terça-feira, 5 de julho de 2016

Ganhando almas pelo ensino



Ganhando almas pelo ensino

TEXTO ÁUREO = “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.” AI 5.42.

VERDADE PRÁTICA = Quando a batalha da vida finda  será comprovado que o maior numero de almas foi ganho através do ensino.

LEITURA EM CLASSE = Mt 28.16-20

Comentário

I- OUSO DA PALAVRA ENSINAR NA BIBLIA, Mt 28.1920. A palavra ensinar usada cerca de 109 vezes nas Escrituras Sagradas origina-se de oito vocábulos encontrados nas línguas hebraica e grega. A partir do livro de Êxodo, onde ela ocorre pela vez primeira, em toda a extensão do texto sacro o Espírito de
Deus a introduz, fazendo-nos entender a elevada significação que para Deus mesmo possui a ação benéfica e sumamente necessária ao homem de repartir conhecimento. São as seguintes as palavras originais:

Do hebraico: a) YÂRÃH, dirigir, informar, instruir. Usado em Êx 4.12; Dl 17.11; Jz 13.8 etc.
b) ZAHAR, ensinar, brilhar,  iluminar. Usado em Ex 18.20.
c) LÃMÃD, instruir, aprender. Usado em Dt 4.5,
d) SHÂNAN, ensinar diligentemente, usado em Dt 6.7.

Do grego: a) DIDASKO, dar instrução, repartir conhecimento, Mt 519; At 1.1;
b) MATHETEUO, fazer discípulos, instruir almas, Mt 18.19;
c) KATECHEO, pôr nos ouvidos, catequizar, doutrinar, 1 Co 14.19;
d) KATAGELLO, proclamar, promulgar, declarar, pregar, At 16.21.

II - O ENSINO NO ANTIGO TESTAMENTO. Sl 25.8. Nas quatro divisões estruturais do Velho Testamento: - Lei, História, Poesia e Profecia, encontramos ênfase concedida no ensino. A iniciativa de ensinar o homem partiu da mente divina. Deus é a fonte inesgotável de sabedoria. Com Ele estão os arcanos da mais profunda ciência, Pv 822-36.

a. Deus mesmo tratou de ensinar Israel, Êx 4.15; Is 2.3; 48.17; Mq 4.2. Os fracassos da nação judaica ao longo da História são sempre resultantes dos seus desprezo ao ensino recebido de Jeová. Davi pediu inúmeras vezes a Deus para que não lhe deixasse de ministrar o salutar ensino que o orientaria na vida, como servo do Senhor.

b. Os pais deveriam ensinar os seus filhos, Dl 4.9,10. Ainda hoje muitos filhos seguem o seu próprio caminho porque os pais não lhes ensinaram o caminho em que deveriam andar, Jz 13.8; Dt 6.7; 11,19; Pv 22.6. Pais, estão seus filhos seguindo o caminho de Deus, conforme seu ensino?

c. Os sacerdotes e levitas também cuidavam do ensino, Dt 24.8. Isto faz lembrar uma classe ministerial que Deus destinou a Israel, como co-responsável pela orientação espiritual dos judeus. Hoje, também, Deus tem outorgado à Igreja os Seus ministros e para eles tem provido os dons de sabedoria e de ciência, e também o ministério do ensino, para que sejam mestres, Ef 4.11; 1 Co 12.8,28; At 13.2.

d. Os profetas deveriam ensinar, 1 Sm 12.23. O profeta não era somente o vidente, o anunciador de mensagens para o povo, como pregações temáticas. Ele também estava incumbido de orientar, de repartir instrução ao povo, para que n5o errasse o caminho propósito. Assim também, hoje, Deus quer que ensinemos e sejamos ensinados, para que todos, afinal, nos encontremos com Ele, em glória.

III - JESUS, O ENSINADOR PERFEITO, Mc 6.6. “Nunca homem algum falou como este homem”, afirmaram os inimigos de Jesus, quando procuravam apanhá-lo nalguma falta ou em alguma inverdade. Jesus é absolutamente modela em todos os passos de Seu viver. Como ensinador também somos obrigados a tê-Lo corno o primeiro, o principal, o mestre por excelência. Ninguém O superou na divina arte de ensinar.

Uma terça parte de Seu ministério Ele o dedicou ao ensino, Ml 4.23; 9.35. Jesus pregava e curava, mas, pelos textos acima, Ele primeiramente ensinava. Ele ensinou por parábolas, Lc 8.1, 10,11. Ele ensinou com grande autoridade, Ml 7.29; Lc 5.17. Ele ensinou os discípulos, mas também ensinou as multidões, Mt 5.2; 11.1; Mc 6.34. Ele ensinou no templo diariamente, mas também ensinou ao ar-livre, junto ao mar, e ensinou nas sinagogas, Ml 21.23; 26.55; 4.1; Mc 6.2. Ele ensinou por todos os lugares, onde quer que haja passado, Mc 6.6.

Desta sorte, quando Ele recomendava aos Seus discípulos que ensinassem, deixava atrás de Si um exemplo significativo, que foi a fonte de inspiração no passado e contínua a sê-lo em todas as épocas, glorificado seja Deus.
Deus nos conceda a graça de estarmos, como Maria, aos pés deste grande, inimitável Ensinador. Ele mesmo disse: “Aprendei de Mim,,.’ Mt 11.29.

IV - A RESPONSABILIDADE DA IGREJA, Mt 28.18-20. Toda a sabedoria que os grandes deste mundo ousem demonstrar não se compara a uma gota de conhecimento espiritual revelado pelo Espírito de Deus a qualquer crente fiel. 

Os verdadeiros segredos de Deus estão ocultos aos sábios e entendidos e têm sido revelado aos pequeninos, Mt 11.25. O homem natural não assimila as coisas espirituais, 1 Co 2.14. Daí a responsabilidade que repousa sobre os ombros de cada crente, comprometido com a tarefa de ganhar almas através da tarefa do ensino, o ensino das verdades fundamentais acerca do Reino de Deus. Jesus disse: “Ide e ensinai...”

a. Ir e ensinar é ó dever de cada cristão verdadeiro. Cada dia temos que aprender muitas coisas novas aos pés do Salvador, mas também cada dia devemos ir ao encontro das almas; almas que nada sabem sobre a universalidade do pecado, sobre a justiça de Deus, sobre a imortalidade do espírito, sobre a realidade do Céu, sobre a redenção pelo sangue, sobre a justificação perfeita em Cristo, sobre a santificação progressiva, sobre o poder do Espírito, sobre a segurança do cristão, etc etc. Temos que ir ensinar isto ao povo. Façamos isto, em nome de Jesus.

b. Ensinar a todas as nações. O véu da ignorância cobre todos os povos do mundo. Todas as gentes estão debaixo do peso do pecado. Cada criatura pensa estar absolutamente certa. Milhões crêem que “todo caminho conduz ao céu”. Quem lhes ensinará a verdade? Quem lhes dará o pão do espírito? Quem! A IGREJAI

c. Ensinar a guardar. Jesus ordenou que ensinássemos as naçães a guardar os Seus mandamentos, “e os Seus mandamentos não são pesados.”

V - PAULO, UM GRANDE ENSINADOR, At 20.27. Apesar de já termos estudado uma lição especificamente sobre a vida do apóstolo Paulo. necessário é voltar à Palavra para examinar o exemplo eficaz deixado por aquele eminente servo de Deus, na prática do ensino. Paulo ganhou muitas almas pelo ensino, graças a Deus.

Ele ensinou a muitos durante um ano em Antioquia, At 11.25,26.
Ele ensinou em Corinto por um ano, At 18.11.
Ele ensinou por dois anos em Efeso, At 19.8-10.
Ele ensinou unicamente a Palavra do Senhor, At 15.35. Ele findou os seus dias ensinando, At 28.31, -

Sirva-nos também o seu exemplo de inspiração para que nos dediquemos igualmente à gloriosa tarefa de ganharmos almas pelo ensino. Jesus disse: “Vai tu e faze o mesmo.”

VI - ENSINANDO ATRAVES DA ESCOLA DOMINICAL. A Escola Dominical deve ser uma agência poderosa de evangelização. A Igreja deve estimular todos os seus membros a pertencerem aos quadros da Escola, O seu nome já implica em atividades básicas de ensino. Quem pode ser atingido pela Escola Dominical?

a. A Escola deve ensinar as crianças. As crianças possuem o campo mais fértil e mais promissor para a semeadura da Palavra de Deus. A Escola Dominical deve dispor de um plano sábio, inteligente, para conquistar todas as crianças da Igreja.
O Inimigo não dorme. Ele está invadindo os colégios através de professores ‘ateus e a nossa defesa está precisamente na Palavra de Deus, Ef 6.17.

b. A Escola deve ensinar os não-crentes. Muitos imaginam que a Escola Dominical deve ter matriculados unicamente os bons crentes, os fiéis membros da Igreja. Isto representa uma miopia espiritual. Lembremos que Jesus ensinava as multidões. A Igreja precisa dispor de classes adequadas e professores treinados para evangelismo. Precisamos ganhar almas pelo ensino.

c. A Escola deve cuidar dos novos crentes. Cada Escola Dominical. deveria dispor de classes especiais para novos crentes. A pessoa que aceita a Cristo precisa imediatamente de ser atendida. Esses primeiros cuidados são uma chave para a prosperidade espiritual dos crentes. Os novos convertidos de hoje serão os obreiros de amanhã. O tipo de obreiros que serão depende do ensinamento que receberem hoje. principalmente -através da Escola Dominical. -

d. A Escola deve estar preparada para atingir a todos. A mocidade precisa igualmente de assistência por parte da Escola Dominical. Bem assim, os que já atingiram a plena idade adulta. Que Deus ajude cada Superintendente de Escola Dominical, cada pastor de Igreja  para ter a sua atenção voltada para uma área de ação realmente espinhosa, reconhecidamente fundamental e profundamente promissora: a área do ensino. Se ensinarmos bem, ganharemos muitas almas para Cristo. Assim seja.


Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário