quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BEM-AVENTURADO O QUE CONFIA NO SENHOR

BEM-AVENTURADO O QUE CONFIA NO SENHOR

TEXTO ÁUREO

“O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado”, Pv 16.20.

VERDADE PRÁTICA

Na hora do mais terrível vendaval, o nosso único refúgio é o Senhor, que é também a rocha inabalável da nossa salvação.

LEITURA EM CLASSE - Sl 31.1-5; 37.3-7.

INTRODUÇÃO

O tema para esta semana é a confiança em Deus. A palavra confiar usada no Salmo 125 significa literalmente pendurar alguma coisa sobre outra coisa, mais forte. A verdadeira confiança em Deus é exatamente isto: devemos pendurar-nos nEle agarrar nos a Ele depender somente dEle

Nossa fraqueza deve se apoiar em Sua fortaleza. Nossa debilidade deve ser absorvida por Sua habilidade. Confiar em Deus é o segredo de nossa estabilidade. Quando confiamos nEle nos tornamos como “o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”.

I.                   QUE SIGNIFICA CONFIAR EM DEUS?

Certamente esta pergunta tem sido feita um sem-número de vezes por filhos de Deus em todo o mundo, por viver vitoriosamente. Devemos recordar uma vez mais que a grande diferença que separa a teoria da prática, o dogma da experiência deve sempre ser levado em consideração quando estudamos assuntos espirituais. A vida cristã é uma vida de experiências. À luz desta verdade, ousemos descobrir a resposta a tão inquietante interrogação.

1. Significa deleitar-se nEle, Sl 37.4. O Salmo 37 foi escrito por Davi em seus últimos anos de vida. Em sua estrutura é um salmo acróstico, em seu estilo é antitético e em sua substância é didático. É um salmo profundamente amadurecido em muitos sentidos, além de ser, naturalmente, inspirado por Deus.

De certa maneira existe uma mensagem profética no Salmo 37. Ele aponta para os últimos dias, quando seria alarmante a diferença entre o progresso dos perversos e dos apóstatas e o sofrimento dos justos.  É uma mensagem para os dias de crise. Sua visão final aponta para o período milenial. Cabe-nos agora, recolher uma resposta à seguinte questão: que fazer nos dias de crise?

DELEITAR-SE NO SENHOR é a resposta.

2. Significa entregar-lhe o caminho, Sl 37.5. A palavra caminho tem vários sentidos na Bíblia. Neste capitulo significa a própria vida e tudo que lhe diz respeito.
a. Entregar o caminho é entregar o coração, para que seja transformado, I Sm 10,9, se torne entendido, I Rs 39 e devidamente preparado por Jesus, Sl 108.1.

b. Entregar o caminho é entregar as obras, Pv 16.3, para que sejam devidamente analisadas e aprovadas pelo Senhor, que as contempla, Ap 2.19, e as recompensa,
Ap 14.13; I Co 3.13.

3. Significa confessar-lhe nossa fé, Sl 31. 1. Confissão e uma palavra chave na vida cristã Muitos supõem ainda que confissão sempre signifique uma declaração de nossas faltas e pecados. Não e assim, porém.

Confissão é uma parte integrante e inseparável de nosso culto de nossa vida de adoração a Deus. A confissão e parte do processo de nossa salvação Rm 10.9.

a. Devemos confessar o nome do Senhor II Cr 6. 24, 26; Rm 14. 11, 12; 10.9.

b. Devemos confessar as obras de Deus, Jó 40.14.
c. Devemos confessar a Cristo, Mt 10.32; At 24.14; Fp 2.11; I Jo 4.2.

d. Devemos confessar nossa fé em Deus. Cada pessoa que tem fé no Senhor confesse-a, aleluia! O salmista disse: EM TI CONFIO. Lembremos, sempre, que a confissão é tão importante que Jesus Cristo é apresentado na Carta aos Hebreus como o “Apóstolo de nossa confissão”, Hb 3.1.

4. Significa buscar-lhe em oração, Sl 31.2. Davi sabia que podia contar com a atenção e a resposta de Deus ao seu clamor, às suas orações. Portanto, disse a Deus: “Inclina para mim os teus ouvidos”. Paulo fez uma recomendação aos Filipenses no sentido de que tornassem conhecidas diante de Deus as suas necessidades, Fp 4.6,7.

a. Deus ordena que o busquemos em oração, Is 55.6.
b. Jesus ensinou o espírito correto para nossa oração, Jo 4.23,24.

c. Deus nos escuta quando o buscamos, Dt 4.7; Sl 40.1; 18.6.
d. Deus está sempre pronto a nos responder, Jr 33.3; Ef 3.20.

5. Significa não vacilar, mas permanecer, Sl 125.1. A lei bíblica da perseverança nunca falha, Mt 24.13; 10.22.

Josué e Calebe permaneceram em sua confiança e foram os únicos que entraram em Canaã, de todos quantos deixaram o Egito, Nm 14.24; Dt. 1.36.

II.                POR QUE CONFIAR NO SENHOR?

Conhecedor do dever de confiar em Deus é justo que de igual modo conheçamos o porquê de tal confiança.

1. Porque Ele é o Senhor Deus da Verdade, Sl 31.5. Este é um título mui específico que o salmista confere a Deus, por inspiração do Espírito Santo e nos ajuda a compreender a razão de nossa confiança em Sua Pessoa.

a. Ele é Senhor. Isto alude ao senhorio de Deus (quer seja o Pai quer seja o Filho).
Tal senhorio envolve atributos maravilhosos inerentes a Deus, tais como Suprema autoridade, Soberania Universal, Infinito Domínio, etc.

Quando pensarmos nEle como Senhor, tenhamos sempre em mente que Ele é Senhor da Glória (I Co 2.8), Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14.9), Senhor do sábado
(Mc 2.28), Senhor dos senhores (Ap 19.16), Senhor da Seara (Mt 9.38), Senhor de todos (At 10.36).

b. Ele é Deus. Confiemos nEle porque é Deus. Ele não é um homem, limitado, mortal e pecador. Ele é Deus, infinito, invisível, majestoso e eterno, aleluia!

c. Ele é...da Verdade. A verdade lhe pertence inerentemente. A verdade que liberta
(Jo 8.32,36) vem de Sua augusta natureza. Deus da verdade (Jo 14.6), Espírito da verdade (Jo 14.17).

2. Porque Ele é nossa Rocha, Sl 31.3. Ao falar de rocha, certamente muitos pensamentos afluíam à mente do salmista. Durante longos anos sua vida esteve associada a rochas. Ele conhecia as rochas do tempo de sua vida pastoril, como um jovem do campo; ele conhecia as muitas rochas que viu repetidas vezes quando de suas muitas peregrinações; ele conhecia as rochas nas quais se havia abrigado e escondido quando algumas vezes era um fugitivo; ele conhecia as rochas que foram escavadas, quando da escolha do local de construção do grande templo e da imensa casa real. Davi sabia o que era uma rocha.

A Bíblia fala em rocha cerca de 141 vezes. A maioria delas é uma referência a Deus. Claramente Paulo mencionou que “a rocha era Cristo”, I Co 10.4. Que tipo de rocha é o Senhor, para que nEle possamos confiar?

a. Ele é uma rocha superior aos inimigos, Dt 32.31; I Sm 2.2.
b. Ele é uma rocha mais alta que nós, Sl 61.2.

c. Ele é a Rocha da Salvação, Sl 62.2-7; 89.26.
d. Ele é a rocha que dá mel; Sl 81.16.
e. Ele é a Rocha Eterna, Is 26.4.

3. Porque Ele pode suprir as nossas necessidades. Quando a Bíblia menciona, em distintos lugares, que Deus é nossa fortaleza, ela quer que sejamos impelidos a confiar nEle como Aquele que pode suprir todas as nossas necessidades.



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1981


Nenhum comentário:

Postar um comentário