terça-feira, 5 de julho de 2016

O ganhador de almas.



O ganhador de almas.

TEXTO ÁUREO = “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho!” 1 Co
9.16.

VERDADE PRÁTICA = Quanto mais parecermos com  Cristo, mais influenciaremos os homens a se tornarem como Cristo.

LEITURA EM CLASSE = At 8.5-8, 12

INTRODUÇÃO

É bíblico estudarmos a vida dos homens de Deus do passado e colhermos ensinamentos para o presente. Está escrito: “... a fé dos quais imitai’, Hb 13.7. Hoje estudaremos a vida de Filipe, um vitorioso ganhador de almas, cujos feitos estão registrados no livro de Atos dos Apóstolos. À medida que Filipe se entregava à tarefa de encaminhar almas ao reino de Deus, Deus lhe outorgava grandes oportunidades e muitos frutos f servo de Deus pôde colher.

I- O GANHADOR DE ALMAS DEVE SER CONVERTIDO, At 8.5a.

O homem a quem Deus confia o labor maravilhoso de ganhar almas precisa ser primeiramente, convertido a Deus. Não meramente uma criatura convencida, um homem influenciado por religião, um freqüentador de igreja, um simpatizante da “crença”, mas um convertido. Uma pessoa que nasce de novo, Tt 3.5; Jo 3.3-5.

a. E preciso possuir a experiência da conversão. Muitos crentes não tem certeza de sua verdadeira conversão, em sua vida não houve o dia em que tal fato ocorreu. Pode tal pessoa tentar trazer outros à experiência de conversão? - -

b. E preciso possuir o gozo da conversão. Todas as pessoas realmente regeneradas sabem, por experiência, que existe uma alegria espiritual imanente da conversão. Tal alegria é uma força divina que nos induz a pregar o Evangelho aos quatro cantos da terra, Jo 4.28-30.

c. E preciso possuir os frutos da conversão. A conversão produz frutos. A vida abundante, a capacidade de lutar, a perseverança, a fé inquebrantável, tudo isso são “coisas que acompanham a salvação”, Hb 6.9, indispensáveis a quem deseja ganhar almas. Filipe ao descer a Samaria, estava sendo vítima de perseguição, At 8.1. Os fiéis foram dispersos, mas prosseguiram “pregando a Cristo”.


II - O GANHADOR DE ALMAS DEVE ANUNCIAR A CRISTO, At 8.5b. Filipe desceu a Samaria para ganhar almas. E cuidou, inteligentemente, de “pregar a Cristo”. Quem prega filosofias não ganha almas. Quem prega literatura, não ganha almas. Quem prega religião não ganha almas. Quem prega igrejas e denominações, não ganha almas. Filipe pregava a Cristo. Por que?

a. Somente Cristo salva, At 4.12. Ele é o único Caminho, Jo 14.6, o perfeito libertador, J° 8.36 e a única porta, Jo lO.9a.

b. Cristo acompanha e confirma a palavra dos que pregam o Seu nome, Mc 16.20. Cada vez que Filipe ia às praças pregar,

Cristo confirmava a pregação com grandes sinais, os quais abalaram a cidade. Muitos devem ter recordado os dias em que Jesus por ali passou, pós salvar a mulher samaritana.

c. Cristo é a Cabeça da Igreja. Ef 1.22. O tema do ganhador de almas não é a Igreja, mas a cabeça da Igreja.

d. Cristo voltará, Jo 14.18. Devemos pregar aquele que voltará, não outros. Nenhuma religião do mundo possui tal mensagem. Nenhuma seita possui tal esperança. Cada vez que alguém prega a Cristo e fala de Sua vinda, Ele conforta os corações, anima o pregador e motiva o pecadora aceitá-Lo. Somos salvos para esperar Jesus, 1 Ts 1.10.

III - O GANHADOR DE ALMAS DEVE SER ESPIRITUAL, At 8.6,7. Paulo escreve aos coríntios a respeito dos três homens situados no plano espiritual: o homem natural, que não conhece a Deus; o homem carnal, que não tem forças para obedecer a Deus e o homem espiritual, que anda com Deus, 1 Co 2.14,15; 3.1,2. Este, último é o ganhador de almas ideal. A medida que ele segue andando com Deus, Deus o vai induzindo a ganhar mais almas para o Seu reino, At 26.18. Que significa ser espiritual?

a. O homem espiritual é cheio do Espírito. Espiritualidade não é barulho, é autoridade. Não é fantasia, é graça de, Deus. Não é sensacionalismo, é unção. O Espírito de Deus tem mais interesse que qualquer pessoa, na salvação das almas, por isso todo crente cheio do Espírito é um ardoroso pregador do Evangelho e valente ,ganhador de almas.

b. O homem espiritual é dirigido pelo Espírito, SI 48.14. Quando o homem é dirigido por si mesmo, ele vive à cata de grandes e seletos auditórios. Quando o Espírito o dirige, ele procura as almas famintas.
O mais famoso sermão de Jesus foi dirigido a uma única pessoa, Nicodemos, Jo 3. Uma das entrevistas mais preciosas da Bíblia foi feita sob um sol abrasador, à beira de um poço, Jo 4.

c. O homem espiritual é dominado pelo Espírito. Ser dominado pelo Espírito não significa que as nossas faculdades perdem toda e qualquer sensibilidade e passamos a ser um instrumento mecânico do Espírito. O domínio do Espírito corresponde a uma submissão consciente e progressiva da parte do crente. Quando o crente é dominado pelo Espírito, todo o seu ser fica cheio do poder divino,e da capacidade de fazer as grandes obras prometidas por Jesus. Aí ocorrem os milagres, sinais e maravilhas, para glória de Deus.

IV - O GANHADOR DE ALMAS DEVE CONHECER A BÍBLIA. At 8.30,35. Filipe conhecia a Palavra de Deus. Conhecia-a para si e a conhecia para os demais. “Entendes tu o que lês?”, foi a pergunta que encaminhou ao viajante ilustre. Para conhecermos a Bíblia, precisamos seguir alguns passes capitais, descritos na própria Palavra de Deus.

O crente que lê a Bíblia, deve nela meditar de dia e de noite, Js 1.8. O crente que medita na Bíblia deve guardar cuidadosamente tudo quanto nela está escrito, SI 119.11, o crente que guarda o que está na Bíblia esforça-se por proclamar as suas verdades, II Tm 4.21; o crente que anuncia a Palavra de Deus esforça-se por viver de acordo com tudo o que ela ensina. Daí a razão do deleite espiritual incomensurável que havia no coração de Davi, o salmista de Israel, SI 119.72; quem deseja ganhar almas deve fazer como Filipe, Começar por esta escritura. E, depois que começar, nunca mais terminará, pois ‘o poço é fundo, Jo 4.11, e as revelações nunca cessam.

V - O GANHADOR DE ALMAS DEVE SER OBEDIENTE, At 8.5,14,26,27,40. Lendo atentamente os verses acima mencionados, pode-se observar o espírito de obediência que enchia o coração de Filipe. Esta é a “obediência da fé” para a qual todo crente é chamado, Rm 15; quem deseja ganhar almas deve entrar pelo caminho da obediência, A quem devemos obedecer?

a. Obedecer à Palavra de Deus. Ela diz: “Ide.., e pregai”. ‘ide.., e ensinai”.

b. Obedecer à revelação especial do Espírito. Muitas vezes Deus fala conosco de um modo peculiar, Hb 1.1; é preciso compreender que Deus somente nos usará à medida que obedecermos à revelação divina, Gn 6.22; Ap 22.14; Tg 1.25. Assim aconteceu com Paulo, o grande ganhador de almas, Assim aconteceu com Filipe, o ganhador de almas que tomamos como modelo nesta nossa lição. Ele obedeceu quando Deus lhe determinou ir a Samaria, quando Deus lhe mandou ir a Gaza, quando Deus ordenou que fosse a Azoto. O homem obediente não tem preferência. Sua preferência é obedecer, que é melhor do que sacrificar.

VI - O GANFDOR DE ALMAS DEVE POSSUIR VISÃO. Visão espiritual é um supremo segredo na vida de quem deseja atrair pelo Espírito as almas aos pés de Cristo. Jesus ordenou aos discípulos que levantassem seus olhos, Jo 4.35. Ele mesmo viu a multidão que era como um bando de ovelhas, absolutamente sem pastor, Ml 9.36.

a. A visão local - Jerusalém, At 1.8. O Espírito começa a repartir com os que vão se dedicar a ganhar almas, a visão local, a visão da própria casa, do local de trabalho, da rua, da cidade. Jesus pregou o Evangelho em sua própria cidade. Esta é a Jerusalém de cada um. Muitos que pensam em sair para o campo missionário devem estar sempre apercebidos de que as almas estão primeiramente ao seu redor. Depois, a visão se ampliará, mais almas serão vistas e desejadas pelo ganhador de almas, O próprio livro de Atos dos Apostolos é o desdobramento do plano diretor traçado pelo Mestre: Jerusalém (1-7), Judéia e Samaria (6-12) e até os confins da terra (13-28).

b. A visão regional. Estabelecido um plano de ação para a vizinhança, o ganhador de almas continua a levantar os seus olhos ungidos e vê outros campos, mais distantes de si mesmo: sua província, seu estado, a região adjacente à sua cidade, a Judéia de cada um pregador.

c. A visão nacional. Cada nação está debaixo do plano de Deus para receber a Palavra. A demora em evangelizar resulta da visão nacional que muitos não têm alcançado ‘ainda. Em SI 2.7 está escrito; “Pede-me e eu te darei as nações’. Cada igreja deve interessar-se pelas autoridades do País, pelo País inteiro. Visão nacional.

d. A visão mundial. A contemplação dos campos brancos para a ceifa só é completa quando o semeador vê no mundo inteiro o seu campo. Deus não é nacionalista. Deus não sofre limitações. Jonas, por questões de “ética’, “patriotismo” ou nacionalismo” foi alvo de trágica experiência de passar três dias no ventre de um grande peixe, Mt 13.40a. Deus amou o mundo, o mundo todo, a humanidade inteira. todas as criaturas que estão na terra. Deus conceda à Sua Igreja no Brasil o privilégio de alçar os olhos e, num relance, contemplar todo o mundo que jaz nas trevas do indiferentismo. A visão é um segredo para ganhar almas. E o colírio do Rei é o segredo para a visão espiritual, Ap 3.18. Todos juntos, digamos ao Senhor: “Unge os meus olhos.”

Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1974  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário