domingo, 3 de abril de 2011

O ESPIRITO SANTO COMO RIOS DE AGUA VIVA




O ESPIRITO SANTO COMO RIOS DE AGUA VIVA

TEXTO ÁUREO: “Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra 8eca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” Is 44.3.

VERDADE PRÁTICA: A morte de Jesus é a causa da nossa salvação e também do derramamento do poder do Espírito Santo.

LEITURA EM CLASSE = Jo 7.37-39; Is 44.3,4; Sl 65.9; 46.4,5.

COMENTÁRIO

Existem no Brasil e pelo mundo inteiro muitos rios, grandes e pequenos, rasos e profundos, cuja beleza é variadíssima. Talvez exista um rio perto de onde você mora. Geralmente um grande rio tem inicio numa pequena nascente encravada ao pé de uma montanha, e à medida que ele vai aumentando, suas águas vão se tornando caudalosa e profundas, até ‘se transformar um grande rio, como é o caso de nosso rio Amazonas.

Como é maravilhoso ficar à beira de um rio, contemplando suas águas a correr, seus peixes a saltar, ,e suas ondas sendo beijadas pelos raios doirados do sol, quando cai a viração do dia! Jesus,  que. conhecia bem toda essa beleza, usou-a para ilustrar a sua obra realizada pelo Espírito Santo em nós, quando disse: “Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu.ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem...” Jo 7.38-39a.

Aí temos então o rio como um símbolo do Espírito Santo.
Muitos rios aqui deste mundo são barrentos, cheios de micróbios e suas águas poluídas pela sujeira que neles é lançada. São rios que não favorecem a quem beber de suas águas. Mas existem os rios limpos, cristalinos e de águas saudáveis. Assim é também nossa vida espiritual.

Existem muitas coisas neste mundo que não devem entrar em nosso coração. Em compensação existe a graça de Deus, o Espírito de Deus, de cujas fontes saudáveis podemos encher as nossas vidas. O Espírito Santo como água, tira nossa sede espiritual, fertiliza a nossa alma, tornando-a sadia, cheia de fé, alegre e plena de gozo. Foi por isso que Jesus disse: “rios de águas vivas correrão do seu ventre”, porque quem recebe o Espírito Santo no coração, recebe poder e alegria.

Quando é que bebemos água? — Quando estamos com sede, naturalmente. Pois assim é nossa vida espiritual. -Quando é que recebemos o poder do Espírito Santo? — Quando o buscamos em oração, com sede de bênçãos de Deus, com fé e desejo de sermos como um rio transbordante de paz e de gozo.
Da mesma maneira que ui rio cresce e torna-se profundo, assim somos nós. Crescemos espiritualmente e tornamo-nos uma bênção, quando estamos cheios do Espírito Santo de Deus. Que Deus ajude a você, querido menino ou menina. Seja como um rio que transborda, seja cheio do Espírito Santo.



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário