domingo, 3 de abril de 2011

ESPÍRITO SANTO COMO ÓLEO

ESPÍRITO SANTO COMO ÓLEO

TEXTO ÁUREO: “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” Ec 9.8.

VERDADE PRÁTICA: Pelo óleo do Espírito Santo o crente recebe a bênção de ter a sua lâmpada acesa para brilhar diante do mundo e entrar no céu na vinda de Jesus.

LEITURA EM CLASSE = Zc 4.1-3,6,11,12; Hb 1.9; Lc 10.34; ML 25.3,4.

COMENTÁRIO

A palavra óleo é mencionada muitas vezes na Bíblia, especialmente no Velho Testamento.

Em geral trata-se do óleo extraído das azeitonas, fruto da oliveira. Em nossos dias tal óleo é conhecido como azeite de oliva.
Naquele tempo o óleo era fabricado para ser utilizado na alimentação, na iluminação, no tratamento das feridas, para fazer reluzir o rosto e o corpo após o banho.

Também na casa de Deus era usado o óleo para iluminar o santuário, através do castiçal, e algumas vezes o óleo era utilizado nos sacrifícios, como a oferta de manjares. Esse óleo era especial, consagrado para o serviço do santuário e não podia ser utilizado de qualquer maneira, nem por qualquer pessoa.
Pois bem, tudo aquilo descrito nas Escrituras, sobre o óleo, era um símbolo do Espírito Santo que, como um óleo sagrado, foi derramado sobre nós. Da mesma maneira como o óleo fazia, isso faz o Espírito Santo, alimentando nossa fé, inspirando nossa oração, sarando as feridas de nossa alma, fazendo reluzir nosso rosto de alegria e de gozo na sua presença.

Jésus contou a parábola do Bom Samaritano, na qual aparece aquele homem bondoso aplicando óleo sobre as feridas do outro que fora assaltado, Lc 10.34. Temos também a Parábola das Dez Virgens, Mt 25.1-13.

Assim faz Jesus agora! Ele se compadeceu de nós, dando-nos sua graça, sua misericórdia através de Jesus Cristo e do seu Espírito Santo.
Uma das propriedades do óleo-é amaciar, amolecer aquilo que está endurecido, tomando-o flexível. Assim faz o Espírito de Deus no coração do pecador, por mais endurecido que seja.

Só depois que o Espírito Santo penetra no coração é que o pecador consegue aceitar a Cristo, porque ele é iluminado e quebrantado ao mesmo tempo.
Bem-aventurado é aquele que recebe desse óleo em sua vida!
Que Deus ajude a você, querido aluno, a receber do bendito óleo do Espírito Santo, para poder brilhar como luz do mundo, Mt 5.14.
Que Deus o ajude, querido estudante da Bíblia. Amém.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1980



Nenhum comentário:

Postar um comentário