domingo, 29 de abril de 2012

A Igreja em Laodicéia


A Igreja em Laodicéia -- vv. 14-22

Chegamos agora à última e pior das igrejas da Ásia, o oposto da igreja de Filadélfia; se, por um lado, na de Filadélfia não houve nada que fosse reprovado, na de Laodicéia não há nada que se elogie, e mesmo assim esse era um dos sete castiçais de ouro, pois uma igreja corrompido pode ainda assim ser uma igreja. Temos aqui, como anteriormente:

O sobrescrito, para quem e de quem. 1. Para quem: “...ao anjo da igreja que está em Laodicéia”. Essa tinha sido uma cidade famosa à beira do rio Licos, tinha um muro de grande circunferência, e três teatros de mármore, e, como Roma, estava construída sobre sete colinas. Parece que o apóstolo Paulo foi instrumento na implantação do evangelho nessa cidade, da qual ele escreveu urna epístola, como menciona na epístola aos Colossenses, no último capítulo, na qual lhes envia saudações. distando Laodicéia não mais do que 30 quilômetros de Colossos.

Nessa cidade foi realizado um concílio no quarto século, mas já faz muito tempo que foi demolida, e está em ruínas até os dias de hoje, um monumento medonho à ira do Cordeiro. 2. De quem foi enviada essa mensagem. Aqui o nosso Senhor se apresenta como “. .0 Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. (1) O Amém, o que é estável e imutável em todos os seus propósitos e promessas, que são nele sim, e por meio dele o Amém. (2) A testemunha fiel e verdadeira, cujo testemunho de Deus aos homens deve ser completamente recebido e totalmente crido, e cujo testemunho dos homens acerca de Deus será plenamente recebido e considerado, e será uma testemunha rápida mas verdadeira contra todos os que professam ser cristãos mas são indiferentes e mornos. (3) O princípio da criação de Deus, seja da primeira criação, e assim Ele é o princípio, isto é, a primeira causa, o Criador e Governador dela; seja da segunda criação, a igreja, e assim Ele é o cabeça do corpo, o primogênito dos mortos, como está no capítulo 1.5, de onde esses títulos são tomados. Cristo, tendo ressuscitado a si mesmo por meio do seu próprio e divino poder, como o cabeça de uni novo mundo, ressuscita almas mortas para que sejam templo e igreja vivos para Ele mesmo.

 O tópico da carta, em que observamos:

1. A séria acusação formulada contra essa igreja, ministros e pessoas, por alguém que os conhecia melhor do que eles se conheciam a si mesmos:  “. . nem és frio nem quente”, mas pior do que qualquer um desses. “Tomara que foras frio ou quente!” (v. 15). Mornidão ou indiferença na religião é a pior condição no mundo. Se a religião é algo real, é a coisa mais excelente, e por isso devemos levá-la muito a sério; se não é uma coisa real, é o mais vil dos embustes, e deveríamos ser muito sérios na nossa oposição a ela.
Se a religião é digna de alguma coisa, é digna de tudo; uma indiferença aqui é inescusável. “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal (é Deus), segui-o”. Aqui não há lugar para neutralidade. Um inimigo declarado deve ter tratamento mais justo do que uma pessoa neutra e traiçoeira; e há mais esperança no caso de um pagão do que de alguém assim.

2. A ameaça de severo castigo: “. . .vomitar-te-ei da minha boca”. Assim como a água morna vira o estômago e provoca o vômito, assim os que professam sua fé mas são mornos viram o coração de Cristo contra eles. Ele está cansado deles, e não pode suportá-los por muito tempo.
Eles podem chamar sua mornidão de caridade, mansidão, moderação e grandeza da alma; é nauseante a Cristo, e torna assim os que se permitem a isso. Eles serão rejeitados, e definitivamente rejeitados; pois longe esteja do santo Jesus voltar-se ao que foi rejeitado.

3. Temos aqui a identificação de uma das causas dessa indiferença e inconsistência na religião, e essa é a presunção ou a auto-ilusão. Eles achavam que já estavam muito bem, e por isso eram indiferentes quanto a se estavam melhorando ou não: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido...” (v. 17). Observe aqui: Que diferença havia entre os pensamentos que eles tinham de si mesmos e os pensamentos que Cristo tinha deles. (1) Os elevados pensamentos que eles tinham de si mesmos: “...dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”; estavam ricos e enriquecendo mais, e foram enriquecidos a tal ponto que estavam acima de necessidades ou da possibilidade de necessidades. Talvez estivessem bem supridos com relação a seus corpos, e isso fez com que negligenciassem as necessidades da sua alma.

Ou talvez se sentissem bem supridos na sua alma; tinham conhecimento, e tomavam isso por religião; tinham dons, e os tomavam por graça; tinham inteligência, e a tomavam por verdadeira sabedoria; tinham ordenanças, e se apegaram a elas em vez de se apegarem ao Deus das ordenanças. Como deveríamos ser cuidadosos em não permitir a entrada do engano na nossa alma! Sem dúvida há muitos no inferno que uma vez pensavam estar no caminho para o céu. Supliquemos a Deus diariamente que não caiamos no erro de nos lisonjearmos e nos enganarmos a nós mesmos na preocupação pela nossa alma. (2) Os pensamentos maus que Cristo tinha deles; e Ele não estava enganado.

Ele sabia, embora eles não soubessem, que eles eram desgraçados, e miseráveis, e pobres, e cegos, e nus. O seu estado era desgraçado em si mesmo, e era tal que requeria piedade e compaixão de outros: embora eles estivessem orgulhosos de si mesmos, todos que conheciam o seu caso tinham pena deles. Pois: [1] Eles eram pobres, realmente pobres, quando diziam e pensavam que eram ricos; não tinham provisão para a alma da qual pudessem depender; sua alma estava morrendo de fome em meio à sua abundância; eles estavam em grande dívida para com a justiça de Deus, e não tinham nada para pagar nem que fosse a menor parte da dívida. [2] Eles estavam cegos; não conseguiam enxergar o seu estado, nem seu caminho, nem seu perigo; não conseguiam enxergar dentro de si mesmos; não conseguiam enxergar adiante; eram cegos, e mesmo assim pensavam que enxergavam; a própria luz que estava dentro deles era escuridão, e como deve ser grande essa escuridão.


Não conseguiam enxergar a Cristo, embora evidentemente exposto, e crucificado, diante de seus olhos. Não conseguiam enxergar a Deus pela fé, embora sempre estivesse presente com eles. Não conseguiam enxergar a morte, embora estivesse à frente deles. Não conseguiam olhar para dentro da eternidade, embora estivessem no limiar dela continuamente. [3] Eles estavam nus, sem roupas e sem casa ou refúgio para sua alma. Não tinham roupa, nem as vestes da justificação nem da santificação. Sua nudez tanto de culpa quanto de contaminação não tinha cobertura. Estavam sempre expostos ao pecado e à vergonha.

A sua justiça era de trapos de imundícia; eles eram trapos, que não os cobriam, trapos de imundícia, e os contaminavam. E estavam nus, sem casa e abrigo, pois estavam sem Deus, e Ele tem sido a habitação do seu povo em todas as épocas; somente nele a alma do homem pode encontrar descanso, e segurança, e todas as acomodações adequadas. As riquezas do corpo não enriquecem a alma; a visão do corpo não alumia a alma; a casa mais aconchegante para o corpo não vai fornecer o descanso e a segurança para a alma. A alma é uma coisa diferente do corpo, e precisa de acomodações adequadas à sua natureza, ou então em meio à prosperidade do corpo será desgraçada e miserável.

4. Temos aqui bom conselho dado por Cristo a esse povo pecaminoso, e o conselho é que abandonem essa vã e falsa opinião que têm de si mesmos, e se empenhem para serem o que aparentam ser: “...aconselho-te que de mim compres (v. 18). Observe: (1) O nosso Senhor Jesus continua a dar bons conselhos a quem lançou para trás seus conselhos. (2) A condição dos pecadores nunca é desesperadora enquanto desfrutarem dos generosos chamados e conselhos de Cristo. (3) O nosso bendito Senhor, o conselheiro, sempre dá o melhor conselho, e o que for mais apropriado à situação do pecador; como aqui: [1] Eles eram pobres; Cristo lhes aconselha que comprem dele ouro provado no fogo, para que sejam ricos.

Ele lhes dá a conhecer onde podem obter as verdadeiras riquezas e como podem obtê-las. Em primeiro lugar, onde podem obtê-las — com Ele mesmo; Ele não os envia aos ribeiros do Pactolus, nem às minas de Potosi, mas os convida a virem a Ele mesmo, a pérola de grande valor. Em segundo lugar, como eles devem obter esse verdadeiro ouro dele? Eles precisam comprá-lo. Mas isso parece desdizer tudo novamente. Como os que são pobres podem comprar ouro? Assim como podem comprar de Cristo vinho e leite, sem dinheiro e sem preço (Is 55.1).

E verdade que precisamos dispor de algo, mas não é nada de consideração valiosa, é somente para fazer lugar para receber as verdadeiras riquezas. “Separe-se do pecado e da auto-suficiência e venha a Cristo com a percepção da sua pobreza e do seu vazio, para que você possa ser preenchido com os tesouros escondidos dele”. [2] Eles estavam nus; Cristo lhes conta onde podem obter roupas, e roupas tais que possam cobrir sua vergonha e nudez.

Isso eles precisam receber de Cristo; e precisam somente tirar seus trapos de imundícia para que recebam e ponham as vestes brancas que Ele comprou e proveu para eles — sua própria justiça imputada como justificação e as vestes da santidade e da santificação. [3] Eles estavam cegos; e Ele lhes aconselha que dele comprem colírio para que vejam que abram mão da sua própria sabedoria e razão, que não são nada mais do que cegueira nas coisas de Deus, e se entreguem à sua palavra e Espírito, e seus olhos serão abertos para que vejam seu caminho e seu fim, sua tarefa e seus verdadeiros interesses; um novo e glorioso cenário se abrirá então para sua alma; um novo mundo provido dos objetos mais belos e excelentes, e essa luz será maravilhosa para os que estiverem recém libertadas dos poderes das trevas. Esse é o sábio e bom conselho que Cristo dá a almas indiferentes; e, se elas o seguirem, Ele vai se comprometer para honrar a sua realização.

5. Aqui é acrescentado grande e generoso encorajamento a esse povo pecaminoso para que levem em séria consideração a admoestação e o conselho que Cristo lhes deu (vv. 19,20). Ele lhes diz: (1) Isso lhes foi dado com verdadeira e meiga afeição: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo. Vocês podem pensar que lhes dei palavras duras e severas censuras; tudo isso foi por amor por suas almas. Eu não teria repreendido e corrigido tão abertamente sua mornidão pecaminosa e sua vã confiança, se Eu não fosse um amante das suas almas; se eu os tivesse odiado, Eu os teria abandonado, para que continuassem no pecado até a sua ruína”. Os pecadores devem aceitar as repreensões da palavra e da vara de Deus como sinais da sua boa vontade por suas almas, e como conseqüência devem se arrepender com seriedade, e se voltar para aquele que os fere; melhores são as censuras e as feridas feitas pelo amigo do que os sorrisos lisonjeiros do inimigo. (2) Se eles se submetessem às suas admoestações, Ele estava disposto a torná-los bons para sua alma: “Eis que estou à porta e bato...” (v. 20).

Observe aqui: [1] Cristo prazer por meio da sua palavra e Espírito para vir à porta do coração dos pecadores; Ele se aproxima deles wu misericórdia, disposto a fazer-lhes uma visita bondosa. [2] Ele encontra essa porta fechada para Ele; o coração do homem por natureza está fechado para Cristo por ignorância, incredulidade, preconceitos pecaminosos. [3] Quando Ele encontra o coração fechado, não recua imediatamente, mas espera a oportunidade de ser gracioso, mesmo que sua cabeça se cubra de sereno. [4] Ele usa todos os meios adequados para despertar pecadores, e fazer com que se abram para Ele; Ele chama por meio da sua palavra, Ele bate à porta por impulso do seu Espírito sobre a consciência deles. [5] Os que abrem a porta para Ele vão desfrutar da sua presença, para seu grande conforto e vantagem. Ele vai cear com eles; Ele vai aceitar o que houver de bom neles; Ele vai comer seu fruto prazeroso; e Ele vai trazer consigo a melhor parte da celebração. Se o que Ele encontra dá somente uma festa escassa, o que Ele traz vai compensar a deficiência; Ele vai dar nova provisão de graça e conforto, e por meio disso estimular novas ações de fé, e amor, e prazer; e em tudo isso Cristo e o seu povo arrependido vão desfrutar da agradável comunhão uns com os outros. Que infelicidade que pecadores indiferentes e obstinados perdem tanto por se negarem a abrir a porta do seu coração a Cristo!

Chegamos agora à conclusão dessa carta; e aqui temos como anteriormente:

1. A promessa feita ao fiel que vencer. Sugere-se aqui: (1) Que, embora essa igreja aparentemente estivesse totalmente devastada e destruída pela mornidão e autoconfiança, mesmo assim era possível que por meio das repreensões e conselhos de Cristo eles pudessem ser inspirados com novo zelo e vigor, e pudessem se tornar vencedores na sua batalha espiritual. (2) Que, se fizessem isso, todas as faltas anteriores seriam perdoadas, e teriam uma grande recompensa.

E o que é essa recompensa? “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (v. 21).
Aqui está claro: [1] Que o próprio Cristo enfrentou suas tentações e conflitos. [2] Que Ele as venceu todas e foi mais do que vencedor. [3] Que, como recompensa por seu conflito e vitória, Ele se assentou com Deus Pai no seu trono, tomado por aquela glória que Ele possuía com o Pai desde a eternidade, mas que Ele teve prazer em guardar em segredo aqui na terra, deixando-a por assim dizer nas mãos do Pai, como garantia de que terminaria sua obra como Salvador antes de reassumir aquela glória manifesta; e, tendo feito isso, então pignus reposcere — Ele reivindica a garantia, Ele aparece na sua glória divina igual à do Pai. [4] Que os que são conformes a Cristo nas suas provações e vitórias serão conformes a Ele na sua glória; eles se assentarão com Ele no seu trono, no seu trono de juízo no fim dos tempos, no seu trono de glória para toda a eternidade, brilhando por seus raios em virtude de sua união com Ele e de sua relação com Ele, como o corpo místico de que Ele é o cabeça.

2. Tudo é concluído com o pedido geral de atenção (v. 22), colocando na mente de todos a quem essas cartas são dirigidas que o que elas contêm não é de interpretação particular, não tem a intenção de ser instrução, censura e correção dessas igrejas em particular somente, mas de todas as igrejas de Cristo em todas as épocas e partes do mundo; e como vai haver uma semelhança em todas as igrejas sucessoras destas, tanto na sua beleza quanto nos seus pecados, assim elas podem esperar que Deus vai tratar delas da forma em que tratou destas aqui, que são padrão do que igrejas fiéis e frutíferas podem esperar de Deus, e o que as que são infiéis podem esperar sofrer de suas mãos; sim, que a forma de Deus tratar as suas igrejas possa prover instrução útil ao restante do mundo, para que se ponham a refletir: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4.17).

Assim terminam as mensagens de Cristo às igrejas da Asia, a parte epistolar deste livro. Chegamos agora à parte profética.



Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Comentário Bíblico Mathew Henry  - Novo Testamento Edição Completa



Nenhum comentário:

Postar um comentário