quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BEM-AVENTURADO AQUELE QUE CRÊ

BEM-AVENTURADO AQUELE QUE CRÊ

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas”, Lc 1.45.

VERDADE PRÁTICA

Imensas possibilidades estão reservadas ao que crê, bastando, para tanto, recorrer Àquele que tudo pode, rido duvidando.

LEITURA EM CLASSE - Jo 14.10-12; Mc 16.16-18; Lc 8.11-15.

INTRODUÇÃO

Quando Jesus reencontrou o cego de nascença que curara e que estava sendo hostilizado pelos fariseus, o Mestre perguntou-lhe: “Crês tu no Filho de Deus?” Quando o eunuco da rainha de Candace manifestou a Filipe o desejo de ser batizado, o evangelista esclareceu-lhe: “É lícito, se crês de todo o coração”, At 8.37.

Quando o carcereiro de Filipos intentava suicidar-se, após haver perguntado a Paulo o que deveria fazer a fim de se salvar, o apóstolo respondeu-lhe: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”, At 16.31.

Crer é o passo fundamental para qualquer indivíduo tornar-se membro da família de Deus.

I.                   O SIGNIFICADO DE CRER

Crer significa ter fé. A fé Deus a dá ao homem para que ambos mantenham um relacionamento normal. Crer é aceitar o testemunho que Deus oferece através da Palavra e admitir tranqüilamente que Deus fará as coisas exatamente como acerca delas está escrito, independentemente das circunstâncias, Rm 4.3,17-21.

Crer é depositar toda a confiança nas promessas do Eterno, a partir da convicção de que Ele é fiel por natureza e por definição, e tudo fará como prometeu.
Dt 7.9; Is 49.7; Hb 10.23; Sl 40.10; I Co 1.9; 10.13.

Crer é obedecer dentro do coração aos pronunciamentos do Evangelho. Deus tem estabelecido que quando ouvidos sinceros escutarem a voz do Evangelho Ele proverá fé aos corações para que tais pessoas sejam agradáveis perante Ele,
Hb 11.6.

Crer em Deus sem obediência é uma crença igual a dos demônios, Tg 2.19.
A fórmula bíblica da fé cristã é “crer para a conservação da alma”, Hb 10.39.
Crer é estabelecer um elemento de conexão entre nossas almas e Deus, capacitando-nos a receber de Suas mãos tudo quanto nos está pela Palavra assegurado.


II.                EM QUE DEVEMOS CRER?

É de grande importância saber quais são os objetos de nossa fé. A fé que se volta para astros, planetas, ídolos, imagens de escultura e outros objetos são insubsistentes em si mesmas.  Não prevalece diante de Deus. Qual deve ser o verdadeiro objeto de nossa fé?

1. Devemos crer em Deus. Como Deus é a origem de tudo, a fé deve começar voltando-se para Ele. Abraão enfrentou situações profundamente adversas, mas decidiu crer no Senhor.  Em conseqüência, foi chamado de amigo de Deus, pai dos crentes e sua fé foram imputados por justiça, Gn 15.6,9; Gl 3.6; Tg 2.23.

Nossa fé em Deus se torna mais evidente através de. Jesus Cristo, a expressa imagem do Pai e mediador perfeito entre Ele e nós, Hb 1.3; I Pe 1.21; Jo 14.6.

2. Devemos crer em Jesus. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Ele é o único fundamento, I Co 3.11.

Ele é o Grande Pastor, Hb 13.20, o perfeito Redentor, Ef 1.7 e sem Ele nada podemos fazer, Jo 15.5. Crer em Jesus assegura a possa da salvação, Jo 5.24 e afasta o homem das trevas, Jo 12.46.

Se nós cremos no Pai, devemos igualmente crer no Filho, pois ambos é Um, Jo 10.30.
O Pai e o Filho têm tudo em comum, mutuamente se revelam, um pelo outro foi comissionado e ambos oferecem testemunho mútuo, Mt 3.17; Lc 10.16; J0 5.30.

Se crermos em Deus, devemos honrá-lo, crendo no Filho. Se crermos em Jesus, devemos honrá-lo, crendo no Pai. Quando confessamos que Jesus Cristo é o Senhor, isto é para a glória de Deus Pai, Fp 2.11.

Se nós cremos que Deus falou pela boca de Moisés e dos profetas, devemos recordar e aceitar que Moisés e os profetas testemunharam de Jesus, Lc24.27. Assim, Jesus falou:
“Se credes em Deus crede também em mim”, Jo 14.1.

3. Devemos crer no Evangelho. A primeira mensagem de Jesus, registrada no Evangelho de Marcos, é uma exortação à fé no Evangelho: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”, Mc 1.15. Devemos crer no Evangelho porque é a mensagem que nos foi evangelizada, I Pe 1.25.

Aí está a grande luta de Satanás, para tirar esta semente dos corações, pois o inimigo sabe que é esta palavra que liberta, Jo 8.32, produz vida pelo nome de Cristo, Jo 20.31, e torna o homem sábio para a salvação que há em Cristo, II Tm 3.15.


III.             PROMESSAS AOS QUE CRÊEM

O Evangelho promete ricas e preciosas bênçãos aos que crêem. No entanto, a fé verdadeira somente se evidencia quando o temor é vencido, Mc 5.36.


Muitas vezes o temor é fruto da ignorância do poder de Deus, outras vezes resulta de uma imaginação atormentada por pensamentos negativos e noutros casos vem de uma forte dureza de coração que resiste à operação da misericórdia do Senhor. Vencido o temor, a fé triunfa.

1. O que crer será salvo, Mc 16.15, 16. A obra de salvação que o homem alcança pela fé em Cristo significa uma modificação integral de seu anterior estado, uma transferência para nova família e uma posse das riquezas espirituais e da herança que pertencem a Jesus Cristo.

2. O que crer será justificado, At 13.38,39. Como num magnífico processo judicial, no qual o réu é uma criatura digna de condenação e completamente indefesa, ocorre o misericordioso ato de justificação do pecador, e tudo quanto ele tem que fazer CRER no poder dessa justificação em sua imediata validade. A fonte da justificação é o próprio Deus, Juiz Supremo do Universo, Rm 8.33.

A base para a justificação é o sangue de Jesus, que Deus declarou válido, Rm 5.7-9.

A prova de nossa justificação consiste no testemunho público da ressurreição do Salvador com “muitas e infalíveis provas”, Rm 4.25.

A evidência de nossa justificação está nos frutos que produzimos, Mt 12.33.
O instrumento dessa justificação, repetimos é a fé. Temos somente que crer, Rm 5.1.

Como resultado da justificação, agora temos paz, Is 32.17, isenção de qualquer condenação, Rm 8.33,34, herança espiritual, Tt 3.7, e promessa de glorificação,
Rm 8.30.

3. O que crer terá vida eterna, Jo 3.36; I Tm 1.16; Jo 6.47; 5.24. Vida eterna significa vida real, sem o caráter de transitoriedade que tem a nossa passagem por este mundo. É a vida sem restrições, vida sem imperfeições, vida sem limitações. Vida eterna é a plenitude de vida, porque ali e então estaremos tão perto de Deus, a inefável fonte de vida.

Lá se cumprirá o verdadeiro sentido da Palavra Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, Jo 10.10.

4. O que crer fará as obras que Cristo fez, Jo 14.12. Os portentosos milagres narrados nos Evangelhos são apenas o começo de uma obra monumental, reservada pelo Senhor para todo o período da Dispensação da Graça.

A medida da nossa fé determina a medida da operação de Deus através de nós, Mt 9.29. Pouca fé, poucas obras. Muita fé, muitas obras. Mais fé, mais obras. Deus não quer reduzir a Sua esfera de operações neste mundo.  Ele apenas está esperando que creiamos mais.

IV.             O PECADO DE NÃO CRER

Em Mc 6.6 lemos que Jesus se admirou da incredulidade dos cidadãos de Nazaré.
E, por essa mesma causa, não foram muitos os Seus milagres ali.
Incredulidade é a rejeição do testemunho do Evangelho, a despeito de todas as evidências. Tornar-se incrédulo é fechar os olhos contra o brilho da luz e envolver-se em densa escuridão, fruto da cegueira espiritual. II Co 4.4.

A incredulidade insulta a Deus, fá-lo mentiroso e nega as verdades que dEle emanam.
A incredulidade desonra e desagrada a Deus, porque “sem fé é impossível agradar-lhe”,
Hb 11.6.

Não há promessas de quaisquer bênçãos para os incrédulos. Sua parte será no lago de fogo, Ap 21.8.

A incredulidade se une inseparável e desesperadamente à infidelidade, e a ignorância para dizer NÃO a tudo quanto Deus tem dito SIM, em Sua Palavra. Ela é uma operação satânica, que usa o orgulho natural da natureza adâmica, caída e vil, para roubar-lhe o direito feliz de ter fé em Deus.

1. Quem não crer não verá a vida, Jo 3.36. A Bíblia não aponta remédio para a incredulidade, permitindo-lhe conviver no coração do homem. Somente a fé faz triunfar. Jesus disse: “Tende fé em Deus”.

2. Quem não crer sofrerá a ira de Deus, Jo 3.36. Deus considerou uma provocação a incredulidade dos israelitas, Nm 14.11.

Israel havia sido testemunha dos sinais, milagres, prodígios e maravilhas da mão de
Deus. De maneira alguma se poderia justificar um ato, uma palavra ou um gesto de incredulidade.  A ira de Deus puniu essa incredulidade de diferentes formas, porque o povo estava com uma dura cerviz, II Es 17.14.

Crer é ter vida. Incredulidade é morte, Jo 11.25; Sl 27.13.

3. Quem não crer será condenado, Mc 16.15,16. Haverá uma condenação futura para todos os incrédulos.

Dela já estão definitivamente livres todos os crentes fiéis, tanto os que estiverem vivos no dia do arrebatamento como os que morrerem no Senhor. Os ais de Jesus se destinaram a homens incrédulos, a maioria dos quais nem depois se arrependeu para crer, Mt 21.32.

4. Quem não crer não verá milagres, Mt 13.58. Jesus perguntou a dois cegos que o seguiam, interessados em um milagre: “Credes vós que eu possa fazer isto?” A seguir, Jesus acrescentou: “Seja-vos feito segundo a vossa fé”, Mt 9.29.

Hoje, como ontem e como sempre, os homens querem ver milagres, mas não querem crer. Deus não está interessado em promover espetáculos para os curiosos. Onde houver a verdadeira fé, os verdadeiros milagres se manifestarão. At 3.26.

V.                OS PRIVILÉGIOS DOS QUE CRÊEM

É bom repetir que crer resulta em privilégios.

1. Tudo é possível ao que crê, Mt 9.23. Deus decidiu não permitir que qualquer coisa seja impossível àqueles que exercitarem uma verdadeira fé. Independente dos anos de crente, no momento em que a fé genuína se manifestar, meu irmão, verás a obra de Deus sem limites, aleluia!

2. Os sinais seguirão aos que crêem, Mc 16.17. Esta promessa está de pé.
E permanecerá até o dia da vinda de Cristo, ocasião em que Ele se fará admirável em todos os que crerem, II Ts 1.10.

3. Rios d’água viva sairão do interior daqueles que crerem, Jo 7.38. O Senhor Jesus quer aprofundar a Sua vida. E o fará, através das vidas consagradas e cheias de fé.

Que Deus levante muitos crentes cheios de verdadeira fé para esses últimos dias, a fim de que se possa realizar todo o maravilhoso plano de Deus para este tempo do fim. Assim seja.



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1981



Nenhum comentário:

Postar um comentário