terça-feira, 5 de julho de 2016

A fórmula bíblica de ganhar almas



A fórmula bíblica de ganhar almas

TEXTO ÁUREO = “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse.” II Co 5.20.

VERDADE PRÁTICA = A cota do crescimento dada por Deus, é determinada pela cota de nossa atividade e da de outros.

LEITURA EM CLASSE Jo 1.39-45

I- JESUS, O PERSONAGEM PRINCIPAL DO EVANGELISMO Jo 1.36,38,41,45. Toda e qualquer obra de evangelismo que Igreja deseje empreender terá que ser fundamentada na pessoa de Jesus Cristo, Ele é o centro da Bíblia, o centro da Redenção o centro da História. O primeiro capítulo do Evangelho de João relata o incidentes da conversão de alguns dos primeiros discípulos de Jesus sendo que a ênfase principal é concedida a Cristo. Se desejamos ganhar almas, devemos sempre repetir: temos que ganhá-las para Jesus, nunca para nosso grupo ou denominação Quem é mesmo este Jesus a quem tem de anunciar?

a. Ele é o Cordeiro de Deus, v. 36. Evangelização sem sangue não produz resultados. João Batista apresentou Jesus aos homens, com este título preciosismo - o Cordeiro de Deus, Jo 1.29. Ele é o Cordeiro morto antes da fundação do mundo, o fundamento de nossa salvação e da de todos os que nEle crêem.

 b. Ele é o Rabi, v. 38. Muitos homens se jactam de conhecimentos os mais- variados, mas todos precisam conhecer a Jesus como o verdadeiro Rabi, o Mestre por excelência Ele é o tesouro eterno no qual estão concentradas a sabedoria e a ciência, Cl 2.2, Seu nome é Conselheiro, Is 9.6, e isto resulta de Sua divina sabedoria.

c. Ele é o Prometido Messias, v. 41, Os judeus esperavam o Messias. Esta palavra é a .mesma palavra Cristo, de origem grega. Quando Jesus chegou, Ele foi identificado como o Messias prometido, o Cristo esperado, a solução divina para os homens, Mt 16.16.

d. Ele é o Anunciado por todos os profetas. Todos os profetas falaram dAquele que haveria de vir. - Quando Ele chegou, disse “Vinde a mim,.,”, Mt 11.28a. O verso 45 de nossa lição O identifica como o Cristo de todas as profecias. Ele veio cumprir a Palavra profética.

e, Ele é o Conquistador de almas, v. 43. Aonde quer que fosse, Seu deseja era sempre o de ganhar almas. Nesta lição O vemos procurando novos discípulos. Aprendemos com Ele a trazer almas preciosas para o Reino de Deus)

II - ANDRE, UM GANHADOR DE ALMAS. Jo 1.37,39,41,42. Embora André não seja um dos mais mencionados ou destacados dentre os 12 discípulos do Senhor Jesus, é bom fazer justiça a seu respeito e lembrar que ele foi o primeiro a manifestar-se disposto a seguir o Mestre. Ele representa as primícias do Nazareno. Anteriormente ele fora discípulo de João Batista, até o dia em que a revelação divina levou o precursor a informar ser Jesus o verdadeiro Senhor e Mestre. Acompanhemos os passos de André:

a) André ouviu falar de Jesus, v. 37a. Ele ouviu falar de Jesus como o Cordeiro e isto foi suficiente para que tomasse a sábia decisão de seguir a Jesus. Somente ficou com o Batista enquanto não chegava o poderoso Salvador.

b) André seguiu a Jesus, v. 37b. Basta ouvir pregações inspiradas? E suficiente assistir a cultos poderosos? Resolve, apenas freqüentar grandes campanhas? Não! Cada um precisa tomar sua decisão pessoal de seguir a Cristo, Jo 8.12; 10.27.

e) André ficou com Jesus, v. 39. Quantos levantam sua mão e nunca mais voltam à casa de Deus! Quantas fichas são preenchidas e nunca mais as pessoas são alcançadas! A Igreja precisa orar com perseverança a Deus para que os decididos fiquem, permaneçam, conheçam a casa de Deus. O futuros ganhadores de almas são aqueles que se entregam a Jesus e vão para estar com Ele em Sua própria casa.

d) André levou outros a Jesus, v. 42. Aqui o bom discípulo começa a imitar-o Mestre! Se ele recebeu o prazer da salvação, imediatamente procura repartir com outros a experiência que mudou sua vida. Você, prezado irmão, ou querida irmã, tem levado outros a Cristo?

III - PEDRO E FILIPE, GANHADORES DE ALMAS, Jo 1.42-45. Jesus lançou bases seguras para a Obra que veio realizar aqui entre os homens. Ele- buscou homens que imediatamente passaram a, também, buscar outros para o redil. Hoje podemos ver o frutífero trabalho desses dois discípulos - Pedro e Filipe. Como recordamos ao ler a Palavra de Deus, Pedro foi ganho por seu irmão André e Filipe teve um encontro pessoal com o Mestre. De imediato, trataram de obter outras conquistas para o Reino. Filipe procurou Natanael. Procurou e achou! Muitos não acham almas porque nunca as procuram.

Pedro e Filipe tiveram uma experiência direta com Jesus. Existe uma perigosa tendência hoje para se acreditar que o indivíduo é salvo porque “levantou a mão”. Outros vão “para a fren te” arrastados por pescadores de arpão. O maravilhoso na Obra da Graça é que Jesus chama os pecadores, mas estes se dispõem voluntariamente a segui-Lo, não por força ou por violência, mas pelo Espírito de Deu, Zc 4.6.

Quando Pedro e Filipe começaram a ganhar almas, fizeram-no, já, na condição de discípulos. Ganhar almas é evidencia desse discipulado. Não se traia apenas de prender os novos convertidos no templo para intermináveis “instruções’, mas pólos imediatamente em ação, a fim de conquistarem novas almas, novos filhos de Deus.

Três anos depois, Pedro abriu a porta do reino dos céus com a chave que Jesus lhe dera, através da pregação plenamente inspirada e um coração chei.o do Espírito través do batismo. Em resultado, quase três mil almas achegaram-se a Cristo. Verdadeiros discípulos devem gerar outros discípulos verdadeiros.

IV - 5 SEGREDOS PARA GANHAR AS ALMAS, Pv 11,30. Existem dois extremos nesta questão de ganhar almas. Uns acham uma tarefa excepcionalmente fácil e em conseqüência não se dedicam a buscar orientação e sabedoria da parte do Espírito.
Outros imaginam ser a obra mais complexa e difícil deste mundo e nunca dão o primeiro passo. Que podemos aprender na Bíblia a respeito disto?

1. Primeiro passo, trabalhe com os joelhos, isto é, ORE. E mais fácil falar a uni pecador sobre Deus depois que falamos a Deus sobre o pecador. A Bíblia conta parábolas sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer, Lc 18.1. Se não sabemos orar, podemos dizer a Jesus, como os discípulos: Senhor, ensina-nos a orar”! Convém ler Lucas 11.8 e Atos 12.5. Quando a Igreja orou, Pedro foi solto. Quando oramos, Deus pode soltar também os pecadores.

2. Segundo passo. Trabalhe com os pés, isto é, APROXIME-SE DO PECADOR. Uma forte razão pela qual não estamos ganhando almas é precisamente esta: não estamos buscando, não estamos indo ao seu encontro. O que se dá hoje em dia com a imensa maioria das Igrejas é que elas estão esperando os pecadores chegarem  aos templos, para lhes pregarem o amor de Deus. Ora, os peca- dores estão mortos, não podem andar em direção ao templo. Nós, os crentes, que estamos vivos, é que necessitamos de ir. Jesus não disse: Esperai todas as criaturas. Ele disse: Ide a todo o mundo. Jesus andou em busca da mulher samaritana. Jesus andou em busca do paralítico de Betesda, Jesus buscou a Zaqueu em sua própria casa. A Bíblia promete frutos - para os que saem, “andando e chorando”, SI 126.6. Filipe ganhou o eunuco Porque “correu ao seu -encontro”, At 8.29,30. Estamos andando ou estamos ficando? Estamos indo ou estamos vindo? Deus nos conceda forças para ir. Amém.

3.Terceiro passo para ganhar almas, trabalhe como coração, isto é, AME. O segredo de Jesus provinha do Seu amor, de Sua notória compaixão, de Sa simpatia infindável. Ele via os peca- dores - e os amava, Mc 10.21. Paulo orou a Deus em favor dos crentes da cidade de Filipos, a fim de que pudessem crescer espiritualmente em amor, Fp 1.9. 

Uma das mais fortes razões que devem levar os crentes à experiência desse amor, é o conhecimento bíblico de que os homens pecaram, estão destituídos da glória de Deus, Rm 3.23, e Deus não está em seus pensamentos. SI 10.4. Isto quer dizer que eles excluíram a Deus de suas conjeturas, mas pelo amor devemos mostrar-lhes que Deus é seu Criador e os ama profundamente; graças a Deus.

4. Quarto passo, trabalhe com a boca, isto é, FALE. Muitos perdem a oportunidade de ganhar almas parque “não sabem falar;” não sabem começar o diálogo do evangelismo pessoal. O modelo está na Bíblia. Jesus falou de cura divina ao paralítico de Betesda; pediu um pouco de água à samaritana, etc. E preciso falar. Falar a Palavra de Deus é plantar a semente. Paulo disse: “Eu plantei”, 1 Co 3.6. Jesus disse: ‘A semente é a Palavra de Deus’, Lc 8,11. Pedro disse: “A semente é incorruptível, a Palavra de Deus”, 1 Pe 1.23. Quem leva a preciosa semente... trará sem dúvida consigo os seus molhos, SI 126.5,6.

5. Quinto passo, trabalhe com as mãos, isto é, AJUDE. Devemos sempre ter em mente que o Diabo usa, de todos os recursos para afastar o pecador de Deus, e mesmo na hora da evangelização, ele entra em ação procurando neutralizar a ação do Evangelho, Muitas vezes, na hora do apelo, o pecador sente um cruel peso sobre si, de modo que, embora deseje levantar-se e aceitar a Cristo, não têm forças. Você precisa ajudá-lo, então. Trabalhe com as mãos. Veja o exemplo de Jesus em Mc 7.33 e o exemplo de Paulo em AI 3.7. Há muitas coisas que podemos fazer em favor das almas. Estamos fazendo?

V - 5 VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL, J0 1,41.

a. Todos os crentes podem praticá-lo. Não o preciso ler vocação, chamada especial, dotes de oratória, alta cultura. Basta o fogo no coração.

b. Pode ser praticado em qualquer lugar. Enquanto os pregadores se limitam ao púlpito, os evangelistas pessoais vão pelas ruas, nos ônibus, nos taxis, nas feiras, no trabalho, em casa, na vizinhança, nas esquinas, no supermercado, na farmácia, no consultório, enfim, em todos os lugares.. “por todo o mundo”.

c. Pode ser executado a qualquer hora s cultos são realizados geralmente duas ou três vezes por semana, para evangelização. Geralmente duram entre 90 e 120 minutos. Pode a evangelização do mundo depender desses minutos? Com esse programa salvaremos o mundo do comunismo, das heresias, do espiritismo, do romanismo e da incredulidade geral? Os evangelistas pessoais dispõem de 24 horas por dia para ganhar almas. Você é um desses evangelistas; você é parte desse maravilhoso Exército de Deus! Entre em ação, em nome de Jesusl

d. O evangelismo pessoal atinge todas as classes de pessoas. Não precisamos esperar nos templos, pois muitos nunca irão. Mas podemos ir ao encontro deles.

e. Quando outros métodos falham ou são impotentes, o evangelismo pessoal permanece de pé como um suporte prioritário na grande tarefa que a Igreja empreende, parte do desafio divino, já anunciado no Antigo Testamento: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?’

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário