terça-feira, 5 de julho de 2016

O segredo do ganhador de almas



O segredo do ganhador de almas

TEXTO ÁUREO = ‘E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.’ Jo 16.8.

VERDADE PRÁTICA = O maior requisito necessário ao ganhador de almas é o poder do Espírito ‘Santo em sua vida.

LEITURA EM CLASSE AT 13.1-5,12

INTRODUÇÃO

Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas é responsabilidade exclusiva dos pregadores, pastores e outros obreiros da Igreja. O,s tais contentam-se em ficar dentro de quatro paredes de um templo, comodamente ouvindo sermão após sermão, enquanto os campos em volta estão brancos para a ceifa.

O ‘ide’ de Jesus para ganharmos os perdidos, não é dirigido a um grupo especial de salvos, mas, a todos indistintamente. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Para tanto, basta que:

a. Seja salvo,
b. Proponha-se a ganhar os perdidos pra Jesus.
c, Conheça e possua o segredo de ganhar almas - isto é, a causa primária; assunto este que será desenvolvido na presente Lição.

Nos empreendimentos puramente humanos, o homem promove o progresso e obtém êxito, mas no tocante a obra de ganhar almas, o Espírito Santo é o real segredo do sucesso na conversão dos pecadores. Vê-se isto claramente no fato de que logo após Jesus proferir o divino “Ide”, ordenou também que Seus seguidores recebessem o revestimento do poder do alto - a plenitude do Espírito Santo, o que ocorreu poucos dias depois, quando o Senhor batizou os primeiros crentes com o Espírito Santo. E o poder do Espírito Santo na vida e ministério do ganhador de almas, que faz a diferencial.

I- O SEGREDO E O ESPIRITO SANTO, Lc 4.18,19. O verdadeiro segredo do ganhador de almas é o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, II Co 13.13. O Pai é o autor da Salvação, Jesus Cristo é o Executor e o Espírito Santo é o aplicador, o que torna possível, através da palavra da pregação inspirada, Rm 10,17.


1. Jesus, o maior ganhador de almas, nasceu pelo Espírito, Lo 1.35; foi ungido com o Espírito, At 10.38; andou guiado pelo Espírito, Lo 4.1,14; foi vivificado pelo Espírito, 1 Pe 3.10; enviou aos crentes o Espírito, Jo 16.7; e é o tema permanente do Espírito, Jo 15.26.

2. Estabelecendo uni paralelo de verdades bíblicas, encontramos nas Escrituras que os ganhadores de almas, os verdadeiros crentes também são nascidos do Espírito, Jo 3.5,6; ungidos pelo Espírito, 1 Je 2.27; guiados pelo Espírito, GI 518; vivificados pelo Espírito, Rm 8.11; tornam-se instrumentos do Espírito, Jo 7.37-39; e pregam a Cristo pelo Espírito, At 1.8; Jo 15.27.

II - O ESPIRITO DESPERTA, At 13.2.

1. O Espírito desperta o ânimo da Igreja. Por si mesmo, ninguém é movido a ganhar almas. O homem é por natureza indolente para com as coisas de Deus, no entanto quando sopram os ventos do avivamento, cada um se sente animado a procurar as almas. Assim ocorreu com Pedro, após o Pentecoste.

2. O Espírito desperta a visão da Igreja. O deseje de muitos líderes é somente ed5€icar templos, ampliar casas pastorais, desenvolver programas financeiros, fundar hospitais. estabelecer programa educacional, etc.. Quando o poder do Espírito Santo cai sobre a Igreja, a visão evangelística surge repentinamente e todos os recursos disponíveis são utilizados em benefício da salvação das almas.

3. O Espírito desperta a sensibilidade da Igreja. Quando o Espírito caiu -sobre a Igreja em Antioquia, os discípulos começaram a servir ao Senhor, jejuando e orando, para em seguida ou virem a voz de Deus. E preciso “preparar o caminho do Senhor”.  Lc 3.4.

4. O Espírito desperta a responsabilidade da Igreja. Quando a Igreja está fria, o povo fica apático; Cada um transfere ao outro a responsabilidade de evangelizar. No momento em que chega a bênção despertadora. os crentes se sentem individual e evolutivamente responsáveis pela salvação das almas, O Espírito faz lembrar as palavras de Jesus: “Assim corno o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” Jo 20.21.

III - O ESPIRITO CHAMA, At 13.2. “Eu os tenho chamado”, disse o Espírito Santo. As vezes, como no texto que ora estudamos, o Espírito chama pelo nome. E o método mais inconfundível. Mas, há outras maneiras de recebermos a chamada. Nem sempre Deus caminha pelo trilho do sobrenatural. Às vezes Deus chama por intermédio de outro obreiro mais experimentado como foi o caso de Timóteo, At 16.3. Deus também tem chamado alguns utilizando a revelação. o sonho, a visão. Isto depende muito da sensibilidade de cada um. 

Quando um aparelho de rádio está ligado, somente pode sintonizar a estação da respectiva freqüência. “Se o crente está ligado com a estão celestial”, então ele ouve facilmente a voz do Senhor Deus. Deus também pode falar por circunstâncias especiais, como uma pregação, a leitura de um livro, etc.., O interessante é que cada um que é chamado individualmente, espere que toda a Igreja sinta o mesmo a seu respeito, pois Deus trata com o crente individualmente nesta dispensação, mas toda a Igreja se torna participante da vocação celestial, Hb 3.1.

Existem os que são chamados e não vão, como Jonas. Há os que não são chamados e vão, como Marcos. Finalmente, e felizmente, há os que são chamados e vão, como Paulo e Barnabé. Em qual posição estamos?

IV - O ESPIRITO CREDENCIA, At 1.8. O Espírito se torna na vida do crente o seu segredo para ganhar almas, por causa do revestimento de poder que o converte em testemunha corajosa de Jesus.

1. A credencial é o batismo, Todos os crentes podem e devem falar de Jesus, mas quando são batizados com o Espírito Santo, eles chegam a obter o poder sublime que os torna hábeis em Cristo para a pescaria espiritual. No cenáculo, os discípulos foram batizados com o Espírito, At 2.4, e logo em seguida todos com ousadia falaram a Palavra de Deus, At 4.31.

2. O Espírito concede dons. Os dons espirituais deveriam ser melhor aproveitados na Igreja como instrumentos divinos na obra de ganhar almas. Ao invés de ficarmos definindo os dons como  ‘ornamento”, deveríamos usá-los como “instrumento”,, o que é mais consentãneo e bíblico. Precisar nos de sabedoria, de operação de maravilhas, para convencimento coletivo e rápido do povo. Precisamos de discernimento de espíritos para identificarmos o tipo de oposição encontrado na obra evangelística. Precisamos estar credenciados com os dons do Espírito Santo, 1 Co 12.11.

3. O Espírito concede fruto, Tudo quanto Deus criou com vida, recebeu a incumbência de frutificar, Não basta sairmos pelas ruas e praças falando de Cristo, a esmo. Necessitamos de frutos. E os frutos da evangelização se multiplicam quando possuímos o fruto do Espírito, que é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 0 irmão já pensou em usar este fruto na tarefa de ganhar almas?

V - O ESPIRITO ORIENTA. At 13.4; 16.7. Que seria do ganhador de almas, do pregador do Evangelho, não tivesse ele a orientação do Espírito Santo? O Espírito orienta a Igreja quanto ao envio, At 13.4. Orienta quanto ao ensino, At 15.28; 1 Co 2.10. Orienta quanto ao lugar certo para semear a semente, At 16.9. 

Ele orienta quanto à pessoa para ouvir a mensagem, At 8.29; 10.19,20. Ele orienta quanto a mensagem qüe deve ser anunciada, Mt 10.20; Jo 14.26. A orientação do Espírito é singular, é perfeita. Graças a Deus. Temos nós recebido essa orientação?

VI - O ESPIRITO CONVENCE. Hoje podemos, para concluir a série de comentários sobre a ação específica do Espírito como segredo do ganhador de almas, estudada esta semana, avaliar a operação do Espírito na vida e consciência do pecador.

1. O Espírito convence do pecado. Até que o Espírito opere esse convencimento, o homem não se dá conta de que é um terrível pecador. Cada um apregoa a sua bondade esquecido de que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rm 3.2a. Unicamente O Espírito pode fazer isto.

2. O Espírito convence da justiça. Deus é um Juiz justo, e
Ele não poderia salvar o pecador sem que Sua justiça requerida por causa de Sua moral perfeita, viesse a ser devidamente satisfeita. Entre os homens, ninguém houve que fosse chamado justo. Mas, quando Jesus veio, Ele cumpriu toda a justiça, Ele foi feito justiça por nós, Ele é o Senhor, justiça nossa. 1 Co 1.30; Jr 23.6.

3. o Espírito convence do juízo, Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo Hb 9.27. O Espírito convence o pecador da realidade desse juízo, porquanto a consciência empedernida somente aceita as realidades bíblicas e espirituais mediante uma ação mais poderosa que as forças do mal. Essa ação procede do Espírito de Deus Quanto aos crentes, eles não temem o juízo, pois sabem que para os que estão em Cristo, já nenhuma condenação há, Rm 8.1. Graças a Deus!


Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário