segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR

MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR

TEXTO ÁUREO

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber’. At 20.35.

VERDADE PRÁTICA

O fato de termos sido enriquecidos da generosidade divina, faz com que o nosso coração de abra voluntária e abundantemente para suprir as necessidades da obra do Senhor.

LEITURA EM CLASSE - Jo 3.16; 15.13; Mt 10.8; II Co 8.1-7.

INTRODUÇÃO

A bem-aventurança que estudamos está semana se relaciona diretamente com o exercício da mordomia cristã. Devemos estar sempre atentos ao fato de que somos filhos e servos de Deus. A Ele pertencem todas as coisas e a Ele deveremos prestar contas de quantas coisas nos tem tomado despenseiros, I Co 4.1,2.

O verbo dar e seus derivados aparecem no texto sagrado mais de 1.480 vezes.

I.                   DEVEMOS DAR COMO DEUS

Deus é amor, I Jo 4.16. Considerando-se que a suprema manifestação do amor é precisamente o generoso ato de dar. Deus é o supremo exemplo que sempre haveremos de tomar à medida que formos sendo cheios do Espírito de Deus para também dar, assim como Ele o faz.

1. Algumas coisas que Deus nos dá, especialmente dignas de nossa consideração:

a. Ele nos dá a vida, At 17.25; Gn 2.7.
b. Ele nos dá o crescimento, I Co 3.7.

c. Ele nos dó a força, Dt 8.18; Is 40.29
d. Ele rios dá o mantimento, Sl 136.25.

e. Ele nos dá a graça, Pv 3.34; Sl 84.11
f. Ele nos dá o sono, Sl 127.2; Jr 31.26.
g. Ele nos dá a vitória, I Co 15.57.

2. Ele nos dá todas as coisas, pois todas as coisas lhe pertencem.

a. Deus nos dá tudo aquilo que lhe pedimos, como resultado de seu amor paternal e por causa dos excepcionais méritos de Jesus Cristo, Jo 14 14 Mt 7.7.

b. Ele nos dá muito mais do que pedimos, pois muitas vezes nem sabemos o que efetivamente devemos pedir, Ef 3.20.

c. Ele nos dá tudo, At 17.25b; I Tm 6.17; Rm 8.32.

3. Jesus é a suprema dádiva de Deus. Mesmo sendo o Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo nos foi dado pelo Pai, na plenitude dos tempos e assim o apóstolo nos informa que “Deus prova o seu amor para conosco”, Rm 5.8. O próprio Jesus nos disse que “ninguém tem maior amor do que este”, Jo 15.13.

II.                DEVEMOS DAR PARA DEUS

A expressão maior do amor é dar, repartir, contribuir, oferecer. Por causa disto Deus “não poupou o Seu próprio Filho”, Rm 8.32. Da mesma forma, dar é a melhor maneira de expressarmos o nosso atual e ardente amor para com Ele.

1. Devemos dar glória a Deus. Glorificar a Deus, nas Escrituras, é um mandamento, uma obrigação, um sagrado dever de toda criatura. Encontramos este mandamento em Ap 14.7 e em muitos outros lugares da Bíblia. Os exemplos também são abundantes, a partir de Abraão, que foi fortificado na fé por dar glória a Deus, Rm 4.20.

2. Devemos dar graças a Deus. A gratidão é um dever, primário da criatura para com o Criador, do servo para com o Senhor, do beneficiado para com o beneficiador, do agraciado para com o doador. “Gratidão é a memória do coração”.

Em diferentes textos da Escritura somos exortados, estimulados e ensinados a agradecer a Deus, Ef 5.20; Fp 4.6; Cl 3.17.

Sejamos gratos a Ele por causa de sua bondade, I Cr 16.34; por causa de sua santidade, Sl 30.4; por causa de seu nome, Sl 75.1; por causa de sua salvação, Jo 6.47 e finalmente por tudo quanto vem de suas mãos, Sl 103.1,2. O apóstolo recomendou: “Em tudo dai graças” I Ts 5 18

3. Devemos dar-nos a Deus. Mais do que nosso louvor e nossa gratidão, Deus, nos quer a nós mesmos junto a Si. Você está pronto a se dar a si mesmo a Deus? Isto é a consagração total da vida, o caminho triunfante da rendição total, a estrada bem-aventurada da perfeita dedicação. Nossa vitória completa começa quando “tudo perante o Senhor estiver”.

III.             DEVEMOS DAR PARA A OBRA DE DEUS

Somos participantes de uma nova família e devemos sentir-nos comprometidos com ela. Estamos envolvidos em uma nova Obra e somos todos co-responsáveis por seu sucesso. Por exemplo, Deus não necessita de nosso dinheiro, mas o Seu trabalho, sim.

1. Devemos dar o nosso tempo. O tempo é uma dádiva de Deus e devemos aproveitá-lo com sabedoria e inteligência, nunca esquecendo de que não podemos desperdiçá-lo levianamente, pois dele também haveremos de prestar contas, Ef 5.16; Cl 4.5;
Gl 6.10; Jo 9.4; Sl 118.24; 90.12.

Muitas pessoas que estão desperdiçando seu tempo precisam acordar, precisam despertar rapidamente e a servir a Deus “enquanto é tempo”.

2. Devemos dar o nosso talento. Pessoas que dispõem de uma excelente voz devem usá-la no serviço de, pois este é o seu talento e não que o ponham na areia ou o guardem em um lenço. Os anos de saúde e vigor devem ser devidamente gastos na evangelização e na visitação, pois depois que se vão não voltam jamais, Mt 25.14-30; I Pe 4.10; Ec 12.1-7.

3. Devemos dar o nosso dinheiro. Devemos contribuir porque somos mordomos de nossos bens materiais, os quais pertencem, todos, a Deus, que é Senhor de tudo,
Sl 24.1,2; Dt 10.14; Ec 5.19; Ag 2.8.

A contribuição é parte do culto sagrado, e somos exortados a praticá-la, I Co 16.2; 9.7a. A contribuição glorifica a Deus, Pv 3.9,10 e nos afasta do materialismo, 1 Tm 6.6-10; Mt 6.19-21; Ef 5.5; Lc 12.15.

A contribuição expressa nossa gratidão, nosso gozo, nosso amor, nossa obediência e nossa fé, Mt 6.33; II Co 9.7; At 5.29.

IV.             DEVEMOS DAR PARA O POVO SEM DEUS

Não há limites para dar. Deus amou o mundo inteiro e lhe deu Seu Filho Jesus.
Que podemos e que devemos dar aos povos sem Deus?

1. Devemos dar-lhe o nosso testemunho. Como filhos de Deus, resgatados pelo sangue de Cristo, têm o testemunho de nossa conversão a repartir com os homens.  O apóstolo Paulo sentia-se compelido a “dar testemunho do Evangelho da graça de Deus”, At 20.24.

2. Devemos dar-lhe a nossa mensagem extraída do Evangelho. O Evangelho existe para ser crido. Mas como hão de crer, se não ouvirem? E como hão de ouvir, se não houver quem pregue? Rm 10.14. Toda a Igreja de Cristo é por Ele ordenada a IR e PREGAR, Mc 16.15.

3. Devemos dar-lhe os nossos missionários. A evangelização do mundo é o grande desafio para a Igreja do Século XX, este século coberto de materialismo, poluído pela corrupção, pelo ateísmo, pelo fetichismo e por toda sorte de iniqüidade. Nos primeiros dias da Igreja houve um grande despertamento missionário. Atualmente outro avivamento está surgindo na Igreja do Senhor como parte da preparação final para o regresso do Noivo.

Igrejas estão sendo despertadas em todas as partes do mundo para intensificar o labor missionário. Nós somos parte desse magnífico despertamento por causa dele que o Senhor continua a dizer: “Pede-me e eu te darei as nações por herança, e os reinos da terra por possessão”, Sl 2.8.

Foi maravilhoso receber por muitos anos os missionários que o Senhor proveu para o nosso País. Agora é o tempo de dar. E nunca nos esqueçamos de que “mais bem-aventurada coisa é dar”. Aleluia!


Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1981


Nenhum comentário:

Postar um comentário