sábado, 17 de outubro de 2015

SODOMA E GOMORRA PROTÓTIPOS DO MUNDO ATUAL



SODOMA E GOMORRA PROTÓTIPOS DO MUNDO ATUAL

TEXTO ÁUREO = “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32).

VERDADE PRATICA = Os pecados dos dias de Sodoma e Gomorra são flagrados por Deus, na atualidade, pelo espelho da sua santa Palavra.

LEITURA EM CLASSE: GÊNESIS 18.20,21; 19.1,13,16, 17,22,26,29

INTRODUÇÃO

Desenvolveremos o estudo desta lição sob dois ângulos: o histórico e escatológico. Mui especialmente, os capítulos 18 e 19 de Gênesis nos dão esta dupla perspectiva. Seria inútil apresentar uma narração, sem poder tirar da mesma as lições morais e espirituais, para a nossa vida, hoje.

1. O FLAGRANTE DO PECADO DE SODOMA

1. Os anjos de Deus em Sodoma (Gn 19.1). Depois que Abraão recebeu a visita de três “homens” em sua tenda, descobriu, posteriormente, que não eram pessoas comuns, ainda que parecessem simples peregrinos. Dois deles eram anjos e o outro, o Senhor Jesus pré-encarnado.

2. O flagrante do pecado de Sodoma e Gomorra (Gn 19.4,5). O relato bíblico nos mostra a gravidade do pecado naquelas cidades. Diz o texto que os seus habitantes souberam que Ló havia hospedado dois homens em sua casa, os quais eram desconhecidos. Foram até a casa do sobrinho de Abraão, e cercaram-na, exigindo que seus hóspedes fossem trazidos para fora, a fim de que pudessem abusar sexualmente deles.

Foi um flagrante da depravação total daquele povo que não sabia mais respeitar as pessoas. A expressão do texto bíblico aparece com a palavra “conheçamos”, mas a tradução da Versão Revisada está mais próxima do sentido original, quando usa a palavra “abusemos”. Esta prática tornara-se normal e comum, naquela localidade, que se entregou “às mais infames paixões carnais” (Rm 1.24).

Ló fechou a porta atrás de si, mas eles tentaram arrombá-la à força. Os anjos, então, cegaram aqueles depravados, que não puderam encontrar a entrada da casa. Os mensageiros de Deus anunciaram o juízo divino sobre aquele povo e ordenaram ao sobrinho de Abraão e sua família que escapassem com vida, pois o Senhor iria destruir aquelas cidades (Gn 19.12-23).


II. A DESCRIÇÃO DOS PECADOS DE SODOMA E GOMORRA

1. O agravo dos pecados de Sodoma e Gomorra. Segundo a narrativa de Gênesis, o pecado dos habitantes destas duas cidades havia- se agravado de tal forma, que Deus resolveu “ver de perto” a gravidade desta transgressão. O flagrante foi constatado pelo Senhor, e o juízo, inevitável (Gn 18.25;19.25).

Mas qual foi o tipo de pecado dos habitantes de Sodoma e Gomorra que os levou à destruição? O homossexualismo? Não somente este, E possível entender que outras formas de transgressão eram praticadas por este povo. Esta distorção é destacada no texto bíblico, porque é condenada fortemente pelo Senhor que proibe “um homem deitar com outro homem como quem deita com uma mulher” (Lv 18.22; 20.13).

2. Causas do homossexualismo. Antes de qualquer causa física ou psíquica, a principal está entranhada na natureza pecaminosa herdada de Adão e Eva (Rm 5.12). Por isso, o padrão de vida do ser humano temsofridoaperversidade do pecado sobre sua vida. Discutem-se como prováveis motivos: as falhas na educação, os problemas congênitos ou de influências externas; ou como fruto do meio social em que vivem as pessoas que se tornam homossexuais. Todas estas razões merecem estudo e avaliação. Não podemos ignorar isso, que tem infelicitado tantas pessoas .No entanto, julgamos que estas anomalias são causadas por demônios que agem sobre suas vítimas, oprimindo-as e levando-as ao repugnante pecado.

3. O incesto das filhas de Ló (Gn 19.30-38). Que significa o vocábulo incesto? E a união sexual ilícita entre parentes consanguineos, afins ou adotivos. Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, onde morreram seus futuros esposos, as filhas de Ló mantiveram certos hábitos adquiridos da corrompida sociedade daquelas cidades. Arrumaram uma desculpa para se engravidarem do próprio pai, que, a despeito de toda a sua formação religiosa, tinha perdido o domínio sobre sua própria família.

III. O PROCEDIMENTO DE ALGUNS CRENTES, NOS DIAS DE SODOMA E GOMORRA

1. Abraão (Gn 18.23-33). Abraão não participou da vida pregressa de Sodoma e Gomorra. Por escolha própria, preferiu viver nas montanhas. Sem receber qualquer influência dos hábitos daquelas cidades, ele tinham um estilo próprio de existência. O efeito o elo de ligação que mantinha com aquele povo, era o seu sobrinho Ló. O patriarca possuía uma consciência muito aguda da razão de viver, porque obedecia a um plano divino.
Não lhe interessava estar no seio de uma sociedade qualquer, pois sua vida estava voltada para o campo, onde podia plantar e colher, cuidar de seus rebanhos e manter sua comunhão com Deus.

2. Sara (Hb 11.11). O texto de Hebreus, quando usa as palavras “a própria Sara”, indica que ela e Abraão são colocados na galeria dos heróis da fé. Como esposa, sempre foi fiel ao seu marido. Também acreditou e aceitou a chamada de Deus para sua vida. Desenvolveu sua fé, vendo o Onipotente abençoar seu esposo, de modo especial, e a si mesma. Diz o texto que “pela fé Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz fora da idade”.

3. Ló (On 19.1-3; Lc 17.28,29). Indubitavelmente, Ló era crente, mas do tipo nominal. Durante o tempo em que esteve com Abraão, desde que saiu de Ur da Caldéia aprendeu verdades e princípios acerca de Deus, e a Bíblia declara que ele era um homem justo. Sua justiça baseava-se no fato de que evitava práticas injustas e corrompidas corrompidas em Sodoma, mas tinha o coração volta— do para o materialismo. Ele é o tipo do cristão que não vive por fé; e nem consegue desvencilhar õ coração das coisas materiais. Evitou as práticas pecaminosas, mas não conseguiu frear os ímpetos carnais de sua mulher ê filhas. O texto de Luças 17.26,27,  informa que os habitantes daquelas duas cidades estavam absorvidos pelo materialismo e a luxúria.

4. A mulher de Ló (Gn 19.26; Lc 17.32). Não há algum texto, em Gênesis, o qual negue a idéia de que a mulher de Ló era crente. É possível que ela nunca tenha tido uma conversão genuína e, apenas, por respeito e submissão ao marido, acreditava no Deus de Ló.

CONCLUSÃO

Jesus abordou a história dos dias de Sodoma e Gomorra, a fim de lembrar que haverá um juízo futuro, à semelhança do que houve sobre estas cidades (Lc 17.27-32). Neste estudo, aprendemos algumas lições práticas para a nossa vida cristã:

1. Deus não julga a ninguém, sem os fatos comprobatórios. Foi isto o que Ele fez com Sodoma e Gomorra, flagrando o povo nos seus pn5prios pecados;
2. Deus não condena o justo com o injusto;
3. A prática do homossexualismo é totalmente condenada por Deus, mas Ele ama e deseja salvar o homossexual, mudando e transformando sua vida.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1995  - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário