Mestre.

LEITURA EM CLASSE = Mt 4,17-23

INTRODUÇAO

Cristo é o modelo perfeito para todas as fases e atividades da vida cristã. Nesta lição estudaremos os Seus métodos e Seus segredos para atrair as almas ao Reino de Deus.

I- CONSIDERAÇÕES GERAIS, Mt 4.14-17. No episódio da chamada dos primeiros discípulos, as primícias da Igreja, podemos destacar algumas lições de significativo valor para nossas vidas. Todos os instantes da vida de Jesus foram dedicados à realização da obra que o Pai Lhe confiara, razão por que Ele sempre se absteve de qualquer atividade que não significasse uma efetiva contribuição para o Reino de Deus.

Quão diferente é, às vezes, hoje em dia, a atividade da Igreja! Como os programas “sociais” tornam esquecidos os ‘espirituais”! A lição de hoje, extraída do primeiro Evangelho, aborda um maravilhoso incidente ocorrido na fase pública do ministério de Jesus.

Quer na fase pública, quer na fase privada, Jesus concedeu prioridade absoluta à salvação dos homens, pois para isso Ele veio a este mundo, Lc 19.10.

II - JESUS PROCUROU AS ALMAS, Mt 4.18.21. Aprendemos com Jesus que todos aqueles que estão de fato interessados em ganhar almas, precisam sair á sua procura. Jesus viu os Seus contemporâneos como “ovelhas sem pastor”, Mt 9.36. Estavam todos absolutamente necessitados de direção espiritual e de socorro. Mas, Jesus não esperou que os pecadores O procurassem. Ovelhas são animais dóceis, mas não possuem senso de direção, dependem sempre de alguém que as dirija. Tal é o pobre pecador. Muitas vezes a Igreja tem desperdiçado magníficas oportunidades de ganhar almas porque permanece nos templos. presa entre quatro paredes, ao invés de lançar-se ao “mar alto’, como foz e ordenou Jesus.

Jesus dirigiu-se às praias do Mar da Galiléia,porque ali estavam os pecadores, os futuros discípulos, os apóstolos que lançariam, sob Sua inspiração, os fundamentos da porvindoura Igreja Universal.

A igreja que tem aprendido com Cristo lança-se em campo. Vai às praças, promove cultos ao ar-livre, organiza grandes e pequenas campanhas de evangelização, envia seus jovens para evangelizar a domicílio, envia o povo de dois em dois, visita os presídios, alcança os hospitais, mantém programas de rádio, evangeliza através dos periódicos seculares, distribui farta Literatura, enfim, quem aprendeu com Jesus, vai ao encontro do pecador, onde ele está. Temos de aproveitar todas as oportunidades, porque “a noite vem”, Jo 9.4.

III - JESUS PREPAROU-SE PARA GANHAR ALMAS. Lo 4.18. Jesus esteve no deserto, resistindo e vencendo aquele que aprisiona as almas, Mt 4.10,11. Jesus esteve continuamente no monte, em solidão, afastado dos homens e aproximado do Pai, aquele que dá as almas, Jo 6.37a. Suas vigílias foram constantes. a dependência do Pai Amado era total, Jo 7,16-18; Lc 4,42. Ele viveu clamando e derramando lágrimas, Hb 5.7.

O Espírito do Senhor pousou sobre Ele no batismo e O ungiu para a grande obra de ganhar almas, Mt 3.16,17; Lc 4.18; At 10,38. A chave com que abriu as portas do sucesso de Seu ministério foi esta: “O Espírito do Senhor está sobre mim.,,” Era a Sua preparação. Os que aprendem com Ele também devem estar preparados.

IV - JESUS PREGOU O ARREPENDIMENTO. Jesus veio buscar os perdidos, Lc 19.10. Ele reconhecia a necessidade de cada homem arrepender-se de seus pecados. Então, começou Seu ministério pregando o arrependimento.

a. O arrependimento é uma necessidade, Se todos pecaram, todos necessitam arrepender-se. O pecado fez o homem cair; o arrependimento fá-lo levantar-se. Homens arrependidos estão sempre alcançando o favor divino, como Davi, SI 51. O arrependimento é nossa parte no caminho de volta para Deus. At 3. 19a,

b.0 arrependimento é um decreto divino, Deus mesmo determina que os homens em todo o lugar se arrependam, At 17,31. Deus sabe o que é certo, o que é melhor para nós. Jesus disse que os que não se arrependerem perecerão, Lc 13.5. O arrependimento foi a primeira mensagem de Jesus, tendo sido a primeira mensagem de João Batista,

c, o arrependimento resulta em bênçãos. Deus ouve as pessoas que O buscam, arrependidas. Deus apaga e esquece nossos pecados, quando nos arrependemos, At 3.19. o arrependimento é uma mudança de opinião quanto ás coisas de Deus, Ninguém é obrigado a arrepender-se, mas todos são exortados a fazê-lo, para seu próprio, bem. O pecado ocasionou maldição. Arrependimento gera bênçãos.



V - A MENSAGEM DE JESUS É UM MODELO, Mt 4.19. Tão repetidas têm sido estas palavras: ‘Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”, mesmo assim têm sempre algo especial para nossas vidas. Aprendemos algumas verdades fundamentais, se queremos, como Jesus, ganhar almas:

a. Foi uma mensagem simples. Os ouvintes de Jesus eram pescadores rudes. Jesus lhes falou palavras verdadeiras, sérias, porém simpl4s. Há pregadores que se dão a demonstrações de erudição e ciência, mas isto não é o que aprendemos com Jesus.

b. Foi uma mensagem direta. Jesus não perdeu tempo em introduções ou circunlóquios. Ele dissn aos pecadores: “Vinde”, Muitas vezes falamos muitas coisas aos pecadores, mas esquecemos de lhes dizer: “Vinde”!

c’. Foi uma mensagem bíblica. O sentido das palavras de Jesus confere com o ensinamento geral das Escrituras. Os profetas falaram de Jesus, dizendo: “Ide”, Quando Ele falou, disse: “Vinde”. Qualquer mensagem que não ponha a Jesus como centro e objetivo, não é bíblica, nem produz fruto. -

d. Foi uma mensagem de objetivos definidos. Quantos pregadores não sabem o que desejam Jesus sabia. Ele disse: “Eu vos farei pescadores de almas”, Se queremos adeptos, temos que explicar-lhes o que desejamos deles e para eles. Esta é uma lição que a Igreja não pode desprezar. Há muitas igrejas hoje, todavia, que nem fazem apelos. Então, que objetivo têm as nossas mensagens?

VI - O MINISTERIO TRIPLICE DE JESUS, Mt 4.23, Jesus ganhava almas pregando, ensinando e curando. A Igreja deve atentar para o modelo bíblico, apresentado pelo Sumo Pastor. Precisamos ter uma mensagem evangelística para os pecadores, necessitamos ensinar aos homens as verdades do Evangelho, e precisamos operar sinais em nome de Jesus para que todos reconheçam que Ele continua vivo. A tarefa dos discípulos, no início da Igreja era provar que Jesus continuava vivo, após haver ressuscitado. Não mudou o plano de Deus a nosso respeito. Somente temos que nos convencer de que é preciso pregar ao povo, ensinar o povo e curar o povo, Estamos realizando isto?

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário