domingo, 3 de abril de 2011

A PALAVRA DE DEUS EMPREGA SÍMBOLOS



A PALAVRA DE DEUS EMPREGA SÍMBOLOS

TEXTO ÁUREO: “E me instruiu, e falou comigo e disse: Daniel, agora sai’ para fazer-te entender o sentido.” Dn 9.22.

VERDADE PRÁTICA: Os símbolos constituem um meio pelo qual podemos de modo simples, penetrar nas grandes verdades sobre a Pessoa do Espírito Santo.

LEITURA EM CLASSE = Mc 4.33,34; Hb 8.5; 9.9; 10.1; Cl 2.17

COMENTÁRIO

Símbolos são o tema da nossa lição de hoje.
Símbolo quer dizer: emblema, figura, objeto físico que dá um significado moral ou espiritual a determinada coisa. A Bíblia é rica em símbolos que falam de Deus, do Espírito Santo e de Cristo. Da mesma maneira encontramos as parábolas. Parábola é uma narração de fatos ou história de maneira sim- pies e curta, para dar significado moral ou espiritual a certas verdades.

Jesus fez uso das parábolas. Quanto aos símbolos ou figuras encontramos o seguinte: Se uma pessoa recebia uma mensagem de Deus em sonhos ou visão, geralmente o fato que Deus revelava, vinha acompanhado de símbolos ou figuras.

Foi o caso do faraó do Egito. Ele sonhou que estava de pé na beira de um rio, na praia, quando viu que do rio saíam sete vacas gordas e formosas, e atrás delas vinham outras sete vacas magras e feias, que comiam as primeiras. Depois ele viu espigas; sete espigas boas e cheias e sete espigas secas e miúdas que, de igual modo, devoravam as espigas boas. Quando José interpretou o sonho, aquelas vacas e aquelas espigas representavam sete anos de fartura e sete anos de fome.
Aquelas vacas e aquelas espigas eram símbolos. Leia Gênesis 41. 15-28.

O profeta Isaias também viu a glória de Deus, e na sua visão ele viu serafins que representavam essa mesma glória, Is 6.1-4.

De maneira que os símbolos são muitos na Bíblia, e, é importante que o estudante da Bíblia conheça-os, pois assim entenderá melhor as coisas de Deus.
Nas lições seguintes estudaremos sobre os símbolos do Espírito Santo e sua aplicação na vida espiritual de cada um de nós. Você vai gostar, pois conhecer esses símbolos é necessário a todo o estudante da Bíblia, especialmente aos alunos da Escola Dominical.

Entre os muitos símbolos do Espírito Santo, estudaremos os seguintes: azeite, chuva, rio, óleo, orvalho, pomba, vento, fogo. Não deixe de estudar bem as lições, elas são maravilhosas!

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário