domingo, 3 de abril de 2011

O ESPÍRITO SANTO COMO POMBA


O ESPÍRITO SANTO COMO POMBA

TEXTO ÁUREO: “E João testificou di2endo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba, e repousar sobre ele. “Jo 1.32.

VERDADE PRATICA: Deus manda pelo Espírito Santo mensagens de encorajamento e conforto para nos ajudar a vencer.

LEITURA EM CLASSE = Mt 3.13-17; Gn 8.7-12.

COMENTÁRIO

Dando seqüência às nossas lições que falam dc símbolos do Espírito Santo, estudaremos hoje: o Espírito Santo como pomba. Das aves, a pomba é a que mais aparece na Bíblia, pois ela possui as qualidades próprias que podem representar a pureza, ternura, inocência, simplicidade, suavidade, amabilidade e outras virtudes próprias do Espírito de Deus. Dai ser a pomba um símbolo perfeito do Espírito Santo.

A Bíblia narra a história do Dilúvio, e de como Noé fez para saber se as águas estavam minguando, visto que estava dentro da arca sem poder calcular o volume de águas que pairava sobre a terra
Soltou uma pombinha que foi, e mais tarde voltou para a arca, trazendo no bico um ramo de oliveira. Que coisa extraordinária fez aquela pombinha, trazendo as boas novas para Noé e sua família!

E como era inteligente! Assim é o Espírito Santo, Ele sempre traz boas novas para os homens. Foi Ele quem inspirou os profetas que falaram de Jesus Cristo, e foi Ele quem gerou o próprio Jesus no ventre de Maria (Lc 1.35).
Tal como a pomba que pousa suavemente sobre o lugar onde deve ficar, assim o Espírito Santo pousa suavemente sobre nossos corações.

Assim como a pomba é delicada e singela, também o Espírito de Deus o é, especialmente quando entra no coração do pecador. Ele é meigo, amoroso, singelo no tratar com os homens, de maneira que a pessoa fica quebrantada ante tão suave companhia! Como a pomba que geme, assim o Espírito Santo geme e intercede por nós diante do trono de Deus a fim de tornar nossas orações poderosas e aceitas por Ele (Rm 8.26)
E para comprovar sua perfeita identidade com o Espírito de Deus, a pomba foi a figura vista por João Batista, quando Jesus foi batizado no rio Jordão.
Eis, portanto, querido estudante da Palavra de Deus, descrição daquilo que a Bíblia chama de símbolos. Que Deus encha o seu coração de ternura e de alegria na sua presença.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário