quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BEM-AVENTURADO O QUE GUARDA A PALAVRA DE DEUS

BEM-AVENTURADO O QUE GUARDA A PALAVRA DE DEUS

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”, Ap 1.3.

VERDADE PRÁTICA

Aquele que guarda a Palavra de Deus em seu coração permanece imperturbável, certo de poder contar a cada instante com o cumprimento das infalíveis promessas nela contidas.

LEITURA EM CLASSE - Sl 119.89-96

INTRODUÇÃO

O povo evangélico tem sido identificado como o povo do Livro. Na verdade, temos aprendido a conhecer, amar, obedecer e guardar a Bíblia Sagrada, o Livro dos livros.
A Bíblia se constitui de 66 livros, escritos sob inspiração divina por aproximadamente 40 autores, em um período de 1.600 anos mais ou menos.

É o livro mais impresso, mais lido e mais difundido em todo o mundo. A Bíblia contém dois Testamentos, o centro dos quais é a pessoa de Jesus Cristo; o redentor dos homens.
A lição desta semana trata da importância de guardar, a Bíblia, por ser ela a Palavra de Deus.

I.                   A NATUREZA DA PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é um livro original em sua forma, em seu conteúdo, em sua origem e em seu propósito.

1. É a Palavra eterna e imutável. Milhões de livros têm sido escritos e milhões se têm perdido, esgotado ou destruído; mas a Bíblia permanece cada vez mais procurada e cada vez mais utilizada.

No século XVI, em 40 línguas, no século XVII, em 53 línguas, no século XVIII, em 61 línguas, no século XIX, em 567. Até a metade do século XX, em 1.118 línguas. Atualmente a Bíblia já está traduzida em cerca de 1.600 línguas e dialetos.

Além de todas estas traduções na terra, vale ressaltar que ela permanece para sempre no céu, SI 119.89, e ainda que céu e terra venham a passar, ela permanece para sempre,
Mt 24.35; I Pe 1.25; é acessível a todas as gerações, Sl33.11.

2. É a Palavra da Verdade. Na oração sacerdotal, Jesus rogou ao Pai que santificasse o Seu povo em Sua Palavra, a essência da verdade, Jo 17.17.

Feliz a pessoa que, à semelhança do salmista, não tira de sua boca a palavra da verdade, Sl 119.43. Ela revela Jesus Cristo, a personificação da verdade, Jo - 14.6.

Ela apresenta o Espírito Santo, Espírito de verdade, Jo 14.17. As Escrituras contêm o mais elevado padrão de verdade, infalível e completo. Cada livro testemunha de outro livro, e assim todos consubstanciam e reproduzem a verdade.

3. É a Palavra de poder. Os homens se esmeram e se digladiam à procura da força.
O Evangelho é a demonstração do poder divino. O poder do Evangelho é como de uma chama devoradora, Jr 5.14, de um martelo demolidor, Jr 23.29; é um poder salvador, Rui 1.16.

Ele possui um poder de penetração que não tem igual no mundo, Hb 4.12. Embora para os ímpios tudo o que a Bíblia afirma pareça loucura, na verdade “para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”, I Co 1.18. Graças a Deus pelo poder de Sua Palavra!

4. É a Palavra de pureza. O homem sincero ama a Palavra de Deus por causa de sua pureza, Sl 119.140, pois é como prata refinada em forno de barro, purificada sete vezes, Sl 12.6, tão pura que purifica o caminho de quem a busca, l 119.9, pois disso testemunhou o próprio Senhor Jesus, Jo 15.3.

Pedro afirmou que as almas são purificadas quando obedecem a verdade, I Pe 1.22.

5. É a Palavra de luz. A Bíblia é a revelação do piano de Deus para a redenção da humanidade. Sem tal revelação o homem permanece nas trevas mais completas, no tocante a todos os assuntos de ordem espiritual, especialmente o de sua própria salvação. A Bíblia ilumina, à medida que projeta a Pessoa de Cristo, que é a luz do mundo,  Jo 8.12.

Na luz da Palavra de Deus o pecador encontra a luz de Cristo. Na luz de Cristo ele alcança a luz de sua salvação,

II.                RAZÕES PARA GUARDAR A PALAVRA

Constitui um dever de cada cristão guardar em seu coração os ensinamentos da Palavra Existem muitas razões que justificam tal atitude, Alinhemos algumas.

1. Sua origem divina. Na verdade a Bíblia é o único livro de que dispomos em todas as bibliotecas, de origem divina.

Existem muitos livros religiosos, e muitos ditos sagrados, mas somente um é divino, a Bíblia. O testemunho da inspiração da Bíblia é exaustivo em suas próprias páginas.
Podemos destacar o testemunho de Davi, II Sm 23.1; I Cr 28.12,19; o testemunho de Pedro, II Pe 1.19-21; o testemunho de Paulo, II Tm 3.16; Rm 3.2; Gl 3.8; o testemunho do próprio Cristo, Mc 7.13; Jo. 10.35.

Os profetas mencionam, sem cessar, que suas palavras foram dadas pelo Senhor.
“Está escrito” é uma marca registrada da inspiração divina nas páginas da Bíblia.

2. Ela é nosso manual. Sem a Bíblia os pregadores não têm o que pregar, os compositores não têm o que compor, os coros não tem o que cantar, os ouvidos não têm o que ouvir, o coração não tem como se dirigir.

A Bíblia tem uma só direção, o céu, Fl 3.20; tem uma só preocupação, dar felicidade ao homem, Mt 11.28; tem um só conselho, temer a Deus e obedecer-lhe, Ec 12.13; At 5.29; tem uma só história, a do amor de Deus, Jo 3.16; tem um só Salvador, Cristo, e um só prazer, conduzir o homem a Deus, Lc 15.7.

3. Ele é nosso alimento e fonte de vida. A Bíblia tem a característica singular de ser um livro que vivifica. Já o salmista, em épocas remotas, exclama: “A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”. Esta é a razão que nos impede de esquecer tudo quanto lemos na Bíblia, Sl 119.93.

Precisamos lê-la diariamente, tal como alimentamos o nosso corpo, pois ela é a Palavra saída da boca de Deus. Mt 4.4.

4. Quem a guarda, será guardado. Esta foi à excepcional promessa dada pelo Senhor ao anjo da igreja em Filadélfia, que havia guardado a palavra da paciência do Senhor, Ap 3.10.

Este versículo reflete simultaneamente o poder protetor da Palavra e fidelidade absoluta do Senhor.

A bem-aventurança tríplice com que se abre o livro do Apocalipse chama a atenção para as três fases de contato com as Escrituras: “Bem-aventurado oque LÊ, o que OUVE e o que GUARDA”, Ap 1.3

5. Guardai a Palavra é prova de amor. Não podemos provar a Deus o nosso amor da mesma maneira como Ele nos tem provado. A prova de Seu amor está em que Ele nos deu Seu Filho para morrer por nós, Rm 5.8.

A prova de nosso amor para com Ele está em guardarmos a Sua Palavra, Jo 14.23.

Noé amou a Deus e guardou toda a Sua Palavra, construindo a arca tal como Deus lhe ordenara Gn. 6.22.

Moisés amava a Deus e construiu o tabernáculo conforme o modelo, segundo a Palavra do Senhor e da mesma sorte os filhos de Israel, Ex 39.42,43.

III.             RESULTADOS DE GUARDAR A PALAVRA

Da mesma maneira como Deus vela sobre Sua Palavra para fazê-la cumprir, Jr 1.12, Ele faz com que sejam ricamente recompensados os que guardam a mesma Palavra,
Sl 19.11.

1. O Senhor confirma a Palavra. Deus não quer que Sua Palavra seja apenas pregada. Ele quer confirmá-la perante os olhos dos homens. A Igreja Primitiva avançou assustadoramente porque o Senhor estava presente para confirmar a Palavra, Mc 16.20.

Esta é uma responsabilidade para as igrejas, para os líderes e para os pregadores. Posto que o Senhor confirma A PALAVRA, então preguemos A PALAVRA.

Para que estejamos aptos a pregar a Palavra, nada mais que ela, precisamos também nos dedicar a ela e à oração, como fizeram os apóstolos, At 6.4.

Se abandonarmos a Palavra, se esquecermos a Palavra, se retirarmos a Palavra, que vai confirmar o Senhor? No tempo de Josias houve um despertamento, por causa da Palavra. Em muitos lugares atualmente o despertamento está se apagando, por falta da Palavra. Que haja hinos, que haja testemunhos, que haja ofertas, mas que não falte a Palavra, sim, a Palavra que o Senhor confirma.

2. O inimigo é vencido. Deus tem estabelecido que o Seu povo lutará contra o Adversário, fazendo uso da Palavra, que Ele apresenta à Igreja como “espada do Espírito”, Ef 6.17.

Irmãos amados estamos em guerra. Não ensarilhemos as armas, não esqueçamos a Palavra! Jesus triunfou sobre Satanás no deserto com as célebres palavras “ESTÁ ESCRITO”, Mt 4.4,7,10.

3. O pecado não encontra lugar. O pecado e a Palavra de Deus são irreconciliáveis. Onde quer que se ame, pregue e pratique a Palavra, o pecado não permanece. O coração sensível ao pecado, não aceita a Palavra, O coração sensível à Palavra, não aceita o pecado, posto que esteja limpo do pecado pela Palavra, Jo 15.3. Os que escondem a Palavra em seu coração se abstêm do pecado, Sl 119.11.

4. A obra missionária é incrementada. No século da era cristã, Tertuliano cantava a vitória do movimento cristão, em sua Apologia. Assim se expressou ele: “Somos de ontem, e, contudo constituímos a maior parte de vossas cidades, castelos, municípios, assembléias, campos, tribos, decúrias, palácios, senado e fórum”. Tal foi o impulso missionário dos primeiros séculos. O Evangelho marcou sua influência e alterou o curso da civilização de então. Novos rumos foram impressos à marcha do mundo.

A crise que assola o mundo de nossos dias não tem outra solução a não ser a mensagem do Evangelho. A obra missionária, no exterior ou dentro do país, há de resultar em novas conversões, o grande alvo da Igreja para esta vida.

5. A chama da esperança é realimentada. O Antigo Testamento se refere à vinda de Jesus cerca de 1.527 vezes e o Novo, 318.

Quando lemos a Bíblia, estamos reabastecendo o nosso coração com a chama da esperança bem-aventurada: ELE VOLTARÁ. Os sinais falam de Sua volta, o Espírito testifica de Sua volta, a Palavra proclama a Sua volta. A última oração da Bíblia é o testemunho da esperança da Noiva: “Ora vem, Senhor Jesus”, Ap 22.20.

IV.             JESUS E A PALAVRA SE IDENTIFICAM MUTUAMENTE

Podemos avaliar o amor que uma pessoa tem por Jesus através do amor que a mesma pessoa demonstra pela Palavra. A identidade de Jesus está na Palavra. A identidade da Palavra está em Jesus. Vejamos isto em textos paralelos.

1. Jesus e a Bíblia expressam a mente de Deus, Os 8.12; Hb 1.3.
2. Jesus e a Bíblia são eternos, I Pe 1.23; Hb 13.8.
3. Jesus e a Bíblia estão isentos de pecado, Pv 30.5; I Jo 3.5.
4. Os que observam a Bíblia e Jesus são abençoados, Lc 11.28; At 3.26.

5. Jesus e a Bíblia são a própria vida, Hb 4.12; Jo 14.6.
6. Jesus e a Bíblia são a própria luz, Pv 6.23; Jo 8.12.

7. Jesus e a Bíblia são a própria verdade, Jo 17.17; Jo 14.6.

V.                O DEVER DE GUARDAR A PALAVRA

1. Abraão foi exortado por Deus a guardar a Palavra e ordená-la à sua posteridade, Gn 18.19. Por haver guardado a Palavra, Abraão foi chamado na Bíblia de “amigo de Deus”. Chegando a este mundo como homem, Jesus disse que os que guardarem os seus ensinos também serão seus amigos, Jo 15.10,14.

2. Israel foi exortado a guardar as palavras de Deus, Êx 19.9; Dt 18.19: Quando Israel obedecia, prosperava. Quando rejeitava a palavra, vinha um fracasso para toda a nação.

3. Josué foi exortado a viver conforme a lei do Senhor, o segredo para fazer prosperar o seu caminho, Js 1.7,8. Assim, tornou-se o sucessor de Moisés, com grande êxito, e introduziu o povo na Terra prometida.

Podemos nós ter certeza de que nosso nome - como pessoa ou como comunidade, está entre os que se mantêm fiéis à Palavra de Deus? Que assim seja para a glória de Deus.




Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1981









Nenhum comentário:

Postar um comentário