segunda-feira, 11 de abril de 2011

O SIGNIFICADO DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO


O SIGNIFICADO DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO

João Batista afirmou eloqüentemente no decorrer do seu testemunho que Jesus Cristo é quem batiza corno Espírito Santo e com fogo: “aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. “E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: sobre aquele que vires descer o Espírito Santo, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus”, (Mt 3.11;  J0 1.33,34).

Jesus ordenou aos seus discípulos que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder (o batismo com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus”.

Jesus ordenou aos seus discípulos que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder (o batismo com o Espírito Santo), Lc 24.49. A promessa de Jesus cumpriu-se literalmente, estando os discípulos em obediência à ordem recebida, reunidos no mesmo lugar, (At 2.1-4). O povo da cidade se escandalizou com o ruído, e supondo que os crentes estivessem embriagados, afluiu ao local com espanto. Pedro então levantou-se e explicou-lhes que nada havia de embriaguez.

Pelo contrário, cumpria-se aquilo que Jeová fala há muito tempo pelo profeta Joel, (At 2.14-18).

O batismo com o Espírito Santo é um fato absolutamente real. É igualmente uma experiência necessária. Ninguém deve ficar preso à idéia de que se trata de um acontecimento isolado, irrepetível, apenas destinado aos apóstolos, ou que eles o receberam por todos os demais crentes. Tal idéia perde o eco e deixa de prevalecer diante das palavras do apóstolo Pedro: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”, (At 2.39).

Também incorre em grave erro contra as Escrituras quem ousa afirmar que todos os crentes, logo que aceitam a Jesus por seu Salvador recebem o batismo com o Espírito Santo. Não existe base escriturística para tal afirmativa. Ela procura empanar os ditames da Bíblia. Procura dificultar os crentes na ânsia de receber o que Deus há muitos lhes prometeu. Passemos a considerar:

ALGUNS EXEMPLOS

Em casa de Cornélio, assim ocorreu: os presentes ouviram a Palavra e creram e em seguida receberam o batismo no Espírito Santo. A seguir, foi que Pedro os batizou em águas, (At 10.44-48).
Quanto aos samaritanos, foi ali um pouco diferente: ouviram a Palavra, creram, foram batizados em águas e receberam o batismo com o Espírito Santo dias depois, (At 8.12.17). Paulo referiu-se aos Efésios dizendo: “Depois que ouvistes a Palavra (da verdade, o evangelho da vossa salvação; o tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito da promessa”. (Ef 1.13). Donde inferir que a pessoa recebe o batismo com o Espírito Santo logo após ou no momento em que dá seu testemunho de crente?

Diz o texto: “Depois que ouvistes... e tendo nele crido”. Entre esses dois acontecimentos podem passar até dezenas de anos, até que o crente receba o batismo com o Espírito Santo.

Precisamos ter muito cuidado para não falsificarmos as Escrituras. Para não dispormos labirintos ao nosso jeito. E interessante compreendermos que Paulo falava a crentes que, depois de haverem crido e recebido o evangelho de Cristo, receberam então este batismo e o em águas, conforme a ordem de Jesus, (At 19.1-6).

Esses dois passos bíblicos eram desconhecidos pelo ministro que evangelizara os crentes de Efeso, não obstante fosse ele muito instruído. Mas sua pregação era o evangelho do Cristo, e ele era fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, (At 18.24,25).

Certamente Apolo possuía ótimas qualidades. Era sóbrio e humilde, o que é raro hoje. Ouviu atentamente de Priscila e Áquila quando lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus, ( At 18.26). Creio guie esse casal lhe falou a respeito do batismo no Espírito Santo.

Igualmente ocorre hoje com inúmeros ministros de Deus, de  várias igrejas, os quais não se deixando lavar por respeitos humanos, recebem de irmãos humildes a mensagem integral e pregam-na para o melhor desenvolvimento de suas igreja. Quanto a todos os crentes possuírem Espírito de Cristo é indiscutível pois se alguém não o possui, esse tal não é de Cristo, (Rm 6.9).

Porém ter o Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo são expressões mui diferentes. O possuir no íntimo a Palavra do Senhor. “ As palavra que vos digo são espírito e vida”. (Jo 6.63). Após haver ressuscitado, Jesus apareceu aos apóstolos,: assoprou -sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”, (Jo 21.22). No entanto, desta vez ainda não foram batizados. Como poderemos compreender? Não haviam eles recebido o Espírito Santo?

Faltava-lhes, no entanto, a plenitude, o revestimento de poder, operado diretamente pelo Espírito Santo, com o que teriam ousadia e disposição necessárias para irem aonde quer que o Senhor os enviasse, e cheios de paixão pela salvação das almas, nem mesmo a morte temeriam.
O Espírito Santo - a terceira pessoa da Trindade - somente viria ao coração dos homens depois da assunção do Senhor, (Jo 16.7). ELE JA VEIO. Está executando a sua missão, e é por meio do seu trabalho que os pecadores se convencem do seu erro e o abandonam, em troca do santo evangelho.

Considerando-se que almas salvas não vivem separadas do Espírito Santo, é claro que ele as assiste, instrui-as e consola- as, nas lutas e tribulações da presente vida. Mas tais crentes devem procurar o revestimento de poder - o BATISMO, a imersão na íntima natureza do Espírito. Isso lhes capacitará a falarem com ousadia a mensagem da cruz. Somente após esse revestimento é que Pedro enfrentou as autoridades. De pusilânime que era, a ponto de negar o seu mestre, passou a uma fase de dinamismo e comprovada intrepidez que o fez um discípulo ousado e fervoroso. (Jo 16.32; At 4.17-21; At 5.27- 29).

Sem o batismo do Espírito Santo o crente tende a acomodar-se, não tem interesse pela salvação dos demais. Vive satisfeito por estar salvo, desejando apenas livrar-se das perplexidades e tormentos desta vida, ao invés de enfrentá-las corajosamente, procurando incomodar-se, preocupar-se, interessar-se pela sorte dos milhões que vivem no mundo à espera de quem os evangelize, (At 1.6-8). Uma grande finalidade, pois, do batismo do Espírito, é esta: a evangelização do mundo para a salvação dos pecadores.

MAS RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS, TANTO EM JERUSALËM COMO EM TODA JUDÉIA E SAMARIA, E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA.

Se alguém não deseja ser testemunha de Jesus e anda buscando batismo no Espírito Santo, é melhor agir com prudência e respeito do plano de Deus, porquanto não se trata de brincadeira, mas de algo muitíssimo sério. De Deus não se zomba.

O testemunho não consiste apenas na expressão verbal, mas sobretudo na conduta, numa vida verdadeiramente santificada, transformada pela consagração, pela submissão a Deus. A experiência nos mostra que,  os crentes batizados com o Espírito Santo são mais fervorosos e mais dispostos, e nas igrejas onde Jesus está sempre a batizar, há muito mais conversões. Ë conveniente notar que os crentes batizados no Espírito Santo não estão isentos de se escandalizarem e caírem, (Hb 6.46).

Jesus pode e quer batizar os crentes com o Espírito Santo. No entanto, ele não transforma a ninguém em máquina, para dirigir automaticamente. Ele deixa o indivíduo com plena liberdade de ação, pelo que ele pode conservar a bênção ou dispensá-la.
Se tomar vivo interesse e zelar pela sua vida espiritual, procurando sempre impor-se como padrão na igreja, o Espírito Santo não o abandonará. Estará sempre com ele, confortando e realizando o que é impossível ao ser humano fazer. Se, ao contrário, satisfizer os apetites desordenados da carne, o fracasso será total e ninguém terá o direito de culpar o Espírito Santo. Jamais o homem deixa de ser responsável pelos seus atos.

Não devemos desprezar o batismo no Espírito Santo pelo fato de indivíduos irresponsáveis o terem recebido e depois haverem dado péssimo testemunho. Se prevalecer este ponto de vista, então não mais deveremos batizar em águas ou pregar o evangelho, porque muitos que foram batizados em águas e outros que abraçaram o evangelho entregaram-se posterior- mente a uma vida de mundanismo e total incoerência cristã. O AI! de Jesus atinge aqueles por quem vem o escândalo, (Lc 17.1). Somente os que praticam a iniqüidade serão apartados de Jesus, (Mt 7.23).

A maravilhosa bênção do batismo no Espírito Santo nunca deve ser rejeitada. Ë ela quem, desde o recuado dia de Pentecoste, com seu fogo abrasador, tem comovido os corações a abraçarem o santo evangelho de Cristo. A vida operosa da igreja reside em Cristo. e se manifesta através desta bênção.

Já a recebeste, querido leitor?
Oh! Jesus bendito aviva a tua Igreja com a brasa viva do altar, e faze de nós, teus servos, testemunhas fiéis até que venhas arrebatar-nos para o teu glorioso lar. Amém


Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS





Um comentário:

  1. "João Batista afirmou eloqüentemente no decorrer do seu testemunho que Jesus Cristo é quem batiza (corno) Espírito Santo e com fogo":

    Senhores.
    Tem um erro na escrita no texto acima. Favor corrigi-lo.

    ResponderExcluir