terça-feira, 5 de julho de 2016

A missão de ganhar almas



A missão de ganhar almas

TEXTO ÁUREO  = “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mt 4.19.

VERDADE PRÁTICA = Com Cristo, cada cristão é enviado a buscar e salvar os que estão perdidos.

LEITURA EM CLASSE = II  Co 5.11, 18-21

INTRODUÇÃO

Ao iniciarmos o estudo de mais uma série de lições, a última deste ano, vale salientar o privilégio que Deus nos oferece através do tema geral deste trimestre - ganhar almas. Devemos ter em mente que fazemos parte de um poderoso avivamento que o Espírito iniciou e tem feito prosperai-; e em todos os avivamentos da História uma tônica tem sido observada: o zelo de ganhar almas para Cristo Jesus.

I- A MISSÃO DE GANHAR ALMAS É SUBLIME, MI 4.19. Tão logo iniciou a recrutar os Seus primeiros discípulos, Jesus deu-lhes ciência da tarefa que lhes era proposta. Não devemos esperar que os anos se passem para depois nos entregarmos ao labor de ganhar almas. Jesus disse aos pescadores que chamava para O seguirem: sereis pescadores de almas. A sublimidade da tarefa se evidencia no maravilhoso fato de que nos tornamos cooperadores de. Deus, 1 Co 3.9. Somente o Espírito Santo pode convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, Jo 16.7-11, Pregar o Evangelho para que o Espírito convença as almas, é, portanto, uma sublime e maravilhosa tarefa.

II - A MISSÃO DE GANHAR ALMAS E ESPIRITUAL, II Co 5.20. O texto bíblico confere a evangelização uma qualidade especificamente espiritual: somos embaixadores da parte de Cristo. Todas as possibilidades e recursos humanos são basicamente insuficientes para conduzir os pecadores a Cristo. Somente homens cheios do Espírito podem levar a cabo o programa de evangelização que Cristo propôs à Sua -Igreja, At 1.8. O homem natural não está capacitado a proclamar a mensagem salvadora, 1 Co 2.14, pelo que se torna um instrumento impotente e ineficaz, até que sua mente venha a ser despertada pela sabedoria e pela revelação do Espírito, Ef 1.17.

III - A MISSÃO DE GANHAR ALMAS E DIVINA Lc 19 10. O principal responsável pela salvação do mundo é Deus. Ele não quer que os pecadores se percam, 1 Trn-2.-3,4. Ele providenciou para os homens o instrumento de Sua libertação? Espiritual, Jo 8.36.
Quando a Igreja empreende a tarefa de evangelizar, ela está sendo induzida pelo espírito à realização de uma missão divina, muito além do plano humano ou secular. Que Deus nos conceda a necessária visão de Sua obra, Jo4.35, afim de que nos predisponhamos, sem tardança, a cumprir todo o propósito de Deus, Ai 20.27. Somente assim, poderemos ser “aprovados em Cristo”, Rm 16. L0a.

IV - A MISSÃO DE GAAR ALMAS E URGENTE, Jo 9.4. Quando.o Espírito Santo pó no coração do crente a urgência da missão de ganhar almas, e se sente compelido a usar de todos os recursos disponíveis ara trazer almas ao Reino de- Deus. A. urgência da tarefa decorrente de algumas implicações bíblicas e práticas. Vejamos:

 a. A missão é urgente porque são poucos os nossos dias na terra, SI 90.10,12. Se tardamos em realizá-la, perderemos o nosso tempo, Ef 5.16, e nunca mais poderemos fazer qualquer coisa de positivo para Cristo, Ec 12.1. Muitos hoje choram a mocidade perdida, o tempo não aproveitado, e totalmente irrecuperável. E os que foram ceifados precocemente?

b. A missão é urgente porque estamos nos últimos dias. Os sinais da vinda de Jesus se multiplicam, cotidianamente, se cumprem a cada momento. Nossos dias, como povo- de Deus na terra, estão findando. Se não trabalharmos para Jesus agora, nunca mais nos há de ser possível. Logo a trombeta soará,
1 Ts 4.16,17. Jesus disse: Cedo venho. Ap 2222.

c. A missão é urgente porque Satanás- não dorme, MI 13.25. Sim, o Inimigo em sua cruel e destruidora obra, -está provocando verdadeiro pânico no mundo e o único refúgio é o Cristo de Deus. Se é tão urgente, por que não cumpri-la, de imediato? Se é tão por que não a realizamos agora? “O que fazes, faze-o ...depressa”.

V - A MISSAO DE GANHAR ALMAS E INDIVIDUAL, At 4.33. Deus destinou a tarefa de ganhar almas a todos os crentes. Cada filho de Deus deve considerar sua particular e pessoal obrigação ganhar outros, que tornar-se-ão filhos de Deus. Os agentes de Satanás estão espalhados por todo o mundo, sua missão é perniciosa, mas eles não cessam de agir. E hora de cada crente tomar consciência do que precisa fazer, do que lhe pertence realizar para o Senhor Jesus e Sua Igreja. “Vai tu, e faze o mesmo. disse Jesus. Somos como astros no mundo, Fp 2.15.

VI - A MISSÃO DE GANHAR ALMAS É PROFUNDAMENTE BlBLICA, Mc 16.15,16. O preceito de ganhar almas não resulta de cânones eclesiásticos. - Nenhuma Convenção estabeleceu esse princípio para a Igreja. E uma inspiração divina. A Bíblia alude à importância, à necessidade e ao dever de ganhar almas.


Todo ir cristão que lê habitualmente a sua bíblia reconhece os milhares de textos espalhados por toda a Escritura, recomendando expressamente ou enfatizando indiretamente e significativa tarefa de ganhar almas. E “aquele que é de Deus, ou as palavras de Deus”.

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário