terça-feira, 5 de julho de 2016

Ganhando almas pelo exemplo



Ganhando almas pelo exemplo

TEXTO ÁUREO = Se alguns no obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras.” 1 Pe 3,1.

VERDADE PRÁTICA = O evangelho projetado por nossas vidas, é às vezes mais poderoso do que aquele projetado por nossas palavras.

LEITURA EM CLASSE Mt 5,13- 16

COMENTÁRIO

I- O CRENTE É O SAL DA TERRA, Mt 5.13. Todos os crentes reconhecem que a 6blia é a Palavra de Deus. Nessa Palavra se espelha a inspiração plena do Espírito de Deus, razão por que ela é a verdade, Jo 17.17, e, é absolutamente perfeita SI 19.7; sendo por isso o padrão para todos os que crêem em Jesus Cristo, e aspiram a vida eterna. Na Bíblia estão as palavras de Jesus Cristo e tudo quanto Jesus disse é importante.

Esta lição alude ao sal, a fim de abordar um tema deveras significativo. A influência da Igreja no mundo. Conta-se de um uso oriental muito interessante, quando se queria dar demonstração de amizade: Dava-se ou recebia sal do vizinho. Em Nm 18.19 o estatuto Mosaico fala do concerto de sal; em Lv 2.13 lemos a respeito do sacrifício de ofertas, as quais somente deveriam ser dedicadas a Deus, tendo o sal como ingrediente básico.

Em Ed 6.9, lemos do relacionamento de quatro palavras fundamentais, associadas ao holocausto, que o povo judeu deveria oferecer ao Deus dos Céus: Trigo, vinho, azeite e sal. Nas páginas do Novo Testamento, o sal adquire um sentido ainda mais profundo, pois é empregado em caráter tipológico como o tempero que deve dosar a palavra do crente, isto é, envolve todo o seu comportamento perante o mundo.

II - UTILIDADES E SEGREDOS DO SAL. Dentre as muitas utilidades do s& vale destacar as seguintes: Ele reparte sabor tom tudo aquilo a que se associa; ele purifica; ele conserva o estado do alimento, evitando a putrefação; finalmente ele preserva, mantendo em condições estáveis e utilizáveis aquilo de que se pretende fazer uso. Transportando para o sentido espiritual, descobrimos que o crente em Jesus Cristo necessita viver de tal maneira que sua presença signifique um elemento purificador no ambiente espiritualmente poluído em que se converteu a sociedade atual. Esta é nossa missão. Esta é nossa responsabilidade. Podemos analisar ainda, alguns segredos do Sal. Por exemplo: O sal é o elemento absolutamente diferente do meio em que é posto, assim como o crente difere em ludo das circunstâncias que o rodeiam.

O Sal atual invisivelmente, e esta imperceptível ocorrência fala e espiritualmente do testemunho secreto, que o crente necessita possuir no trabalho, no lar, na escola, no mundo enfim. Por último, lembremos que o sal não se aplica aos animais vivos. Interpretando a tipologia, a Igreja do Deus vivo necessita salgar o mundo absolutamente morto. Temos que salgar o mundo não Gomo estátuas de sal, Gn 19.26, mas como tempero positivo, II Rs 2.21. O mundo está apodrecido. Somos o desinfetante moral. Conservemos a natureza de Cristo, Tg 3.12.

III - O EXEMPLO NA CASA DE DEUS, Mt 6.16. Assim como a rainha de Sabá curiosamente observou os mínimos detalhes da casa real de Salomão, também estamos expostos ás observações constantes, quando penetramos no interior da casa de Deus. Os visitantes no templo, não estão interessados unicamente na pregação, eles acompanham os mínimos movimentos dos crentes, razão por que nosso comportamento pode influir decisivamente na decisão que cada um tomar por ocasião do apelo. Isto posto, devemos interessar-nos por desenvolver em nós mesmos um caráter cristão modelar, e promover um exemplo que atinja as diferentes áreas de interesse ou de influência, Tg 2.14-20. Podemos ganhar almas com o exemplo de nosso amor, Rm 12.9-1 1; podemos ganhar almas com o exemplo de nossa fé, 1 Ts 1.6,9. Podemos ganhar almas com o exemplo de nossa santificação, Ef 5.26,27. Podemos e devemos dar exemplo em tudo.

IV - O EXEMPLO NO LAR. Muitos maridos não crentes têm sido convencidos da necessidade de abraçar o Evangelho, movidos pelo exemplo de esposas crentes e fiéis. A Bíblia ensina que “se alguns não obedecem a palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras, considerando a vossa vida casta, em temor.”

Em 1 Co 7.16,17, Paulo faz a seguinte pergunta: Donde sabes, õ mulher, se salvarás teu marido?” A mesma verdade se aplica em sentido inverso; o bom exemplo do marido ,crente pode atrair sua esposa para Cristo. O exemplo dos pais pode ganhar os filhos para o Senhor Jesus, Ef6.4. Filhos obedientes que vivem no temor de Deus podem impressionar com seu exemplo os país incrédulos e alterar sua forma de viver, Ef 6.1. Deus ordenou a Salomão que não se afastasse dos caminhos de Davi, seu pai, 1 Sm 8.3. O filho desobediente envergonha sua mãe, Pv 29.15. Cônjuges. que têm vida de harmonia, descrição e santidade, podem ganhar os seus vizinhos para Cristo.

 V - O EXEMPLO NO TRABALHO E NOCOLÊGIO. Empregados fiéis podem com seu exemplo ganhar patrões para Deus. Ninguém h, que esqueça a impressionante história do General Naamã, que foi curado por Deus miraculosamente, através do exemplo e do testemunho de urna menina que era sua empregada, II Rs 5.1-14. Patrões fiéis podem ganhar os seus empregados e conduzi-los à comunhão da Igreja, Tg 5.1 -6. 

Funcionários crentes devem praticar boas obras no seu local de trabalho, a fim de ganhar seus colegas e chefes, Ef 2.10; SI 119.63. O exemplo de alunos crentes pode levar os seus mestres ao pé da cruz, desde que levem vida justa e pia, TI 2.12. Deus põe seus filhos como professores para ensinarem alunos incrédulos, a  fim de que os encaminhem para a verdade. E, os alunos entre si não devem perder as oportunidades de conquistar os colegas que vivem embaraçados nos caminhos da perdição, Rm 12.2; 1 Tm 4.10; Fx 23.2,

VI - A EXTENSÃO DO EXEMPLO. O bom exemplo adquire uma dimensão universal e eterna, sendo visto pelos homens, aplaudidos pelos anjos e recompensados por Deus, Mt 5.16. A Igreja é um luzeiro; Que o azeite do Espírito nunca cesse de encher nossas lâmpadas, para que o brilho da nossa luz seja cada vez mais forte. Os incrédulos não lêem a Bíblia, no entanto costumam ler a vida dos crentes, pois a própria Bíblia afirma que o crente é uma carta lida, li Co 3.2. Os limites da nossa luz são inconcebíveis ao raciocínio humana. Crista é o sol da justiça, Ml 4.2; e, nós somos a lua formosa que deve permanecer “nova e cheia’, Ct 6.10. Que Deus nos ajude, para que nunca sejamos “quarta minguante.” Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz’. Somos como astros no mundo para brilhar em meio a uma geraç5o perversa, Fp 2.15. Que Deus fortaleza nossa luz. Amém.

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário