sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A DOUTRINA DA CRIAÇÃO








A DOUTRINA DA CRIAÇÃO

TEXTO ÁUREO  = “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele, nada do que foi feito se fez’ (Jo 1.3).

VERDADE  PRÁTICA = A doutrina da criação faz parte do credo apostólico, não como um assunto alegórico ou filosófico, mas um legado histórico e espiritual que deve ser ensinado.

LEITURA EM CLASSE = GÊNESIS 1.1,2,26-31

INTRODUÇÃO

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, no original hebraico, é “Bereshith”, que se traduz por “No princípio” e, no grego, a palavra “Gênesis” é “Geneseos”, que significa”nascimento, começo, princípio”. Foi escrito por Moisés em 1443 a.C.,aproximadamente, e redigido nos primeiros anos da peregrinação de Israel no deserto,quando este patriarca procurava ensinar ao povo os fundamentos da Palavra de Deus.

1- DEUS, O CRIADOR

1. Identificando o Criador. Antes de falar dos atos criativos do Senhor, é preciso conhecê-lo do modo como a Bíblia o apresenta. Gênesis não começa com uma teoria, mas com o vocábulo Deus: “No princípio criou DEUS”(Gn 1.1). Através da história da humanidade, os homens têm inventado muitos deuses, e Satanás, arquiinimigo de Criador, deseja tornar-se o o governador ou “deus” do Universo, a qualquer custo.

2. O Criador e a criação. A declaração de que há um Criador, o qual deu vida a todos os seres vivos existentes na Terra, e também os elementos animados e inanimados, desfaz completamente as teorias anticriacionistas da evolução. No hebraico, o termo “BARAH” indica, de forma direta, que Deus é o Criador.

3. O Criador é o Senhor Onipotente. Entre os atributos de sua Onipotência, revela-se “o poder de criar”. A Abraão, o Senhor manifestou-se como “o Deus Todo- poderoso” (Gn 17.1). Vários textos na Bíblia declaram que “Deus fez a terra pelo seu próprio poder”( Is 40.21-28; 42.5; 45.12-18; Jr 10.12; 27.5; 51.15).
  

II- TEORIAS DA ORIGEM DA CRIAÇÃO

1. A Teoria da Grande Explosão. A partir do estudo de Einstein, sobre a Teoria da Relatividade, outros cientistas acreditam que o Universo era uma bola imensa de hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distâncias quase infinitas. Eles imaginam que, em algum tempo indecifrável, houve uma grande explosão desta imensa bola de hidrogênio. Daí, surgiram os mundos, as galáxias. Na tentativa de definir as origens do Universo, procuram determinar a sua idade, sugerindo a cifra de 12 bilhões de anos. De fato, esta teoria acredita na eternidade da matéria, mas a Bíblia a refuta, quando declara que tudo em algum tempo começou a existir. “No principio, criou Deus os céus e aterra”(Gn 1.1).

2. A Teoria da Nebulosa Original. A idéia básica desta teoria é que a matéria foi criada por Deus e está espalhada pelo Universo, em vários sistemas planetários desconhecidos e, inclusive, o nosso, no qual se inclui a Terra. Os cientistas, seus defensores, ensinam que o nosso planeta teria surgido em estado gasoso de hidrogênio, e, como os gases ocupam muito mais espaço que os sólidos, esta matéria original tomaria todo o espaço conhecido e desconhecido.

3. A Teoria da Substância Original. Os adeptos desta teoria ensinam que havia, no princípio de tudo, uma substância original indefinida e desconhecida, e dela surgiram os quatro elementos básicos: a terra, o ar, o fogo e a água. Afirmam ainda que, de um destes componentes deve ter-se originado a vida, ou então, de todos eles.

4. A Teoria do Panteísmo. O Panteísmo declara que Deus e a Natureza são a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados. A idéia básica desta teoria é que o Senhor não cria nada, mas tudo emana e faz parte dele. Entretanto, a revelação bíblica não aceita, de modo algum, este ensinamento, pois o Criador não é parte do Universo, e, sim, este foi criado por Ele (Sl 8).

5. A Teoria Evolucionista. Esta teoria ensina que a matéria é eterna, preexistente. A partir daí, mediante processos naturais e por transformação gradual, os seres passaram a existir. Entretanto, a Bíblia declara que Deus criou todas as coisas, isto é, tudo teve um começo. As provas diretas da criação, além da Ciência, estão expostas na Bíblia em Gênesis 1.1.

6. A Teoria da Criação, a partir do nada. Esta é ,talvez, a mais difundida, ensinada e pregada, no meio evangélico. Ela é conhecida pela expressão latina “nihílo”, pois declara que Deus criou tudo “do nada”, mediante o poder de sua palavra. Utiliza-se como base, para a afirmação desta idéia, o texto de Hebreus 11.3, o qual diz que “os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. 

Ora, entendemos que aquilo o qual não é aparente, não quer dizer “do nada”, mas pode referir-se a coisas imateriais. A expressão “No princípio”, de Gênesis 1.1, não se refere à “eternidade passada”, mas significa o ponto inicial do tempó como o conhecemos.

III - O MODO DIVINO DA CRIAÇÃO

1. A criação foi um ato livre da parte de Deus. Existe um falso ensino de que a criação do mundo foi por uma necessidade de Deus, uma autogênese divina, para fazer valer o seu Ser, como se Ele precisasse auto-afirmar-se. Uma vez que se admite ter sido a criação feita do nada, entende-se que nada preexiste à ação criadora do Senhor. A idéia de que o mundo aparece como algo necessário para Ele, acaba no panteísmo, o qual ensina que tudo é Deus e o mundo não pode conceber-se sem o Criador, nem Ele sem o Universo.

Mas Deus não criou o mundo por acaso, ou por necessidade. O Universo existe porque o Criador quer. Ele é para si mesmo sua própria riqueza e,portanto, a criação partiu dele como uma graça especial. O Senhor é imune de coação externa, pois não depende de nada, absolutamente, e, por isso, pode criar livremente o que deseja, quando e como quer. Os salmos 115.3 e 135.6 dizem respectivamente: “Mas o nosso Deus esta nos céus; fez tudo o que lhe agradou”; “Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos”.

2. A criação foi um ato temporal de Deus. A expressão inicial de Gênesis 1.1: “No princípio”, indica, dentro da eternidade, a questão do “tempo”. O termo hebraico “bereshith” mostra, em seu sentido literal, que a palavra “princípio” refere- se ao início da criação. “O tempo é apenas uma das formas de toda a existência criada”, como afirmou certo teólogo. A declaração de que a criação foi um ato temporal, não significa restringir ou confinar Deus ao tempo, porque Ele está fora de qualquer confinamento, restrição física ou mesmo espiritual. Na verdade, a lição que aprendemos na Bíblia é que o mundo teve começo ( Mt 19.4,5; Mc l0.6;Jo l.l,2; Hb 1.10).

3. A criação foi um ato especial do Deus Triúno. A forma plural do nome “ELOE-IIM” revela- nos, não só a transcendência do Criador, no sentido de ir além, mas, acima de tudo, o sufixo “him” indica a pluralidade composta da divindade, ou seja, as três pessoas da Trindade. Uma vez revelado o trino Deus na declaração inicial de Gênesis, entende-se que Ele é o autor da criação (Gn 1.1; Es 40.12; 44.24; 45.12). Nenhuma das pessoas da Trindade age com poderes independentes, mas, sim, o Pai, o Filho e o Espírito são autores independentes.



CONCLUSÃO

Estudamos esta primeira lição, para compreendermos, não só a Teologia da Criação, mas também a sua história, conforme o relato de Gênesis. Precisamos compreender este assunto com convicção, para podermos refutar as teorias humanas que negam o relato bíblico.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º.Trimestre 1995  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário