domingo, 1 de abril de 2012

O livro do Apocalipse de João consiste em duas partes principais:

O livro do Apocalipse de João consiste em duas partes principais:

1. Relata “as coisas que são”, isto é, o estado da Igreja da época, e contém a epístola de João às sete igrejas, o seu relato sobre a manifestação do Senhor Jesus e sua ordem para que o apóstolo escrevesse o que havia visto (Ap 1.9-20). Contém os sermões ou epístolas às sete igrejas da Asia, que referem-se ao estado das respectivas igrejas como existiam na época. Essas cartas contêm excelentes preceitos, exortações, recomendações, repreensões, promessas e ameaças aptas para instruir a Igreja cristã de todos os tempos.

2. Contém uma profecia das coisas que breve devem acontecer, e descreve o futuro estado da Igreja, desde a época em que o apóstolo contemplou as visões aqui registradas. Foi concebida para o nosso aperfeiçoamento espiritual, para advertir o pecador descuidado, para mostrar o caminho da salvação ao que, despertado, pergunta para edificar o crente fraco e consolar o cristão aflito e tentado; podemos acrescentar especialmente que este livro fortalece os mártires de Cristo submetidos às cruéis perseguições e sofrimentos infligidos por Satanás e seus seguidores.

CAPÍTULO 1

Versículos 1-3: A origem, o desígnio divino e a importância deste livro; 4-8. O apóstolo João saúda às sete igrejas da Ásia; 9-11: Declara quando, onde e como recebeu a revelação; 12- 20: A visão, na qual viu Cristo aparecer.

Vv. 1-3. Este livro é a revelação de Jesus Cristo; toda a Bíblia o é, porque toda a revelação vem de Cristo e tudo se relaciona a Ele. Seu tema principal é expor os propósitos de Deus acerca dos assuntos da Igreja e das nações, segundo se relacionam com ela, e do fim do mundo. Tudo isto acontecerá com toda certeza, e começarão a acontecer dentro de pouco tempo. O próprio Cristo é Deus e tem luz e vida em si, mas como Mediador entre Deus e o homem, recebe instruções do Pai. A Ele devemos o conhecimento do que temos que esperar de Deus e do que Ele espera de nós. O tema desta revelação são as coisas que em breve devem acontecer. E pronunciada uma benção para todos os que lêem ou escutam as palavras desta profecia. Aqueles que investigam a Bíblia têm uma boa ocupação. Não basta ler e ouvir; devemos manter em nossa memória, afetos e na prática as coisas que aqui estão escritas, e seremos abençoados na obra. Até os mistérios e as dificuldades deste livro, que estão unidos às revelações de Deus, são adequados para imprimir na mente um temor reverente e para purificar a alma do leitor, ainda que este não discirna o significado profético. Nenhuma Outra parte das Escrituras expõe mais plenamente o Evangelho, e adverte melhor contra o mal que é trazido pelo pecado.

Vv. 4-8. Não pode haver verdadeira paz onde não há verdadeira graça; onde a graça for será seguida pela paz. Esta benção é concedida no nome de Deus, da santa Trindade, um ato de adoração. Primeiro nomeia-se ao Pai, descrito como Senhor, que é, que era e que há de vir, eterno e imutável. O Espírito Santo é chamado de “os sete espíritos”, o perfeito Espírito de Deus, em quem há diversidade de dons e operações. O Senhor Jesus Cristo foi, desde a eternidade, uma testemunha de todos os conselhos de Deus. Ele é o Primogênito dos mortos, que por seu poder ressuscitará o seu povo. Ele é o Príncipe dos reis da terra; por Ele os conselhos destes são derrogados, e diante dEle os homens são responsáveis por prestar contas. 

O pecado deixa uma mancha de culpa e contaminação na alma. Nada pode tirar esta mancha, senão o sangue de Cristo, e Cristo derramou o seu próprio sangue para satisfazer a justiça divina e comprar o perdão e a pureza para o seu povo.

Cristo faz dos crentes reis e sacerdotes para Deus, o seu Pai. Como tais eles vencem ao mundo, mortificam o pecado, governam os seus próprios espíritos, resistem a Satanás, prevalecem com Deus em oração e julgarão o mundo. Ele os tem feito sacerdotes, lhes deu acesso a Deus, capacita-os para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis; por estes favores, eles lhe dão domínio e glória para sempre.

Ele julgará ao mundo. O apóstolo chama atenção a esse dia no qual todos veremos a sabedoria e a felicidade dos amigos de Cristo e a loucura e a desgraça de seus inimigos. Pensemos freqüentemente na Segunda Vinda de Cristo. Ele virá para terror daqueles que o ferem e o crucificam de novo em sua apostasia; Ele virá para assombro de todos os ímpios. Ele é o Princípio e o Fim; todas as coisas são dEle e para Ele; Ele é Todo-Poderoso; é o mesmo, Eterno e Imutável. Se desejamos ser contados com os seus santos na glória eterna devemos nos submeter agora voluntariamente a Ele, recebê-lo e honrá-lo como Salvador, pois cremos que virá a ser o nosso juiz. Oh! Há muitos que desejariam nunca morrer e que não houvesse um dia de juízo!

Vv. 9-11. O consolo do apóstolo é que não sofreu como malfeitor, mas pelo testemunho de Jesus, por testemunhar de Cristo como Emanuel, o Salvador; o Espírito de glória e de Deus repousou sobre este perseguido apóstolo. O dia e a hora desta visão foi o dia do Senhor, o dia do repouso cristão, o primeiro dia da semana, observado em memória da ressurreição de Cristo. Nós que o chamamos “Senhor nosso”, deveríamos honrá-lo em um dia próprio. O nome mostra como este dia sagrado deveria ser observado; o dia reservado ao Senhor deveria ser dedicado absolutamente a Ele, e nenhuma de suas horas deveria ser empregada de forma sensual, mundana ou em diversões.

Ele estava em uma atitude séria, celestial e espiritual, sob a influência da graça do Espírito de Deus. Os que desejam desfrutar da comunhão com Deus em um dia dedicado ao Senhor, devem procurar tirar os seus pensamentos e afetos das coisas terrenas. Se os crentes são impedidos de observar um santo dia dedicado ao Senhor, as ordenanças públicas e a comunhão dos santos, por necessidade e não por própria opção, podem buscar consolo na meditação e nos deveres secretos da influência do Espírito; ouvindo a voz e contemplando a glória de seu amado Salvador, e de cujas palavras de graça e poder confinamento algum ou alguma circunstância exterior os pode separar. E dado um alarme com o som da trombeta, e logo o apóstolo ouviu a voz de Cristo.

Vv. 12-20. As igrejas recebem a luz de Cristo e do Evangelho, e mostram-na a outros. Elas são os castiçais de ouro; devem ser preciosas e puras; não somente os ministros, mas os membros delas; assim a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que possamos levar outros a dar glória a Deus. O apóstolo viu o Senhor Jesus Cristo aparecer em meio aos castiçais de ouro. Ele sempre está com suas igrejas, até o fim do mundo, enchendo-as com luz, vida e amor. Estava vestido com um manto até os seus pés, talvez representando a sua justiça e o seu sacerdócio, como Mediador. Esta vestimenta estava cingida com um cinto de ouro, que pode denotar quão preciosos são o seu amor e afeto por seu povo. Sua cabeça e cabelos brancos como a lã e a neve podem representar a sua majestade, pureza e eternidade.

Seus olhos como chamas de fogo podem representar seu conhecimento dos segredos de todos os corações e dos acontecimentos mais distantes. Seus pés, como de bronze reluzente que arde em um forno, podem denotar a firmeza de seus desígnios e a excelência de seus procedimentos. Sua voz, como o som de muitas águas, pode representar o poder de sua palavra para resgatar ou destruir. As sete estrelas simbolizavam os ministros das sete igrejas às quais o apóstolo deveria escrever, e a quem Cristo sustentava e comandava. A espada representa a sua justiça e a sua palavra, que alcança até a divisão da alma e do espírito (Hb 4.12); seu rosto era como o sol, quando brilha clara e fortemente; a sua força é extremamente brilhante e capaz de cegar os olhos mortais que tentam contemplá-la.

O apóstolo estava surpreendido com a grandeza do brilho e da glória em que Cristo lhe apareceu. Devemos estar contentes em andar por fé enquanto estivermos aqui na terra. O Senhor Jesus disse palavras de consolo: Não temas. Palavras de instrução, dizendo quem era o que havia aparecido daquela maneira. Sua natureza divina: o Primeiro e o Último. Seus sofrimentos anteriores: esteve morto, e os seus discípulos o viram na cruz. Sua ressurreição e vida: venceu a morte e é a vida eterna. Seu ofício e autoridade: o domínio soberano sobre o mundo invisível, como juiz de tudo, de cuja sentença não há apelação. Ouçamos a voz de Cristo e recebamos as dádivas de seu amor; por que Ele se ocultaria daqueles por cujos pecados morreu? Então, obedeçamos a sua Palavra e entreguemo-nos totalmente àquEle que dirige todas as coisas retamente.

CAPÍTULO 2

Versículos 1-7: Epístolas às igrejas da Ásia, com advertências e exortações. À igreja de Éfeso; 8-11: À igreja de Esmirna; 12-17: À de Pérgamo; 18-29: À de Tiatira.
Vv. 1-7. Estas igrejas estavam em tão diferentes estados de pureza de doutrina e poder da piedade, que as palavras de Cristo para elas sempre servirão bem para o caso de outras igrejas e crentes. Cristo conhece e observa o estado delas; mesmo estando no céu, anda em meio às suas igrejas na terra, observando o que está mau nelas e o que lhes falta.

A igreja de Éfeso é elogiada pela diligência em relação ao seu dever. Cristo leva em consideração cada hora de trabalho que seus servos fazem para Ele na terra, e o trabalho deles não será vão no Senhor. Porém, não é suficiente ser diligentes; deve haver paciência para suportar e paciência para esperar. Ainda que devamos mostrar mansidão a todos os homens, também devemos mostrar justo zelo contra seus pecados. O pecado de que Cristo acusa a esta igreja não é que houvesse deixado e abandonado ao objeto do amor, mas de ter perdido o grau de fervor que teve no princípio. Cristo fica descontente com seu povo quando o vê relaxado e frio para com Ele. E certo que esta menção na Escritura, sobre os cristãos que abandonam o seu primeiro amor, é uma reprovação para aqueles que falam sobre isto com negligência e procuram assim escusar a indiferença e a preguiça neles mesmos e em outros. Nosso Salvador considera esta indiferença como pecaminosa. Eles devem se arrepender, condoer- se e envergonhar-se por sua pecaminosa inclinação, e confessá-la humildemente ante os olhos de Deus. Devem se propor a recuperar o seu primeiro zelo, ternura e fervor, e devem orar tão fervorosamente e vigiar tão diligentemente como quando entraram ao princípio nos caminhos de Deus. Se a presença da graça e do Espírito de Cristo for por nós descuidada, podemos esperar o seu desagrado. E feita uma alentadora menção do que era bom neles. 

A indiferença para com a verdade e o erro, para com o bem e o mal, pode ser chamada de caridade e mansidão, mas não é assim considerada por Cristo, e tem o seu desagrado. A vida cristã é uma guerra contra o pecado, contra Satanás, contra o mundo e a carne. Nunca devemos ceder diante de nossos inimigos espirituais, pois teremos um glorioso triunfo e recompensa. Todos os que perseverarem, receberão de Cristo, como a árvore da vida, a perfeição e a confirmação da santidade e a felicidade, não no paraíso terreno, mas no celestial.

Esta é uma expressão figurada, tomada do relato do jardim do Éden, que significa os gozos puros, satisfatórios e eternos do céu; e a espera deles neste mundo por fé, em comunhão com Cristo e com as consolações do Espírito Santo. Crentes, lutai aqui a vossa vida de luta, e esperai e aguardai uma vida tranqüila no além; a Palavra de Deus nunca promete que aqui teremos tranqüilidade e liberdade completa quanto aos conflitos.

Vv. 8-18. Nosso Senhor Jesus é o primeiro porque por Ele foram feitas todas as coisas; Ele estava com Deus antes de todas as coisas, e é o próprio Deus. Ele é o último porque será o juiz de todos. Como Primeiro e Ultimo, que foi morto e reviveu, é o Irmão e Amigo do crente. Este deve ser rico na mais profunda pobreza, digno de honra em meio à mais profunda humilhação e sentir-se feliz quando submetido à mais pesada tribulação, como a igreja de Esmirna. Muitos dos ricos deste mundo são pobres quanto ao vindouro; e alguns que são pobres por fora, são ricos por dentro em fé, boas obras, privilégios, ricos em dons e em esperança. Onde há abundância espiritual, a pobreza externa pode ser suportada; quando o povo de Deus é empobrecido quanto a esta vida por amor à Cristo e à boa consciência, Ele os compensa em tudo com riquezas espirituais. Cristo nos dá forças contra as tribulações iminentes. Não temais nenhuma destas coisas; não somente proibais o temor servil, mas submetei-o, proporcionando fortaleza e valor à alma. Será para prová-los, não para destruí-los.

Observe a certeza da recompensa: “Te darei”; eles receberão a recompensa da própria mão de Cristo. Além disso, quão adequada é: “a coroa da vida”; a vida gasta a seu serviço ou entregue à sua causa será recompensada como uma vida muito melhor, aquela que será eterna. A segunda morte é indizivelmente pior do que a primeira, tanto em suas agonias quanto por ser eterna: sem dúvida é espantoso morrer e continuar morrendo para sempre. Se um homem for livrado da segunda morte e da ira vindoura, poderá suportar com paciência o que quer que encontre neste mundo.

Vv. 12-17. A Palavra de Deus é uma espada, capaz de cortar pecados e pecadores. Gira e corta por todas as partes, porém o crente não deve temer esta espada; mesmo sabendo que a confiança não pode receber respaldo sem uma obediência constante. Como o nosso Senhor vê todos os benefícios e oportunidades que temos para cumprir o nosso dever nos lugares onde habitamos, assim também vê as nossas tentações e desalentos pelas mesmas causas. Em uma situação de prova, a igreja de Pérgamo não negou a fé, nem por franca apostasia, nem por ceder a fim de evitar a cruz. Cristo elogia a sua firmeza, porém repreende as suas faltas pecaminosas. Uma visão equivocada sobre a doutrina do Evangelho e da liberdade cristã, era a raiz de amargura da qual surgiram maus costumes. O arrependimento é o dever das igrejas e dos homens, de todas as pessoas em particular: aqueles que pecam juntos, devem arrepender-se juntos.

Aqui está a promessa de favor para os que vencerem. As influências e as consolações do
Espírito de Cristo descem do céu à alma, para apoiá-la. Isto está oculto ao resto do mundo. O novo nome é o nome da adoção: quando o Espírito Santo mostra a sua obra na alma do crente, ele compreende o novo nome e a sua verdadeira importância.

Vv. 18-29. Mesmo que o Senhor conheça as obras de seu povo, que são feitas em amor, fé, zelo e paciência, os repreenderá, corrigirá ou castigará se seus olhos, que são como chamas de fogo, os virem cometendo ou permitindo o que é mau.

Aqui há um elogio ao ministério e ao povo de Tiatira por parte daquele que conhecia os princípios pelos quais eles agiam. Eles se comportaram de modo melhor e mais sábio, Todos os cristãos devem desejar fervorosamente que as suas últimas obras sejam as melhores. Porém, esta igreja convivia com alguns malvados sedutores. Deus é conhecido pelos juízos que executa; por isto, sobre os sedutores, mostra que é perfeitamente conhecedor dos corações dos homens, de seus princípios, desígnios, disposições e temperamentos. Dá-se alento aos que se mantinham puros e incontaminados.

E perigoso desprezar o mistério de Deus, tão perigoso quanto receber os mistérios de Satanás. Acautelemo-nos das profundidades do Diabo, das quais os que menos as conhecem são os mais felizes. Quão terno é Cristo com seus servos fiéis! Ele não coloca carga sobre seus filhos, senão o que é para o bem deles. Há promessa de uma ampla recompensa para o crente perseverante e vitorioso; também conhecimento e sabedoria apropriados para seu poder e domínio. Cristo traz consigo à alma o dia, a luz da graça e a glória em sua presença e seu gozo, seu Senhor e Salvador. Depois de cada vitória prossigamos com nossa superioridade contra o inimigo, para que possamos vencer e manter as obras de Cristo até o fim.

CAPÍTULO 3

Versículos 1-6 Epístola à igreja de Sardo; 7-13: À de Filadélfia; 14-22: À de Laodicéia.

Vv. 1-6. O Senhor Jesus é aquEle que tem o Espírito Santo com todos os seus poderes, graças e operações. A hipocrisia e a lamentável deterioração da fé são os pecados de que o Senhor Jesus acusa a igreja de Sardo. As coisas exteriores pareciam bem para os homens, porém, ali havia somente uma piedade aparente, não o poder; uma fama de que vive, não um princípio de vida. Havia grande mortandade em suas almas e em seus serviços; muitos eram totalmente hipócritas, e outros estavam vivendo de forma desordenada e morta. Nosso Senhor os chamou a colocarem-se alertas contra os seus inimigos, e ativos e fervorosos em seus deveres; a se portarem dependendo da graça do Espírito Santo, a renovar e fortalecer a fé e os afetos espirituais dos que estavam vivos para Deus, ainda que em decadência. Perdemos terreno cada vez que baixamos a guarda.

Suas obras são ocas e vazias; as orações não estão cheias de desejos santos, as esmolas não são obras cheias de caridade verdadeira, os dias de repouso não estão cheios de devoção da alma que se comporta de maneira adequada para com Deus. Não há afetos internos adequados para os atos e expressões exteriores; quando falta o espírito, a forma não permanece por muito tempo.

Ao procurar um avivamento para a nossa alma ou para a dos demais, devemos comparar o que professamos com a maneira como vivemos, para sermos humilhados e vivificados, e tomarmos firmemente o que resta. Cristo enfatiza o seu conselho com uma temível ameaça, se fosse desprezado.

Contudo, o nosso amado Senhor não deixa estes pecadores sem alento. Faz uma honrosa menção do remanescente fiel de Sardo e formula uma promessa de graça para eles. O que vencer será vestido com vestes brancas; a pureza da graça será recompensada com a perfeita pureza da glória. Cristo tem seu livro da vida, um registro de todos os que herdarão a vida eterna; o livro de memórias de todos os que vivem para Deus e mantêm a vida e o poder da piedade nos tempos maus. Cristo tomará este livro da vida e mostrará os nomes dos fiéis, diante de Deus, e diante de todos os anjos no grande dia.

Vv. 7-13. O próprio Senhor Jesus tem a chave do governo e da autoridade na Igreja e sobre ela. Abre uma porta de oportunidade às suas igrejas; abre uma porta de pregação aos seus ministros; abre uma porta de entrada, abre o coração. Ele fecha a porta do céu ao néscio que dorme no dia da graça, e aos que cometem iniqüidades por serem vãos e confiados.

Elogia a igreja de Filadélfia, mas com uma suave reprovação. Mesmo que Cristo aceite um pouco de vigor, contudo os crentes não devem ficar satisfeitos com um pouco, mas devem esforçar-se para crescer em graça, para ser fortes na fé dando glória a Deus. Cristo pode mostrar esse favor ao seu povo, de modo que seus inimigos se vejam forçados a reconhecê-lo. Pela graça de Jesus isto abrandará os seus inimigos, dando-lhes o desejo de ser admitidos à comunhão com o seu povo. Cristo promete preservar a graça em épocas de maior prova, como prêmio pela fidelidade passada: ao que tem lhe será dado. Aqueles que sustentam o Evangelho em épocas de paz, serão sustentados por Cristo na hora de tentação, e a mesma graça divina que os tem feito frutificar em tempos de paz os fará fiéis em tempos de perseguição. Cristo promete uma gloriosa recompensa ao crente vitorioso. Este será uma coluna monumental no templo de Deus; um monumento à poderosa graça de Deus; um monumento que nunca será eliminado nem arrebatado. Sobre esta coluna será escrito o novo nome de Cristo, por isto se manifestará sob o crente que lutou a boa batalha e saiu vitorioso.

Vv. 14-22. Laodicéia era a última e a mais frágil das sete igrejas da Asia. Aqui nosso Senhor Jesus apresenta-se como “o Amém”: alguém constante e imutável em todos os seus propósitos e promessas.

Se a religião tem valor, podemos dizer que possui o maior valor. Cristo espera que os homens sejam fervorosos. Quantos há que professam a doutrina do Evangelho e não são frios nem quentes, salvo se forem indiferentes em relação às coisas necessárias, e quentes e vigorosos nos debates de coisas de menor importância; promete-se um severo castigo. Eles darão uma falsa impressão do cristianismo, como se fosse uma religião ímpia, enquanto outros concluirão que esta não dá uma satisfação real; caso contrário os seus professos não poriam tão pouco o coração nela, ou não estariam dispostos a buscar prazer ou felicidade no mundo. Uma causa desta indiferença e incoerência na religião é o orgulho e o engano de si mesmo: “Como dizes”. Que grande diferença há entre o que eles pensam de si mesmos e o que Cristo pensa deles.

Quanto cuidado devemos ter para não enganar a nossa própria alma No inferno há muitos que pensaram estar bem adiantados no caminho ao céu. Roguemos a Deus para que não sejamos entregues a adularmos e a enganarmos a nós mesmos. Os professos se orgulhavam à medida que tornavam-se carnais e formais. O estado deles era miserável por si mesmo. Eram realmente pobres, porém, diziam e pensavam que eram ricos. Não podiam enxergar o estado em que se encontravam, nem seu caminho, nem seu perigo, mas pensavam que sim. Não tinham o manto da justificação nem da santificação: estavam nus ao pecado e à vergonha; a justiça deles era um trapo de imundícia, trapos que não os cobririam, mas que os contaminavam. Estavam nus, sem casa nem teto, porque estavam sem Deus, o único em quem a alma pode encontrar repouso e segurança.

Cristo aconselhou bem esta gente pecadora. Felizes são aqueles que aceitam o seu conselho, porque todos os que não os aceitam perecerão em seus pecados. Cristo mostra-lhes onde podem ter verdadeiras riquezas e como podem obtê-las. Devem deixar algumas coisas, porém nada de valor; e isto é somente para dar lugar a receber riquezas verdadeiras. Abandonando-se o pecado e a confiança em si mesmo para que possam ser cheios com o seu tesouro que está reservado e oculto. Têm que receber estas vestes brancas de Cristo, as quais Ele comprou e providenciou para eles: sua própria justiça imputada para justificação e as vestes da santidade e da santificação.

Que eles se entreguem à sua Palavra e ao seu Espírito; então os seus olhos serão abertos para que vejam o seu caminho e o seu fim. Examinemo-nos pela regra de sua Palavra e oremos com fervor pelo ensino de seu Espírito Santo, para que tire de nós a soberba, os preconceitos e as concupiscências carnais. Os pecadores deveriam tomar as repreensões da Palavra e da vara de Deus como sinais de seu amor por suas almas. Cristo ficou do lado de fora; Ele chama pelos tratos da providência, das advertências e dos ensinos de sua Palavra e da obra de seu Espírito. Cristo, com sua Palavra e Espírito, e por sua graça ainda continua vindo à porta do coração dos pecadores. Os que a abrirem desfrutarão de sua presença. Se aqueles a quem Ele encontra servem-no somente para uma pobre festa, Ele a tornará rica. Ele dará uma nova provisão de graça e consolo.

Na conclusão encontra-se a promessa para o crente vencedor. O próprio Cristo sofreu tentações e conflitos; venceu a todos e foi mais do que vencedor. Aqueles que são como Cristo em suas provas, serão feitos como Ele em glória. Termina tudo com o pedido de atenção geral. Estes conselhos, ainda que aptos para as igrejas às quais foram dirigidos, são profundamente interessantes para todos os homens.

CAPÍTULO 4

Versículos 1-8: Uma visão de Deus em seu glorioso trono, ao redor do qual havia vinte e quatro anciãos e quatro seres viventes; 9-11: O apóstolo ouviu os seus cânticos e os dos santos anjos.

Vv. 1-8. Depois que o Senhor Jesus instruiu o apóstolo para que escrevesse “as coisas que são” às igrejas, houve outra visão. O apóstolo viu um trono posto no céu, um emblema do domínio universal de Deus. Viu um ser glorioso no trono, impossível de ser descrito por expressões humanas, e de ser representado por uma semelhança ou imagem, mas somente por seu fulgor sem igual. Estes pareciam símbolos da excelência da natureza divina e da temível justiça de Deus.
O arco-íris é um símbolo apropriado do pacto de promessas que Deus tem feito com Cristo, como Cabeça da Igreja e com todo o seu povo nEle. A cor dominante era um verde aprazível, demonstrando a natureza renovada e refrescante do novo pacto.

Havia vinte e quatro assentos ao redor do trono, onde estavam vinte e quatro anciãos, que, provavelmente, representam toda a Igreja de Deus. Estarem sentados significa honra, repouso e satisfação, e ao redor do trono significa a proximidade a Deus, a visão e o deleite que têm dEle. Os anciãos vestem roupas brancas, a justiça imputada aos santos, e a sua santidade: em suas cabeças tinham coroas de ouro, significando a glória que têm com Ele. Do trono saiam raios e vozes; as temíveis declarações que Deus faz à sua Igreja acerca de sua soberana vontade e prazer.

Haviam sete lâmpadas de fogo ardendo diante do trono, os dons, as graças e as operações do Espírito de Deus nas igrejas de Cristo, dispensadas conforme a vontade e o prazer do que se assenta no trono. Na Igreja do Evangelho, a lavagem para a purificação é o sangue do Senhor Jesus Cristo, que limpa de o todo pecado. Neste, todos devem ser lavados para que, pela graça, sejam admitidos na presença de Deus na terra e diante de sua gloriosa presença no céu.

O apóstolo viu quatro seres viventes entre o trono e o círculo dos anciãos, postos entre Deus e o povo. Estes pareciam representar os verdadeiros ministros do Evangelho, por seu lugar entre Deus e o povo. Isto também mostra a descrição dada, que significa sabedoria, valor, diligência e discrição, e os afetos pelos quais sobem ao céu.

Vv. 9-11. Todos os crentes verdadeiros atribuem sua redenção e conversão, seus privilégios presentes e esperanças futuras, ao Eterno e Santo Deus. Assim sobem ao céu os cânticos de gratidão, e para sempre harmoniosos dos redimidos. Na terra, façamos como eles, que os nossos louvores sejam constantes, ininterruptos, unidos, indivisíveis, agradecidos, não frios nem formais; humildes e não confiados em si mesmos.

CAPÍTULO 5

Versículos 1-7: Um livro selado com sete selos, que não poderia ser aberto por ninguém, senão por Cristo, que toma o livro e abre-o; 8-14: Toda a honra é atribuída a Ele, como digno de abri-lo.

Vv. 1-7. O apóstolo viu na mão do que estava assentado no trono um rolo de pergaminhos, da forma habitual daqueles tempos, e selado com sete selos. Representava os propósitos secretos de Deus que seriam revelados. Os desígnios e os métodos da providência divina para a Igreja e o mundo estão estabelecidos, determinados e escritos.

Os conselhos de Deus estão inteiramente ocultos dos olhos e do entendimento das criaturas. O selo não é retirado, nem as diversas partes do rolo são abertas de imediato, mas uma parte depois da outra, até que todo o mistério do conselho e conduta de Deus seja consumado no mundo.

As criaturas não podem abri-lo nem lê-lo; somente o Senhor pode fazê-lo. Aqueles que mais vêem de Deus, desejam ver ainda mais; os que têm visto a sua glória desejam conhecer a sua vontade, e os homens bons podem estar extremamente anelantes e apressados por esquadrinhar os mistérios da conduta divina. Tais desejos convertem-se em lamento e pesar se não forem respondidos prontamente.

]Se João chorou muito porque não podia ler o livro dos decretos de Deus, quantas razões muitos têm para derramar rios de lágrimas por sua ignorância sobre o Evangelho de Cristo, do qual depende a salvação eterna!

Não temos que chorar por não conseguir prever acontecimentos futuros acerca de nós mesmos neste mundo; a ansiosa expectativa das perspectivas futuras ou a previsão de calamidades vindouras nos faria igualmente inaptos para nossos deveres e conflitos presentes ou tornariam inquietantes os nossos dias de prosperidade. Porém, podemos desejar saber, pelas promessas e profecias das Escrituras, qual será o acontecimento final para os crentes e para a Igreja; o Filho encarnado tem prevalecido para que aprendamos tudo o que necessitamos saber. Cristo está como Mediador entre Deus, os ministros e o seu povo. É chamado de Leão, porém aparece como Cordeiro imolado.

Aparece com as marcas de seus sofrimentos para mostrar que intercede por nós no céu, em virtude da satisfação que realizou. Aparece como Cordeiro, com sete chifres e sete olhos: o poder perfeito para executar toda a vontade de Deus, e a sabedoria perfeita para entendê-la e realizá-la da maneira mais eficaz. O Pai colocou o livro de seus eternos conselhos nas mãos de Cristo, e Cristo o tomou rápida e alegremente em suas mãos: Ele deleita-se em dar a conhecer a vontade de seu Pai, e dá o Espírito Santo para revelar a verdade e a vontade de Deus.

Vv. 8-14. É motivo de gozo para todo o mundo ver que Deus trata os homens com graça e misericórdia por meio do Redentor. Ele governa o mundo, não só como Criador, mas como o nosso Salvador. As harpas eram instrumentos de louvor; os vasos estavam cheios de perfume ou incenso, que representam as orações dos santos: o louvor e a oração sempre devem ser oferecidos juntos. Cristo redimiu o seu povo da escravidão do pecado, da culpa e de Satanás. Não só tem comprado liberdade para eles, mas também a honra e a mais alta preferência; os têm feito reis e sacerdotes; reis para que reinem sobre os seus próprios espíritos e para vencerem o mundo e o maligno; os faz sacerdotes dando-lhes acesso a Ele mesmo, e liberdade para oferecerem sacrifícios espirituais.

Que palavras poderiam declarar mais plenamente que Cristo é, e deve ser adorado de modo igual ao Pai, por todas as criaturas, por toda a eternidade! Felizes são aqueles que o adorarão e louvarão no céu, e que para sempre bendirão ao Cordeiro que os livrou e os separou para si por seu sangue. Quão digno és tu, ó Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, de nossos mais excelsos louvores! Todas as criaturas devem proclamar a tua grandeza e adorar a tua majestade.

CAPÍTULO 6

Versículos 1-8: A abertura dos selos— O primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto selo; 9-11: O quinto; 12-17: O sexto.

Vv. 1-8. Cristo, o Cordeiro, abre o primeiro selo. Observe que um cavaleiro sai em um cavalo branco. Parece que a intenção da saída deste cavalo branco é um tempo de paz, ou o adiantado progresso da religião cristã; sua saída com pureza no tempo em que o seu Fundador celestial mandou os seus apóstolos a ensinar a todas as nações, acrescentando: E eis que estou convosco até a consumação dos séculos.
A religião divina sai coroada tendo o favor divino sobre ela, armada espiritualmente contra os seus inimigos, e destinada a ser vitoriosa ao final.

Ao abrir o segundo selo, aparece um segundo cavalo; este é vermelho e significa os juízos que fazem estragos. A espada da guerra e da perseguição é um juízo temível; tira a paz da terra, que é uma das maiores bênçãos; e os homens que deveriam amar-se e ajudar-se uns aos outros, dedicam-se a matar-se uns aos outros. Tais cenas também seguiram a pura era do cristianismo temporão, quando desprezando a caridade e o vínculo da paz, os lideres cristãos se dividiram entre si, apelaram à espada e se enredaram na culpa.

Ao abrir o terceiro selo, apareceu um cavalo negro, cor que denota luto e ais, trevas e ignorância. Aquele que o montava tinha um jugo (balança, na versão de 1960 da Bíblia) em sua mão. Houve tentativas de se colocar um jugo de observâncias supersticiosas sobre os discípulos. Conforme a corrente do cristianismo foi fluindo e afastando-se de sua pura fonte, foi se corrompendo mais e mais. Durante o avanço deste cavalo negro, as necessidades da vida estariam a preços exagerados e as coisas mais custosas não deveriam ser danificadas. Conforme a linguagem profética, estes artigos significavam o alimento do saber religioso, pelo qual as almas dos homens são sustentadas para a vida eterna; tais como nós que somos convidados a comprar (Is 55.1).

Porém, quando as nuvens negras da ignorância e da superstição, denotadas pelo cavalo negro, se esparramam sobre o mundo cristão, o conhecimento e a prática da religião verdadeira tornam-se escassos. Quando o povo odeia seu alimento espiritual, Deus pode privá-los, com justiça, de seu pão diário. A fome de pão é um juízo terrível, mas a fome da Palavra o é muito mais. Ao abrir o quarto selo, saiu outro cavalo, de cor amarela, pálido. O cavaleiro era a morte, o rei dos terrores.

Os assistentes ou seguidores deste rei dos terrores, são o inferno, e o estado da miséria eterna para todos os que morrem em seus pecados; nas épocas da destruição geral, multidões vão à cova sem estar preparadas. O período do quarto selo é um período de grande matança e devastação, que destrói tudo que possa trazer felicidade à vida, assolando a vida espiritual do. homens. Assim, o mistério de iniqüidade foi contemplado e seu poder estendido sobre -a vida e a consciência dos homens. Não se pode discernir as datas exatas destes quatro selos, porque as mudanças foram graduais.

Deus lhes deu poder, isto é, os fez instrumentos de sua ira ou de seus juízos: todas as calamidades públicas estão sob seu comando; só avançam quando Deus ordena, e não vão além do que Ele permite.

Vv. 9-11. A visão do apóstolo ao abrir-se o quinto selo foi impressionante. Viu as almas dos mártires debaixo do altar do céu, aos pés de Cristo. Os perseguidores só podem matar o corpo; depois disto, não podem fazer mais nada; a alma vive para sempre. Deus tem providenciado um bom lugar no mundo melhor, para aqueles que são fiéis até a morte. O que lhes dá o acesso ao céu não é a sua própria morte, mas o sacrifício de Cristo. A causa pela qual sofreram foi a Palavra de Deus: o melhor que todo homem pode fazer é dar a sua vida por ela; ter fé na Palavra de Deus, e confessar essa fé que não pode ser removida. Eles encomendam as suas causas àquEle a quem a vingança pertence. O Senhor é o consolador de seus servos angustiados, e precioso é o sangue deles diante de seus olhos. 

Como a medida do pecado de seus perseguidores está se enchendo, assim também o número dos servos perseguidos e martirizados de Cristo. Quando esta se encher, Deus enviará tribulação aos que os perturbam, e felicidade e repouso sem interrupção aos que são perturbados.

Vv. 12-17. Quando o sexto selo foi aberto, houve um grande terremoto. Os fundamentos das igrejas e dos governos serão abalados de forma terrível. Tais descrições figuradas, tão ousadas das grandes mudanças, são abundantes nas profecias das Escrituras porque estes acontecimentos são emblemas e declaram o fim do mundo e o dia do juízo. O espanto e o terror afetarão todas as classes de homens. Nem as grandes riquezas, a coragem nem a força poderão sustentar aos homens naquele momento. Eles se sentirão felizes de não serem mais vistos; sim, de não mais existirem.

Mesmo que Cristo seja um Cordeiro pode irar-se, e a ira do Cordeiro é excessivamente espantosa; porque se nosso inimigo for o próprio Redentor, que apazigua a ira de Deus, onde encontraremos um amigo que interceda por nós? Como os homens têm seus momentos de oportunidade e seus períodos de graça, assim Deus tem seu dia de justa ira. Parece que aqui é apresentada a queda do paganismo do Império Romano. Os idólatras são descritos ocultando-se em suas covas e cavernas secretas, buscando inutilmente escapar da destruição. Em tal dia, quando os sinais dos tempos mostrarem aos que crêem na Palavra de Deus, que o Rei dos reis se aproxima, os cristãos serão chamados a um rumo decidido e a confessar ousadamente a Cristo e a sua verdade diante de seus semelhantes. Seja o que for que tenham que suportar, devem preferir suportar o desprezo do homem, que é de curta duração, ao invés da vergonha, que será eterna.

CAPÍTULO 7

Versículos 1-3: Uma pausa entre dois grandes períodos; 4-8: A paz, a felicidade e a segurança dos santos, representadas pelos 144 mil que são selados por um anjo; 9-12: Um cântico de louvor; 13-17: A benção e a glória dos que sofreram o martírio por Cristo.

Vv. 1-8. Os quatro ventos soprando juntos significa, na linguagem figurada das Escrituras, uma terrível destruição geral. Porém, a destruição é retardada. Os selos eram usados para que cada pessoa marcasse os seus pertences. Esta marca é o testemunho do Espírito Santo impresso nos corações dos crentes. O Senhor não permitirá que o seu povo seja afligido antes de serem marcados, para que possam estar preparados contra todos os conflitos. Observe que os que foram selados pelo Espírito possuem tal selo na frente, para ser visto por amigos e inimigos igualmente, porém não pelo próprio crente, salvo quando este olha firmemente no espelho da Palavra de Deus. O número dos que assim foram selados pode ser entendido como representando o remanescente de pessoas que Deus preserva. Ainda que a Igreja de Deus seja apenas um pequeno rebanho quando comparada com o mundo mau, não obstante é uma sociedade realmente grande e que crescerá ainda mais. Aqui está figurada a Igreja universal sob a tipificação de Israel.

Vv. 9-12. As primícias de Cristo, que abriram o caminho aos gentios convertidos, mais tarde são os que seguem e atribuem com triunfo a sua salvação a Deus e ao Redentor.

Nos atos de adoração religiosa nos aproximamos de Deus e devemos ir a Ele por intermédio de Cristo; os pecadores não podem aproximar-se do trono de Deus senão através de um Mediador. Eles estavam vestidos com as vestes da justificação, da santidade e da vitória; e tinham palmas em suas mãos, como costumavam apresentar-se os vencedores em seus triunfos. Os fiéis servos de Deus farão uma gloriosa aparição ao final, quando tiverem pelejado a boa batalha da fé e terminado a sua carreira. Com forte voz davam a Deus e ao Cordeiro o louvor pela grande salvação. Os que esperam desfrutar da felicidade eterna devem bendizer e bendirão ao Pai e ao Filho; o farão em público e com fervor. Vemos qual é a obra do céu, e devemos começá-la agora, colocando nela os nossos corações, e anelar aquele mundo, onde os nossos louvores e a nossa felicidade serão aperfeiçoados.

Vv. 13-17. Os cristãos fiéis merecem nossa atenção e respeito; devemos observar o justo. Aqueles que desejam obter conhecimento não devem se envergonhar ao procurar instrução de quem a possa dar. O caminho ao céu é repleto de tribulações; porém, a tribulação, por maior que seja, não nos separará do amor de Deus. Ela faz com que o céu seja mais bem vindo e mais glorioso. Não é o sangue dos mártires, mas o sangue do Cordeiro, o que pode lavar o pecado, este é o único sangue que branqueia e limpa as vestes dos santos.

Eles são felizes em seu exemplo; o céu é um estado de serviço, mas sem sofrimento; é um estado de repouso, não de preguiça; é um repouso que louva e deleita. Eles têm tido sofrimentos e derramado muitas lágrimas por causa dos pecados e das aflições, mas o próprio Deus, com sua mão de graça, enxugará todas essas lágrimas. Ele os trata como um terno pai. Isto sustenta o cristão sob suas aflições. Como todos os redimidos devem a sua felicidade totalmente à misericórdia soberana, assim a obra e a adoração a Deus seu Salvador é seu fundamento; sua presença e favor completam a alegria deles, não podem conceber outro gozo. Que todo o seu povo recorra a Ele; que dEle recebam toda a graça de que necessitam; e que a Ele ofereçam todo o louvor e toda a glória.

CAPÍTULO 8

Versículos 1,2: O sétimo selo é aberto e aparecem sete anjos com sete trombetas, prontos para proclamar os propósitos de Deus; 3-5: Outro anjo lança fogo à terra, o que produz terríveis tormentas de vingança; 6: Os sete anjos se preparam para tocar as suas trombetas; 7-12: Quatro as tocam; 13.’ Um outro anjo anuncia grandes ais vindouros.

Vv. 1-6. Abre-se o sétimo selo. Houve um profundo silêncio no céu por um espaço de tempo; todos estavam calados na Igreja, porque cada vez que a Igreja da terra grita pela opressão, esse grito chega ao céu; ou é um silêncio de expectativa. Foram dadas trombetas aos anjos, que deveriam tocá-las. O Senhor Jesus é o Sumo Sacerdote da Igreja, e tem um incensário de ouro e muito incenso, plenitude de mérito em sua gloriosa pessoa.

E desejável que os homens queiram conhecer a plenitude que há em Cristo e se proponham a familiarizar-se com a sua excelência. Que eles sejam verdadeiramente persuadidos de que Cristo tem o ofício de Intercessor, e que o desempenha com profunda simpatia. Nenhuma oração assim recomendada jamais deixou de ser ouvida e aceita. Estas orações, assim aceitas no céu, produziram grandes mudanças na terra.

A adoração e a religião cristã, puras e celestiais em origem e natureza, quando são enviadas à terra e entram em conflito com as paixões e os projetos mundanos dos homens pecadores, produzem notáveis tumultos, aqui expressos em linguagem profética, como declarou o próprio Senhor Jesus (Lc 12.49).

Vv. 7-13. O primeiro anjo tocou a primeira trombeta, e houve granizo e fogo misturado com sangue. Uma tormenta de heresias, uma mistura de erros espantosos caiu sobre a Igreja ou uma tempestade de destruição.

O segundo anjo tocou, e uma grande montanha, ardendo com fogo, foi lançada ao mar; e a terça parte do mar converteu-se em sangue. Alguns entendem que a montanha representa os líderes das perseguições; outros, a Roma saqueada pelos godos e pelos vândalos, com grande matança e crueldade.

O terceiro anjo tocou, e caiu uma grande estrela do céu. Alguns consideram que isto é um governador eminente; outros, que é uma pessoa com poder que corrompeu as igrejas de Cristo. As doutrinas do Evangelho, a fonte da vida, do consolo e do vigor espiritual para as almas dos homens, estão corrompidas e amargadas pela mistura de perigosos enganos, de modo que as almas dos homens encontrem ruína onde antes encontravam refrigério.

O quarto anjo tocou e caíram trevas sobre os grandes corpos celestes do céu que iluminam o mundo: o sol, a lua e as estrelas. Os líderes e os governantes estão em postos mais altos do que as pessoas comuns, e devem dispensar luz e boas influências sobre estas. Onde o Evangelho chega a um povo e não produz os efeitos apropriados sobre os seus corações e vidas, é seguido por terríveis juízos. Deus adverte a humanidade através da Palavra escrita, pelos ministros, pelas próprias consciências dos homens e pelos sinais dos tempos, de modo que se as pessoas forem surpreendidas, será por suas próprias faltas. A ira de Deus amarga todos os benefícios, e até a própria vida se torna uma carga. Porém Deus, neste mundo, coloca limites aos juízos mais terríveis. A corrupção da doutrina e da adoração na Igreja são grandes juízos, e também são as causas e os sinais habituais de outros juízos futuros para um povo.

Antes que as outras três trombetas fossem tocadas, houve uma advertência solene do quão terríveis seriam as calamidades que se seguiriam. Se os juízos menores não produzirem efeito, a igreja e o mundo deverão esperar por outros maiores; e quando Deus vier castigar o mundo, seus habitantes tremerão diante dEle. Que os pecadores tomem as devidas precauções para fugir da ira vindoura; que os crentes aprendam a valorizar e agradecer por seus privilégios; e que continuem com paciência fazendo o bem.

CAPÍTULO 9

Versículos 1-12: A quinta trombeta é seguida pela visão de outra estrela que cai do céu e que abre o abismo insondável do qual saem exércitos de gafanhotos; 13-21: A sexta trombeta é seguida pela libertação dos quatro anjos presos junto ao grande rio Eufrates.

Vv. 1-12. Ao toque da quinta trombeta caiu uma estrela do céu na terra. Havendo deixado de ser um ministro de Deus, aquele que está representado por esta estrela torna-se um ministro do Diabo, e solta as potestades do inferno contra a Igreja de Cristo.
Ao abrir-se o abismo sem fundo, dali sai muita fumaça. O Diabo executa seus desígnios cegando os olhos dos homens, apagando a luz e o conhecimento e aumentando a ignorância e o engano. Desta fumaça sai um exército de gafanhotos, simbolizando os agentes de Satanás, que aumentam a superstição, a idolatria, o engano e a crueldade. As árvores e a erva, os crentes verdadeiros, novos ou mais experientes, serão intocáveis.

Porém, um veneno e uma infecção secreta da alma roubará a pureza de muitos, e depois a paz. Os gafanhotos não tinham poder para ferir os que possuíam o selo de Deus. A graça distintiva e toda poderosa de Deus resguardará o seu povo da apostasia total e final. O poder está limitado a um curto período de tempo, mas será agudo. Em tais acontecimentos, os fiéis provavelmente poderão compartilhar a calamidade comum, mas estarão a salvo da pestilência do engano. Pelas Escrituras entendemos que tais enganos estavam ali provando e examinando os cristãos (1 Co 11.19). Os primeiros escritores se referem a isto como a primeira grande hoste de corruptores que se espalharam pela Igreja cristã.

Vv. 13-21. O sexto anjo tocou sua trombeta, e parece que aqui o tema é o poder dos turcos. Seu tempo é limitado. Não só mataram na guerra, mas também trouxeram uma religião destruidora e venenosa. A geração anticristã não se arrependeu com estes espantosos juízos. Da sexta trombeta devemos aprender que de um inimigo da Igreja, Deus pode fazer um açoite, e de outro, uma praga. A idolatria dos remanescentes da igreja oriental e de todas as partes, e os pecados dos cristãos professos, tornam essa profecia e seu cumprimento maravilhosos. O leitor atento das Escrituras e da história perceberá que a sua fé e esperanças são fortalecidas pelos acontecimentos que em outros aspectos enchem seu coração de angústia e os seus olhos de lágrimas, enquanto vê que os homens que escapam destas pragas não se arrependem de suas más obras; antes prosseguem na idolatria, na maldade e na crueldade, até que a ira venha sobre eles de modo máximo.

CAPÍTULO 10

Versículos 1-4: O anjo do pacto apresenta um livrinho aberto seguido por sete tronos; 57. Ao final das seguintes profecias, o tempo não mais existirá; 8-10: Uma voz manda o apóstolo comer o livrinho; 11: E dito a ele o que mais deve profetizar.

Vv. 1-7. O apóstolo teve outra visão. A pessoa que comunica este fato provavelmente era o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou era para mostrar a sua glória. Ele coloca um véu sobre a sua glória, grande demais para que os olhos humanos a contemplem; e coloca um véu sobre as suas dispensações. Um arco íris estava sobre a sua cabeça; o nosso Senhor sempre se interessa por seu pacto. Sua surpreendente voz teve o eco de sete tronos, forma solene e terrível para revelar a mente de Deus. Não conhecemos os motivos dos sete tronos nem as razões para não serem escritos. Há grandes acontecimentos na história, talvez relacionados com a Igreja cristã, que não são observados na profecia revelada. A salvação final do justo, e o êxito final da verdadeira religião da terra, são apresentados pela Palavra do Senhor que não falha. Embora ainda não seja o tempo, todavia não pode estar longe. Para nós, o tempo logo não existirá; porém, se somos crentes, seguirá uma feliz eternidade; do céu contemplaremos os triunfos de Cristo e de sua causa na terra, e nos regozijaremos neles.

Vv. 8-11. A maioria dos homens se comprazem observando os acontecimentos futuros, e todos os homens bons gostam de receber uma palavra de Deus. Porém, quando este livro da profecia foi completamente digerido pelo apóstolo, seu conteúdo resultou amargo; havia tantas coisas terríveis e espantosas, e perseguições tão dolorosas para o povo de Deus, que ver e saber antecipadamente de tais estragos seria doloroso para a sua mente. Procuremos ser ensinados por Cristo e obedeçamos as suas ordens; meditemos diariamente em sua Palavra para que nutra as nossas almas, e logo declaremo-la conforme os nossos diversos prazos e lugares onde estamos. A doçura das contemplações estará muitas vezes mesclada com amargura, quando comparamos as Escrituras com o estado do mundo e da Igreja ou até com o de nossos próprios corações.

CAPÍTULO 11

Versículos 1,2. O estado da Igreja está representado com afigura de um templo medido. 3-6. Duas testemunhas profetizam vestidas de saco. 7-13. São mortas, porém depois ressuscitam e sobem ao céu. 14-19. Após o toque da sétima trombeta, todos os poderes anticristãos serão destruídos e haverá um glorioso estado do reino de Cristo na terra.

Vv. 1,2. Esta passagem profética sobre a medição do templo parece referir-se à visão de Ezequiel. O desígnio desta medição parece ser a preservação da Igreja em tempos de perigo público; ou para seu juízo ou para seu conserto. Os adoradores devem ser medidos para que se saiba se fazem da glória de Deus a sua finalidade, e de sua Palavra sua regra em todos os seus atos de adoração. Os do átrio externo adoram de maneira falsa, ou com corações não afetados, e serão contados com os inimigos. Deus terá um templo e um altar no mundo até o final dos tempos. Ele observa cuidadosamente o seu templo. A cidade santa, a Igreja visível, está pisoteada, cheia de idólatras, infiéis e hipócritas. Porém, as desolações da Igreja são limitadas e ela será liberta de todos os seus problemas.

Vv. 3-13. Na época conhecida, Deus sustentou muitas de suas testemunhas fiéis para dar testemunho da verdade de sua Palavra e adoração, e da excelência de seus caminhos. O número destas testemunhas sem dúvida é pequeno. Elas profetizam vestidas de saco. Isto mostra o seu estado afligido, perseguido e a profunda angústia pelas abominações contra as quais protestam. São sustentadas durante sua grande e difícil obra até que esta termine. Quando tiverem profetizado vestidas de saco pela maior parte dos 1260 dias, o Anticristo, o grande instrumento do Diabo, fará guerra contra elas com força e violência por um tempo. Os rebeldes decididos contra a luz se regozijam como em um feito feliz, quando podem silenciar, afastar ou destruir os servos fiéis de Cristo, cuja doutrina e conduta os atormenta.

Não parece que o período já tenha expirado, e as testemunhas não estão no presente, expostas a suportar tais sofrimentos exteriores tão terríveis como nas épocas anteriores. Porém, tais coisas podem voltar a acontecer e há muitos motivos para profetizarem vestidas de saco, por causa do estado da religião. O estado deprimido do cristianismo verdadeiro pode ser relacionado somente com a igreja ocidental. O Espírito de vida de Deus vivifica as almas mortas, e ressuscitará os corpos mortos de seu povo, e seu interesse moribundo no mundo. O avivamento da obra e das testemunhas de Deus produzirá terror nas almas dos inimigos. Onde há culpa há medo; e o espírito perseguidor, ainda que cruel, é um espírito covarde.

Não será parte pequena do castigo dos perseguidores neste mundo verem, no grande dia, os servos fiéis de Deus honrados e elevados. As testemunhas do Senhor não devem se cansar de sofrer e servir, nem tomar precipitadamente o prêmio; devem permanecer quietas até que o seu Senhor as chame. A conseqüência de serem assim enaltecidas foi um tremendo golpe e convulsão para o império do Anticristo, Somente os fatos podem mostrar o significado disto. Porém, cada vez que a obra e as testemunhas de Deus revivem, a obra do Diabo e de suas testemunhas caem ante Ele. Parece provável que a matança das testemunhas será um acontecimento futuro.

Vv. 14-19. Antes que a sétima e última trombeta soem, é feito o habitual pedido de atenção. Os santos anjos do céu sabem que a destra de nosso Deus e Salvador manda em todo o mundo. Porém, as nações saem com sua própria ira ao encontro da ira de Deus. Foi um tempo que Ele estava começando a recompensar os serviços fiéis e os sofrimentos de seu povo, e seus inimigos estavam nervosos com Deus, aumentando assim a sua culpa e apressam a sua destruição. A abertura do templo de Deus no céu, talvez signifique que houvesse mais comunicação livre entre o céu e a terra; a oração e os louvores subiam mais livre e freqüentemente; as graças e as bênçãos desciam com mais abundância. No entanto parece referir-se à Igreja de Deus na terra. No reino do Anticristo, a lei de Deus foi lançada de lado e esvaziada com tradições e decretos; as Escrituras foram fechadas para as pessoas, mas agora são colocadas à vista de todos. Como a arca, este é um símbolo da presença de Deus que se volta para o seu povo, e seu favor para com eles, em Jesus Cristo, como a Propiciação por seus pecados. A grande benção da Reforma foi acompanhada por providências muito temíveis; e Deus respondeu com atos terríveis de justiça as orações apresentadas em seu santo templo, agora aberto.

CAPÍTULO 12

Versículos 1-6: Descrição da Igreja de Cristo e da de Satanás, sob as figuras de uma mulher e de um grande dragão vermelho; 7-12: Miguel e seus anjos lutam contra o diabo e seus anjos, os quais são derrotados; 13,14; O dragão persegue a Igreja; 15-17’ Seus vãos intentos para destruí-la — Renova sua guerra contra a semente da mulher.

Vv. 1-6. A Igreja, representada por uma mulher, a mãe dos crentes, foi vista no céu pelo apóstolo em uma visão. Ela estava vestida de sol, justificada, santificada e brilhando pela união com Cristo, o Sol da justiça. A lua estava debaixo de seus pés; ela era superior à luz refletida e mais fraca que a revelação feita por Moisés. Tinha em sua cabeça uma coroa de doze estrelas; a doutrina do Evangelho pregada pelos doze apóstolos é uma coroa de glória de todos os crentes verdadeiros. Estava com dores para dar à luz a uma santa família; desejosa que a convicção dos pecadores pudesse resultar em sua conversão, O dragão simboliza o conhecido Satanás e seus principais agentes, ou os que governam por ele na terra, como naquela época do Império pagão de Roma, a cidade edificada sobre sete colinas. Tendo dez chifres, dividida em dez remos. Ter sete coroas representa sete formas de governo. Com a sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, e as lançava à terra; perseguia e seduzia os ministros e mestres. Vigiando para esmagar a religião cristã, porém, apesar da oposição dos inimigos, a Igreja enviou adiante a um grupo varonil de professos, fiéis e verdadeiros, em quem Cristo foi verdadeiramente formado de novo; o mistério de Cristo, o Filho de Deus, que governará as nações e cuja destra seus membros participam da mesma glória. Esta bendita semente foi protegida por Deus.

Vv. 7-11. Os intentos do dragão foram infrutíferos contra a Igreja, e fatais para seus próprios interesses. A sede desta guerra era o céu; e a Igreja de Cristo, o reino do céu na terra. As partes eram Cristo, o grande Anjo do pacto e seus fiéis seguidores; e contra Ele Satanás e seus instrumentos. A força da Igreja está em ter ao Senhor Jesus como o Capitão da sua salvação.

A idolatria pagã, que era a adoração aos demônios, foi lançada do império pela difusão do cristianismo. A salvação e a força da Igreja só devem ser atribuídas ao Rei e Cabeça da Igreja. O Inimigo vencido odeia a presença de Deus, mas está disposto a comparecer para acusar o povo do Senhor. Guardemo-nos para não dar-lhe motivos de nos acusar; se pecarmos apresentemo-nos diante do Senhor, condenemo-nos a nós mesmos e encomendemos a nossa causa a Cristo como nosso Advogado. Os servos de Deus vencem Satanás pelo sangue do Cordeiro; vencem pela Palavra de seu testemunho, pois a poderosa pregação do Evangelho é potente por meio de Deus, para derrubar fortalezas,

Por sua coragem e paciência nos sofrimentos: eles não amaram tanto as suas vidas, mas renderam-nas pela causa de Cristo. Estes eram os guerreiros e as armas pelas quais o cristianismo destituiu o poder da idolatria pagã; se os cristãos continuassem pelejando com estas armas e com outras como estas, suas vitórias teriam sido muito mais numerosas e gloriosas, e seus efeitos mais duradouros.

Os redimidos venceram por sua simples confiança no sangue de Cristo, como a única base de suas esperanças. Neste aspecto também devemos ser como eles. Não devemos mesclar nada mais com isto.

Vv. 12-17. A Igreja e todos os seus amigos podem ser convocados para louvar a Deus por libertá-los da perseguição pagã, ainda que outras angústias lhes esperem. O deserto é um lugar desolado e cheio de serpentes e escorpiões, incômodo e desprovido de alimentos, mas seguro para uma pessoa poder estar só. Porém, estar assim isolada não é algo que protegeria a mulher. Muitos explicam a corrente de águas como as invasões dos bárbaros, pelos quais o império ocidental foi derrubado, porque os pagãos fortaleciam os seus ataques esperando destruir o cristianismo. Porém, os homens ímpios protegeram a Igreja em meio a estes tumultos, devido aos seus interesses mundanos, e a derrota do império não contribuiu com a causa da idolatria. Isto pode significar uma corrente de enganos pela qual a Igreja de Deus correu o risco de ser derrubada e desviada. O Diabo, derrotado em suas intenções contra a Igreja, volta a sua fúria contra pessoas e lugares. Ser fiel a Deus e a Cristo em sua doutrina, adoração e prática, expõe-nos à ira de Satanás, e assim será até que o último Inimigo seja destruído.

CAPÍTULO 13

Versículos 1-10: Uma besta selvagem sai do mar, e a esta o dragão dá o seu poder; 11-15: Outra besta que tem dois chifres, como um cordeiro, mas fala como dragão; 16-18: Obriga a todos a adorarem sua imagem, e a receberem sua marca como pessoas consagradas a ela.

Vv. 1-10. O apóstolo, estando na praia, viu uma besta selvagem sair do mar; um poder tirânico, idólatra, perseguidor, que surge dos transtornos que tiveram lugar. Era um monstro aterrorizador. Parece significar o domínio mundano opressor que por muitos séculos, desde os tempos do cativeiro babilônico, havia sido hostil à Igreja.
Então, a primeira besta começou a perseguir e a oprimir os justos por amor à justiça; porém, eles sofreram mais com a quarta besta de Daniel (o Império Romano) que tem afligido os santos com muitas perseguições cruéis.

A fonte deste poder foi o dragão. Foi estabelecido pelo Diabo e apoiado por ele. A ferida da cabeça pode ser a abolição da idolatria pagã; e a cura da ferida seria a introdução da idolatria papista, a mesma em essência, só que com nova roupagem, mas que corresponde muito efetivamente ao desígnio do Diabo. O mundo admirou seu poder, política e êxito. E todos os ímpios renderam honras e sujeição ao Diabo e a seus instrumentos. Exerceu um poder e uma política infernal exigindo que os homens rendessem às criaturas a honra que só pertence a Deus. Porém, o poder e o êxito de Satanás são limitados. Cristo tem um remanescente escolhido, redimido por seu sangue, registrado em seu livro, selado por seu espírito; e ainda que o Diabo e o Anticristo possam vencer o corpo e tirar a vida natural, não podem vencer a alma, nem prevalecer contra os crentes verdadeiros, para que estes abandonem ao seu Salvador e unam-se aos seus inimigos. A. perseverança na fé do Evangelho e na verdadeira adoração a Deus, nesta grande hora de prova e tentação que enganará a todos, exceto os escolhidos, é a marca dos registrados no livro da vida. Este motivo e alentos poderosos à constância, constituem o grande objetivo de todo o livro de Apocalipse.

Vv. 11-18. Os que entendem que a primeira besta significa uma potência mundial, tomam também a segunda como um poder perseguidor e usurpador, que age com o disfarce da religião e da caridade para com as almas dos homens. É um domínio espiritual que professa derivar de Cristo, e atua primeiramente de forma suave, mas logo falará como dragão. A sua fala engana, porque estabelece falsas doutrinas e decretos cruéis que mostram que pertence ao dragão, e não ao Cordeiro. Exerceu todo o poder da besta anterior, e persegue o mesmo objetivo: apartar os homens da adoração ao Deus verdadeiro e submeter suas almas à vontade e ao controle de homens.

A segunda besta executa as suas intenções com métodos que enganam aos homens para que adorem a primeira besta em sua nova forma ou semelhança, criada para isto com prodígios mentirosos, pretensos milagres e por severas censuras. Ela também não permitirá o gozo de direitos naturais ou civis àqueles que não adorarem à primeira besta. E feito algo que dá autorização para se comprar e vender e para ganho e confiança, o que os obriga a usar todo o seu interesse, poder e trabalho no fomento do domínio da besta, o que é representado por receberem a sua marca. Fazer uma imagem à besta cuja ferida mortal foi curada, seria dar forma e poder à sua adoração, ou requerer obediência às suas ordens. Adorar essa imagem implica submeter-se às coisas que demonstram o caráter da marca, e a transformam na imagem da besta.

O número da besta é dado para mostrar a sabedoria infinita de Deus e exercitar a sabedoria dos homens. O número é o numero do homem, calculado da maneira habitual dos homens, e é 666. Permanece como mistério o que ou quem está representado por isto. Este número tem sido aplicado em quase todas as disputas religiosas e há dúvidas se o seu significado já foi descoberto. Quem tem sabedoria e entendimento verá que todos os inimigos de Deus estão numerados e marcados para a destruição; e que o prazo de seu poder breve expirará, e que todas as nações se submeterão ao nosso Rei de justiça e paz.


CAPÍTULO 14

Versículos 1-5: Os fiéis a Cristo louvam a Deus; 6-13: Três anjos: um proclama o Evangelho eterno; outro, a queda da Babilônia; e o terceiro a temível ira de Deus sobre os adoradores da besta. A benção dos que morreram no Senhor; 14-16: Uma visão de Cristo acompanhada de uma grande voz, e de uma seara madural; 17-20: O símbolo de uma colheita totalmente madura, pisada no lagar da ira de Deus.

Vv. 1-5. O monte Sião é a Igreja do Evangelho. Cristo está com sua Igreja em meio a todas as suas angústias, portanto não é consumida. Sua presença assegura a perseverança. Seu povo apresenta-se honradamente. Eles têm o nome de Deus escrito em suas frontes, podem fazer uma profissão ousada e aberta de sua fé em Deus e em Jesus, e isto é acompanhado por atos apropriados. Nas épocas mais tenebrosas existiram pessoas que se arriscaram e renderam suas vidas pela adoração e pela verdade do Evangelho de Cristo. Mantiveram-se limpas da perversa abominação dos seguidores do Anticristo. Seus corações mantiveram-se bem com Deus e foram gratuitamente perdoados em Cristo; Ele é glorificado neles e eles nEle. Que a nossa oração, o nosso esforço e a nossa ambição seja ser achados nesta honrosa companhia. Aqui estão representados todos os que realmente são santificados e justificados, porque nenhum hipócrita, por mais veraz que pareça, pode considerar-se sem faltas diante de Deus.

Vv. 6-13. Aqui parece manifestar-se o progresso da reforma. As quatro proclamações são evidentes em seus significados: que todos os cristãos sejam exortados a serem fiéis ao seu Senhor no tempo da prova. O Evangelho é o grande meio pelo qual os homens são levados a temer a Deus e dar-lhe glória.

A pregação do Evangelho eterno estremece os fundamentos do Anticristo no mundo, e apressa a sua queda. Se alguém persiste em sujeitar-se à besta e em fomentar a sua causa, deve esperar ser miserável em corpo e alma para sempre. O crente deve arriscar-se ou sofrer qualquer coisa por obedecer aos mandamentos de Deus e professar a fé em Jesus. Que Deus nos conceda esta paciência.

Observe a descrição dos que são e serão abençoados: os tais morrem no Senhor, pela causa de Cristo e em união com Cristo; os tais são achados em Cristo quando a morte chega. Descansam de todo pecado, tentação, sofrimento e perseguição, porque ali o mal pára de atormentá-los; ali os cansados repousam. Suas obras os acompanham: não vão adiante deles como títulos, ou como aquisições, mas os seguem como provas de terem vivido e morrido no Senhor; a lembrança deles será agradável, e a recompensa muito superior a todos os seus sofrimentos e aos serviços que prestaram a Deus. Isto é assegurado pelo testemunho do Espírito, que testifica com o espírito de cada um deles, e pela Palavra escrita.

Vv. 14-20. Não tendo as advertências e os juízos produzido conserto, os pecados das nações têm enchido a medida e estão maduros para os juízos, representados por uma colheita, simbologia usada para significar a reunião dos justos quando estiverem maduros para o céu, pela misericórdia de Deus. O tempo da colheita dar-se-á quando o trigo estiver maduro, quando os crentes estiverem maduros para o céu; então o trigo da terra será reunido no grande celeiro de Cristo por uma colheita. Os inimigos de Cristo e de sua Igreja não serão destruídos até que, por causa de seus pecados, estejam maduros para a destruição, e então Ele não mais os ignorará.
O lagar é a ira de Deus, uma calamidade terrível, provavelmente a espada, que derrama o sangue dos maus. A paciência de Deus para com os pecadores é o maior milagre do mundo; porém, ainda que seja duradoura, não será eterna; e a maturação do pecado é uma prova segura do juízo iminente.

CAPÍTULO 15

Versículos 1-4: A Igreja canta um cântico de louvor; 5-8: Visão de sete anjos com sete pragas; em seguida, um dos seres viventes dá a um deles sete taças de ouro cheias da ira de Deus.

Vv. 1-4. Apareceram sete anjos no céu, preparados para terminar a destruição do Anticristo. Posto que a medida dos pecados da Babilônia estava cheia, encontra a medida cheia da ira divina. Enquanto os crentes estiverem no mundo, em tempos de angústia, como em pé sobre um mar de vidro misturado com fogo, podem esperar sua libertação final, enquanto novas misericórdias pedem novos hinos de louvor.

Quanto mais soubermos das maravilhosas obras de Deus, mais louvaremos sua grandeza como o Senhor Deus Todo Poderoso, o Criador e Rei de todo o mundo; porém, seu título de Emanuel, o Rei dos santos, o fará querido a nós. Quem é que, considerando o poder da ira de Deus e o valor de seu favor, ou a glória de sua santidade, se recusará a temer e a honrar somente a Ele? Seu louvor está acima do céu e da terra.

Vv. 5-8. Nos juízos que Deus executa contra o Anticristo e seus seguidores, se cumprem as profecias e as promessas de sua Palavra. Estes anjos estão preparados para a sua obra, vestidos com linho puro e branco; seus peitos estão cingidos com cinto de ouro, que representam a santidade, a justiça e a excelência dos tratos com os homens. Eles são ministros da justiça divina e fazem todas as coisas de forma santa e pura. Estavam armados com a ira de Deus contra seus inimigos. Até a criatura mais vil, quando está armada com a ira de Deus, será extremamente forte para enfrentar qualquer homem do mundo.

Os anjos receberam as taças de um dos quatro seres viventes, um dos ministros da Igreja verdadeira, como resposta às orações dos ministros e do povo de Deus. O Anticristo não podia ser destruído sem um grande golpe para todo o mundo, e até o povo de Deus estaria angustiado e confundido enquanto a grande obra estivesse sendo feita. As maiores libertações da Igreja são produzidas por terríveis atos da providência; e o feliz estado da Igreja verdadeira não começará até que os inimigos obstinados sejam destruídos, e os cristãos fracos ou formais sejam purificados. Então, tudo o que estiver contra as Escrituras será purgado, toda a Igreja será espiritual e todos serão levados à pureza, à unidade e à espiritualidade, e todos os crentes serão firmemente estabelecidos.

CAPÍTILO 16

Versículos 1-7: A primeira taça é lançada à terra, a segunda ao mar e a terceira aos rios e às fontes; 8-11: A quarta ao sol, a quinta à sede da besta, 12-16: A sexta ao grande rio Eufrates; 17-21: E a sétima ao ar, quando sobrevirá a destruição de todos os inimigos dos cristãos.

Vv. 1-7. Temos de orar para que a vontade de Deus seja feita na terra como é feita no céu. Aqui há uma sucessão de terríveis juízos da providência; e parece ser uma alusão à diversas pragas do Egito. Os pecados eram semelhantes, e assim também os castigos. As taças referem-se às sete trombetas, que representavam o surgimento do Anticristo; e a queda dos inimigos da Igreja será semelhante à ocasião em que se levantaram. Todas as coisas de sua terra, seu ar, seu mar, seus rios, suas cidades, estão condenadas à ruína; todas são malditas por causa da maldade do povo. Não vos assombreis pelo fato dos anjos que presenciam ou executam a vingança divina nos obstinados que odeiam a Deus, a Cristo e a santidade louvarem a sua justiça e verdade; e adorarem os seus espantosos juízos, enquanto executam nos cruéis perseguidores as torturas que eles fizeram os santos e os profetas sofrerem.

Vv. 8-11. O coração do homem é tão perverso que as desgraças mais severas nunca levarão ninguém a se arrepender sem a graça especial de Deus. O próprio inferno está cheio de blasfêmias, e os ignorantes em relação à história humana, à Bíblia, e aos seus próprios corações não sabem que quanto mais os homens sofrem e mais claramente vêem a mão de Deus em seus sofrimentos, mais furiosamente se indignam contra Ele. Que os pecadores busquem agora o arrependimento em Cristo e a graça do Espírito Santo, ou terão a angústia e o horror de um coração não humilhado, impenitente e desesperançado, somando assim a sua culpa e desgraça por toda a eternidade.
As trevas se opõem à sabedoria e ao conhecimento, e prolongam a confusão e a maneira néscia de viver dos idólatras e seguidores da besta. Se opõem ao prazer e ao gozo e representam a angústia e a afronta do espírito.

Vv. 12-16. Provavelmente isto mostre a destruição da potência turca e da idolatria, e que se fará um caminho para o retorno dos judeus. Ou, como Roma, considere a Babilônia mística, o nome da Babilônia escrito por Roma conforme assim se pensava, mas que naquela ocasião não era abertamente nomeada. Quando Roma é destruída, seu rio e suas mercadorias devem sofrer com ela. Talvez se abra um caminho para que as nações orientais ingressem na Igreja de Cristo. O grande dragão reuniu todas as suas forças para lutar em uma batalha desesperançada antes que tudo esteja perdido. Deus adverte em relação a esta grande prova para fazer com que o seu povo se prepare para ela. Estes serão tempos de grande tentação; portanto, Cristo, por intermédio de seu apóstolo chama os seus servos crentes a esperarem a sua vinda repentina e a vigiar para não serem envergonhados como apóstatas ou hipócritas. Por mais que os cristãos difiram quanto aos seus critérios sobre os tempos e as eras dos acontecimentos que ainda ocorrerão, neste ponto todos estão de acordo: Jesus Cristo, o Senhor da glória, voltará subitamente para julgar o mundo. Para aqueles que vivem perto de Cristo, isto é motivo de gloriosa esperança e expectativa, e a demora é algo que eles não desejam.

Vv. 17-21. O sétimo e último anjo lançam suas taças e consuma a queda da Babilônia. A Igreja triunfante do céu contemplou isto e se regozijou; a Igreja afligida na terra viu e sentiu-se triunfante. Deus lembrou-se da grande e malvada cidade, ainda que por um tempo pareceu que havia se esquecido da idolatria e da crueldade dela. Tudo o que era mais seguro foi eliminado pela ruína,

Os homens blasfemaram: os maiores juízos que podem recair sobre os homens não produzirão arrependimento sem a graça de Deus. Endurecer-se contra Deus por seus justos juízos é sinal de garantida e total destruição.

CAPITULO 17

Versículos 1-6: Um dos anjos que tinha as taças, explica o significado da visão anterior da besta anticristã, que reinaria 1260 dias, e em seguida seria destruída; 7-18: E interpreta o mistério da mulher e da besta que tinha sete cabeças e dez chifres.

Vv. 1-6. Roma parece estar claramente representada neste capítulo. A Roma pagã submeteu e governou com poderio militar, não por arte nem adulação. Geralmente deixava que as nações continuassem com seus antigos costumes e adorações, porém, sabe-se que por sua astuta administração política, com toda a classe de enganos e injustiças, é que a Roma papal tem obtido e mantido o seu governo sobre reis e nações.

Aqui existiram seduções por meio de honras e riquezas mundanas, pompas e orgulho, apropriados para mentes mundanas e sensuais. A prosperidade, a ostentação e o esplendor alimentaram a soberba e as concupiscências do coração humano, mas não são uma garantia contra a vingança divina. A taça de ouro representa as seduções e as ilusões pelas quais esta Babilônia mística tem obtido e mantido sua influência, e seduzido a outros para que se unam às suas abominações. E nomeada por seus costumes infames, a mãe das prostitutas, a que educa na idolatria e em toda a classe de maldades.

Está cheia do sangue dos santos e mártires de Cristo Jesus. Embriagava-se com ele, e isto lhe era tão agradável que nunca estava satisfeita. Não podemos senão nos surpreender pelos oceanos de sangue de cristãos, derramados por homens que se dizem cristãos; porém, quando consideramos estas profecias, estes feitos espantosos testificam da verdade do Evangelho. Guardemo-nos de uma religião esplêndida, gananciosa ou de moda. Evitemos os mistérios da iniqüidade e estudemos com diligência o grande mistério da piedade, para que aprendamos a ser humildes e agradecidos pelo exemplo de Cristo. Quanto mais procurarmos nos parecer com Ele, menos comprometidos estaremos de ser enganados pelo Anticristo.

vv. 7-14. A besta na qual a mulher estava montada era assento de idolatria e perseguição, não na antiga forma pagã, mas a sede da idolatria e da tirania, ainda que de outra sorte e forma. Enganaria a uma submissão estúpida e cega todos os habitantes da terra sob sua influência, exceto o remanescente dos escolhidos. Esta besta tem sete cabeças, sete montanhas, as sete colinas sobre as quais Roma foi erguida; e sete reis, sete tipos de governo. Cinco eram passados quando esta profecia foi escrita; um estava em vigor naquele momento; o outro ainda iria chegar. A besta, dirigida pelo papado, constitui o oitavo governante, e este volta a estabelecer a idolatria.
Tinha dez chifres, que dizem ser dez reis que ainda não tinham reinado; eles só apareceriam quando o Império Romano fosse dividido, e seriam por um tempo extremamente zelosos em relação aos seus interesses.

Cristo reinará quando todos os seus inimigos estiverem subjugados debaixo de seus pés. A razão da vitória, é que Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele tem o domínio supremo e poder sobre todas as coisas; todos os poderes da terra e do inferno estão sujeitos ao seu controle. Seus seguidores são chamados para esta guerra, são preparados para ela e serão fiéis nela.


Vv. 15-18. Deus mandava de tal forma nos corações destes reis, por seu poder sobre eles e por sua providência, que eles fizeram estas coisas sem ter a intenção que Ele se propôs e anunciou. Eles verão suas condutas néscias, como foram enfeitiçados e escravizados pela prostituta e feitos instrumentos de sua destruição. Ela era essa grande cidade que reinava sobre os reis da terra, quando João recebeu esta visão; e todos sabem que Roma era esta cidade.

Os crentes serão recebidos na glória do Senhor quando os maus serão destruídos da maneira mais terrível; sua união em pecado será transformada em ódio e ira, e eles assistirão anelantes as torturas uns dos outros. A porção do Senhor é o seu povo; seu conselho permanecerá e fará todo o seu beneplácito para a sua glória e para a felicidade de todos os seus servos.

CAPÍTULO 18

Versículos 1-3: Outro anjo do céu proclama a queda da Babilônia mística; 4-8: Uma voz do céu admoesta o povo de Deus, para que não participe de suas pragas; 9-19: As lamentações por ela; 20-24: A Igreja é chamada a regozijar-se pela extrema ruína da Babilônia.

Vv. 1-8. A queda e a destruição da Babilônia mística estão determinadas nos conselhos de Deus. Outro anjo vem do céu. Este parece ser o próprio Cristo, que vem destruir seus inimigos e derramar a luz do seu Evangelho sobre todas as nações. A maldade desta Babilônia era muito grande, pois se esquecera do Deus verdadeiro e havia estabelecido ídolos, arrastando toda a classe de homens ao adultério espiritual, e por sua riqueza e luxo os manteve interessados nela. Parece representar principalmente a mercadoria espiritual, pela qual multidões têm vivido em riquezas de maldade pelos pecados e pela conduta néscia da humanidade.

Adverte-se justamente a todos os que esperam misericórdia de Deus a não somente saírem de Babilônia, mas também a ajudarem na sua destruição. Deus pode ter filhos até na Babilônia, mas será chamado a sair da Babilônia, e será eficazmente chamado, enquanto os que participam com os ímpios em seus pecados devem receber as suas pragas.

Vv. 9-19. Os enfermos haviam participado dos prazeres sensuais da Babilônia e adquirido lucro com sua riqueza e comércio. Eram os reis da terra, aos quais ela havia atraído à idolatria, permitindo que fossem tiranos com seus súditos, mas obedientes a ela; também eram os mercadores os que negociavam suas indulgências, perdões e honras; eles são os que lamentam. Os amigos da Babilônia participaram de seus prazeres e benefícios pecaminosos, mas não estão dispostos a participar de suas pestes. O espírito do Anticristo é um espírito mundano, e o choro é uma tristeza puramente mundana; eles não choram por causa da ira de Deus, mas pela perda de seus confortos exteriores. A magnificência e as riquezas dos ímpios de nada lhes servirão, e farão com que seja mais difícil suportar a vingança. Aqui se faz alusão à mercadoria espiritual quando não só os escravos, mas também as almas de milhões de pessoas, são mencionadas como artigos de comércio, destinadas à destruição. Isto não tem sido peculiar somente do anticristo romano, nem a culpa tem sido somente dele.

Que os negociantes prósperos aprendam com todos os seus lucros a adquirir as riquezas inescrutáveis de Cristo; caso contrário, mesmo nesta vida poderão lamentar que as riquezas criem asas e saiam voando, e que todos os produtos pelos quais contaminaram as suas almas com luxúrias, os abandonaram. Em todo caso, a morte logo acabará com o seu comércio, e toda as riquezas dos ímpios serão trocadas não somente pelo caixão e o verme, mas também pelo fogo que nunca se apaga.

Vv. 20-24. Aquilo que é motivo de gozo para os servos de Deus na terra, é motivo de regozijo para os anjos no céu. Os apóstolos que são honrados e diariamente adorados em Roma, de maneira idólatra, se regozijarão com a sua queda. A queda da Babilônia foi um ato da justiça de Deus. Como foi uma ruína final, este inimigo nunca mais os molestará novamente; disto têm a segurança por um sinal. Recebamos a advertência das coisas que levam os demais à destruição e coloquemos os nossos afetos nas coisas que são de cima, ao considerarmos a natureza variável das coisas terrenas.

CAPÍTUIO 19

Versículos 1-10: A Igreja no céu e a Igreja na terra se regozijam e louvam ao Senhor por seus justos juízos; 11-21: Uma visão de Cristo que sai para destruir a besta e os seus exércitos.

Vv. 1-10. Louvar a Deus pelo que possuímos é orar por aquilo que Ele ainda fará por nós. Há harmonia entre os anjos e os santos neste cântico triunfal.
Cristo é o esposo de sua Igreja resgatada. Esta segunda união será completada no céu, mas o início do milênio glorioso (o qual significa o reino de Cristo, ou o estado de alegria por mil anos na terra) pode ser considerado como a celebração da cerimônia pré-nupcial na terra. A Igreja de Cristo, purificada de erros, divisões e corrupções de doutrina, disciplina, adoração e prática, estará preparada para ser publicamente reconhecida por Ele como o seu deleite e sua amada.

A Igreja apareceu, não com vestes alegres e impudicas como as da mãe das prostitutas, mas com linho fino, limpo e branco. São as vestes da justiça de Cristo, imputada para a justificação e repartida para a santificação. As promessas do Evangelho, as verdadeiras palavras de Deus, abertas, aplicadas e seladas pelo Espírito de Deus em santas ordenanças, serão o festejo nupcial. Isto parece referir-se à abundante graça e ao consolo que os cristãos receberão nos dias felizes que virão.

O apóstolo ofereceu honras ao anjo, que as rejeitou. Dirigiu o apóstolo ao único objeto verdadeiro de adoração religiosa: adora a Deus, e somente a Ele. Isto claramente condena a prática dos que adoram os elementos do pão e do vinho, e santos, e anjos e os que não crêem que Cristo é Deus verdadeiramente e por natureza; porém, lhe rendem um tipo de adoração. São declarados réus de idolatria por um mensageiro do céu. Estes são os verdadeiros ditos de Deus: do que deve ser adorado como um com o Pai e com o Espírito Santo.

Vv. 11-21. Cristo, a gloriosa Cabeça da Igreja, apresenta-se sobre um cavalo branco, simbolizando a justiça e a santidade. Tem muitas coroas porque é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Está vestido com uma veste salpicada com o seu próprio sangue, pelo qual comprou seu poder como mediador; e com o sangue de seus inimigos, sobre os quais sempre prevalece.
Seu nome é “O Verbo de Deus”; nome que ninguém conhece plenamente, senão Ele próprio; nós só sabemos isto, que este Verbo era Deus manifestado na carne; porém, a sua perfeição não pode ser plenamente entendida por nenhuma criatura.

Os santos e os anjos o seguem, e são como Ele em sua armadura de pureza e justiça. Ele executará as ameaças da Palavra escrita contra os seus inimigos. As insígnias de sua autoridade são seu nome; Ele afirma sua autoridade e poder, e adverte os príncipes mais poderosos a se submeterem ou cairão ante Ele.

As potestades da terra e do inferno se esforçam ao máximo. Estes versículos declaram fatos importantes anunciados pelos profetas. Estas pessoas não foram desculpadas porque fizeram o que seus chefes lhes mandaram. Quão vã será a alegação de muitos pecadores naquele grande dia, se disserem: “Nós seguimos os nossos chefes! Fizemos o que vimos outros fazerem”! Em sua Palavra, Deus nos deu uma regra para caminhar; nem o exemplo da maioria nem do chefe devem nos induzir ao contrário; se fizermos como a maioria, iremos para onde a maioria irá: para o lago de fogo.

CAPÍTULO 20

Versículos 1-3: Satanás é amarrado por mil anos; 4-6: A primeira ressurreição; benditos os que tiverem parte nela; 7-10: Satanás é solto: Gogue e Magogue; 11-15: A última e geral ressurreição.

Vv. 1-3. Aqui há uma visão que mostra, figuradamente as limitações colocadas ao próprio Satanás. Cristo, com poder onipotente, impedirá que o Diabo engane a humanidade como tem feito até agora. Não faltam a Ele poder, nem instrumentos para exterminar o poder de Satanás. Cristo o prende com seu poder e o sela por sua autoridade. A Igreja terá um tempo de paz e prosperidade, mas ainda não terão terminado todas as suas provas.

Vv. 4-6. Aqui há um relato do reino dos santos durante o tempo que Satanás estiver amarrado. Os que sofrem com Cristo, reinarão com Ele em seu reino espiritual e celestial, em conformidade com Ele em sua sabedoria, justiça e santidade: isto é chamado de primeira ressurreição, com a qual somente serão favorecidos aqueles que servem a Cristo e sofrem por Ele. É declarada a felicidade destes servos de Cristo. Ninguém pode ser abençoado senão os que são santos, e todos os que são santos serão abençoados. Sabemos algo do que é a primeira morte, e é muito espantosa, mas não sabemos o que é a segunda. Deve ser muito mais terrível: é como se fosse a morte da alma, a eterna separação de Deus. Que nunca saibamos o que é. Aqueles que têm sido feitos participantes da ressurreição espiritual, serão salvos do poder da segunda morte.

Podemos esperar que mil anos se passem após a destruição do Anticristo, das potências idólatras e dos perseguidores, durante os quais o cristianismo puro de doutrina, adoração e santidade será dado a conhecer em toda a terra. Pela obra poderosa do Espírito Santo, os homens caídos serão criados de novo; e a fé e a santidade prevalecerão tão certamente quanto agora a incredulidade e a impiedade dominam. Podemos com facilidade notar que cessará toda sorte de dores, enfermidades e outras terríveis calamidades, como se todos os homens fossem cristãos verdadeiros e coerentes. Todos os males das contendas públicas e particulares terminarão, e a felicidade de todas as classes se generalizará.
Todo homem procurará aliviar o sofrimento, em lugar de adicionar sofrimentos a quem os rodeia. O nosso dever é orar pelos dias gloriosos prometidos, e fazer tudo o que em nossos postos públicos ou privados possam servir como preparação para eles.

Vv. 7-10. Enquanto este mundo durar, o poder de Satanás não será totalmente destruído, mas será limitado e diminuído. Quando Satanás for novamente solto, começará a enganar as nações e incitá-las a pelejarem contra os santos servos de Deus. Bom seria que os servos e os ministros de Cristo fossem ativos e perseverantes em fazer o bem, como os seus inimigos são para fazer o mal. Deus pelejará esta última batalha decisiva por seu povo, para que a vitória seja completa e a glória seja para Ele.

Vv. 11-15. Depois dos fatos recém anunciados, rapidamente virá o fim e nada mais é mencionado antes da aparição de Cristo para julgar o mundo. Este será o grande dia: o juiz, o Senhor Jesus Cristo, vestido de majestade e terror. As pessoas que serão julgadas são os mortos, pequenos e grandes, jovens e velhos; altos e baixos; ricos e pobres. Ninguém é tão vil que não tenha talentos dos quais deverá prestar contas; e ninguém é tão grande que possa se livrar da prestação de contas; não somente os que estiverem vivos quando Cristo vier, mas todos os mortos também.

Há um livro de memórias para o bem e para o mal; o livro da consciência dos pecadores, mesmo que antes secreto, então será aberto. Cada homem recordará todos os seus atos passados, ainda que muitos os tenham esquecido há muito tempo. Outro livro será aberto, o livro das Escrituras, a regra de vida; representa o conhecimento do Senhor sobre o seu povo e suas declarações de arrependimento, a fé e as boas obras deles, mostrando as bênçãos do novo pacto. Os homens serão justificados ou condenados por suas obras; Ele provará seus princípios por suas práticas.

Os justificados e absolvidos pelo Evangelho serão justificados e absolvidos pelo Juiz, e entrarão para o gozo da vida eterna, não tendo mais que temer a morte, o inferno ou aos homens maus, porque todos eles serão destruídos juntamente. Esta é a segunda morte, a separação final entre os pecadores e Deus. Que o nosso grande desejo seja observar se as nossas Bíblias nos justificam ou nos condenam agora; Cristo julgará os segredos de todos os homens conforme o Evangelho. Quem habitará com as chamas devoradoras?

CAPÍTULO 21

Versículos 1-& O novo céu e a nova terra: a nova Jerusalém onde Deus habita e onde toda a tristeza de seu povo terá fim; 9-21: Sua origem, glória e sua defesa segura, todas celestiais; 22-27. Sua perfeita felicidade iluminada pela presença de Deus e do Cordeiro, e o livre acesso das multidões santificadas.

Vv. 1-8. O novo céu e a nova terra não estarão separados entre si; na terra dos santos, seus corpos glorificados serão celestiais. O velho mundo com todos os seus problemas e tribulações terá passado. Não haverá mar, o que provavelmente representa de modo adequado a libertação das paixões contraditórias, das tentações, dos problemas, das mudanças e das apreensões; de tudo que possa interromper ou dividir a comunhão dos santos. Esta nova Jerusalém é a Igreja de Deus, no novo estado perfeito, a Igreja triunfante. Sua benção vem totalmente de Deus e depende dEle.

A presença de Deus com seu povo no céu não será interrompida como é na terra. Ele habitará com eles continuamente. Todos os efeitos de tribulações anteriores serão eliminados. Eles muitas vezes choraram devido aos pecados, às aflições e às calamidades da Igreja, porém, ali não restarão sinais, nem lembranças das angústias passadas. Cristo fará novas todas as coisas. Se estamos dispostos e desejosos que o Redentor faça novas todas as coisas em nosso coração e natureza, Ele fará novas todas as coisas acerca de nossa situação, até que nos leve para desfrutar a completa felicidade.

Observe a certeza da promessa. Deus revela todos os seus títulos, Alfa e Omega, Princípio e Fim, como sinal do pleno cumprimento de suas promessas. Os prazeres pecaminosos e sensuais são águas envenenadas e barrentas; e os melhores consolos terrenos são como o escasso abastecimento de uma cisterna; quando são idolatradas tornam-se cisternas quebradas, e só produzem afrontas. Porém, os gozos que Cristo distribui são como as águas que brotam de uma fonte; são puras, refrescantes, abundantes e eternas. Os consolos santificadores do Espírito Santo nos preparam para a felicidade celestial, são correntes que fluem para nós no deserto.

Os tímidos não se atrevem a enfrentar as dificuldades da fé, pois seu medo vem de sua incredulidade; porém, geralmente os que são tão covardes a ponto de não se átreverem a tomar a cruz de Cristo, estão, não obstante, tão desesperados que se precipitam em abomináveis maldades. As agonias e os terrores da primeira morte conduzirão a terrores e agonias muito maiores na morte eterna.

Vv. 9-2 1. Deus tem várias ocupações para seus santos anjos. Às vezes, tocam a trombeta da providência divina e advertem a um mundo indiferente; às vezes revelam fatos de natureza celestial aos herdeiros da salvação. Os que desejam ter uma clara visão do céu devem aproximar-se tanto quanto puderem do céu, por meio do monte da meditação e da fé. O tema da visão é a Igreja de Deus em estado perfeito, triunfante, reluzindo em seu brilho; gloriosa em relação a Cristo, o qual mostra que a alegria do céu consiste no relacionamento com Deus, e na conformidade com Ele.

A troca dos símbolos de esposa para cidade mostra que só devemos fazer idéias gerais desta descrição. O muro é para segurança. O céu é um lugar seguro, e os que ali se encontram estão fora do alcance de todos os males e inimigos, e assegurados contra eles. Esta cidade é enorme; nela há lugar para todo o povo de Deus. O alicerce do muro; a promessa e o poder de Deus e a aquisição de Cristo são os fortes fundamentos da segurança e da felicidade da Igreja. Estes fundamentos eram feitos de doze tipos de pedras preciosas, o que denota a variedade e a excelência das doutrinas do Evangelho, das virtudes do Espírito Santo ou da excelência pessoal do Senhor Jesus Cristo.
O céu tem porta; há entrada livre para todos os que são santificados; eles não serão excluídos.

As portas são perolas. Cristo é a Peróla Preciosa, e Ele é o caminho que nos leva a Deus. A praça da cidade era de ouro puro, como cristal transparente. Os santos do céu pisam em ouro. Os santos estão em repouso ali, mas este não é um estado de sono e ócio; eles têm comunhão não só com Deus, mas também uns com os outros. Todas essas glórias são somente uma frágil representação do céu.


Vv. 22-27. A comunhão perfeita e direta com Deus suprirá completamente o lugar das instituições do Evangelho. E que palavras podem expressar mais plenamente a união de igualdade do Filho com o Pai na divindade? Que mundo sombrio seria este nosso se não existisse a luz do sol? O que há no céu que possa suprir o seu lugar? A glória de Deus ilumina a cidade,e o Cordeiro é a sua luz. Deus em Cristo será uma eterna fonte de conhecimento e gozo para os santos no céu. Lá não existe noite; portanto, não é necessário fechar as portas; tudo está em segurança,. Tudo isto nos mostra que devemos ser guiados mais e mais a pensar no céu coro cheio da glória de Deus, e iluminado pela presença do Senhor Jesus.

Nenhum pecador, nem imundo, idólatra ou falso e enganoso pode entrar ali. Todos os habitantes do céu são aperfeiçoados em santidade. Hoje os santos sentem uma triste mistura de corrupção que os atrapalha no serviço a Deus, e interrompe a sua comunhão com Ele, porém, ao entrarem no Lugar Santíssimo, são lavados no sangue de Cristo e apresentados ao Pai sem manchas. Ninguém que cometa abominações será admitido no céu. O céu está livre de hipócritas e mentirosos. Como nada imundo pode entrar no céu, estimulemo-nos com estas visões das coisas celestiais para que usemos toda a diligência e a perfeita santidade no temor a Deus.

CAPÍTULO 22

Versículos 1-5: Uma descrição da cidade celestial com as figuras da água e da árvore da vida, e do trono de Deus e do Cordeiro; 6-19: A verdade e o garantido cumprimento de todas as visões proféticas— O Espírito Santo e a esposa, que é a igreja, convidam e dizem, vem; 20,21: A benção final.

Vv. 1-5. Todos os ribeiros de consolo terreno são barrentos, porém estes são claros e refrescantes. Dão vida e preservam a vida, para os que bebem deles, e assim fluirão para sempre. Indicam as influências vivificantes e santificadoras do Espírito Santo, segundo são dadas aos pecadores por meio de Cristo. O Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, aplica esta salvação às nossas almas por seu amor e poder, que a tudo criam de novo. A árvore da vida é alimentada pelas puras águas do rio que saem do trono de Deus. A presença de Deus no céu é a saúde e a alegria dos santos. Esta árvore simboliza Cristo e todas as bênçãos de sua salvação; e as folhas para curar as nações significam que o seu favor e presença suprem de todos os benefícios os habitantes deste mundo bendito.

O Diabo não tem poder ali; não pode desviar os santos de servirem a Deus, nem pode perturbá-los no serviço que prestam ao Senhor. Aqui se fala de Deus e do Cordeiro como sendo um. Ali o serviço significará não somente liberdade, mas também honra e domínio. Ali não haverá noite, nem aflição, nem tristeza, nada de pausas no serviço ou no prazer, nenhuma espécie de diversão ou prazer de invenção humana serão desejados ali. Quão diferente é tudo isto de todos os pontos de vista puramente humanos e grosseiros, da felicidade celestial, dos que se referem aos prazeres dos pensamentos humanos!

Vv. 6-19. O Senhor Jesus falou pelo anjo, confirmando solenemente o conteúdo deste livro, particularmente desta última visão. Ele é o Senhor Deus, fiel e verdadeiro. Além disto, falou por seus mensageiros, os santos anjos que anunciaram estes fatos aos santos homens de Deus. Estas coisas devem ter a sua conclusão dentro de pouco tempo.
Cristo logo virá e tirará todas as dúvidas. E falou pela integridade do anjo que havia sido o intérprete do apóstolo. Ele se recusou a aceitar a adoração de João e o repreendeu por oferecê-la. Isto representa outro testemunho contra a adoração idólatra de santos anjos. Deus chama cada um a dar testemunho das declarações feitas aqui. Este livro, conservado aberto, produzirá efeitos nos homens: o imundo e o injusto o serão ainda mais; porém confirmará, fortalecerá e santificará ainda mais os que são justos para com Deus.

Nunca devemos pensar que uma fé morta ou desobediente nos salvará, porque o Primeiro e o Último tem declarado que somente aqueles que cumprem os seus mandamentos são bem- aventurados. Este é um livro que exclui do céu todas as pessoas más e injustas, particularmente aquelas que amam e cometem mentiras; portanto, este livro em si mesmo não pode ser uma mentira. Não existem pontos nem condições intermediárias.

Jesus, que é o Espírito da profecia, tem dado às suas igrejas a luz matutina da profecia para assegurar-lhes a luz do dia perfeito que se aproxima. Tudo está confirmado por um convite geral e direto à humanidade a participar gratuitamente das promessas e dos privilégios do Evangelho. O Espírito, pela Palavra sagrada, e através das convicções e influências na consciência do pecador, diz; Venha a Cristo para a salvação. E a noiva, ou toda a Igreja, na terra e no céu, diz: Vem, compartilhe a nossa alegria. E para que ninguém duvide, acrescenta: E quem quer ou esteja desejoso, venha e tome de graça da água da vida. Que quem ouve ou leia estas palavras, deseje logo aceitar gratuitamente o convite. Todos os que se atrevem a corromper ou a mudar a Palavra de Deus, seja adicionando palavras, seja subtraindo-as, já estão condenados.

Vv. 20,21. Logo após revelar estas coisas ao seu povo na terra, Cristo parece retirar-se deles voltando para o céu, mas assegura-lhes que não se passará muito tempo antes que volte outra vez. Enquanto estivermos ocupados nos deveres de nossas diferentes ocupações na vida, não importa quais sejam os labores que nos provem, ou as dificuldades que nos rodeiem, ou as angústias que nos oprimam; ouçamos com prazer o nosso Senhor que proclama: “Eis que cedo venho”.

Ele virá para dar fim ao labor e ao sofrimento dos seus servos. “E o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra”; com verdadeira abundância, para recompensar toda obra de fé e trabalho de amor. Virá para receber o seu povo fiel e perseverante, e levá-lo para si mesmo, para habitar para sempre naquele mundo bendito. Amém! Assim seja! Vem, Senhor Jesus.

Uma benção conclui tudo. Pela graça de Cristo devemos ser mantidos na expectativa feliz de sua glória e estar preparados e preservados para ela; sua manifestação gloriosa será de regozijo para os que aqui participam de sua graça e favor. Que todos digam Amém. Tenhamos sede das grandes medidas das influências da graça do bendito Senhor Jesus Cristo para as nossas almas, e de sua presença de graça conosco, até que a glória faça com que a sua graça seja perfeita em nós.

Glória seja dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e será eternamente no mundo sem fim. Amém.


Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Fonte:- Comentário Bíblico Mathew Henry  

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