terça-feira, 5 de julho de 2016

A paixão de ganhar almas



A paixão de ganhar almas

TEXTO ÁUREO = “Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.” At 5.20.

VERDADE PRÁTICA = Nenhuma honra ou responsabilidade é tão grande quanto aquela de conduzir à vida eterna, a homens condenados à morte.

LEITURA EM CLASSE = At 10.8,9,19,20,23,24

INTRODUÇÃO

Paixão é um sentimento intenso que se apodera de alguém, mobilizando todas as energias e faculdades pessoais. A pessoa possuída de uma paixão sente-se materialmente inclinada a viver e agir em função daquilo que é o objeto de sua paixão. A paixão estabelece prioridades absolutas na vida e no comportamento de quem a possui. Chega a se2h sua comida’, Jo 4.32.

I- PAIXÃO NO CO(AÇÃO DE DEUS, Jo 3.16. A Bíblia nos apresenta um Deus cheio de compaixão. SI 86.15; Is 63.9 e de misericórdia, x 20.6; SI 25.10. Se Deus apenas usasse de justiça e rigor com os homens, quem poderia ser salvo? Mas as “Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos”, Lm 3.22. E tão maravilhosa e ampla a manifestação da bondade de Deus que “Ele amou o mundo inteiro”, Jo 3.16. O plano da redenção dos homens tem por base o amor de Deus; amor que O levou a atrair Israel com cordas de amor, Os 11.4. A prova suprema da paixão salvadora de Deus se evidencia na presença física de Seu Filho aqui na terra, o qual morreu por todos, II Co 5.15.

II - PAIXÃO NO CORAÇÃO DE JESUS, Mt 9.36. O retrato de Jesus descrito nos versículos finais de Mateus capítulo 9 é um dos mais impressionantes em toda a Bíblia. Ali o Filho de Deus estampa a grandeza do Seu amor para com as pobres almas, que seguiam seu caminho, “como ovelhas sem pastor”. Como afligia o coração de Cristo contemplar um quadro tão desolador! Os membros do clero judaico se haviam convertido em opressores, em ditadores religiosos e não podiam suprir as necessidades do povo que se exauria, perdido .e só.. Para essa multidão Jesus estendeu o Seu olhar de compaixão.

a. Paixão de Jesus por um leproso. Mt 1.41. No Evangelho do Sevo encontramos estas palavras maravilhosas: “Jesus movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o”. Bendito Jesus! O leproso rejeitado pela lei de Moisés, o leproso rejeitado pela sociedade, o leproso rejeitado pela religião, o leproso rejeitado pela família, esse leproso encontra compaixão no coração de Jesus. Aleluia!

b. Paixão de Jesus por uma viúva enlutada e chorosa, Lo 7.13. O único arrimo da viúva de Naim, um jovem rapaz em quem estavam depositadas suas douradas e derradeiras esperanças, morreu. Era a tragédia final. Mas, no caminho para o túmulo deparou-se com Jesus, que se encheu de compaixão. Para ganhar as almas dos que acompanhavam o defunto ao cemitério, Jesus necessitaria operar um milagre. Pará operar um milagre Jesus precisaria estar cheio’ de amor. Sim, Ele estava cheio de amor, O milagre aconteceu, as almas foram ganhas!

c. Paixão de Jesus por dois cegos, Mt 20.34. Aqueles dois cegos tornaram-se bons crentes pois ‘seguiram a Jesus. Entretanto, o que os atraiu foi a compaixão \o Mestre.

d. Paixão de Jesus por Jerusalém Mt 23.37. Pode a paixão pelas almas envolver toda uma cidade? Tal foi a paixão de Jesus por Jerusalém, quando a viu distanciada de Deus e condenada à destruição, totalmente indiferente ao arrependimento e à fé no enviado de Deus. Matou os profetas e rejeitou a Cristo. Por Jerusalém Jesus derramou lágrimas e suor de grande angústia.

e, Paixão de Jesus por todo o mundo. A paixão espiritual de Jesus alcança todo o mundo, pois Ele pode e quer salvar a todos. Pena que nem todos O aceitem. Por causa dessa paixão, Jesus curou a todos os enfermos da grande região da Galiléia, Mt 14.14; 15.32. Cheio que estava dessa compaixão. Ele deu Sua vida para nos resgatar de toda iniqüidade, e definitivamente nos purificar.

III - A PAIXÃO NO CORAÇÂO DOS APÔSTOLOS, At 6.4. Desde os primeiros dias do Seu chamado para o discipulado, os apóstolos estavam conscientes do empreendimento que deveriam levar a efeito: ganhar almas, estender o Reino de Deus. Embora a crise que se seguiu ao Getsêmane tenha afetado sua disposição de continuar a peleja, logo que receberam o revestimento do poder do alto, prosseguiram, para nunca mais ensarilhar as suas armas.

a, Paixão de Pedro. O Espírito do Senhor inflamou a Pedro de modo maravilhoso e singular. Quando os seus olhos contemplaram a multidão, entre curiosa, incrédula e indecisa, um fogo começou a arder em seu peito, qual o fogo que ardeu em o coração de Jeremias, Jr 20.9, Pedro, o homem que negara a Jesus diante de uma simples criada, vê-se dominado pela paixão de ganhar almas e começa a discursar com eloqüência nunca vista e um poder nunca antes experimentado. A paixão evangelística afugenta o espírito de temor e põ1a descoberto valores pessoais de alta significação. Quase três mil almas atenderam ao apelo de um homem apaixonado.


b. Paixão de Paulo. O apóstolo dos gentios chegou a desejar a morte para si, se isto significasse a salvação da sua raça, Rm 9. Ele exclamou: “Ai de mim, se não anunciar o Evangelho0. As viagens missionárias foram cumpridas com um zelo incomum porque Paulo estava possuído da paixão que envolve o coração do crente, até que ele “entra nas sinagogas, pregando que Jesus é o Cristo.” At 9.20.

c. Paixão comum. Quando as autoridades prenderam a Pedro e João e lhes proibiram de proclamar o Evangelho, eles responderam ao desafio: “NÇ podemos deixar de falar,,,” Estavam possuídos da paixão de ganhar almas.

IV - PAIXÃO NO CORAÇAO DA IGREJA. At 5,20. A Igreja Primitiva estava cheia dessa mesma paixão. Ela compelia os crentes a terem tudo em comum, At 4.32; ela movimentava o interesse geral dos irmãos, At 4.33; ela mobilizava toda a igreja a diariamente entrar e sair pelas ruas e pelas casas, At 5.42. A igreja dos nossos dias precisa conhecer aquela paixão dos primeiros dias Os púlpitos da atualidade precisam ser salgados com o sal das lágrimas que saem dos olhos de pregadores que se deixam devorar por uma paixão que tenha por alvo o crescimento do Reino de Deus Os crentes hodiernos necessitam conhecer essa paixão para colaborarem com o pregador, por ocasião do apelo Os cultos de vigília devem incluir cm seus pedidos um clamor sincero, que suba até o trono da graça: “Senhor, dá-nos mais paixão pela sorte dos perdidos

V - PAIXÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA. David Brainerd disse “Eis-me aqui. Senhor, envia-me atw aos confins da terra; aos lugares desérticos, repletos de pagão selvagens  e brutais; contanto que assim faça o teu serviço e promova o teu reino”,

“Agora, deixem-me consumir por Deus”. - Henrique Marlyn John Knox: “Da-me a Escócia ou morrerei” “Se não queres dar-me almas, retira a minha!” - Whitefield.
Hyde: “Pai, dá-me estas almas ou eu morro!’

VI - COMO ENCONTRAR A PAIXAO. Recebe-se a verdadeira paixão, orando aos pós de Cristo, o varão de dores, o bem’-amado Salvador.

Recebe-se a paixão verdadeira, através da vida o comunhão com Deus. A compaixão é algo contagiante, algo que Deus reparte com os filhos que O acompanham diuturnamente.

Recebe-se, a paixão verdadeira, através do contato com os grandes homens de Deus, evangelistas vocacionados, chamados e aprovados, que amam mais a cruz do que a coroa, que deixaram tudo para servir a Jesus, que crêem firmemente no céu e no inferno como realidades inevitáveis.

Recebemos a paixão verdadeira no contato com os pecadores, à medida em que eles contam seus dissabores, repartem suas angústias, confidenciam seus pecados, e expõem suas misérias.
Ai, então, o crente percebe que os pecadores continuam a ser como ovelhas sem pastor e clamam ao Sumo-Pastor, para que lhes dê a divina, a terna, a dote compaixão de ganhar almas.

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário