domingo, 3 de abril de 2011

O ESPIRITRO SANTO COMO ORVALHO


O ESPIRITRO SANTO COMO ORVALHO

TEXTO ÁUREO: “Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sido; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”  Sl 133.3.

VERDADE PRÁTICA: O orvalho do Espírito Santo proporciona uma renovação que traz nova disposição e saúde para a vida espiritual.


LEITURA EM CLASSE = SI 133.3; Dt 33.27,28; Os 14.5,6.

COMENTÁRIO

O orvalho é constituído de gotículas de água que permanecem em suspensão na atmosfera, e que durante a noite se precipitam sobre a terra.
Ele é citado na Bíblia, como algo procedente dos céus, como bênção sobre os filhos de Deus. Nas terras bíblicas o orvalho cai em grande abundância, especialmente no verão, quando rega a terra e toda a espécie de vegetação, tornando assim a natureza mais amena e fértil.

O orvalho está incluído entre as bênçãos de Deus para os filhos de Israel, juntamente com as demais coisas indispensáveis à sobrevivência daquele povo (Gn 27.28). Também o salmista Davi, no Salmo 133 faz referência ao orvalho, como uma bênção procedente de Deus. aos que vivem em paz. E ele cita o monte Hermom, constantemente coberto pela neve, de onde procede uma neblina fina e constante, símbolo dà graça de Deus aos nossos corações.

Da mesma maneira como cai o orvalho sobre a terra, cai sobre nós cada dia, a benfazeja graça de Deus através do seu Espírito Santo. Tal como ocorre com as plantas quando regadas pelo orvalho da manhã, assim a nossa alma é regada a cada dia pela preciosa presença de Deus, que ao manifestar-se em nós, produz vida, pa4 vigor espiritual, alegria e fé.

Quando vamos a um jardim logo ao amanhecer, podemos observar como as rosas e as demais flores estão viçosas, exalando perfume e encantando a natureza com seus matizes, e atraindo nossa atenção para seus encantos. Assim é o crente regado com o orvalho da plenitude de Deus: Ele fica animado, viçoso espiritualmente, exalando o bom cheiro de Cristo, e atraindo os pecadores para a salvação, tal qual o perfume das rosas atrai a abelha para extrair seu nectar.

Uma pessoa, grande ou pequena, jovem ou velha, cheia da graça de Deus, é sempre um encanto na igreja, no lar, na escola, onde estiver, porque é uma criatura que irradia vida e confiança entre os demais.
Você já tem essa experiência? Sua vida está regada com o orvalho da graça e do poder de Deus?
Espero caro leitor, aluno da Escola Dominical, mocinho ou mocinha, que você esteja recebendo diariamente do orvalho dos céus sobre sua vida, e que as bênçãos sejam constantes. Deus o ajude! Amém.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1980


2 comentários:

  1. Gloria a Deus pelo entendimento sobre o ORVALHO do Senhor a muito tenho pesquisado sobreo o assunto porisso estou aqui.... que a graça de Deus possa vim te alcansar eternamente....fique na paz do SENHOR

    ResponderExcluir
  2. c) "É como o orvalho do Hermom(responsável por retém o vento, e impedir que as nuvens disperse...), que desce sobre os montes de Sião.." (v.3a).
    A característica principal do Monte Hermom, é que ele mantêm-se coberto do meio para cima o ano inteiro, apresentando-se branco, e à noite ele libera um orvalho que rega a terra aos seus pés, e os montes mais baixos da cadeia de Sião, proporcionando fertilidade contínua.

    ResponderExcluir