segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO

BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Mt 5.8.

VERDADE PRÁTICA

Um coração puro torna-se a sede da presença de Deus e um poderoso canal de suas imensuráveis virtudes.

LEITURA EM CLASSE - Sl 119.9-16

INTRODUÇÃO

O coração humano tem sido alvo das atenções da ciência, das artes e da filosofia durante milênios. É, também, um tema de particular destaque na Escritura Sagrada. Na lição desta semana estudaremos a terapêutica divina no tratamento espiritual do coração do homem perdido. A palavra coração ocorre na Bíblia mais de 820 vezes, e tem diferentes significados e aplicações. Às vezes é apenas um órgão físico do corpo humano, I Sm 25.37; Pv 14.30.                                           

Outras ocasiões significam a mente, como em Ëx 35.5; Dt 29.4; I Rs 3.9; Is 14.13;                 Rm 10. 6, etc.

Pode também significa consciência, como em I Sm 24.5 e Jó 27.6 ou ainda pode surgir como um sinônimo da natureza humana, Jr 17.9; Mc 7.20-23.

O sentido que tomamos para o coração nesta lição é o da parte mais interior do homem, a sede das faculdades e aptidões da natureza humana, incluindo afeições, propósitos e inclinações. É uma região absolutamente impenetrável aos sentidos naturais.

I. O CORAÇÃO DO HOMEM SEM DEUS

É profundamente trágica e lamentável a situação real do coração da criatura que vive afastada do Criador, e por Ele não foi ainda purificado. Vejamos o diagnóstico da Bíblia Sagrada. É uma definição daquele que sonda os corações e que é incapaz de cometer qualquer tipo de engano.

1. Enganoso, Jr 17.9. Deus afirma que o coração do homem perdido está cheio de engano. Esta palavra significa também que o engano que está alojado no coração do incrédulo está sendo repartido com seus semelhantes. Ele vive enganado e vive enganando. Tal engano é decorrente do ambiente de trevas e da dependência de Satanás, o príncipe de todo engano.

2. Insensato, Rm 1.21. Isto significa que a pessoa é totalmente desprovida de sabedoria e de conhecimento das coisas espirituais. Quando o homem não tem o seu coração purificado, está afastado, está afastado de Deus, a fonte de toda a sabedoria. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

3. Infiel, Hb 3.12. As leis de Deus foram estabelecidas para o homem. Visam, todas, a sua felicidade e o seu bem-estar, desde que fielmente cumpridas. O homem vive num estado de infelicidade exatamente por ter sido infiel, desde o princípio, aos estatutos de Deus. Cada um se desviou e tomou o seu próprio caminho. Por isso, hoje o Senhor olha desde os céus e procura os fiéis da terra, para que estejam com Ele, Sl 101.6.

4. Perverso, Pv 12,8. Desde o pecado de Adão, a raça se deixou envolver numa atmosfera de perversidade, que passou a ser uma chaga mortífera, mas ao mesmo tempo uma característica inerente a cada criatura. A perversidade se manifesta na vida das pessoas como uma tendência inata para cometer más ações e para ofender o próximo.
A natureza original do homem foi pervertida e assim continua até o dia em que se encontra com Cristo e Ele a transforma por inteiro.

5. Obstinado e soberbo, Is 14.13,14. A herança espiritual do adversário de Deus e da raça humana foi um legado infeliz que as criaturas humanas aceitaram e com ele se comprometeram em suas atividades religiosas, sociais, políticas, profissionais e morais.
O homem tenta muitas vezes colocar-se no centro de todas as coisas, desejando em sua louca obstinação tomar o próprio lugar de Deus, como Satanás a princípio. Tal é o estado do coração do homem sem Deus. Há, no entanto, uma solução oferecida pela misericórdia de Deus para cada criatura humana — a purificação do coração.

II.                COMO PODE O CORAÇÃO SER PURIFICADO?

O plano de Deus para cada indivíduo neste mundo é que seu coração seja purificado. Para isto Jesus se manifestou entre os homens, como o Cordeiro cujo sangue purifica completamente, Jo 1.29; I Jo 1.7. Somente criaturas purificadas têm acesso a Deus,                 Hb 12.14.

Quais os meios mais eficazes para a operação purificadora do coração humano? De que instrumentos se servem o Espírito Santo na sua tarefa de reconstrução espiritual do mundo?

1. A Palavra de Deus, Sl 119.11. O caráter purificador da Palavra de Deus decorre- de sua própria natureza. A Palavra se identifica com o próprio Senhor Jesus Cristo. Um dos seus títulos é “A Palavra de Deus”. (Jo 1.1; I Jo 1.1; Ap 19.13).

As qualidades inerentes ao Filho de Deus são de igual modo, inerentes à Palavra de Deus. O Filho e a Palavra são eternos, puros, santos, perfeitos, etc. O Filho é a Palavra viva, o Verbo eterno. A Bíblia é a Palavra escrita. Jesus deu testemunho perante os discípulos: “Vós já estais limpos pela Palavra vos tenho falado”, Jo 15.3. Cada filho de Deus deve ler sua Palavra diariamente. É a dieta divina para puro.

2. O sangue de Cristo, Hb 9.14. Os sacrifícios do Antigo Testamento uma missão definida a cumprir no plano eterno de Deus. Eles, porém, apenas cobriam ou encobriam o pecado. Mas quando o Cordeiro de Deus foi entregue no Calvário, o véu rasgou-se e foi aberta a porta da purificação perfeita. Deus aceitou o sangue de Cristo como instrumento de redenção, Ef 1.7.

Tudo quanto o pecador tem que fazer é abrir o coração para que o sangue opere a purificação. Cada membro da Igreja deve esforçar-se por levar almas a Cristo.

Desta maneira, mais pessoas serão purificadas e mais filhos de Deus adorarão ao Senhor em espírito e em verdade, Jo 4.24.

3. A fé, At 15.9. Jesus está nos céus. O Espírito Santo está invisivelmente trabalhando na terra, convencendo os pecadores e edificando a Igreja. Cada operação purificadora do Senhor nos corações há de ser pela fé. Quando a fé entra em ação, o caminho está pronto. Deus, que pode fazer todas as coisas naquele que crê, começa a atuar no interior do homem. Levemos á Palavra de Deus às outras pessoas, porque pela Palavra surge a fé. Rm 10.14.

4. A entrega consciente e voluntária a Deus, Pv 23.26. Ao contrário do Diabo, que força e violenta os orações, Deus trabalha com delicadeza e amor. Está escrito que o Senhor bate à porta. A pureza significa um estado em que determinado elemento se encontra completamente desvinculado ou separado de tudo quanto é estranho à sua intrínseca natureza.

Por exemplo, o diamante é puro quando se liberta de todos os cascalhos. O ar é puro quando totalmente despoluído. O coração humano é puro quando vive em perfeita harmonia com o Criador e participa de sua natureza, II Pe 1.4.

III.             CARACTERÍSTICAS DO CORAÇÃO

Somente Deus conhece verdadeiramente o coração que está limpo. Não nos cabe fazer julgamento numa área tão delicada. Entretanto, existem evidências mui precisas que o coração limpo apresenta, depois do encontro com o Salvador. Vejamos algumas.

1. Quebrantamento, Sl 34.18; 51.10,17; 69.20. Nossa velha natureza precisa ser quebrantada. O velho Adão continua expulso do Paraíso.

Somente as novas criaturas em Cristo (II Co 5.17) têm acesso ao Reino e à presença de Deus, Mt 5.8. O coração do homem regenerado é sensível à operação do Espírito. É quebrantado. Os traços hediondos da perversidade anterior foram ofuscados pelo brilho da presença do Espírito de Deus na nova criação, em justiça e santidade.

2. Sabedoria, Sl 90.12; Pv 2.2. Segundo os padrões humanos, a sabedoria deve estar na cabeça do homem. Segundo a Bíblia, deve estar no coração. O coração limpo é um coração sábio. Sábio porque teme a Deus. Sábio porque busca a Deus. Sábio porque recebe a Deus. A sabedoria de Deus não é jactanciosa como a do homem. A sabedoria de Deus é infinita. Um coração limpo começa a discernir os mistérios de Deus, I Co 2.14,15.

3. Alegria, I Sm 2.1; Zc 10.7. A tristeza é companheira da infelicidade e esta é filha dileta do pecado. O crente é uma pessoa alegre. Há um novo canto em nossos lábios porque há uma nova alegria em nosso coração. A tristeza do pecado está associada ao temor da morte. A alegria do crente está ligada à esperança da vida eterna. O pecador está triste porque seu cristo está morto e é conduzido em andores e procissões. O coração do crente é alegre porque o Cristo de Deus está vivo e vive em nosso coração. Quão maravilhoso é ter um coração limpo!

4. Obediência, Sl 119.112; Rm 6.17. A desobediência de um levou a raça ao estado de condenação. A obediência de UM, leva de volta aqueles que crêem à presença de Deus.
Cada pessoa que experimentou uma lavagem espiritual de seu coração deve dar sinais de sua purificação pela sua obediência. Devemos obedecer a Deus, aos pastores e às autoridades, porque assim nos ensina a Palavra de Deus. Um coração limpo é um coração obediente.

Obedecer é melhor que sacrificar e é fundamental na vida do servo de Deus,                                      I Sm 15.22; Pv 21.3; Mq 6.6-8;-Mc 12.33; I Ts 1.9; Sl 143.10; Nm 14.24; II Rs 21.8;                     Is 1.19; Fp 2.8.

5. Santidade, I Pe 3.15. Um coração limpo resulta em um coração santificado. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Devemos viver de tal maneira que o Senhor se agrade de nós, e para que tal ocorra- necessitamos viver irrepreensivelmente, no espírito, na alma e no corpo, até a vinda do Senhor Jesus, I Ts 5.23:

IV.             MANIFESTAÇÃO DA PUREZA DE CORAÇÃO

1. Pureza de pensamento, Cl 3.2. Sendo o coração o objeto da transformação pelo Senhor Jesus, ele comunica a todo o nosso ser a glória dessa nova vida. Devemos evitar pensamentos impuros, pessimistas e devemos afastar-nos de uma vida de preocupações e angústias. Lembremo-nos de que o Senhor cuida de nós, e certamente nada nos faltará, por ser Ele o nosso Pastor, Sl 23.1; I Pe 5.7.

2. Pureza de palavras, Cl 4.6. Nossas palavras definem nosso caráter, nossa fé e nossa- personalidade. Elas devem ser agradáveis. Devemos a todo custo evitar palavras torpes, imorais e inúteis. Somos testemunhas de Jesus e nossas palavras são parte de nosso ministério como testemunhas, At 1.8. Que cada um possa dizer com o salmista: “O meu coração ferve com palavras boas”, Sl 45.1.

3. Pureza de desejos, I Pe 2.1,2. Quando fomos salvos, o Espírito providenciou que a velha natureza com sua concupiscência fossem transformadas e agora devemos exprimir novos anelos em nossa vida. Devemos ter desejos de felicidade para o próximo, de santidade para nós mesmos e de louvor contínuo para o Senhor. Toda cobiça e avareza devem ser destruídas e todo sentimento de simplicidade e fé deve ser cultivado, para uma viva de vitória.

4. Pureza de adoração, Jo 4.24. O culto idólatra é impuro e, por conseguinte abominável aos olhos de Deus. Em nossa vida de coração puro, devemos evitar as formalidades em nossos cultos, o ritualismo seco e gélido e jamais devemos praticar qualquer tipo de farisaísmo. Temos um coração purificado. Adoremos a Deus com alegria; temos fé, santidade e fervor.

Ele aceitará o nosso culto e enviará a sua bênção e “a bênção do Senhor é que enriquece”.

V.                OS LIMPOS DE CORAÇÃO VERÃO A DEUS

Os de coração-limpo alcançam a visão interior, profunda e espiritual de Deus.

A imagem perdida do Criador é recuperada pelo Filho de Deus ressuscitado e transmitida para o coração do crente pelo Espírito, que a projeta de glória- em glória
(II Co 3.18).

O coração puro é o co-santuário de Deus. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Para sempre e eternamente.

           
Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1981


Nenhum comentário:

Postar um comentário